por Jessica
Setembro, 2002
Fale com Jéssica

Chico Xavier ou Nossa Senhora, o que importa é ter fé

A santa na janela criou polêmica: fé ou ciência? Recentemente a aparição de Nossa Senhora na janela de uma casa no município de Ferraz de Vasconcelos (foto à direita) levantou uma polêmica. Seria verdadeira ou não? Apesar da ciência e da própria Igreja questionar a autenticidade da imagem, o grande questionamento foi este: até onde vai a fé das pessoas? Em que elas exatamente acreditam?
Fomos buscar as respostas na nossa própria escola. Entrevistamos trinta alunos da 6ª à 8ª série. Perguntamos primeiro se os alunos acreditavam na imagem da santa que apareceu na janela. Dezenove alunos disseram que não acreditavam e onze que acreditavam. Um deles deu uma resposta interessante: "As pessoas só vêem o que elas querem ver e não teria lógica a santa aparecer num vidro". Já entre os onze que acreditavam, a razão para isso era simples: a imagem se parecia muito com Nossa Senhora. Podemos concluir, portanto, que, independentemente de a imagem ser ou não verdadeira, o que importa é que as pessoas simplesmente acreditavam em Deus.
E Chico Xavier? O que as pessoas acham dele? A grande maioria afirmou que não só acreditava no trabalho dele como também admirava suas curas, sua bondade e o fato de ele não ter enriquecido.
Quando o assunto é o sobrenatural, metade dos entrevistados disse acreditar neste tipo de fenômeno; a outra metade ou não acredita, ou não sabe ("acredita mais ou menos").
Mas os espíritos não ficam circulando por aí. Apenas três jovens disseram ter visto ou conversado com seres do além. Caso isso acontecesse com os entrevistados, 15 alunos disseram que não teriam medo.
A fé, seja qual for ou quem a possua, realmente "move montanhas".

"Como falar com os espíritos"

Ao contrário do que muitos imaginam, não existem fórmulas mágicas para nos comunicarmos com os espíritos. Isso é uma coisa muito séria e não acontece com todo mundo.
Fomos a um centro espírita e perguntamos como as pessoas desenvolvem a mediunidade. Soubemos que é somente através de muita oração que podemos compreender e perceber melhor as coisas do espírito. Uma dica: vale a pena estudar e ler muito a respeito, mas sempre de coração e mente abertos.