Futebol
por Luiz Fernando Bindi
Junho 22, 2001
[ Índice ] dos artigos já publicados

O Grêmio é Campeão. E o Corinthians, tremeu?

Oi, gente! Tudo bem?

Pela quarta vez (não consecutiva, por isso é errado dizer Tetracampeão), o Grêmio de Porto Alegre conquistou a Copa do Brasil.

A conquista (atingida através da vitória de 3 a 1 sobre o Corinthians no último domingo, dia 17), foi mais do que heróica, bem ao estilo gaúcho, que muitos se acostumaram a chamar de “copeiro”. 

A se destacar, a esplêndida atuação do meia Zinho (um verdadeiro maestro), a seriedade do zagueiro Marinho (melhor que muito zagueiro que agüentamos na Seleção), a surpreendente força de marcação do hábil Tinga e a velocidade e oportunismo de Marcelinho Paraíba. Evidentemente, o trabalho do técnico Tite, jovem ainda com 35 anos, que deu um “nó” no esquema tático corinthiano, vencendo o jogo com extrema facilidade. 

Eu considerava o Corinthians campeão antecipadamente, mesmo antes do segundo jogo. Afinal, o empate em Porto Alegre dava uma vantagem mais do que considerável, que um time da qualidade do Corinthians não desperdiçaria. 

Porém, essa era a opinião de um analista, compartilhada pelos torcedores comuns da arquibancada. A única pessoa que não poderia pensar dessa forma era o técnico corinthiano, Wanderley Luxemburgo. E ele pensou assim. 

Durante a semana, Luxemburgo comandou apenas coletivos no Parque São Jorge e em nenhum momento treinou cobrança de pênaltis. Quer dizer, assim como os torcedores de rua, a certeza da vitória convivia com Luxemburgo. 

Mas, no futebol, assim como na vida, devemos ganhar honestamente, respeitando o companheiro de trabalho, sem querer ganhar de qualquer jeito, sem procurarmos subterfúgios escusos, sem machucarmos ninguém. 

Há algumas colunas, eu disse que o Corinthians começara a ser campeão paulista quando Palmeiras e São Paulo não se classificaram para as semifinais. Em momento nenhum, o time alvinegro teve oponentes verdadeiramente qualificados, tanto no Paulistão quanto na Copa do Brasil. Bastou enfrentar um time bem armado por um técnico surpreendente, o Corinthians sofreu e perdeu (fora o baile). 

André fez muita falta no meio-de-campo, a bola não saía com qualidade da defesa para o ataque. Marcos Senna, evidentemente, não o substituiu à altura. Desde os primeiros minutos do jogo do Morumbi, ficou claro o domínio gremista. Luxemburgo, como sempre, não teve a humildade necessária de perceber isso e fazer as substituições antes de sofrer o gol. 

Como o Grêmio partiu para o ataque, bastava tirar um volante (ou o pesado Rogério) e substituir por Gil, jogador talhado para o contra-ataque. Claramente isso era necessário. No entanto, Luxemburgo esperou o intervalo –quando o time já perdia por 1 a 0, tirou Müller (que com sua habilidade, sempre é uma esperança), colocou mais um volante pouco qualificado (Pereira) e Gil. Mas nesse momento era tarde, pois no início do segundo tempo, o Grêmio fez 2 a 0 e o desespero tomou conta. Pela qualidade do time, ocorreu uma pequena, porém infrutífera reação. 

O Corinthians saiu derrotado, agradecendo por ter sofrido apenas três gols e um pouco mais longe da sonhada Libertadores. Luxemburgo? Limitou-se a reclamar do juiz... 

Pílulas de Idéias 

# Começa neste sábado, dia 23, a Copa dos Campeões, que reúne os oito times vencedores das Copas Regionais. É uma competição das mais interessantes, pois é de tiro curto e leva o vencedor para a Libertadores da América. Foi pelo título do ano passado que o Palmeiras participou da edição de 2001 do Torneio Continental.

# O campeonato é mata-mata, em Maceió e em João Pessoa. Os confrontos iniciais serão: Coritiba x Corinthians, São Paulo x Sport Recife, Cruzeiro x São Raimundo (AM), Bahia x Flamengo.  

Corinthians   Coritiba São Paulo Sport Recife
Cruzeiro

São Raimundo
(AM)

Bahia Flamengo

# Roberto Carlos, lateral-esquerdo do Real Madrid e da Seleção Brasileira de Felipão, mais uma vez mostrou quem é de fato, com uma declaração extremamente infeliz. Ele disse que essa “história de amor à camisa não existe mais”, o que importa hoje é o sucesso profissional, o amor à familia. Por isso que eu jamais convocaria o lateral para a Seleção: ele fala demais e sempre se mostra arrogante. Por melhor que seja seu futebol, não compensa. Júnior, Silvinho, Serginho, André e Gustavo Nery são piores que Roberto Carlos, mas sou muito mais a humildade deles.

# Mais um final-de-semana cheio de campeões. Os estados de Roraima, Bahia e Maranhão definiram seus vitoriosos.  

# No Maranhão, o Moto-Clube venceu, de forma emocionante, o campeonato estadual. A vitória por 3 a 0 sobre o arqui-rival Sampaio Corrêa, após perder o primeiro jogo por 4 a 2. Fundado por motoqueiros de São Luís, em 1937, o Moto-Clube conquistou seu 22º título.

# No estado do Norte do Brasil, o Roraima venceu seu décimo quarto campeonato. O time tricolor (que usa um uniforme igual ao do Fluminense) foi o primeiro campeão profissional do Estado, cujo futebol é ainda incipiente.

# E na Bahia, o Bahia venceu mais um campeonato, o 35º de sua gloriosa história. A maior surpresa da competição deste ano foi o Juazeiro, que eliminou o tradicional Vitória e chegou às finais jogando por dois empates. No entanto, a falta de tradição pesou, e o Bahia conquistou mais um título, fechando o primeiro semestre com chave de ouro, pois já conquistara a Copa do Nordeste.
# Como curiosidade: o Dínamo de Kiev venceu o Campeonato da Ucrânia pela nona vez. Até aí, tudo bem. Isso se não fosse a nona vez consecutiva (eneacampeão, me informa o dicionário)! E para aumentar: o Shakhtyar Donetsk foi vice-campeão pela sexta vez seguida! Coisas que só o futebol nos oferece.  

Fala, Internauta!  

# O jornalista Marco Aurélio Klein me manda uma mensagem, à guisa da coluna da semana passada. A mensagem é curta e reveladora: “Ah, se o problema fosse só a gravata...”. De fato, o problema está longe de estar na gravata dos treinadores. Usei o acessório como um símbolo do pretenso profissionalismo que invadiu nosso futebol e que arruinou a paixão que sempre permeou o nosso vitorioso esporte. 

# Reitero aos leitores que, ao enviarem mensagens, coloquem seus nomes (não é necessário colocar o e-mail), para que eu possa lhes responder convenientemente. Como sempre, agradeço às manifestações enviadas. Um abraço aos leitores Denis Castaldi, Carlos Figueiredo, Fernando Leite, Fabio Hideo, Eliana Gonçalves e João Wiegerinck. Assim caminharemos juntos. 

# Amizades verdadeiras são difíceis. Tenho em Claudia Levy uma de minhas melhores amigas. Amigas daquela que a gente briga, mas não deixa de se gostar. Agora, ela enfrenta uma situação difícil e certamente, estamos ao seu lado. Claudia, para você o meu carinho.  

# Até semana que vem.

Qual é sua opinião sobre este artigo?

Você gostou deste artigo ?

Sim Mais ou menos Não

Os dados a seguir são OPCIONAIS:

Deseja enviar uma mensagem ao autor desta coluna?

Seu nome:
E-mail
A produção do site não comercializará o endereço de e-mail acima, nem enviará correspondência indesejada.
Sexo
Feminino Masculino
Sua idade
Deseja assinar, gratuitamente, o Boletim do site, e receber semanalmente, via e-mail, um resumo das novidades publicadas no site do bairro?

Nenhuma parte deste material pode ser reproduzida, armazenada em sistema de recuperação de dados ou transmitida, de nenhuma forma ou por nenhum meio eletrônico, mecânico, de fotocópia, gravação ou qualquer outro, sem a prévia autorização por escrito do autor.

Publicado no Sampa Online ( http://www.sampaonline.com.br )