Receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online

Exposições em São Paulo (SP)

Guia Cultural Sampa Online.

Em Cartaz

Blocos - Galeria Elevador

Livre.

Sinopse: Alexandre Matos se apropria da imagem dos blocos do antigo brinquedo "O pequeno Arquiteto" para construir seu trabalho. Ora isolando, ora multiplicando suas janelas, telhados e torres, propõe pontes que atravessam memórias das gerações que desde a década de 60 brincaram com esses blocos. ..... (mais)

Local: SESC Ipiranga (Sul)

Data: até 28 de Abril; Terça a Sexta, das 7h às 22h, Sábados, das 10h às 21h30, e Domingos, das 10h às 18h30.

Preço: Grátis

Boccioni: continuidade no espaço

Sinopse: "Formas Únicas da Continuidade no Espaço", que integra a coleção do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP), é a obra mais celebrada do futurista italiano Umberto Boccioni e marca o ápice da tentativa do artista de dar vida à escultura, criando figuras em movimento. ..... (mais)

Local: MAC USP Ibirapuera (Sul)

Data: até 28 de Julho; Terça a Domingo, das 10h às 21h.

Preço: Grátis

Burle Max: arte, paisagem e botânica

Sinopse: Um dos criativos mais completos do Brasil, o paulistano terá homenagem no museu que projetou ao lado de Paulo Mendes da Rocha. Quem visitar Burle Marx: arte, paisagem e botânica poderá conferir 70 trabalhos, entre desenhos, pinturas, esculturas, tapeçarias, peças de design, projetos paisagísticos e registros de espécies botânicas e de expedições científicas que realizou ao longo da vida. ..... (mais)

Data: até 26 de Maio; Terça a Domingo, das 10h às 18h.

Preço: Grátis

Câmera aberta, de Michael Wesely

Sinopse: Câmera aberta é um projeto do artista alemão Michael Wesely iniciado em 2014 a convite do IMS. Wesely instalou seis câmeras – quatro analógicas e duas digitais – nas fachadas dos edifícios vizinhos à obra do IMS Paulista, que capturaram continuamente imagens das quatro faces do novo centro cultural sendo construído. ..... (mais)

Local: IMS Paulista (Paulista)

Data: até 28 de Julho; Terças a Domingos, e feriados, das 10h às 20h. Às Quintas, exceto feriados, das 10h às 22h.

Preço: Grátis

Chico Tabibuia
Chico Tabibuia

Chico Tabibuia

14 anos.

Chico Tabibuia

14 anos.

Sinopse: A exposição é uma oportunidade rara de se ver reunido um conjunto numeroso de obras de Chico Tabibuia, cuja produção celebrada, vinda de mãos não eruditas, foi uma das pioneiras a habitar a cena da arte contemporânea atraída por críticos como Frederico Morais, Maria Alice Milliet e Emmanoel Araujo. ..... (mais)

Local: Galeria Estação (Oeste)

Data: até 18 de Maio; Segunda a Sexta, das 11h às 19h; Sábados, das 11h às 15h.

Preço: Grátis

Chutes Inesquecíveis

Sinopse: A Unibes Cultural recebe a exposição Chutes Inesquecíveis, com curadoria de Analívia Cordeiro e Nilton Lobo. O projeto, que já passou pelo MAM do Rio de Janeiro em 2018, reúne esculturas, desenhos e vídeos que exaltam o poder do movimento humano e foram baseados em estudos de movimento feitos nos últimos 35 anos. ..... (mais)

Local: Unibes Cultural (Oeste)

Data: até 5 de Maio; de Terça a Domingo, das 10h às 19h.

Preço: Grátis

Composição 1

Livre.

Sinopse: Exposição com registros do processo e trabalhos criados pelos participantes durante a Oficina: “Composições insólitas - desenho de observação e pintura digital”. ..... (mais)

Data: até 30 de Abril; Terça a Sexta, das 10h às 21h30; Sábados, das 10h às 18h.

Preço: Grátis

Consciência Cibernética [?] - Horizonte Quântico

Livre.

Sinopse: A mostra Consciência Cibernética [?] Horizonte Quântico é composta de nove obras assinadas por oito artistas internacionais e do Brasil: o austríaco Thomas Feurstein, a brasileira Rejane Cantoni, o britânico Robin Baumgarten, a francesa Justine Emard, os norte-americanos David Bowen e Lynn Hershman Leeson, os suíços André e Michel Décosterd, que formam a dupla Cod. ..... (mais)

Local: Itaú Cultural (Paulista)

Data: até 19 de Maio; Terças a Sextas, das 9h às 20h (permanência até as 20h30); e Sábados, Domingos e feriados, das 11h às 20h.

Preço: Grátis

Corpos Estranhos

Sinopse: Corpos Estranhos é a primeira exposição individual da artista Bianca Foratori que é composta de trabalhos realizados entre fevereiro de 2018 a março de 2019. ..... (mais)

Data: até 28 de Junho; de Terça a Sexta, das 10h às 21h30.

Preço: Grátis

Deriva Viva

Sinopse: Deriva Viva é uma exposição de artes visuais concebida pela artista Juliana Freire. br> Em seu trabalho recente, Juliana faz uso de uma linguagem híbrida, do desenho e fotografia à performance, buscando aproximar suas obras e instalações da vivência transtemporal e transespacial experienciadas por meio de projeção e comunicação interdimensional. ..... (mais)

Data: até 11 de Maio; Terça a Sexta, das 10h às 17h, e Sábados, das 10h às 15h.

Preço: Grátis

Débora Bolsoni – Lição de mímese

Sinopse: Na sala B, será exposta "Lição de mímese" (2004-2006), de autoria da carioca Débora Bolsoni, doada ao museu pelo Iguatemi no contexto da SP-Arte 2017. ..... (mais)

Local: Pinacoteca do Estado (Centro)

Data: até 17 de Junho; Quarta a Segunda, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h).

Preço: R$ 10,00

Djanira: A Memória de Seu Povo

Livre.

Sinopse: Artista identificada com a segunda etapa do modernismo brasileiro, Djanira da Motta e Silva dedicou seus 40 anos de carreira à pintura a óleo e à têmpera, ao desenho, à azulejaria e à gravura. ..... (mais)

Data: até 19 de Maio; Terças, das 10h às 20h; de Quarta a Domingo, das 10h às 18h.

Preço: R$ 40,00

Dorminhocos
Dorminhocos

Dorminhocos

Livre.

Dorminhocos

Livre.

Sinopse: Dorminhocos, uma série de imagens produzidas pelo fotógrafo francês Pierre Verger, que viveu grande parte da sua vida em Salvador, capital da Bahia. ..... (mais)

Local: SESC Santo André (ABC)

Data: até 16 de Junho; Terça a Sexta, das 10h às 22h. Sábados, Domingos e feriados, das 10h às 19h.

Preço: Grátis

E(x/s)pectador

Sinopse: Espectador é aquele que assiste a um espetáculo, aquele que presencia um fato ou ainda aquele que observa ou examina, observador. Expectador é aquele que permanece na expectativa. ..... (mais)

Local: SESI Mauá (ABC)

Data: até 30 de Abril; Segunda a Sábado, das 9h às 16h.

Preço: Grátis

Echo - Richard Serra

Sinopse: Um dos artistas mais importantes da arte contemporânea, o escultor norte-americano Richard Serra tem sua primeira obra aberta à visitação pública da América Latina instalada na capital paulista. ..... (mais)

Local: IMS Paulista (Paulista)

Data: até 31 de Dezembro; Terças a Domingos e feriados, das 10h às 20h; Às Quintas, exceto feriados, das 10h às 22h.

Preço: Grátis