Usuários da Av. Robert Kennedy desaprovam o corredor exclusivo.
Março 27, 2002

No dia 12 de dezembro de 2001 a Companhia de Engenharia de Trânsito (CET) implantou, durante o horário de pico, o corredor exclusivo de ônibus na Av. Robert Kennedy. Das 05h às 08h, sentido bairro-centro, e das 16h às 20h, no sentido contrário, somente veículos de transporte coletivo podem circular na faixa da direita da referida avenida. Três meses após a implantação da medida, e incentivamos por vários e-mails recebidos na redação do Sampa Online por motoristas que, bastante irritados, queixavam-se da situação, fomos até o local ouvir a opinião da população.

A opinião dos motoristas.

Para Rosana Rosa de Oliveira, "o trânsito piorou nos últimos meses; estamos levando cerca de 30 minutos no mínimo da Cid. Dutra /Av. Jangadeiro ou Teotônio Vilela até a Ponte de Interlagos". Tânia, 29 anos, concorda que o trânsito "piorou bastante depois que fizeram o corretor". Marcos, 32 anos, diz que "esse trânsito aqui não funciona; depois que inventaram esse negócio dessa linha livre aqui piorou para todo mundo". Jurival, 35 anos, também é contrário ao corredor: "Ficou melhor para os ônibus lá, né, mais ficou ruim para nós aqui". Eliana, 32 anos, também avalia negativamente a medida: "Eu achei que piorou, o trânsito ficou mais intenso e o farol não anda". Embora ache a medida "necessária", para aliviar os ônibus, Eliana acha que "mais alguma coisa vai ter que melhorar". Tina, 30 anos, usuária freqüente da avenida, qualifica de "horrível" a situação: "Depois que colocaram a faixa exclusiva e esse monte de farol ficou pior. Antigamente era bem melhor; eu sempre andei por aqui e até colocar a faixa exclusiva aqui não pegava tanto esse trânsito. Agora está horrível mesmo". Marcia até enviou e-mail à CET, afirmando que "O trajeto de Veleiros a Socorro que era feito em cinco minutos, atualmente leva mais de VINTE  e o mais revoltante é estar em um congestionamento monstruoso, que ocupa as DUAS pistas da Av. Robert Kennedy, destinadas aos automóveis, e ver a pista exclusiva de ônibus completamente vazia com guardas nervosos e despreparados tentando controlar a revolta dos motoristas". Davi, 30 anos, embora acredite que o trânsito piorou sensivelmente após a implantação do corredor, apóia a medida: "Eu acho que tem que ser assim mesmo, por que quem depende da condução sofre com isso".

A opinião dos usuários do transporte coletivo

Lúcia, 42 anos, considera que "ainda está péssimo" e não houveram muitas mudanças: "ainda estou chegando atrasada no serviço todo o dia". Cristiane, 31 anos, ao ser questionada se houve alguma melhoria com a implantação do corredor exclusivo, respondeu: "Sinceramente, eu acho que não. Está igual que antigamente". Elza, 42 anos, acha que "está igual". Igual de bom ou igual de ruim?, perguntamos. "Mais prá ruim do que prá bom", respondeu Elza. Para Rosana, 35 anos, "melhorou muito não". Arlindo, 30 anos, usuário freqüente do transporte coletivo, aprova a medida, já que acredita ter melhorado "um pouco". Pouco ou bastante?, questionamos. "Razoável", respondeu: "O ônibus anda mais rápido por causa do corredor".

A opinião dos motoristas  do transporte coletivo 

Luiz Carlos, condutor da lotação 4133, afirma que "está bom até às 08h". Depois piora, "porque os carros já começam a pegar a faixa". Para Odair, 49 anos, motorista da Viação Bola Branca, "deu uma melhorada" já que a velocidade média aumentou consideravelmente. Para Zacarias, motorista da lotação 4183, entretanto, "está  quase a mesma coisa".

E qual é a posição da CET? 

Ligamos várias vezes para o Sr. Valdir Amado, chefe da região da Capela do Socorro (telefone 5641-3235) mas não fomos atendidos nem recebemos qualquer retorno (aguardamos 48 horas). A vizinha Márcia ainda aguarda resposta de dois e-mails enviados à "transparente" CET em 14 e 15 de fevereiro.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo