Sampa Ingressos

Ocupação Oswald de Andrade

12 anos

Ocupação Oswald de Andrade

12 anos

Sinopse: Essa exposição é de comer? Sim. A Ocupação homenageia um autor que propôs a devoração como forma de fazer a cultura, Oswald de Andrade (1890-1954). Com uma obra que se espraia por prosa, poesia, teatro e jornalismo, Oswald foi um dos fundadores do modernismo no Brasil; sua obra, marcada pela provocação, pelo vanguardismo e pelo engajamento, impactou o concretismo e o tropicalismo e influencia a cultura brasileira até os nossos dias. Na abertura, ocorrem declamações de textos oswaldianos pela atriz Lilian de Lima e um pocket show do grupo Kyreymba Kuery.
Esta Ocupação reúne manuscritos de Oswald e edições históricas dos seus livros e dos periódicos que organizou, como O Pirralho e O Homem do Povo; cartas e outros documentos que exibem a rede artística em torno dele, que abrangia os escritores Manuel Bandeira, Mário de Andrade e Albert Camus, entre outros artistas e intelectuais; fotografias que delineiam a sua vida e suas relações afetivas, por exemplo, os casamentos com a pintora Tarsila do Amaral e com a poeta e jornalista Patrícia Galvão, a Pagu; e materiais de O rei da vela (1965), montagem do Teatro Oficina de uma dramaturgia oswaldiana que é um marco das artes cênicas brasileiras. Entre esses materiais, está a projeção de O rei da vela (1982), filme que registrou o espetáculo.
Além desse conteúdo, é apresentada uma série de entrevistas: com a filha de Oswald, Marília de Andrade; com seus biógrafos, Maria Augusta Fonseca e Lira Neto; e com os artistas cênicos Zé Celso (1937-2023), Renato Borghi e Ítala Nandi, que integraram a peça histórica do Oficina. E também é possível experimentar o texto de Oswald na Ocupação, seja lendo sua prosa ou os seus poemas, seja assistindo a um vídeo-performance inspirado em dois manifestos do autor.
Com direção de Rodrigo Mercadante, o vídeo recria, com recursos audiovisuais, o Manifesto da poesia pau-brasil (1924) e o Manifesto antropófago (1928), trazendo leituras das atrizes Vicka Matos, Alice Guél, Ymoirá Micall, Priscila Magella e Thaís Dias, e trilha do Kyreymba Kuery.

Avenida Paulista, 149 (próximo à Estação Brigadeiro do metrô), Paraíso

Este espetáculo não está em cartaz atualmente

Não há sessões com interpretação em LIBRAS

Não há sessões para espectadores com Transtorno do Espectro Autista

Peças selecionadas

Confusões à italiana: Uma comédia macarrônica

Top 10 da Galinha Pintadinha

Balada Acima do Abismo - com Maria Fernanda Cândido

Galáxia Kids Fest - Especial de Férias

Agora É Que São Elas

Memórias do Vinho

A Banheira

Uma Ideia Genial

Sonho Encantado de Cordel

Aladim e a Lâmpada Mágica - O Musical

O Mágico de Oz no Teatro UOL