Segurança em Condomínios: como proteger seu prédio contra assaltos e invassões
por Jorge Marmion
Fevereiro 23, 2005

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

O Major PM Waldir Rapello Dutra, comandante do 12° Batalhão de Polícia Militar Metropolitana, proferiu nesta terça-feira, na sede do Batalhão, uma palestra sobre "Segurança em Condomínios".

O Major Dutra reconheceu que "a segurança pública é um dever do Estado", mas já que "a polícia não é onipresente" é essencial "a participação da comunidade para que as polícias, Civil e Militar, obtenham êxito".

Segundo o Major Dutra há duas razões para que um crime aconteça: vontade e oportunidade. "Quanto à vontade não podemos fazer nada; quanto à oportunidade podemos tomar medidas preventivas de segurança para colaborar com o sistema de segurança pública da cidade de São Paulo", disse o Major Dutra.

Porteiros e vigilantes

As medidas de segurança a serem adotadas por porteiros e vigilantes visam impedir a oportunidade do crime. Porteiros e vigilantes devem:

Condôminos e moradores

Zelador e Síndico

Equipamentos e técnicas de segurança

A melhoria da segurança condominial requer coletar dados do que precisa melhorar, realizar um estudo da situação, formular alternativas e selecionar um plano a adotar. Há alguns itens que podem ser citados:

"Nada, entretanto, substitui a atenção dos funcionários do condomínio", enfatizou o palestrante.

Ao ligar para o 190

"Os policiais que atendem o 190 são qualificados para um atendimento imediato", afirmou o Major Dutra. É essencial passar a maior quantidade de informações para que a viatura que vai atender a ocorrência tenha as melhores condições possíveis de efetuar um atendimento correto

Pesquise no Guia de Comércio e Serviços do portal Sampa Online:

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo