Receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online

BuZum!
BuZum!

BuZum!

20 minutos.

BuZum!

20 minutos.

Sinopse: O BuZum! é um ônibus-teatro que gira o país levando o teatro de bonecos em diversos pontos. É a cia que vai à população, diferente do teatro físico que fica fixo na cidade ele circula por diversas cidades apresentando suas peças criadas especialmente ao público infanto-juvenil, mas que também são prestigiadas pela plateia espontânea, de todas as idades, que surge em cada município. Os espetáculos são com temas fantásticos e divertidos, que falam sobre a cultura popular brasileira, valorização do meio ambiente, animais, alimentação consciente, consumo consciente, histórias indígenas, reciclagem, entre tantos outros, que permeiam a arte e ensinamentos que despertam cada vez mais o interesse de um número maior de crianças e inclusive adultos.
Curumim:
O espetáculo "Curumim" é uma homenagem à cultura indígena, aos costumes desse povo e a relação deles com a fauna e flora regional brasileira. Segundo as crenças, tanto as plantas como os animais possuem os seus protetores que inspiram a todos. A história conta que há muitos anos, existia uma aldeia dentro de uma floresta. Todos viviam em perfeita harmonia. Um belo dia nasceu Mani, uma menina bem branquinha, muito diferente de todos os curumins da aldeia. Algum tempo depois, a aldeia passou por um momento de escassez de comida e todos passaram fome. Os peixes sumiram e as árvores pararam de dar frutos. E de repente, sem que houvesse alguma explicação, Mani deixou de viver. Posteriormente, de dentro da oca onde morava, nasceu uma planta muito diferente, que tinha uma raiz branquinha por dentro, como Mani. Deram então o nome de MANI OCA, MANDIOCA, essa raiz tão poderosa, que foi capaz de saciar a fome de todos da aldeia.
Caipira
Com nuances rústicas, a peça "Caipira" é um verdadeiro resgate do povo e cultura do interior do Brasil mesclando com tradições típicas tão presente em costumes e vivências de vários locais, além de ser uma rica homenagem a figuras folclóricas, como o Saci-Pererê, o Curupira e o Lobisomem, com seres fantásticos que habitam o imaginário de povos tradicionais de diversas regiões do país. A história conta que um casal e sua filha moram em um pequeno sítio, onde criam alguns animais. O clima é de muita paz, até que alguns vizinhos maldosos começam a matar os animais selvagens e derrubar árvores para poderem construir uma fábrica no local. O casal tenta em vão conversar com eles para que escolham outro local, longe da mata, mas os homens não ouvem e continuam a construção. No criativo conto teatral, Manu, a esperta filha do casal, resolve pedir ajuda para os "seres encantados" e convoca o Saci, o Curupira e o Lobisomem para prepararem algumas armadilhas e salvarem a floresta.


Programação

Dezembro

Dias: 30/11 e 01/12 – Espetáculo Curumim

Museu Catavento

Dezembro

Dias: 07 e 08/12 – Espetáculo Caipira

Local: Instituto Butantan

Dias: 14 e 15/12 – Espetáculo Caipira

Local: Museu Catavento

Janeiro

Dias: 25 e 26/01 - Espetáculo Caipira

Local: Museu Catavento

Horários de todas as apresentações: 10h 11h 13h 14h 15h 16h.

Elenco/Direção: Concepção "Curumim": Beto Andreetta e Mari Gutierrez. Texto "Curumim": Beto Andreetta. Concepção e Texto "Caipira": Beto Andreetta, Mari Gutierrez e Wanderley Piras. Direção "Curumim": Adriana Telg. Direção "Caipira": Wanderley Piras. Elenco: Diezon Cabral (Dinho Weller), Fabíola Gonçales, Lívia Simardi, Priscila Maria Lima e Basílio Ludovico. Produção executiva: Juliana Christão. Direção de Produção: Mariane Gutierrez.

Este espetáculo não está em cartaz atualmente

Peças selecionadas

Parque Patati Patata Circo Show

Sítio do Picapau Amarelo

Cinderella - A Princesa das Princesas

Como Treinar O Seu Dragão

O Clubinho das Princesas

Os Três Porquinhos - O Musical

O Mágico de Oz - O Espetáculo

Uma Aventura na Neve e o Aniversário da Anna

Chapeuzinho Vermelho e o Lobo

Os Saltimbancos

Circo Spacial - Os Bons Tempos dos Circos Voltaram