Golfarb vende unidade, desfaz contrato sem dar satisfação
Julho 28, 2010

Adquiri no ano de 2007 um apartamento da GOLDFARB. Paguei as intermediárias todas, inclusive chave a até o pagamento de condomínio, mas até agora não sei que fim dará essa negociação, já que a Construtora resolveu cancelar o contrato e informou que está em fase de negociação com outro comprador – negociação essa que já dura mais de seis meses e até agora a empresa não me dá resposta nenhuma sobre o caso. Uma das respostas que encaminharam recentemente ( e não diretamente para mim, foi o que eu soube, já que ninguém me dá uma resposta concreta) foi a de que a empresa cancelou o contrato porque eu estava inadimplente. Tenho como comprovar que paguei todas a prestações, inclusive a chave com antecedência, jamais estando na condição inadimplente.

Em fevereiro deste ano fui diretamente a GOLDFARB e o atendente me disse que a unidade estaria livre novamente – encaminhei toda a documentação necessária, mas até o momento ninguém me retorna, inclusive ninguém fala nada sobre tudo o que eu paguei até agora, ou seja, o que eu paguei a GOLDFARB até hoje não se preocupou em se pronunciar para reaver – e não é o que quero, pois quero essa unidade.

Isso que eu escrevo é para o espaço de reclamação, mas coloco como sugestão de pauta, porque o que fizeram comigo foi muito injusto. Eles alegam que não conseguiram entrar em contato comigo na época de assinar o contrato e, portanto, cancelaram. Mas recentemente soube por intermédio indireto que eles disseram ter cancelado por eu estar inadimplente – coisa que nunca estive.

Mais detalhes

Ocorre que a CONSTRUTORA informou, em meados do ano passado, que minha aquisição estava cancelada. A GOLDFARB disse que tentou contato comigo para efetivar a compra junto a CEF, mas, como eu havia viajado, a empresa não me localizou, sendo assim, cancelou o contrato, mas deixo claro que paguei tudo o que deveria pagar até a chave em dia, pagando até adiantado! Oras, quem paga adiantado tem alguma razão por querer cancelar o contrato?

Claro que tudo isso é especulação imobiliária. O local valorizou e então resolveram vender para outra pessoa, mais caro!

Em momento nenhum estive de acordo com esse cancelamento. Se eu quisesse cancelar, porque eu teria pagado tudo, até chave, inclusive condomínio mesmo sem morar lá?

Em outubro do ano passado tentei reaver a situação, mas a atendente na ocasião disse que o apartamento já tinha sido vendido para outro. No entanto, em fevereiro de 2010 estive na GOLDFARB e a informação que tive por meio do atual atendente foi que “a unidade estava vaga” e que eu poderia dar entrada na documentação, foi o que fiz, inclusive tenho mensagens de e-mails entre mim e o atendente me solicitando a documentação. Tudo foi entregue no prazo solicitado pelo atendente, mas até hoje questiono o atendente sobre o andamento e o funcionário diz que não tem ainda informações.

Se preciso for tenho cópias dos e-mails em que ele solicitava a documentação. No que consta havia, de fato, essa negociação este ano. Desde que fiz a aquisição da unidade, deixei de procurar outro apartamento porque optei por comprar lá pelo valor, “que estava ótimo” e por ter parente no mesmo condomínio, cuja janela ficava de frente para sua unidade.

A unidade ainda está vazia desde aquele período e o atendente havia informado que, realmente haviam cancelado e vendido (o apto) para outro, mas que essa outra pessoa não queria mais e que estava tentando vender para outra pessoa e que faltava somente essa pessoa assinar o cancelamento. Mas no meu caso ninguém esperou que eu assinasse, cancelaram e pronto, isso é errado. A GOLDFARB tem que arcar com esse prejuízo todo, colocou dois compradores para uma única unidade e agora tem que prejudicar um, sem a preocupação com o consumidor nesse caso.

Eu acho isso um absurdo, porque no meu caso CANCELARAM, mesmo eu efetuando todo pagamento e agora ( a construtora) fica a espera de ver se a pessoa consegue vender? Ou seja, a pessoa não comprou efetivamente e quer passar pra frente, já que o apartamento valorizou e eu, que iniciei toda uma história três anos atrás devo ficar esperando? Esperando o que, venderem e depois só me informarem que não deu certo?

Estou indignado com a situação. Agora estou sem perspectiva de comprar outro apartamento já que não encontrarei nada no mesmo valor que havia encontrado na época. Quero reaver essa unidade da forma a mim foi oferecida três anos atrás.

Trata-se de uma cobertura (simples) em um bairro da região IPIRANGA, zona sul de São Paulo.

Seguem dados do apartamento: CONDOMÍNIO VIDA ÁUREA, NA REGIÃO DO SACOMÃ/ IPIRANGA, zona sul de São Paulo, em 2007. Bloco 9 apto 42.

Fernando, 38 anos