Receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online

Exposições em São Paulo (SP)

Guia Cultural Sampa Online.

Em Cartaz

Arqueologia da Cor

Sinopse: As pinturas são corporificações que narram jornadas de histórias e memórias enquanto que as colagens orquestram uma arqueologia de cores e texturas grandemente influenciada pelos seus estudos sobre a psicologia da percepção. ..... (mais)

Local: Galeria VerArte (Centro)

Data: até 6 de Setembro; Segunda a Sexta, das 10h às 17h; Sábados, 10h às 14h.

Preço: A Definir

Arte Atual - Jamais Me Olharás Lá de Onde Te Vejo

Sinopse: A oitava edição do programa Arte Atual, “Jamais me olharás lá de onde te vejo”, traz em seu título uma referência a uma frase do psicanalista francês Jacques Lacan, empregada no livro 11 de O Seminário denominado Os Quatro Conceitos Fundamentais da Psicanálise. ..... (mais)

Local: Instituto Tomie Ohtake (Oeste)

Data: até 29 de Setembro; Terça a Domingo, das 11h às 20h.

Preço: Grátis

Arte no Brasil - uma história na Pinacoteca de São Paulo

Livre.

Sinopse: O objetivo central desta mostra é oferecer ao público uma leitura da formação da visualidade artística e da constituição de um sistema de arte no Brasil do período colonial até meados dos anos 1930, centrada nas obras que compõem o acervo do museu. ..... (mais)

Local: Pinacoteca do Estado (Centro)

Data: até 31 de Dezembro; De Quarta a Segunda, das 10h às 17h30 (com permanência até às 18h).

Preço: R$ 6,00

Auguste Rodin: figura e modernidade

Sinopse: A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e o Instituto CPFL apresentam, de 20 de março a 29 de junho de 2019, pela primeira vez ao público do interior paulista, Figura e modernidade: Rodin no acervo da Pinacoteca de São Paulo, que reúne a coleção completa da Pinacoteca referente ao artista francês. ..... (mais)

Local: Pinacoteca do Estado (Centro)

Data: até 15 de Dezembro; Segunda e terça, das 9h às 18h; quarta, quinta e sexta, das 9h às 19h; sábado, das 10h às 16h

Preço: Grátis

À Nordeste

Sinopse: A mostra reúne não só criações de artistas nordestinos, mas também de nomes cujas produções dialogam com suas manifestações culturais e questionam noções de periferia e pertencimento. ..... (mais)

Local: SESC 24 de Maio (Centro)

Data: até 25 de Agosto; Terça a Sábado, das 9h às 21h; Domingos e feriados, das 9h às 18h.

Preço: Grátis

Buraco

Sinopse: Alexandre Canonico apresenta "Buraco", sua segunda individual. A exposição inclui uma série de trabalhos de parede e uma instalação nas quais o artista emprega as noções de vazio, falta, supressão e desmonte como elementos centrais na construção das obras. ..... (mais)

Data: até 14 de Setembro; Segunda a Sexta, das 10h30 às 19h; e Sábados, das 10h às 16h.

Preço: Grátis

Campo Minado

Sinopse: A individual é composta por 10 trabalhos, entre pinturas, vídeos, instalações e objetos, que propõem diálogo e análise da forma como os símbolos sociais interferem no direito singular de ir e vir em certas áreas das cidades. ..... (mais)

Local: Baró Galeria (Paulista)

Data: até 14 de Setembro; Terça a Sexta, das 10 às 19h; e Sábado, das 11 às 19h.

Preço: Grátis

Chacina da Luz

Livre.

Sinopse: O Museu da Cidade inaugura a instalação "Chacina da Luz", da artista Giselle Beiguelman. As obras discutem a perda da memória no espaço público e a relação da cidade com seu patrimônio histórico e cultural. ..... (mais)

Data: até 1 de Setembro; Terça a Domingo, das 10h às 17h.

Preço: Grátis

Comandante Mamberti: Fotos Colagens e Fotos Histórica

Sinopse: "Sérgio Mamberti, um ser humano único, ator memorável e personagem marcante, completou há 3 meses 80 anos, por isso a Galeria vai homenageá-lo com uma exposição que reúne seu universo pop", diz Regina Boni, criadora da galeria e amiga do artista. ..... (mais)

Data: até 31 de Agosto; Segunda a Domingo, das 11h às 18h.

Preço: Grátis

Construção de uma Arte Imaginária...

Sinopse: O Hotel Blue Tree Premium de Alphaville em parceria com a GC2 Escritório de Arte, Fotografia & Comunicação apresentam a exposição “Construção de uma Arte Imaginária”, em uma exposição individual de Giuseppe Ranzini. ..... (mais)

Data: até 30 de Setembro; Segunda a Sábado, das 9h às 18h.

Preço: Grátis

Coração Latino

Livre.

Sinopse: “Coração Latino” é o nome da exposição que abriu no Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro. No espaço você poderá conhecer alguns trajes típicos regionais e trajes de festas e encenações populares de diversos países da região. ..... (mais)

Data: até 8 de Setembro; Terça a Domingo, das 9h às 18h.

Preço: Grátis

Correspondência

Sinopse: Thiago Barbalho apresenta "Correspondência", sua primeira exposição individual na Galeria Marilia Razuk, composta por três trabalhos principais em desenho de dimensões variadas em que utiliza lápis de cor, grafite, spray, óleo, aquarela, pastel oleoso e marcador sobre papel, além de uma pequena escultura que dá nome à exposição. ..... (mais)

Data: até 14 de Setembro; Segunda a Sexta, das 11h às 19h; Sábados, das 11h às 16h.

Preço: Grátis

Cristo Rei – Cristo Redentor

Sinopse: A exposição “Cristo Rei – Cristo Redentor”, do artista português José Jorge apresenta 12 pinturas em tinta acrílica e técnica mista sobre madeira, e exibem a figura geométrica, ícone mundial, cujo fascínio sempre habitara o inconsciente do artista e o imaginário coletivo da humanidade. ..... (mais)

Data: até 1 de Setembro; Terça a Domingo, das 9h às 17h.

Preço: Grátis

Divina Geometria por Oskar Metsavaht

Sinopse: O Cristo Redentor, um dos mais importantes monumentos do mundo, inspirou Oskar Metsavaht na concepção da exposição. “Espiritualidade, arte e arquitetura se cruzaram em uma divina sintonia, criando um dos mais belos e significativos símbolos da cultura universal”, diz o artista, que apresenta um olhar contemporâneo e revelador sobre o monumento. ..... (mais)

Data: até 1 de Setembro; De Terça a Domingo, das 9h às 17h.

Preço: Sábado: Gratuito. Demais dias: R$ 6,00

Echo - Richard Serra

Sinopse: Um dos artistas mais importantes da arte contemporânea, o escultor norte-americano Richard Serra tem sua primeira obra aberta à visitação pública da América Latina instalada na capital paulista. ..... (mais)

Local: IMS Paulista (Paulista)

Data: até 31 de Dezembro; Terças a Domingos e feriados, das 10h às 20h; Às Quintas, exceto feriados, das 10h às 22h.

Preço: Grátis