id: 65405 idLocal: 850 local: Praça das Artes urlFonte: https://theatromunicipal.org.br/pt-br/evento/exposicao-comum-entre-nos/ nomeEspetaculo: Exposição | Comum Entre Nós nomeOriginal: Exposição | Comum Entre Nós dataEvento: 20250107 dataAte: 20250107 horario: 07/01/202 às 10h às 18h duracao: recomendacaoEtaria: valorIngressos: obsIngressos: sinopse: Exposição dos trabalhos realizados no ateliê aberto de práticas manuais têxteis  ?Repertório das Mãos? conduzido pelo Ateliê Vivo em 2024, sob coordenação do Núcleo de Educação do Theatro Municipal. A mostra traz toda a riqueza das técnicas ensinadas e experimentadas no ateliê, e também expressa a liberdade e criatividade dos participantes, por meio da coleção de obras expostas. A abertura da exposição ocorreu no dia 11/12/2024. Com Ateliê Aberto Repertório das Mãos Visitação no período de 11/12/2024 até 14/2/2025. Expediente: De terça a sábado, das 10h às 18h Em 2025, a visitação retorna a partir de 7/1/2025. Entrada livre e gratuita --END; id: 60728 idLocal: 30 local: Theatro Municipal de São Paulo urlFonte: https://theatromunicipal.org.br/pt-br/evento/nocentroatecnica/ nomeEspetaculo: No Centro, a Técnica: Visita à Central Técnica Chico Giacchieri nomeOriginal: No Centro, a Técnica: Visita à Central Técnica Chico Giacchieri dataEvento: 20250115 dataAte: 20250115 horario: 15/01/202 às 10h e 14h duracao: recomendacaoEtaria: valorIngressos: obsIngressos: sinopse: A visita educativa à Central Técnica de Produções Chico Giacchieri convida o público a conhecer toda a criatividade, engenhosidade e conhecimento técnico que existe por trás das produções artísticas do Theatro Municipal de São Paulo, a partir de reflexões sobre a memória da Central Técnica Chico Giacchieri, e também sobre suas dimensões educativa, artística e técnica. Visita Educativa No Centro, a Técnica: Visita à Central Técnica Chico Giacchieri Expediente: Em 2025, esta visita retorna a partir do dia 15/1. Às quartas e sextas, sessões às 10h e às 14h Para grupos de até 50 pessoas, sessões às quintas, às 10h e às 14h Participantes devem chegar ao local com 10 minutos de antecedência  Classificação indicativa acima de 7 anos Duração 90 minutos Estação próxima: metrô Armênia Agende a sua visita por e-mail: centraltecnicaeducacao@theatromunicipal.org.br Programa sujeito a alteração --END; id: 67962 idLocal: 30 local: Theatro Municipal de São Paulo urlFonte: https://theatromunicipal.org.br/pt-br/evento/lavagem-da-escadaria/ nomeEspetaculo: Lavagem da Escadaria nomeOriginal: Lavagem da Escadaria dataEvento: 20250125 dataAte: 20250125 horario: 25/01/202 às 11h duracao: aproximada 240 minutos recomendacaoEtaria: valorIngressos: obsIngressos: sinopse: Duração aproximada 240 minutos Classificação livre para todos os públicos Participação gratuita Entrada livre para a Lavagem na Escadaria Externa. Para o show de abertura no Salão Nobre do Theatro Municipal, retirada de ingressos no dia e local com 1h30 de antecedência.   --END; id: 64450 idLocal: 850 local: Praça das Artes urlFonte: https://theatromunicipal.org.br/pt-br/evento/concerto-whitacre-o-veu-sagrado/ nomeEspetaculo: Concerto | Whitacre: O Véu Sagrado nomeOriginal: Concerto | Whitacre: O Véu Sagrado dataEvento: 20250213 dataAte: 20250213 horario: 13/02/202 às 20h duracao: 60 minutos recomendacaoEtaria: valorIngressos: obsIngressos: sinopse: O amor, a perda e a busca por consolo são questões cruciais para todos os seres humanos e constituem o eixo poético da obra The Sacred Veil (2018), escrita por Eric Whitacre (1970) para coro a quatro vozes, piano e violoncelo. Estreada em 16 de fevereiro de 2019 no Wall Disney Concert Hall de Los Angeles, sob a regência do compositor, possui texto assinado pelo poeta e romancista Charles Anthony Silvestri (1965), sua esposa Julie Silvestri e pelo próprio Whitacre. Dividida em 12 partes, a composição é dedicada a Julie, que faleceu no ano de 2005 em decorrência de um câncer de ovário. Vencedor do Grammy e egresso da tradicional Juilliard School of Music de Nova York, Eric Whitacre é um dos mais célebres artistas da atualidade. Regente e compositor, a tônica de sua trajetória é o repertório coral: suas obras desse gênero são cantadas por todo o planeta, tendo sido interpretadas em mais de 145 países, sempre com excelente recepção pelo grande público e pela crítica especializada. A razão para tamanho sucesso é o estilo particular de Whitacre, cujas obras nos envolvem e nos convidam de forma perene à introspecção e à contemplação, tão necessárias em uma sociedade frenética e veloz como esta em que vivemos. CORAL PAULISTANO Maíra Ferreira, regência A ser anunciado, violoncelo A ser anunciado, piano Programa ERIC WHITACRE The Sacred Veil (60?) I. The Veil Opens II. In a Dark and Distant Year III. Home IV. Magnetic Poetry V. Whenever There Is Birth VI. I?m Afraid VII. I Am Here VIII. Delicious Times IX. One Last Breath X. Dear Friends XI. You Rise, I Fall XII. Child of Wonder   Duração 60 minutos Classificação livre para todos os públicos Ingressos  R$35,00 (inteira)   Antes de participar deste concerto, conheça os protocolos recomendados disponíveis no Manual do Espectador (acesse aqui). Programação sujeita a alteração   --END; id: 64474 idLocal: 850 local: Praça das Artes urlFonte: https://theatromunicipal.org.br/pt-br/evento/concerto-conexoes-musicais/ nomeEspetaculo: Concerto | Conexões Musicais nomeOriginal: Concerto | Conexões Musicais dataEvento: 20250220 dataAte: 20250220 horario: 20/02/202 às 20h duracao: recomendacaoEtaria: o livre para todos os públicos valorIngressos: obsIngressos: sinopse: A primeira apresentação da série que celebra os 90 anos de existência do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo não poderia ilustrar melhor a gênese e a vocação desse corpo artístico: unindo clássico e popular, e com obras dedicadas ao Quarteto, o programa reverencia os ideais estéticos de Mário de Andrade, responsável pela criação do grupo em 1935, e sua missão de fomentar a produção brasileira para essa formação. Por diferentes ângulos, as peças dialogam com o Movimento Armorial, corrente liderada por Ariano Suassuna que, a partir dos anos 1970, buscava produzir uma nova arte brasileira inspirada nas raízes da cultura do Nordeste. De Hercules Gomes, pianista e compositor capixaba radicado em São Paulo, o Quarteto interpretará Cantiga, Baião e Frevo, obra a ele dedicada. Hercules tem se destacado na nova geração pelo resgate da produção de compositores e compositoras da época de Chiquinha Gonzaga, que transitavam nesse caldeirão de elementos que hoje nomeamos como eruditos ou populares, mas que sempre se amalgamaram. Aqui, ele homenageia o Movimento Armorial em uma obra composta especialmente para o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo por ocasião de um concerto em colaboração do pianista com o grupo, em 2021. Clóvis Pereira (1932-2024) foi membro ativo do Movimento Armorial e estudou com ninguém menos que Guerra-Peixe. Compositor, arranjador, pesquisador e maestro natural de Caruaru, ele foi um ícone importante nesse terreno fértil que une a música clássica à popular na tradição brasileira ? tendo sido uma grande perda recente. Em 2004, Clóvis assistiu a uma apresentação do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo em Recife e, encantado com a sonoridade do grupo, o presenteou no ano seguinte com o Quarteto Nordestinados. César Guerra-Peixe (1914-1993) era carioca, mas seus estudos da música popular, especialmente a nordestina, fizeram com que sua obra servisse de grande inspiração para a criação da estética armorial. Seu Quarteto de Cordas nº 2 foi escrito em 1958, pouco depois de chegar a São Paulo vindo de uma temporada em Recife, onde pesquisou tradições populares regionais. A peça marca o abandono do compositor de técnicas internacionais, em especial o dodecafonismo, que ele aprendera com o mestre Koellreutter e praticara como membro ativo do movimento Música Viva, em favor da estética nacionalista que caracterizaria toda sua produção subsequente.   QUARTETO DE CORDAS DA CIDADE DE SÃO PAULO Betina Stegmann e Nelson Rios, violinos Marcelo Jaffé, viola Rafael Cesario, violoncelo   Programa HERCULES GOMES  Cantiga, Baião, Frevo (dedicado ao Quarteto) CLÓVIS PEREIRA  Quarteto Nordestinados (dedicado ao Quarteto) CÉSAR GUERRA-PEIXE Quarteto nº 2 (dedicado ao Quarteto)   Classificação livre para todos os públicos Duração aproximada 60 minutos Ingressos R$35,00 (inteira)   Antes de participar deste concerto, conheça os protocolos recomendados disponíveis no Manual do Espectador (acesse aqui). Programação sujeita a alteração --END; id: 64481 idLocal: 850 local: Praça das Artes urlFonte: https://theatromunicipal.org.br/pt-br/evento/concerto-as-musicotecas-do-mario/ nomeEspetaculo: Concerto | As Musicotecas do Mário nomeOriginal: Concerto | As Musicotecas do Mário dataEvento: 20250306 dataAte: 20250306 horario: 06/03/202 às 20h duracao: recomendacaoEtaria: o livre para todos os públicos valorIngressos: obsIngressos: sinopse: Compostas em 1936, as peças deste programa são parte importante da história do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, inaugurando a vasta lista de obras escritas especialmente para o grupo e apontando para o que se consagraria como sua principal missão: fomentar e divulgar a produção brasileira para essa formação. Em 1935, Mário de Andrade assumiu a direção do então recém-criado Departamento de Cultura de São Paulo, fundando no mesmo ano o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo. Em 1936, ele promoveu um concurso para selecionar novas obras a serem tocadas pelo grupo, indicando que deveriam ?se inspirar nos caráteres, tendências e processos rítmico-melódicos da música nacional brasileira… sem que sejam utilizados temas colhidos diretamente de folclore musical brasileiro?. Pelas regras do edital, as partituras seriam de propriedade do Departamento de Cultura, permanecendo preservados os direitos dos autores. Um júri formado pelo próprio Mário de Andrade, pelos membros do Quarteto de então e pelo compositor e pianista João de Souza Lima (que, à época, também era um músico associado ao grupo, possibilitando variar as formações camerísticas) escolheu três peças vencedoras, que foram estreadas pelo Quarteto em 1937. Muitos anos depois, essas partituras foram localizadas pela arquivista do Theatro Municipal, cada uma em uma das musicotecas (bibliotecas de registros musicais, sejam sonoros ou em partituras) criadas por Mário de Andrade: a Discoteca Oneyda Alvarenga (atualmente localizada no Centro Cultural São Paulo), o arquivo do Quarteto da Cidade e a Musicoteca do Theatro Municipal de São Paulo. Os compositores premiados foram o italiano naturalizado brasileiro Silvio Motto (1875-1940), que foi professor de Francisco Mignone e no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo; a carioca Helza Camêu (1903-1995), que estudou com Alberto Nepomuceno, Fernando Braga, Lorenzo Fernandez e Heitor Villa-Lobos, dedicandose à composição, à docência e à musicologia, com enfoque na música indígena; e o paulistano Gabriel Migliori (1909-1975), que foi pianista, regente, compositor e arranjador, premiado por suas trilhas para cinema e sendo o principal maestro e arranjador da Rádio Record de São Paulo por várias décadas. É relevante que haja uma mulher nesse grupo, considerando que, 90 anos depois, ainda se faz necessário o esforço de resgatar e valorizar a produção das compositoras, tão negligenciadas na história da música ? algo que, hoje, está deliberadamente na pauta dos corpos artísticos do Theatro Municipal, honrando os ideais de equidade de oportunidades que já estavam presentes no projeto original de Mário de Andrade.   QUARTETO DE CORDAS DA CIDADE DE SÃO PAULO Betina Stegmann e Nelson Rios, violinos Marcelo Jaffé, viola Rafael Cesario, violoncelo   Programa SILVIO MOTTO Quarteto em Ré HELZA CAMÊU Quarteto em Si maior (Suite Op. 9) GABRIEL MIGLIORI Impressões Brasileiras   Classificação livre para todos os públicos Duração aproximada 60 minutos Ingressos R$35,00 (inteira)   Antes de participar deste concerto, conheça os protocolos recomendados disponíveis no Manual do Espectador (acesse aqui). Programação sujeita a alteração --END;