Futebol
por Luiz Fernando Bindi
Abril 20, 2001

Paulistão perto das finais. Quem classifica, quem cai?

Oi, gente! Tudo bem?

O Campeonato Paulista começa a chegar perto de suas semifinais, e a disputa se mostra acirrada, especialmente após o surpreendente crescimento do Corinthians e a queda inesperada do São Paulo. Neste fim-de-semana (dias 21 e 22 de abril), teremos a penúltima rodada. 

Na liderança, praticamente garantida nessa posição, temos a Ponte Preta, a simpática Macaca Campineira, com 28 pontos, cinco à frente do segundo colocado faltando seis pontos para serem disputados. A Ponte, assim como todos os outros times, tem mais dois jogos a disputar: contra a União Barbarense, em casa, e contra o Rio Branco, em Americana. Pela lógica, chegará a 31 ou 32 pontos. 

Na segunda colocação, com grandes chances de classificação, o Corinthians, com 23 pontos, que em seis rodadas saiu do rebaixamento à uma classificação quase garantida. Os três pontos têm essa grande vantagem: sempre dar oportunidades a todos os times. Ao Timão, falta jogar contra o União São João, no Pacaembu e o clássico contra o São Paulo na última rodada, que pode decidir classificação. Deve, assim, chegar aos 26 ou 27 pontos. 

Regularíssimo, o Rio Branco de Americana está em terceiro, com o mesmo número de pontos do Corinthians. No entanto, joga em casa contra a Inter de Limeira (praticamente rebaixada) e contra a Ponte Preta, que pode chegar na última rodada já garantida em primeiro lugar. Com isso, chega aos 28 ou 29 pontos. Só não se classifica se “tremer”. 

Ao contrário do Rio Branco, o Santos é extremamente irregular e está com 23 pontos, mas tem jogos muito difíceis, contra o São Caetano, no ABC e contra o Mogi-Mirim, quando este poderá estar lutando contra o rebaixamento. O Alvinegro Praiano deve chegar, no máximo, a 26 pontos. 

O São Caetano, regular no Paulistão e péssimo na Libertadores, tem um ponto a menos que o Santos. No entanto, tem um jogo mais do que decisivo contra o time santista, em casa, que literalmente, matará um dos dois. Assim como o Santos, enfrenta depois um time certamente desesperado, a União Barbarense em São Caetano do Sul. Dessa forma, pode chegar a 26 ou 27 pontos. 

Mais uma vez, o São Paulo começou a perder na hora errada, como sempre reitera o jornalista Ricardo Pandolfi. Tem 21 pontos e dois clássicos pela frente, contra Portuguesa e Corinthians. Com sorte, chega a 25 ou 26 pontos 

União São João de Araras, Botafogo de Ribeirão Preto, Palmeiras e Portguesa têm chances praticamente nulas, apesar do Palmeiras ter jogos relativamente mais fáceis (Mogi-Mirim e União São João, ambos fora de casa), enquanto a Portuguesa Santista joga fora de casa contra Matonense e Guarani, preocupados com rebaixamento e o time de Araras enfrenta Corinthians e Palmeiras. 

E no rebaixamento? Aí, a questão torna-se ainda mais acirrada. 

Mais difícil é a situação da União Barbarense, que tem 15 pontos, mas enfrenta Ponte Preta e São Caetano, ambos fora de casa. Dificilmente conseguirá mais de dois pontos nesses dois jogos. 

A situação do Mogi-Mirim, também com 15 pontos, não é muito confortável: apesar de jogar duas partidas em casa, enfrenta Santos e Palmeiras, times de muita tradição. Deve chegar, no máximo, a 17 ou 18 pontos. 

O Guarani, único time que subiu para a Primeira Divisão (em 1949) e nunca mais caiu, e joga contra o Botafogo em Ribeirão Preto e em casa contra a Portuguesa Santista. Jogos equilibrados, que dificilmente darão mais do que três pontos ao time campineiro. 

A Matonense, que sempre faz boas campanhas, tem míseros 14 pontos, joga contra a Portuguesa Santista em Matão e tem um confronto importantíssimo contra a Inter de Limeira na casa do adversário. Deve chegar a 17 ou 18 pontos. 

Campeã paulista em 1986, a Inter de Limeira está em último lugar, com 14 pontos, e enfrenta duas “pedreiras”: o Rio Branco (que luta pela classificação) em Americana e a Matonense, adversária direta contra o rebaixamento, em Limeira. Deve chegar, no máximo, a 16 pontos. 

Dessa forma, os times rebaixados seriam Inter de Limeira e União Barbarense e as semifinais seriam disputadas por Ponte Preta x São Caetano e Corinthians x Rio Branco. Quem irá para a final? Minha arrogância de bidu para por aí...

 Pílulas de Idéias

# Farah pensa em fazer os dois jogos das finais do Paulistão na cidade de São Paulo. Sabe como é, pega mal ter um time pequeno como vencedor do Campeonato dos Cem Anos da Federação Paulista... Quanta imoralidade...

# É simplesmente fantástica a recuperação do Corinthians no Campeonato Paulista, levando de roldão a Copa do Brasil, onde ele já está nas quartas-de-final. Deve muito a Wanderley Luxemburgo (o único técnico diferenciado do nosso futebol atual), ao goleiro Maurício, a Ricardinho, a Luizão e a Ewerton.

# Podem me perguntar: e Marcelinho Carioca? Ele é muito bom, mas joga quando quer e para que técnico quer. Por que ele não jogou assim com Vadão, Candinho e Darío Pereyra? Não é confiável.

# O Palmeiras também renasce, mas que futebol feio! Fez 2 a 0 na Portuguesa Santista, Celso Roth colocou o trator Titi no meio-campo. Roth não é técnico para time grande, sendo mais indicado para o Caxias, o Juventus, o Figueirense ou o América Mineiro.

# O São Paulo está em estranhíssima queda. Perdeu três jogos seguidos, está em sexto no Paulistão e está seriamente ameaçado de ficar de fora das semifinais, depois de um começo excelente. Não se pode culpar o técnico Vadão, que tem feito um bom trabalho. Mas se o Tricolor cair fora do campeonato, ele sai junto.

# Eu sempre me divirto quando vejo times pequenos ameaçando os grandes. E isso vem acontecendo com o Americano (veja distintivo), no Campeonato Carioca. Mas, quando lembro que o time pertence à uma figura como Eduardo “Caixa-d’Água” Vianna (presidente da Federação Carioca) me dá uma tristeza... 

# A Federação Paulista de Futebol continua sem divulgar as rendas do Campeonato Paulista. Eu gostaria de saber o porquê? O que a FPF tem a nos esconder, já que propala uma administração transparente?

# Após toda uma celeuma infeliz, Luizão foi a campo no jogo em que o Corinthians ganhou da Portuguesa, supostamente coberto por um seguro. No jogo, ele machucou-se com muita gravidade, e só volta a jogar no ano que vem. Pela revista Placar, fico sabendo que pode ser que o seguro não existisse e que nem mesmo a transação com o Borussia Dortmund estava concretizada. E agora, como fica a carrreira de Luizão? Mais um amadorismo da hesitante diretoria corinthiana.

# Dos grandes times do Brasil, apenas Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Cruzeiro e Fluminense estão com os seus salários em dia. Sintomas de más-administrações ou do poço em que o futebol brasileiro está se enfiando, graças aos seus incapazes dirigentes.

# Falando em dirigentes: Edmundo Santos Silva, presidente do Flamengo, disse que processará Zico por este ter criticado sua administração e a trágica união com a falida ISL. Disse o dirigente que o ex-jogador deveria se preocupar com seu próprio time, o CFZ do Rio. Mas, em relação a Zico, o que Edmundo Santos Silva representa para o Flamengo, e em última análise, para o futebol?

# Ronaldinho treinou nesta semana no seu time (a Inter de Milão), fez três gols e depois de um ano parado, demonstrou a categoria usual e deu suas arrancadas costumeiras. Quem sabe, quem sabe...

# Leão indicou à CBF a Estância Santa Filomena, um hotel em Jarinu (cidade a 75 quilômetros de São Paulo) para a Seleção se concentrar para o jogo contra o Peru. Detalhe suspeito: o hotel pertence a Paulo Francez (amigo e talvez sócio do técnico).

# Ainda Leão: ele elogiou Nem, Galeano, João Carlos, Edmundo e Ratinho. Que futuro nos aguarda?

# Djalminha (meio-campista do La Coruña) recebeu grandes elogios do técnico da Seleção Brasileira. Mas no domingo (dia 8 de abril), foi expulso no jogo contra o Zaragoza, seu time perdeu e se complicou no campeonato. Como confiar a camisa dez para uma personalidade dessas?

# O atacante Edmundo quer sair do Napoli, pois não concorda com o banco que Emiliano Mondonico lhe entrega todo fim-de-semana. Estava demorando para o brasileiro aprontar.

# Semana passada, estive em Curitiba. Que limpeza, que organização! Curitiba é uma cidade que sempre privilegiou a urbanização com respeito ao meio-ambiente, bem ao contrário de São Paulo. E hoje, é uma cidade-modelo. Apesar disso, vi poucos sorrisos nos rostos curitibanos. Qual será o motivo?

Fala, Internauta!

# O leitor Emerson Teixeira ficou impressionado com as goleadas impostas pela Austrália contra seus pobres adversários de Eliminatórias e me pediu a publicação dos distintivos das seleções. Aí vão, pela ordem: Austrália, Fiji, Samoa Americana, Samoa Ocidental e Tonga.

Australia Fiji samoa americana samoa occidental tonga

# Agradeço às manifestações enviadas. Um abraço aos leitores Marcos Giusti, Oswaldo Barbosa, Rodrigo Machado, Jorge Thomaz, Fernando Pratti, Marinus Jan van der Molen, Mariana Cotrim, Eliana Gonçalves, Olívia Guimarães, Eugênio Costa Neto, João Pedro Ciccone e Fabio Hideo. Assim caminharemos juntos. 

# Dedico essa coluna ao amigo Pepe Benque, espanhol fanático pelo Barcelona, que demonstra uma vivacidade e um bom humor dignos de uma saudável inveja.

  Até semana que vem.

Qual é sua opinião sobre este artigo?

Você gostou deste artigo ?

Sim Mais ou menos Não

Os dados a seguir são OPCIONAIS:

Deseja enviar uma mensagem ao autor desta coluna?

Seu nome:
E-mail
A produção do site não comercializará o endereço de e-mail acima, nem enviará correspondência indesejada.
Sexo
Feminino Masculino
Sua idade
Deseja assinar, gratuitamente, o Boletim do site, e receber semanalmente, via e-mail, um resumo das novidades publicadas no site do bairro?

Nenhuma parte deste material pode ser reproduzida, armazenada em sistema de recuperação de dados ou transmitida, de nenhuma forma ou por nenhum meio eletrônico, mecânico, de fotocópia, gravação ou qualquer outro, sem a prévia autorização por escrito do autor.