"Kassab quer trocar terreno no Itaim...”.
Helcias Bernardo de Pádua
AGMIB - 5/12/2010

PODEMOS IMPEDIR. - JÁ!
# MAIS UM ABSURDO
## SEM QUALQUER CONSULTA POPULAR

--- ITAHYENSES - AGORA QUEREM ACABAR COM O ENORME QUARTEIRÃO DE ENSINO, CULTURA E SAÚDE (BIBLIOTECA ANNE FRANK-EMEI-ESCOLAS ESTADUAIS-CRECHE-POSTO DE SAÚDE-CAPS-APAE e TEATRO).
#### LOCAL - QUARTEIRÃO: Ruas LOPES NETO; COJUBA e SALVADOR CARDOSO; AV. HORÁCIO LAFER.
1. Folha de S.Paulo - Kassab quer trocar terreno no Itaim por 200 creches - 04/12/2010
... Sábado, 04 de dezembro de 2010.
Kassab quer trocar terreno no Itaim... (por 200 creches).
Mas é só o começo. Com a permuta, a prefeitura pretende conseguir...
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0412201017.htm
http://search.folha.com.br/search?q=KASSAB%20ITAIM%20BIBI&site=jornal
Acessem: www.memoriasdoitaim.com.br

Uma importância desse quarteirão é..., - aonde ainda temos uma das casas da família Couto de Magalhães - chateu -, atualmente servindo para a CRECHE da Paróquia Santa Teresa de Jesus.
São muitas crianças, na maioria, filhos de trabalhadores que passam o dia todo servindo em casas, apartamentos, escritórios e estabelecimentos comerciais. AONDE ESSAS CRIANÇAS VÃO?
# Na verdade é o enorme interesse, fartamente demonstrado, das incorporadoras e construtoras, sem pensar nas necessidades da nossa mais simples população.
No quarteirão temos: um Posto de Saúde, a APAE, o CAPS (recentemente reformada pela própria PMSP), uma excelente EMEI, uma escola estadual (tempo integral), sem contar com a tradicional e respeitada Biblioteca Pública Anne Frank, - a primeira biblioteca infantil do município de São Paulo, fora do centro, em terreno escolhido por Monteiro Lobato. Isso mesmo, e a sua primeira sede foi na casa-chateau dos Couto de Magalhães.
• Aguardem novos textos e fotos
Isso mesmo - SÓ PRESERVA QUEM CONHECE e NÓS ITAHYENSES CONHECEMOS e lutamos pelo resgate, preservação, divulgação e respeito às nossas MEMÓRIAS E HISTÓRIAS.
Vamos exigir sérios esclarecimentos e queremos participar em todos tramites, com o objetivo de IMPEDIR mais um desrespeito e séria demonstração da ganância de alguns empresários.

HISTÓRICO DA BIBLIOTECA ANNE FRANK
O primeiro prédio que a biblioteca ocupou localizava-se na Rua Santelmo, nº 1 (atual Cojuba). Era uma casa adaptada, ao lado de um parque infantil da Prefeitura. Nas proximidades, as ruas eram de terra e com pequeno movimento de veículos. Ameixeiras, laranjeiras e muitas camélias rodeavam o edifício. O córrego do Sapateiro, que servia para irrigar as chácaras vizinhas, passava bem próximo, e no local onde atualmente é a ponte Cidade Jardim existia uma mina de água potável que servia os moradores do bairro.
Apesar de ser inaugurada em 25 de janeiro de 1946, suas atividades tiveram início somente em 16 de junho de 1947, com o funcionamento das salas de leitura e de empréstimo. Em outubro do mesmo ano foi inaugurado o cinema para crianças.
Passados seis anos a biblioteca contava com um número significativo de usuários; o espaço tornara-se pequeno demais para comportar a demanda, surgindo, portanto, a necessidade de ampliar as instalações. No dia 23 de fevereiro de 1953 foi lançada a pedra fundamental do novo prédio, em um terreno de 1200 m². As obras terminaram dois anos depois. No dia 17 de maio de 1955 foi inaugurada a Biblioteca Infantil do Itaim e o Teatro Infantil, na Rua Cojuba, nº 1, ainda sem calçamento e iluminação.
Em 28 de junho de 1962, através de um Ato do então Prefeito Prestes Maia, a Biblioteca do Itaim passou a ser denominada Biblioteca Infantil Anne Frank, em homenagem à jovem escritora, heroína da 2ª guerra mundial, que registrou em um diário todos os acontecimentos de sua vida enquanto permaneceu com a família em um esconderijo, em Amsterdã, na Holanda.
No primeiro semestre de 1995 a biblioteca cedeu parte de suas instalações para a EMEI Tide Setúbal, cujo prédio foi demolido para a construção de um novo edifício. A biblioteca ficou reduzida a apenas uma sala, onde fazia o atendimento de pesquisa e empréstimo. Um ônibus-biblioteca foi instalado no jardim para o empréstimo dos livros infantis. No dia 29 de janeiro de 1996 a Biblioteca Anne Frank reabriu suas instalações ao público com uma festa de comemoração.
Em 2003 a biblioteca foi totalmente reformada e modernizada com o apoio da Visanet e da Grifa Cinematográfica, por meio da Lei Mendonça, de incentivo fiscal. O Decreto nº 44.740, de 13 de maio de 2004, oficializou a denominação: Biblioteca Infanto-Juvenil Anne Frank.
A Biblioteca conta com um acervo de aproximadamente 45 mil exemplares constituído por livros didáticos, paradidáticos, dicionários, enciclopédias, jornais, revistas, recortes, mapas, atlas, multimídia, etc. Também possui computadores conectados à Internet. Legislação referente à biblioteca:
Criação: Lei nº 3.853 de 18 de março de 1950
Inauguração: 25 de janeiro de 1946

Acompanhe a Folha.com no Twitter
04/12/2010 - 09h10
Kassab quer trocar terreno no Itaim por 200 creches; deficit de vagas é de 125 mil.
PUBLICIDADE
EVANDRO SPINELLI
DE SÃO PAULO
Para cumprir sua promessa de zerar o deficit de creches, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) pretende trocar um terreno de 20 mil m2, na região do Itaim Bibi (zona oeste de São Paulo), para quem oferecer a construção de mais unidades infantis. É o que informa a reportagem de Evandro Spinelli publicada na edição deste sábado na Folha e disponível na íntegra para assinantes do jornal e do UOL.
Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook
Com a permuta, a prefeitura pretende conseguir 200 creches com 160 vagas cada uma, totalizando 32 mil novas vagas. A demanda registrada pela própria prefeitura em setembro deste ano, porém, era de 125 mil crianças.
Kassab já tentou construir creches por meio de uma PPP (parceria público-privada), mas a ideia parou no Tribunal de Contas do Município.
Pelos cálculos da prefeitura, o terreno vale de R$ 20 milhões a R$ 30 milhões.
A escolha da empresa que fará a permuta será feita por licitação, a ser aberta no primeiro trimestre de 2011.
“A iniciativa privada pode ir, comprar o terreno, pagar, construir, tudo muito mais facilmente”, afirma o secretário municipal.
Se o modelo der certo, diz Cintra, outros imóveis da prefeitura podem ser usados na permuta por creches.
Editoria de Arte/Folhapress

SENHORES: ALERTA, QUESTIONAMENTOS e SUGESTÕES para...
PMSP; CMSP; o Min. Público Federal e Estadual; da Subprefeitura de Pinheiros; as Secretarias Municipais de Urbanismo, da Educação, da Saúde e da Cultura; as incorporadoras, empreiteiras, construtoras, imobiliárias; aos ITAHYENSES e a população, em geral.
Observem, cuidadosamente, no quadro acima, as ÁREAS VERDES (menos a do Pq do POVO), no final da Av. Horácio Lafer e Rua Leopoldo Couto de Magalhães.
São terrenos desocupados e públicos, próximos a uma BELÍSSIMA estação de trem urbano e de INÚMEROS “pontos” de ÔNIBUS que se dirigem À VÁRIOS bairros, que trazem e levam (Vai Vem = BI BI) centenas de pessoas, trabalhadores em geral, muitos USUÁRIOS de CRECHE, da Unidade de Saúde, das Escolas Públicas, da biblioteca, do CAPS e da APAE.
PORQUE não usar esses terrenos – DESOCUPADOS – para a CONSTRUÇÃO e TRANSFERÊNCIA dessas necessárias instituições, também públicas, atualmente contidas no terreno de cor amarela?
Será que é tão necessária a “TROCA” de um enorme terreno (cor amarela), totalmente ocupado, desalojando instituições públicas tradicionais e de enorme importância cultural, educacional e de saúde?
Quais os necessários APONTAMENTO JUDICIAIS e administrativos e, também as obrigatórias COMPENSAÇÕES, tanto ambientais, culturais, urbanísticas, educacionais que a região (Bairro do Itaim Bibi) terá?
Qual o REAL VALOR ECONÔMICO dessa enorme área (em amarelo)?
Aonde e quando que as 200 creches serão construídas?
“VAMOS QUESTIONAR, PARTICIPAR e SABER o real INTERESSE dessa possível transação!
Para nós ITAHYENSES, mais parece favorecer o GRANDE INTERESSE de empreiteiras, ávidas em construir seus MEGA EDIFÍCIOS, tendência ou boom” imobiliário. Essa ocupação irá aumentar o movimento urbano, em todos os sentidos, numa região já ESGOTADA.
Associação Grupo Memórias do Itaim Bibi
Rua Joaquim Floriano 209, apto 214.
Itaim Bibi-SPSP
Helcias Bernardo de Pádua
memorias@itaim.com.br
helciaspadua@yahoo.com.br
11 - 9568.0621
11 – 2818.6600
11 – 3168.7170 (fax)
DEZEMBRO – 04 – 2010
SPSP