Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Pesquisa revela: adolescentes paulistas rever seus hábitos alimentares
Maio 29, 2008

De cada 100 adolescentes paulistas, 97 precisam rever seus hábitos alimentares. “O principal problema é o consumo excessivo de gordura e a deficiência ou ausência de fibras”, relata a nutricionista Samantha Caesar de Andrade. Em 2002, ela entrevistou 1.584 jovens, com idade entre 12 e 19 anos, nas cidades de São Paulo, Campinas e Botucatu. “Obtivemos uma amostra representativa de todo o Estado, de acordo com metodologia proposta pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais”, explica.

Os resultados estão na dissertação de mestrado Índice de qualidade da dieta e seus fatores associados em adolescentes no Estado de São Paulo, apresentada no final do ano passado na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP). A pesquisa foi orientada pela professora Regina Mara Fisberg.

Samantha considera os resultados alarmantes, já que apenas 3% dos entrevistados apresentaram dieta considerada saudável. Cada um dos jovens respondeu um questionário sobre suas refeições no dia anterior à pesquisa. As respostas foram tabuladas e submetidas a análise por um programa destinado a identificar nessas refeições dez indicadores “pontuados” de zero a 10: as quantidades de cereais, hortaliças, frutas, leite e derivados, carne e ovos, leguminosas, gordura total, colesterol, sódio e variedade da dieta. “Somando esses itens obtivemos o chamado Índice de Qualidade da Dieta (IDQ), que varia de zero a 100. As dietas podem ser consideradas saudáveis quando essa soma ultrapassa os 80 pontos”, afirma Samantha.Sobrepeso – Para a nutricionista, os dados revelados pelo estudo são muito preocupantes: “Entre os pesquisados, 60% declararam não ter consumido nenhuma fruta no dia anterior à entrevista”. De acordo com Samantha, isso preocupa, porque a adolescência é o período da vida no qual se formam os costumes e hábitos da vida adulta. “Nossa intenção agora é refazer o procedimento com os mesmos entrevistados, alguns já adultos, para verificar a evolução desse processo”, diz.

Durante a análise das respostas, observou-se que adolescentes mais velhos apresentaram dieta menos saudável do que os mais novos. Para Samantha, a tendência é que um jovem de 19 anos passe mais tempo fora de casa e, por isso, a alimentação seja de qualidade inferior, baseada em fast-food (comida rápida de lanchonetes). “Além disso, a maioria dos adolescentes nessa faixa etária trabalha e tem mais autonomia nas escolhas”, afirma.

Os dados da literatura médica indicam uma tendência de piora que pode ser constatada nas taxas de jovens com sobrepeso. Na década de 1970, 4% dos rapazes e 7,5% das adolescentes estavam acima do peso. Hoje essa taxa é de, respectivamente, 18% e 15,5%. “Espero que os resultados da pesquisa sirvam para balizar políticas públicas de saúde voltadas para a educação dos hábitos alimentares”, diz a pesquisadora.

Mais informações, pelo telefone (11) 8555-8593 ou pelo e-mail sami@usp.br

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Fonte: Agência USP de Notícias

Outras notícias

Tenor Jean William celebra o Dia dos Namorados com espetáculo "Passione" no Centro Cultural Camargo Guarnieri.
Apresentação gratuita no dia 11 de junho homenageia o amor em noite especial.

"Vidrado" estreia no Sesc Bom Retiro com a pesquisa inédita de Guilherme Torres no equilibrismo.
Sobre um monociclo acrobático, percorrendo uma trilha de garrafas de vidro com objetos em movimento, o artista cria uma narrativa delicada sobre a coragem de continuar, mesmo diante do impossível.

17º Seminário Internacional Biblioteca Viva reúne convidados nacionais e internacionais em evento gratuito sobre bibliotecas e sustentabilidade.
Com Geni Núñez, Kaká Werá, Vivian Puerta, Patrícia Constante Jaime e Susana Silvestre, evento do SisEB acontece de 9 a 11 de junho, em São Paulo, e propõe debates sobre bibliotecas verdes e gestão e educação socioambiental para a ação cidadã.

Coletivo Desvio Padrão apresenta espetáculos acessíveis e ciclo formativo em São Paulo.
Além das experiências cênicas que colocam pessoas cegas e surdas no centro da criação, a programação reúne oficinas e seminários, gratuitos, sobre audiodescrição e tradução intersemiótica.

Itaú Cultural reúne espetáculo e atividades educativas para crianças e famílias em junho.
Programação ocupa diferentes espaços da instituição com intervenção infantil de formas animadas, ateliê de criação de acessórios personalizados e oficinas de desenho ligadas à Coleção Brasiliana.

+ Mais notícias

Mais Ofertas