Prezados Senhores,

Trabalho em uma casa de saúde, localizada na Rua da Grota, 460 - Vila Gustavo - 02206-010 - 11 2987-8688 - com cadastro aprovado na ANVISA da SUVIS de Santana, e mensalmente compareço na UBS Vila Nivi - Pça. Campinópolis, 125. Vila Nivi - 02252-160, com receitas para retirar a medicação dos idosos hospedados nesta instituição. Sempre fui muito bem atendida pelo senhor Agnaldo que trabalha no atendimento da farmácia.

Compareci na UBS no dia 11/05/2010, por volta das 15:00hs, para retirar a medicação apresentando receita, xerox da receita e cartão do SUS de casa idoso. Como de costume, para não atrasar o atendimento dos demais cidadãos que retiram a medicação na farmácia, é atendida uma receita minha, e uma receita da fila e com isso a fila não fica parada esperando eu ser atendida, por isso quando compareço a unidade tenho plena consciência de que aguardarei o tempo preciso para o término de meu atendimento.

Nesta data possuía exatamente 15 (quinze) receitas em mãos e estava no atendimento da farmácia uma pessoa com nome de Sra. Fátima, peguei a fila, aguardei a minha vez e solicitei que não fosse atendida de uma só vez, para atender a fila também. Por volta das 15:40, esta senhora começou a mencionar que as 17:00hs a farmácia fecha, e quem não tivesse sido atendido teria que retornar outro dia. Um idoso que estava na fila ficou apreensivo e disse o seguinte "não diz isso não, já estive três dias aqui para conseguir tomar a vacina, hoje que consegui, não vou pegar a minha medicação? Acho que preciso me benzer", e eu respondi para ele "não fique nervoso não, porque vai dar tempo, ela vai atender até último cliente" eu estava tentando acalmar o idoso, em tom de brincadeira, nisso uma pessoa chamada Sra. DENISE gritou de um outro lugar, "isso aqui não é banco não, portanto as 17:00hs fecha e não atendemos mais ninguém", sendo extremamente agressiva conosco.

A Sra. Fátima, que estava atendendo, a partir daquele momento começou atender uma receita e sair da farmácia para tomar água ou ir ao banheiro, quando questionada pelo idoso citado acima que desta maneira, de fato, não ia dar tempo atender a todos da fila esta senhora respondeu o seguinte "funcionário público, toma água, faz xixi e faz cocô, este é meu direito, e faço quantas vezes se fizer necessário e ainda mais vou fechar a hora que tenho que fechar, pois quando me atraso 10 minutos, já me ligam enchendo o saco", o clima a está altura já era de tensão para todos que estavam ali sendo atendidos, e a Sra Fátima repetia a todo momento que não ia dar tempo de atender a todos. A impressão clara é que ela estava me culpando por tal fato, e tentando colocar as pessoas da fila contra mim, pois eu estava ali "atrapalhando" com as minhas receitas. Percebendo tal fato, tentando evitar transtornos, sugeri deixar as receitas e os cartões SUS respectivos e retornar no dia seguinte para buscar os medicamentos, o que foi recusado pela atendente.

Às 16:55hs a Sra. DENISE entrou na farmácia, já com a bolsa no ombro para ir embora e proibiu a Sra FATIMA de atender qualquer receita minha, que era para encerrar o atendimento da fila e que se eu quisesse que retornasse outro dia, foi então que eu lhe perguntei se ela achava que meus idosos não precisavam da medicação, ela me respondeu que gente como eu não pegava remédio em lugar nenhum, que eu ia até esta UBS por não ter outra opção, e eu respondi que comparecia naquela unidade por ser a mais próxima de meu endereço e que jamais outro posto de saúde havia feito tal recusa.

Está senhora já gritava para todos escutarem, repetitivamente que gente como eu não pegava remédio em lugar nenhum, e que eu estava proibida de voltar a farmácia dela, que eu não colocasse mais meus pés ali, chamou o segurança, que me levou até a calçada da rua, onde a mesma acompanhou fazendo ameaças, gritando e quase me agredindo.

Então senhores, eu lhes pergunto, que tipo de gente eu posso ser por comparecer a um posto de saúde para retirar medicação para pessoas idosas? Que poderes esta Sra DENISE possui para me proibir de comparecer a esta unidade, ela tem este direito, ela possui este poder de decisão? E a Sra FATIMA, de uma hora e meia antes de seu expediente encerrar ficar causando tumulto na fila, com pessoas idosas, mães com crianças no colo, pessoas enfermas, deixando a todos nervosos e anciosos por não conseguir ser atendidos, ela tem este direito?

Fui humilhada e escurraçada desta unidade, pois questionei quando a atendente foi proibida de me atender. Agora lhes pergunto, e os idosos que ali estavam sendo maltratados por estas pessoas, humilhados como se a medicação que estávamos ali retirando fosse uma esmola dada por ambas? Que não reclamam por medo de sofrer o que eu sofri. Isso é correto? Elas como funcionárias públicas, tem este direito? Este é o atendimento prestado normalmente a cidadãos que pagam impostos e esperam receber seus direitos, com um atendimento no mínimo digno e respeitoso. Não foi o que aconteceu naquela unidade e tenho testemunhas que comprovem isto.

Aguardo que uma medida seja tomada e também um retorno para saber se eu posso continuar freqüentando esta UBS, pois fico sem saber se a Sra Denise possui o direito de me proibir de ali comparecer.

Ana Paula B.