por Luanna
Maio, 2002
Fale com Luanna

Será que você sabe tudo sobre drogas? 

drogasTodo mundo já tem uma idéia do significado da palavra droga. Em linguagem comum, de todo dia (“ah, que droga” ou “esta droga não vale nada” ou, ainda, “logo agora, droga”) droga tem um significado de coisa ruim, sem qualidade. Já em linguagem médica, droga é sinônimo de medicamento. O termo droga teve origem na palavra droog (holandês antigo) que significa folha seca, isto porque antigamente quase todos os medicamentos eram feitos à base de vegetais. Atualmente, a medicina define droga como sendo: qualquer substância que é capaz de modificar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou de comportamento. Existem vários tipos de drogas para diferentes usos e que apresentam efeitos diversos. Essas drogas estão divididas em algumas categorias. Conheça abaixo algumas delas:

Depressores

  • Álcool

  • Calmantes e sedativos (soníferos ou hipnóticos) drogas que causam sono: barbitúricos, alguns benzodiazepínicos.

  • Tranqüilizantes ou ansiolíticos - acalmam, inibem a ansiedade: benzodiazediapínicos.

  • Solventes ou inalantes: colas, tintas, removedores, etc.

  • Opiáceos ou narcóticos- aliviam a dor e dão sonolência.

  • Xaropes: com codeína ou ziprepol.

TabacoEstimulantes

  • Tabaco

  • Cocaína, crack e merla

  • Anfetaminas

Pertubadores

De origem vegetal:

  • maconha

  • cogumelos (psilocibina) e plantas alucinógenas (mescalina)

  • Anti-colinérgicos (lírio, trombeteira, zabumba ou saia branca)

De origem sintética:

  • LSD-25 (“ácido”)

  • Êxtase (ecstasy)

  • Anti-colinérgicos (medicamentos)

Outras drogas de abuso:

  • Esteróides anabolizantes

Dependente

O dependente é alguém que desenvolve um comportamento que, em grande parte, não consegue controlar. Mas não há uma fórmula para se saber quem, entre os usuários de drogas, vai se tornar dependente. O terreno é de possibilidades, de riscos, de situações relativas, etc. 

Pesquisa

O projeto Teen foi às ruas fazer uma pesquisa com a comunidade para saber o que as pessoas pensam a respeito das drogas e quais os fatores que podem levá-las a isso. Fizemos cinco perguntas a essas pessoas. Confira o que elas disseram. 

1.      O que leva as pessoas a se drogarem?

Algumas pessoas acham que é o desconforto consigo mesmas e a falta de apoio e carinho da família. Já outras responderam que é pela curiosidade de saber quais são as sensações que a droga pode trazer ou há ainda quem acredite que as pessoas se drogam por problemas da vida como: a solidão, amizades ruins, depressão, raiva e desprezo. 

2.      Você conhece alguém que use drogas?

Por incrível que pareça, pessoas que usam drogas são conhecidas, porque a grande maioria dos entrevistados informou ter conhecimento desses usuários (amigos ou parentes), apenas um entrevistado afirmou não conhecer ninguém.  

3.      Como as drogas e a bebida levam ao abuso sexual?

Bebidas e drogas foram citadas por alguns entrevistados por deixarem as pessoas alucinadas e sem memória. Na opinião de outro entrevistado, quando as pessoas ficam drogadas, elas ficam sem senso de responsabilidade ou perdem o controle de si mesmas. Há ainda quem diga que as drogas deixam as pessoas doidas e levam as mesmas para o caminho errado. 

4.      Como as drogas influenciam na contaminação pelo vírus HIV?

Foram obtidas respostas muito interessantes, veja algumas delas: “as pessoas, quando usam drogas, ficam sem noção das coisas e fazem sexo sem camisinha”; “é possível pegar AIDS quando a droga é injetada pela seringa contaminada”; ou “quando a pessoa se envolve com a droga ela fica desequilibrada e não tem noção de absolutamente nada”. 

5.      Por que as drogas chamam a atenção das pessoas?

Os entrevistados esponderam que dá o efeito de libertação das mágoas quando são utilizadas outros também pensam que é bom e que não vai acontecer nada, embora faça muito mal além da curiosidade. Ah! Um pontinho básico é que as pessoas que não fumam acham as que fumam o máximo.
Fotos retiradas do site www.saudegratuita.com.br