Avenida Santo Amaro terá duas novas pistas no trecho da Parada dos Eucaliptos.
Quem ganha são os 700 mil usuários do corredor
Abril 11, 2002

por Glaucia Noguera

Parada dos Eucaliptos O programa de recuperação do Corredor Nove de Julho, implantado pela Prefeitura de São Paulo, chegou à Parada do Eucaliptos. Desde o mês de março, máquinas e funcionários executam as obras de alargamento deste ponto da Avenida Santo Amaro. "Quando tudo estiver terminado, o corredor dos ônibus terá mais duas pistas: uma no sentido bairro-centro e outra no sentido contrário", contou o engenheiro Luís Horta, responsável pelas obras que devem ser concluídas no início do segundo semestre.

A reforma é uma antiga reivindicação da CET e da SPTrans para desafogar o trânsito da região no trecho entre as Avenidas dos Bandeirantes e Juscelino Kubitcheck e beneficiará 700 mil passageiros que utilizam o corredor diariamente. Nos relatórios das duas entidades, a Parada dos Eucaliptos aparece como um ponto crítico no corredor, já que não oferece ponto de ultrapassagem. Devido à pista única para cada sentido, enquanto um ônibus espera o embarque ou desembarque de passageiros, os outros que vem atrás também são forçados a parar, independentemente da necessidade. "Neste ponto, a velocidade média dos ônibus chega a 7km/h quando no restando do trajeto ela é de 16km/h. A Parada dos Eucaliptos era o único ponto do corredor inteiro que apresentava este problema", disse o chefe da assessoria técnica da Secretaria de Transportes, Eng. Pedro Nagao. 

Os corredores de ônibus foram inaugurados em 1987 com uma série de pendências, que foram sendo resolvidas aos poucos. A questão da Parada dos Eucaliptos é uma delas. Além de pontos de congestionamento, o local registra o maior índice de acidentes automobilísticos e atropelamentos do corredor. Isso porque as calhas viárias e calçadas são mais estreitas do que o normal. "Tudo lá é muito apertado e essa reforma dará maior segurança aos pedestres e aos motoristas", acredita o Engenheiro da CET, Luís Rinaldi.

Apesar de todas as vantagens apresentadas pelas entidades responsáveis pelo trânsito e o transporte, a permissão para a execução das obras não foi tão facilmente conseguida, tendo a prefeitura de enfrentar a resistência dos moradores das proximidades. A responsável pela queda-de-braço é a praça, localizada em frente a Parada, que perderá um pouco de sua extensão para permitir a construção das novas pistas. Esta área de lazer é pública, mas mantida pela Associação dos Condôminos da Quadra dos Príncipes, entidade que, a principio, não viu com bons olhos o fato de ter de ceder 12 dos 58 metros do local. "Apoiamos a Associação e estivemos duas vezes na Secretaria Municipal dos Transportes para tentar impedir as obras. Foi uma briga de foice, mas no final eles nos convenceram de que a reforma trará benefícios para um número bem maior de usuários do ônibus do que para os da praça", contou a presidente da Associação de Moradores e Amigos de Moema, dona Lygia Horta. 

O acordo só foi possível pelas promessas da prefeitura com relação ao futuro desta área de lazer. O projeto prevê a remodelação da praça, com a construção de banheiros públicos para deficientes físicos, instalação de bebedouros e plano paisagístico. "As condições serão muito melhores depois que essas modificações forem feitas. Hoje, a praça ocupa uma área grande, mas é praticamente toda de concreto. Isso faz com que o espaço seja muito quente nos dias de calor", explicou o Eng. Nagao. Segundo ele, o projeto prevê o aumento da arborização e das áreas permeáveis para retenção das águas das chuvas e para oferecer sombra. O mobiliário público também será trocado. 

Parceria - Para recuperar a pavimentação e requalificar os 18 km do corredor de ônibus, a Prefeitura firmou parceria com o Grupo Telefônica para completar os recursos financeiros necessários. O custo da obra está estimado em R$ 1.400.000.

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