Geratherm Speed Bike: um lixo

Em Junho de 2010 comprei um Geratherm Speed Bike. Achei que seria uma boa compra já que um único aparelho substituiria dois outros que já tinha: um ciclocomputador (da Decathlon) e um cardiofrequenciômetro (Polar).

Ao tentar instalá-lo, em uma Canondale F7, minha primeira surpresa: a fita plástica (amarrilho) que deveria amarrar o sensor à suspensão (Gila Pro 100mm) era curta demais. Só servia para uma bike sem suspensão. Lá tive eu de sair a comprar uma fita de maior comprimento.

Após finalmente instalar o conjunto, tentei utilizá-lo. Até agora não consegui. O manual é absurdo; as instruções são inúteis.

Decidi ligar para a empresa. Explique que o manual não esclarecia como calcular o valor do parâmetro em função do tamanho da roda, e o rapaz que entende do ciclocomputador me disse: " você pega uma fita dessas de costureira e mede o diâmetro da roda. Depois coloca em modo DST e insere o valor 2 vezes Pi vezes o Raio".

"Mas 2 x Pi x raio é a fórmula que da o diâmetro a partir da medida do raio", respondi. "Para que vou medir o diâmetro com fita de costureira se posso medir o raio?", perguntei.

"Bem, você insere o valor 2 x Pi x raio", me disse.

Lá fui eu medir. O raio da minha roda é mais ou menos 32 centímetros. Vezes 2 dá 64, vezes 3,14 dá mais ou menos 200 (duzentos). Mas ao tentar inserir o valor, não consegui: segundo a página 11 do manual, o valor mínimo de DST é 2085 (dois mil e oitenta e cinco)! Tentei em milímietros: o valor que consegui é 2009, abaixo do valor mínimo exigido.

Na mesma página há instruções para efetuar uma outra medição da roda, desta vez para o odômetro. Desta vez os valores mínimo e máximo são completamente diferentes (zero até 99999). Mais uma vez não  há qualquer referência a como medir o tamanho da roda.

Para que eu deveria inserir duas vezes o valor da roda? Até agora estou tentando  entender.

Tentei verificar se no site da empresa, em Alemanha, o manual original do produto estava disponível para download. Não há qualquer referência ao tal de Speed Bike. Ao pesquisar pelo termo Speed Bike obtive:

Die Suche erzielte keine Treffer. Bitte suchen Sie erneut.

Escrevi, então, à empresa alemã, perguntando se o produto era realmente deles, e que precisava de assistência. Eles retransmitiram meu e-mail ao representante no Brasil, e o diretor local, Marcio Souza, retransmitiu o email a um dos seus empregados dizendo:

contate este estupido abaixo e explique sobre o speed bike.

Obviamente, o "estupido abaixo" era eu.

Para finalizar, no sábado, fazendo trilha em Itupeva (SP), percebi um outro problema: a unidade que vá no suporte fixado ao guidão não tem trava. Se você coloca o suporte em posição horizontal, para facilitar a leitura, e a trilha for muito acidentada, a probabilidade é alta da unidade cair.

Em resumo, estou profundamente arrependido de ter comprado este lixo.

Jorge Marmion