nomeEspetaculo: Anunciação emailResponsavelDivulgacao: pedro@baobacomunicacao.com.br idLocal: 11 [! Galeria Olido ] dataEstreia: [IGNORADO] (430) Segue release sobre "Anunciação", o primeiro espetáculo de dança do Bando Macuas Cia Cênica, que realizará 10 apresentações em aparelhos culturais da cidade de São Paulo a partir do dia 26/10. Com direção de Débora Marçal, a performance é inspirada na cosmogonia bantu e na cosmologia bakongo. dataEstreia: 26/10, sábado, às 19h dataEstreia: 27/10, domingo, às 18h dataEstreia: 7/11, quinta-feira, às 20h dataEstreia: 8/11, sexta-feira, às 20h dataEstreia: 16/11, sábado, às 19h dataEstreia: 17/11, domingo, às 18h dataEstreia: 30/11, sábado, às 19h dataEstreia: 1/12, domingo, às 18h dataEstreia: [IGNORADO] (430) Nascida em São Paulo em 1982, Débora Marçal pesquisa Dança desde 1998. Cursou Comunicação das Artes do Corpo na PUC-SP e Licenciatura em Dança pela Faculdade Paulista de Artes FPA. Estudou Modelagem de Roupas, de Bolsas de Couro & Sintético e Joalheria no SENAI-SP. Desde março de 2019, é coreógrafa e diretora da Macuas Cia Cênica. É também cofundadora, intérprete e pesquisadora da Capulanas Cia de Arte Negra. Realizou intercâmbios e espetáculos, performances, cursos, palestras e oficinas em cidades do Brasil como São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Brasília, e também em Maputo, capital de Moçambique. Integrou, como bailarina e atriz, as seguintes companhias: Abieié, Balé Luciana Melo, ambas com direção de Irineu Nogueira. Coreógrafa e Diretora de Dança do Bloco Afro Afirmativo Ilu Inã, também integrou o elenco do espetáculo RÉS, da Corpórea Cia de Corpos. É coautora dos livros Em-Goma; Agô; Griôs da Diáspora Negra, Inovação Ancestral - Mulheres Negras: táticas e políticas do cotidiano", "Negras Insurgências". Protagonizou juntamente com Léa Garcia O dia de Jerusa, curta exibido no Festival de Cannes de 2014 e dirigido por Viviane Ferreira, mesma autora do longa-metragem Um dia com Jerusa, de 2019, que rendeu a Débora Marçal o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Caruaru. Como coreógrafa e diretora do Bando Macuas Cia Cênica, foi contemplada em 2023 pela 34 ̊ Edição do Fomento a Dança para a Cidade de São Paulo. A convite da Secretaria Municipal de Cultura compôs a Banca de Comissão Julgadora da 32 ̊ e 33 ̊ Edições do Fomento a Dança da Cidade de São Paulo (2022 e 2023), e a Banca da 4 ̊ Edição do Fomento à Culturas Negras (2024). Em julho de 2024, dirigiu o espetáculo Na Beira da Imensidão do Núcleo Pele de Teatro do Grajaú, fomentado pelo Programa VAI II 2023. dataEstreia: Composta de uma série de dez apresentações em diferentes espaços culturais de São Paulo, a temporada de estreia da performance de dança Anunciação, primeiro espetáculo do Bando Macuas Cia Cênica, terá início em duas sessões que serão realizadas no fim de semana de 26 e 27 de outubro na Galeria Olido. De forte simbolismo, o início do espetáculo acontece em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, fundada em 1908 e situada no Largo do Paissandu, no Centro Histórico da capital paulista. dataEstreia: Com apresentações em equipamentos públicos de grande circulação como o CCJ – Centro Cultural da Juventude e o Centro de Culturas Negras Mãe Sylvia de Oxalá, a temporada do espetáculo Anunciação se estenderá até o dia 12 de dezembro, quando serão completadas as dez apresentações. De acordo com a diretora, as performances também devem passar por improvisos e adequações da dinâmica, graças à interlocução com a plateia. Ao abordar essa questão, Débora também destaca uma temática central para a concepção do espetáculo: a conexão com a ancestralidade como uma das chaves para a compreensão da contemporaneidade. diretor_elenco: Concepção, Direção Geral, Dramaturgia, Coreografia e Direção Artística:Débora Marçal. Intérpretes Pesquisadoras e Criação: Beatriz Oliveira, Débora Marçal, Dina Maia, Elis Trindade, Francine Moura, Rafaela Araújo, Rita Teles e Bando Macuas. Assistência de Direção: Beatriz Oliveira. Direção Musical e Trilha Sonora Original: Fernando Alabê. Produção Musical: Thiago Sonho. Desenho de Luz, Montagem e Operação: Dedê Ferreira. Direção de Arte, Cenografia e Figurino: Francine Moura. Assistência de Arte: Leonardo Soares. sinopse: "Em Anunciação utilizo o conceito de corpo-memória para fazer perguntas do tipo: como é que a gente se movia antes do rapto e de chegarmos nesse país no período escravocrata? Nosso processo de recordar e inventar está nesse campo do corpo-memória, do entendimento de que a gente precisa de espelhos. Beatriz Nascimento afirmava que a gente precisa da imagem para existir. Se não vemos pessoas como nós, é como se nós não existíssemos. Não por acaso usamos no rosto o mussiro, uma máscara branca feita de tronco de uma planta, que remete à beleza das mulheres do povo Macua. A maioria de nós, se não todas, ainda mantém vivências com nossas tradições como o candomblé e as manifestações populares negras. Nessas manifestações podemos ver exatamente como trabalha nossa ancestralidade. Ao mesmo tempo em que você vai ao Congado e vê o mais velho com o apito, com o bastão, tocando e cantando, ao lado dele está também a criança que vai seguir a vida inteira na tradição até que seja o mais velho da comunidade. Isso não acaba. Nós estamos estudando o Tempo Espiralar, conceito cunhado pela professora Leda Maria Martins, e quando cheguei em Jatobá e Ibirité, duas Irmandades de Nossa Senhora do Rosário de Minas Gerais que visitei como parte da pesquisa sobre os Congados, entendi muito mais o que Dona Leda estava falando. A chave da compreensão estava lá. Eles seguem uma tradição que vem de 200, 300 anos. Isso é a contemporaneidade com o pé na tradição. É o conceito vivo do tempo espiralar da professora Leda, que nos provoca a pensar que nossa dança deve funcionar nessa chave de saber, que une tradição e contemporaneidade. Quando o Bando Macuas vai pra rua ele se apresenta com os objetos do agora", conclui a diretora. tipoEspetaculo: 3 [! Dança] --END;