Receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online

O Lago dos Cisnes
O Lago dos Cisnes

O Lago dos Cisnes

90 minutos, Livre.

O Lago dos Cisnes

90 minutos, Livre.

Sinopse: O Balé Teatro Guaíra (BTG) apresenta o espetáculo O Lago dos Cisnes no Teatro Alfa. No palco, o público assistirá a performance de 23 bailarinos inspirada no folclore russo e germânico. A montagem conta, com linguagem contemporânea, a história arquetípica, baseada originalmente em duas lendas medievais, que fala do príncipe Siegfried, em uma terra distante, às vésperas das festividades de seu aniversário. Essa celebração marcará a passagem da juventude à vida adulta e, para isso, ele precisará escolher sua futura esposa. Todavia, tudo se altera quando o príncipe descobre seu grande amor por uma princesa aprisionada na forma de um cisne pelo feitiço de um mago tirano. A versão do Balé Guaíra é uma fábula a respeito da emancipação, um desejo manifesto em forma de dança, para que cada sujeito faça valer seu direito às próprias escolhas e para que elas sejam percebidas como necessidades fundamentais, e respeitadas a todo custo.
O diretor, que foi bailarino e dançou O Lago, revisitou o folclore e fez uma pesquisa iconográfica. “Esse é um dos balés mais icônicos da história da dança. Ele evoca arquétipos que são conhecidos do público e as pessoas conseguem se ver na história”, diz Luiz Fernando Bongiovanni. O processo de criação da coreografia partiu de uma metodologia criada por Luiz Fernando durante um mestrado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). De forma colaborativa, os bailarinos se tornaram criadores e segundo a “caligrafia” individual deles, o elenco foi definido. Além disso, a partitura musical da obra de Tchaikovsky foi o guia para a montagem. “Fiz uma curadoria da obra toda e partir disso fizemos o encadeamento das cenas. Estamos conectados e articulados com a música”, conta Bongiovanni.

Local: Teatro Alfa (Sul)

Elenco/Direção: Direção do Balé Teatro Guaíra: Cintia Napoli. Concepção, Coreografia e Direção: Luiz Fernando Bongiovanni. Direção de Cena: Edson Bueno. Música: Tchaikovsky. Iluminação: Victor Sabbag. Direção de Arte: Figurino e Cenografia: William Pereira. Direção de Palco e Assistente de Cenografia: Douglas Rangel. Assistente de Figurino: José Rosa e Áldice Lopes. Aderecista: José Rosa. Assistente de Coreografia e Ensaiadores: Soraya Felicio e Airton Rodrigues. Direção de Produção: Lia Comandulli. Assistente de Produção: Rosângela Corbani.

Este espetáculo não está em cartaz atualmente

Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722 (Santo Amaro)

Telefone: 5693-4000

Horário da Bilheteria: segunda a sábado, das 11h às 19h; domingos, das 11h às 17h

Estacionamento no local, com manobrista.

Conforto das instalações:

Ótimo

1

Bom

2

Regular

0

Ruim

0

Peças selecionadas

A Aventura de Natal do Pinocchio

Os Monólogos da Vagina

Ex Bom é Exumado

Chaplin - O Musical

Casal TPM

Louca Terapia

Samba Jazz - O Musical

Tudo Bacana - Despedida de turnê

Lúcifer - Estrela da Manhã

Um Melhor Que O Outro

Café com Bobagem