Provável demolição da Escola Estadual Martim Francisco desagrada pais de alunos.
Dezembro 06, 2004

Os pais dos alunos da Escola Estadual Martim Francisco, na Rua Domingos Fernandes, estão apavorados: até o final do ano todos os alunos deverão ser transferidos a outras escolas da rede estadual, já que o prédio -construído em um terreno que pertence à Prefeitura Municipal de São Paulo- será demolido.

A escola, fundada em 1938 como Grupo Escolar da Vila Olímpia, ocupa uma quadra inteira num dos bairros mais valorizados de São Paulo, a Vila Nova Conceição. A desconfiança por parte da comunidade é grande: muitos acreditam que a Prefeitura vendeu o terreno para para fazer caixa e pagar dívidas antes de entregar a administração ao governo José Serra.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Governo da Prefeitura afirma que nem sequer cogita-se a venda do terreno, e explica que após receber informações sobre a suposta ociosidade da escola, a Prefeitura enviou, em julho deste ano, um ofício ao Secretário Estadual de Educação, Gabriel Chalita, questionando o número de alunos atendidos pela escola. No mesmo ofício a Prefeitura solicitou a devolução do terreno para transforma-lo em área pública de lazer, caso houvesse realmente subtilização do equipamento público. Ainda segundo fontes da Prefeitura, Chalita respondeu o ofício quinze dias depois, informando que até o final do ano o pedido da Prefeitura seria atendido: a escola seria desativada e os alunos transferidos a outras unidades.

Questionada quanto aos ofícios intercambiados pelas Secretarias, a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Educação não comentou o assunto, alegando desconhecer a resposta de Chalita. Informou, entretanto, que o Secretário reuniu-se na semana passada com pais de alunos, e sugeriu a formação de uma comissão para discutir o assunto junto à Prefeitura. A reunião deverá acontecer até o dia 11 deste mês, quando são aguardadas novidades sobre este assunto.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo