Receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online

Exposições em São Paulo (SP)

Guia Cultural Sampa Online.

Em Cartaz

Horizontes, Amélia Toledo

Sinopse: Responsável por uma produção de mais de cinquenta anos, Amelia Toledo (1926-2017) contribuiu de maneira significativa para a arte contemporânea brasileira, tendo participado em vida de cinco edições da Bienal Internacional de São Paulo e sido premiada nacional e internacionalmente. ..... (mais)

Data: até 14 de Novembro; Segunda a Sexta, das 10h às 19h; Sábados, das 10h às 17h. (na Sala 2).

Preço: Grátis

Invenções Híbridas

Livre.

Sinopse: Sob a curadoria de Fernanda Vogas, a mostra apresenta 18 obras, criadas pelo artista nos últimos 15 anos, que além do reconhecido valor estético, apresentam aspectos interdisciplinares, onde estão presentes som, eletrônica, movimento, aleatoriedade, robótica, física, interação e novas tecnologias. ..... (mais)

Data: até 3 de Novembro; Terça a Domingo, das 9h às 19h.

Preço: Grátis

J. Carlos: Originais

Sinopse: José Carlos de Brito e Cunha (1884-1950), o J. Carlos, é autor de uma das mais poderosas crônicas visuais do Brasil na primeira metade do século XX. ..... (mais)

Local: IMS Paulista (Paulista)

Data: até 26 de Janeiro; Terça a Domingo e feriados (exceto segunda), das 10h às 20h; e Quinta (exceto feriados), das 10h às 22h.

Preço: Grátis

Jardins do Tempo

Sinopse: Apresentar ao público um projeto que prevê transformar 1,3 milhões de m² da área ocupada por quatro cemitérios da capital paulista em parques abertos para toda a população, com lagos e cultivo de espécies da flora brasileira. ..... (mais)

Data: até 28 de Novembro; de Quarta a Segunda, das 9h às 21h.

Preço: Grátis

Kurt Klagsbrunn: Faces da Cultura, Retratos de Um Tempo

Sinopse: Mostra inédita do fotógrafo Kurt Klagsbrunn apresenta um panorama artístico e cultural do Rio de Janeiro nas décadas de 1940 e 1950.

Data: até 15 de Dezembro; Terça a Sábado, das 10h às 22h, e Domingos, das 10h às 20h.

Preço: Grátis

Man Ray em Paris

Sinopse: Com curadoria de Emmanuelle de l’Ecotais, especialista no trabalho do artista e responsável por seu Catálogo Raisonée, a mostra irá ocupar o CCBB SP e será dividida em duas categorias. ..... (mais)

Data: até 28 de Outubro; Segunda a Domingo, das 9h às 21h. (Exceto às terças.)

Preço: Grátis

Mapa Ilustrado do Extremo Sul

Sinopse: Considerando as importantes características socioambientais do extremo sul de São Paulo - como a presença de áreas de manancial (represas Billings e Guarapiranga), os últimos rios de água limpa da cidade (Capivari e Monos), a produção agroecológica, centros históricos, aldeias guaranis, templos religiosos, florestas e unidades de conservação com duas Áreas de Preservação Ambiental (APA Capivari Monos, APA Bororé Colônia) e um contexto de contradições e conflitos marcado pelo avanço da urbanização -, a artista Juliana Russo propõe um mapa ilustrado que contemple a diversidade de suas paisagens, personagens e narrativas e apresente um olhar diverso para o extremo sul da cidade. ..... (mais)

Local: SESC Interlagos (Sul)

Data: até 29 de Dezembro; Quarta a Domingo, das 9h às 17h.

Preço: Grátis

Mar Português - Cultura e Arte na Atualidade

Sinopse: A mostra “Mar Português - Cultura e Arte na Atualidade”, da artista plástica e fotógrafa Zina Kossoy, apresenta 40 fotografias selecionadas, que retratam as diversidades arquitetônica, religiosa, gastronômica, cultural e até mesmo as tradicionais calçadas das ruas de Portugal, consideradas como um dos principais marcos que diferenciam a cultura portuguesa dos demais países da Europa. ..... (mais)

Data: até 31 de Outubro; Segunda a Domingo, horários diversos.

Preço: Grátis

Marepe: Estranhamente Comum

Sinopse: Com curadoria de Pedro Nery, curador do museu, trata-se da primeira grande exposição individual do artista baiano Marcos Reis Peixoto (Marepe), em São Paulo que propõe oferecer uma visão abrangente de sua trajetória, iniciada na década de 1990. ..... (mais)

Local: Pinacoteca do Estado (Centro)

Data: até 28 de Outubro; Quarta a Segunda, das 10h às 17h30.

Preço: Grátis

Mariana - Christian Cravo

Sinopse: A exposição Mariana, homônima ao livro de Christian Cravo, com curadoria de Adriana Cravo, chega a São Paulo depois de passar por Salvador e Fortaleza. ..... (mais)

Local: Instituto Tomie Ohtake (Oeste)

Data: até 27 de Outubro; Terça a Domingo, das 11h às 20h.

Preço: Grátis

Maurício Ianês: Intervenções

Sinopse: O projeto “Intervenções” tem como objetivo apresentar artistas contemporâneos, nos espaços do museu. Cada artista apresenta um projeto, aprovado pela curadoria e produzido pelo museu. ..... (mais)

Local: Museu Lasar Segall (Sul)

Data: até 21 de Outubro; Quarta a Segunda, das 11h às 19h.

Preço: Grátis

Memorial do Desenho

Sinopse: A exposição Memorial do Desenho reúne 38 trabalhos abrangendo desde desenhos modernistas até obras atuais recentemente adquiridas. São trabalhos de artistas como Geraldo de Barros, Tarsila do Amaral, Flávio de carvalho, Di cavalcanti, Anita Malfatti, Ismael Nery, Junior Suci, Zed Nesti, Mira Schendell, Portinari, Gustavo von Ha e tantos outros. ..... (mais)

Local: MAC USP Ibirapuera (Sul)

Data: até 28 de Junho; Terça a Domingo, das 10h às 21h.

Preço: Grátis

Meta-Arquivo: 1964-1985 - Espaço de Escuta e Leitura de Histórias da Ditadura

Livre.

Sinopse: Com caráter pedagógico, a exposição surge como um espaço expandido de aprendizado, cujo objetivo primordial é despertar a reflexão acerca da documentação pública arquivada pelo Estado Brasileiro: como ler esses arquivos? Como construir memória a partir deles? Como aprender coletivamente sobre a história do país e de seu povo, a partir de sua análise? Como preservar esses acervos e, como consequência, a memória dos processos civilizatórios que alicerçam a sociedade atual? Todo o conjunto foi reunido em um projeto arquitetônico desenvolvido por Anna Ferrari, cujas estruturas metálicas aparentes atravessam o galpão expositivo do Sesc Belenzinho, fixadas entre o piso e o teto, enquadrando as obras e suas superfícies em madeira. ..... (mais)

Local: SESC Belenzinho (Leste)

Data: até 24 de Novembro; Terça a sábado, das 10h às 21h. Domingos e feriados, das 10h às 19h30.

Preço: Grátis

Monumento Nenhum

Livre.

Sinopse: O Museu da Cidade inaugura a instalação "Monumento Nenhum", da artista Giselle Beiguelman. As obras discutem a perda da memória no espaço público e a relação da cidade com seu patrimônio histórico e cultural. ..... (mais)

Data: até 14 de Dezembro; Terça a Domingo, das 10h às 17h.

Preço: Grátis

Muirapiranga

Sinopse: Com o apoio do Funarte SP, a escultora Elizabeth Titton apresenta ao público sua mais recente criação: a coleção Muirapiranga. Levando o nome de uma árvore amazônica de madeira vermelha, similar ao pau-brasil, a exposição é uma ode à natureza a partir de esculturas de grandes dimensões feitas em aço corten. ..... (mais)

Data: até 19 de Janeiro; Terça a Sexta, das 10h às 18h; Sábado e Domingo, das 14h às 21h.

Preço: Grátis