Receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online

Auguste Rodin: figura e modernidade
Auguste Rodin: figura e modernidade

Auguste Rodin: figura e modernidade

Auguste Rodin: figura e modernidade

Sinopse: A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e o Instituto CPFL apresentam, de 20 de março a 29 de junho de 2019, pela primeira vez ao público do interior paulista, Figura e modernidade: Rodin no acervo da Pinacoteca de São Paulo, que reúne a coleção completa da Pinacoteca referente ao artista francês. Com curadoria de Valéria Piccoli, curadora-chefe do museu, o conjunto de 10 esculturas originais e 76 fotografias documentais da vida do artista será exibido gratuitamente no Instituto CPFL, em Campinas e, em seguida, no Fórum das Artes, em Botucatu, novo espaço cultural reformado pelo Governo de São Paulo.
A Pinacoteca é o único museu no Brasil a possuir um acervo representativo deste artista, o que faz dessa itinerância uma iniciativa de grande interesse para o público dos museus e espaços culturais do interior do estado. Reafirma também o próprio papel da instituição enquanto equipamento do Estado. “A exposição oferece ao público paulista uma oportunidade única de conhecer um grupo de obras de um artista que é, reconhecidamente, um precursor da escultura moderna. A Pinacoteca cumpre cada vez mais, por meio desta iniciativa, sua missão de promover a experiência do público com a arte, estimular a criatividade e a construção do conhecimento para além de sua sede na cidade de São Paulo”, resume o diretor-geral do museu, Jochen Volz.
Sobre a coleção atual do museu, Valéria Piccoli comenta que “trata-se de fundições recentes de obras clássicas do artista, realizadas sob supervisão do museu francês”. Fazem parte também da coleção da Pinacoteca um conjunto de 76 fotografias em que o artista aparece trabalhando em seu ateliê, acompanhado de modelos de suas esculturas ou mesmo de amigos e mecenas. “Esse material é constituído de fac-símiles de itens dos arquivos do Musée Rodin e ajudam a compor um percurso cronológico pela vida do artista, mostrando outros artistas e intelectuais que ele admirava e com quem se relacionava. Mais curioso é que algumas dessas fotos revelam como Rodin utilizava a fotografia no processo de composição de suas esculturas ”, completa ela.

Local: Pinacoteca do Estado (Centro)

Data: até 29 de Junho; Segunda e terça, das 9h às 18h; quarta, quinta e sexta, das 9h às 19h; sábado, das 10h às 16h

Preço: Grátis

Praça da Luz, 02 (Luz)

Telefone: 3324-1000

Horário da Bilheteria: Estudantes com carteirinha pagam meia entrada. Crianças com até 10 anos e idosos maiores de 60 anos não pagam.

Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h. A bilheteria fecha às 17h30

Peças selecionadas

Baby Shark - Live Musical

Ary Toledo 5.3 anos de carreira

Trair e Coçar é Só Começar

Fato Venério, o Show do Paulinho Gogó

Acredite, Um Espírito Baixou em Mim!

Fábio Rabin - Tá Embaçado

Loloucas

Parque Patati Patata Circo Show

Rapunzel

A Bela e a Fera

O Mágico de Oz - O Espetáculo