Troféu Botina Amarela 2006: Currículos

ANTONIO GOULART DOS REIS

Nasceu em 1953 em Vargem Bonita-MG.
Casado, tendo como profissão Administrador de Empresas, foi eleito vereador em 1996 à Câmara Municipal de São Paulo.
Integrava o antigo MDB, na ala Progressista, conhecida como MDB autentico, coordenou a campanha para deputado federal do Dr. David Lerer, médico do Trabalho.
Chefiou o Gabinete do Dep. Estadual Sergio Santos, bem como o gabinete do vereador Antonio Carlos Caruso, ocasião em que assume as causas de Santo Amaro.
Antonio Goulart está em seu terceiro mandato, sempre se destacando como dos mais atuantes da Câmara, tanto é verdade que, desde que assumiu seu mandato em 1997 participou das Mesas Diretoras daquela Casa de Leis, chegando ao ápice quando foi eleito 1° Vice Presidente da Câmara Municipal.
Sua atuação como vereador inclui dezenas de projetos legislativos aprovados, dentre eles lembrando o tradicional Autódromo de Interlagos em parque público, com a criação do Museu Airton Senna, ainda, uniforme e material escolar gratuito nas escolas municipais
Membro Vice Presidente da SOBEI (Sociedade Beneficente Equilíbrio de Interlagos), Conselheiro Vitalício da Torcida Gaviões da Fiel, Conselheiro Vitalício do Sport Clube Corinthians Paulista, Membro da Augusta e Respeitável Loja simbólica Fé, Equilíbrio e Luz.
Mais do que isso, Santamarense por opção e coração.
Apreciável currículo que passa aos anais do CETRASA.

AUGUSTO EDUARDO DE SOUZA ROSSINI

Doutor e Mestre em Direito Penal pela PUC/SP.
Bacharel em Direito pala Universidade Mackenzie, Promotor de Justiça desde 1989, atuando exclusivamente na área penal desde 1992.
Nomeado pelo Ministro da Justiça para compor a Comissão de Juristas para Reavaliação da Lei 9099/95.
Atividade docente em diversas instituições de renome, nas disciplinas de Direito Penal e Processo Penal e convidado da Escola Superior da Magistratura, da Escola Superior da Advocacia, da Escola Superior de Policia e da Associação de Advogados do Brasil.
Autor de diversas obras, artigos e comentários sobre direitos humanos, violência, meio ambiente e responsabilidade penal de pessoa jurídica.
Começou sua vida profissional como escrevente em Vara Judiciária do Foro Regional de Santo Amaro, dedicando-se sempre para o engrandecimento e zelo das coisas deste Bairro Cidade.
Atualmente Promotor de Justiça do 3° Tribunal de Júri da Capital, 4° Promotor de Justiça do 3° Tribunal de Júri da Capital, atuando especificamente em Santo Amaro onde alem do seu mister dentro do Ministério Publico ainda presta relevantes serviços à sociedade santamarense com palestras e assistência à periferia.
Detentor de um currículo invejável, extenso e brilhante que passa a fazer parte dos anais do CETRASA.

JAIME COSTA NASCIMENTO

Nascido em 31/10/1933 em São Jose do Rio Preto, aos 2 anos veio para Santo Amaro.
Filho do Dr. Dioracy V. S. Nascimento já falecido, que pertencia ao corpo Clinico da Santa Casa de Santo Amaro e foi Chefe do Posto de Puericultura de Santo Amaro.
Sua mãe dna. Maria Luiza Costa Nascimento, hoje com 92 anos foi professora do Grupo Escolar Paulo Eiró.
Jaime Costa Nascimento é formado pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro desde 1960. Fez pós-graduação em Pediatria em 1965 na USP, assim, como seu pai passou a exercer Medicina Pediátrica.
Jaime, funcionário Público Federal do extinto SANDU de 1962 a 1966, ano em que pediu sua exoneração.
Trabalhou no Posto de Puericultura de Embu das Artes e de Santo Amaro, bem como no Hospital Infantil Candido Fantoura, de 1966 até sua aposentadoria.
Como médico da Santa Casa de Santo Amaro, em 1962, o provedor do Hospital, Dr. Carlos Augusto de Campos, o nomeou para o Corpo Clínico, definitivamente.
Professor assistente da Cadeira de Pediatria da Faculdade de Medicina de Santo Amaro,-OSEC, e Professor convidado do Instituto Adventista de Ensino para o Curso de Pediatria, na Faculdade Adventista de Enfermagem.
Sempre possuiu Clinica de Pediatria, no Bairro de Santo Amaro, exercendo essa missão por 44 anos, com muito carinho e dedicação.
Como pediatra, passaram 2 gerações de Santamarenses em suas mãos, ontem filhos, hoje pais e avós. Alguns foram seus clientes e hoje são seus colegas.

JOSÉ OLIVEIRA ALMEIDA DINIZ NETO

Nasceu em 23 de setembro de 1969.
Filho de José Oliveira Almeida Diniz Junior, o" Zezito" e de Yolanda Aparecida Vasami Diniz.
Avós paternos: "Verador" José Oliveira Almeida Diniz, o Popular "Zé da Farmácia" e Maria Marphisa Paulinette Diniz.
Avós Maternos: Rafael Vasami e Maria francisca Vasami.
Casou-se em outubro de 2000, em Londres, Inglaterra, com Louisa Margaret Diniz.
Pai de José de Oliveira Almeida Diniz, hoje com um ano e oito meses de idade; aguarda para setembro deste ano mais um herdeiro.
José Diniz Neto é membro fundador do CETRASA - Centro das Tradições de Santo Amaro, junto com seu pai, José Diniz Junior e alguns amigos, sendo alguns deles César e Alexandre Moreira Neto, atual Presidente desta Entidade gestora do Troféu Botina Amarela e do Museu de Santo Amaro, o qual teve em sua Comissão Fundadora suas irmãs Ana Lúcia e Maria José Oliveira Almeida Diniz e sua esposa, Louisa.
Desde seu nascimento até hoje, participou, como romeiro e colaborador de várias Romarias da Associação Santamarense dos Romeiros de São Bom Jesus de Pirapora, "Romaria do Zé da Farmácia" fundada em Abril de 1952 por seu Avô, José Diniz e seu tio avô Geraldo Diniz, o "Pracinha".
Mantém a Chácara Boa Esperança, no Parque do Lago, como tradição familiar, local este onde organiza e realiza anualmente eventos beneficentes.
Cursou o primário e o ginásio no Colégio Franciscano João XXIII, no Morumbi e no Colégio Novo Ângulo, em Moema. Concluiu o segundo grau no Colégio Objetivo. É formado em piano.
Ingressou na carreira profissional de Rodeio em 1987, onde conquistou por vários anos consecutivos título de campeão nas maiores competições Brasileiras.
Podemos citar alguns de seus títulos nas modalidades de montaria em touro e cavalo:
- Bi-Campeão da Copa São Paulo;
- Segundo lugar na Copa Brasil em Barebek;
- Quinto lugar na Copa Brasil;
- Bi-Campeão e Finalista, por dez anos, da Festa do Peão de Boiadeiro de Itapecerica da Serra;
- Em 1991 foi finalista da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos;
-Bi-Campeão da Festa do Peão de Boiadeiro de Embu das Artes, sendo esta a primeira Competição Internacional de Rodeio a acontecer no Brasil com a participação dos campeões americanos das modalidades montaria em touro e cavalo e também a primeira a ter a participação do Presidente da Associação Americana de Rodeio.
Preside, desde 1997, a Companhia Sul América de Rodeio e Estruturas Tubulares, empresa familiar, que foi fundada por seu pai, "Zezito" em 1957, responsável pelas maiores e mais importantes Festas do Peão de Boiadeiro, Feiras Agropecuárias, Exposições e Circuitos de Rodeio existentes hoje em todo território nacional.
Por toda sua trajetória, tanto esportiva quanto empresarial, até os dias de hoje, sempre representa "SANTO AMARO" por onde passa.

MARIA MARTA BEDENDO DA SILVA

Casada há 23 anos com Valdecir Nunes da Silva, dessa união nasceram dois filhos, Rafael com 20 anos e Juliana com 13 anos.
Excelente mãe e esposa, é empresária e companheira de todos que a rodeiam e a incentivam nessa jornada muito feliz.
Como Empresária na região de Santo Amaro, atua no ramo de prestação de serviços. Trabalha há 15 anos como voluntária em várias áreas.
Presidente do Y'SMEN Clube Internacional Santo Amaro, que é um braço filantrópico da ACM de Santo Amaro.Com este trabalho apóia 108 crianças de baixa renda da região dando apoio com eventos e outros.
Conselheira da Associação Comercial de São Paulo.
Voluntária da Casa de Caridade Jesus de Nazaré
Voluntária no CETRASA
Voluntária do Conselho da Mulher Empreendedora
Moradora de Santo Amaro há 28 anos, sempre participando dos movimentos sociais e do voluntariado

TERUO YATABE

Advogado santamarense, casado com a arquiteta Lílian Lie Okamoto, tem 2 filhos Viviam e Vinicios.
Foi Diretor Tesoureiro da 102ª Subsecção OAB Santo Amaro, Instrutor da Comissão de Ética e Disciplina da OAB - São Paulo, Curador da Comissão de Ética e Disciplina da OAB - São Paulo.
É assessor da 5ª Turma Disciplinar TED V do Tribunal de Ética e Disciplina OAB - SP desde 19/10/2005.
Foi Superintendente da Distrital Santo Amaro da Associação Comercial de São Paulo onde é Conselheiro nato.
Na Associação Comercial exerceu os cargos de Diretor Pleno, Conselheiro Consultivo, Conselheiro Deliberativo,tendo sido ainda Coordenador da Câmara Superior de Política Urbana da Associação Comercial de São Paulo.
Foi Membro da Comissão Pró-Instalação do Foro Regional de Santo Amaro, bem como Membro da Comissão de Estudo para Instalação do novo Foro Regional de Santo Amaro.
Presidente da Comissão Coordenadora do Movimento "Metro - Próxima Estação Santo Amaro", desde 1990.
Pertence ao Rotary Clube de São Paulo
Foi Presidente do Fórum Pró Desenvolvimento de Santo Amaro
Foi Presidente do Fórum da Comissão de Segurança da Associação Comercial de São Paulo.
Membro do Conselho Consultivo do Guarapiranga;
Membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - CADES.
Foi nomeado diversas vezes para as Juntas Eleitorais de Apuração de Eleição.

FAMÍLIA ARON e IDA JACOBOVICZ

Aron vindo de Nova Wies e Ida, de Pinsky, ambos da Polônia.
Conheceram-se em Pelotas - RS posteriormente se encontraram em Santo Amaro e casaram-se em 1934. Moraram em Santo Amaro numa casa alugada na rua Alfredo André onde nasceram seus três filhos: Amália, Mauricio e Nata.
Após algum tempo compraram uma linda casa na rua Barão do Rio Branco ajardinada e avarandada onde hoje é o Banco Santander.
Ida, sua esposa cuidava do lar e ele, o típico mascate, saia com sua mala de Santo Amaro a Parelheiros, a pé, vendendo roupa de cama e panelas, posteriormente comprou uma bicicleta.
Em 1946 alugou uma loja da rua "Direita", hoje Capitão Tiago Luz, na época, rua de terra, onde passava a boiada em direção ao Matadouro. Nesta loja tinha um pequeno estoque de panelas e roupas de cama.
Começou a trabalhar com móveis, nascendo a "Casa de Moveis Progresso", durante muito tempo entregava mercadoria vendida em uma carroça puxada a burro de propriedade do famoso Xico Carreteiro que fazia o frete. Posteriormente comprou uma camionete Ford 1941.
Ajudado pela esposa construiu uma loja que inaugurou em 1959 na rua Senador José Bonifácio (rua do cotovelo - "ruazinha").
Foi Membro da Associação Comercial de Santo Amaro onde era Conselheiro desempenhando excelentes trabalhos em prol de Santo Amaro, inclusive na parte social.
Foi da irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro, colaborando financeiramente até seu falecimento.
Participou do movimento pela Emancipação de Santo Amaro.
Participou da comissão que lutou pela construção da 1ª linha do Metrô em Santo Amaro.
Participava de todos os movimento sociais, inclusive dos Cavaleiros do Senhor Bom Jesus de Pirapora e com as escolas de samba de Santo Amaro , a época, que era a Escola Preto e Branca e a "Escola do Pife".
Sempre lutou em prol das causas santamarenses pois amava o povo que tão bem acolheu este imigrante, sua esposa neto e filhos que aqui nasceram.

FAMÍLIA JAIME MARQUES

Em 26/10/1914 veio ao mundo Jaime Marques, o primeiro filho do casal Joaquim Marques e Maria da Conceição Marques, portugueses, moradores do bairro do Brooklin.
O menino tão festejado e querido, aos 19 meses de idade sofre uma paralisia infantil na qual perdeu os movimentos da perna direita.
Aos cinco anos começou a andar de muletas, já em Santo Amaro e aos sete anos já estudava no Grupo Paulo Eiró.
Aos 18 anos conhece Olga Schoeder com quem se casou e teve nove filhos, Alice, Jerônimo, Cecília, Maria Emilia, Jaime, Gilberto e Moacir.
Jaime, conhecido em Santo Amaro como "Mula Manca", estabeleceu-se ao lado do bar Central com uma bomba de gasolina onde acabou sofrendo um acidente que lhe esmagou a outra perna, ficando 2 anos sem andar.Já devoto do Bom Jesus de Pirapora, participava da Romaria do Cenerino, onde ia sempre a cavalo e depois de charrete.
Montou uma banca de jornal no Largo 13 de Maio na Ilha do Bonde e passou a ser o Jaime Jornaleiro, alegre e bondoso fez muitas amizades com "Toninho engraxate", João, José, "Paulo Farmacêutico", José Carnevalle, Prado, Juvenal, Scalamandré, Tortorella e Mario Gennari.
Filho querido, esposo adorado, pai exemplar, lutador e muito carinhoso, deixou muitas saudades e amigos. Foi um herói, um cidadão santamarense.
Juiz de futebol do Santo Amaro Futebol Clube, corintiano roxo, diretor do "Clube de Futebol dos Taxistas do Largo 13", tinha jogadores como o Governador Marin, Tada, Ditão e Pife.
Muito festeiro, gostava de reunir a família para comer, beber e contar piadas em sua casa. Contribuía sempre e prestava serviços para a Santa Casa de Santo Amaro.
Deixou filhos, netos, genros, noras e muitos amigos no bairro de Santo Amaro que se orgulham de serem santamarenses.

FAMÍLIA KARL CZERNIK

Nasceu na cidade de Colônia, Alemanha em 30 de dezembro de 1923.
Filho de Karl Czernik e Catharina Czernik, com apenas 9 meses de idade, chegou ao Brasil com toda a família, a bordo do navio Belfideria, desembarcando no porto de Santos em 03 de outubro de 1924, pois seu pai havia sido contratado na Alemanha para trabalhar em São Paulo, na empresa Light and Power.
Durante sua infância, estudou no Grupo Escolar Paulo Eiró.
Iniciou sua vida profissional em Santo Amaro, como mecânico de bicicletas e montou sua própria oficina, onde ficou conhecido por todos do bairro.
Em 1939, incentivado pelo seu irmão e esportista João Czernik, iniciou sua trajetória de grande ciclista.
No ano seguinte, com 17 anos, inscreveu-se na Federação Paulista de Ciclismo e após associar-se ao Ciclo Clube de Vila Mariana, começou a participar das corridas ainda na 3ª categoria de ciclismo. Devido ao seu sucesso, tornou-se conhecido pelo apelido de "Schernik o diabo loiro".
Em 1941 transferiu-se para o Clube Galileu Sembranti, sendo guindado à 2ª categoria vencendo a prova Getúlio Vargas.
No ano seguinte, em 1942, sagrou-se Campeão Paulista da 2ª categoria.
Em 1943 lutando arduamente conseguiu sua almejada promoção à 1ª categoria, passando a competir a partir daí, com os principais corredores da época.
Durante o ano de 1944 participou de várias competições, destacando-se e conseguindo sempre ótimas colocações.
Em 1945, competindo pelo Esporte Clube Corinthians Paulista participou de várias provas, entre elas as seguintes:
Rio - Juiz de Fora - Rio, conquistando o 2° lugar.
São Paulo - Pirassununga - São Paulo (466Km) conquistando o 1° lugar.
Em 1946 suas glórias aumentaram, e já consagrado Campeão Paulista da 1ª Categoria, foi considerado o ciclista mais completo do Estado.
Em 1947 tornou-se Bi Campeão Paulista.
Em 1948 transferiu-se para a Sociedade Ciclística Alda Alegrini, sagrando-se Tri Campeão Paulista com 12 provas vencidas.
Sua trajetória de vitórias terminou tragicamente no dia 16 de agosto de 1949, na cidade de Campinas, vítima de um mal súbito, enquanto participava da prova "Volta do Interior".
Homenagem mais do que justa a um esportista que adotou e defendeu a bandeira de Santo Amaro com grande galhardia.

FAMÍLIA SALOMÃO KARLIK

Nascido na Romênia em 1909, chegou ao Brasil em 1919, vindo para Santo Amaro.
Dedicou-se ao comércio de armarinhos e roupas com apenas 12 anos de idade.
Sem saber falar o português corretamente, foi angariando muitas amizades, tanto de fregueses como de pessoas do bairro tais como: Júlio Guerra, José Diniz (José da Farmácia).
Naturalizou-se brasileiro, tinha por Santo Amaro verdadeira paixão, inclusive contando a historia desse bairro.
Foi goleiro do Santo Amaro Futebol Clube, foi lutador de Boxe.
Junto com seu pai Boris Karlik se instalou no comércio do Largo 13, com a Casa Confiança, e, mais tarde construiu sua famosa casa de móveis na antiga rua Direita, hoje, Capitão Tiago Luz, onde a "Casa Confiança" também era chamada "Loja do Salomão".
Foi diretor da Associação Comercial de Santo Amaro e junto com sua mulher Ana Karlik fizeram varias obras beneméritas por Santo Amaro.
A historiadora Maria Helena Petrilli, no seu livro sobre Santo Amaro faz alusão ao homenageado usando o seguinte texto:
"Salomão foi o primeiro a usar o sistema de crédito em Santo Amaro, vendia colchão de capim a 28 mil reis à prazo, para obter o credito, a informação era colhida no mesmo "Largo 13".
Salomão casou-se em 1935 com a senhora Ana Karlik e construíram uma família composta pelos filhos Mirna, Carla, Flora e Boris, os quais se orgulham da história do pai.

ACM - ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DE MOÇOS

A ACM São Paulo é uma entidade filantrópica cuja missão é fortalecer pessoas, famílias e comunidades.
Com mais de 160 anos no mundo e mais de 100 em São Paulo, a ACM/YMCA é uma instituição internacional presente em 120 paises e com mais de 45 milhoes de membros. É uma das maiores organizações de voluntários do mundo e é integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da ONU.
Em São Paulo, sua atuação data de 1902 com a promoção e o desenvolvimento do ser humano, por meio de atividades nas áreas de educação, saúde, cultural e beneficente. São 12 unidades esportivas, que oferecem programas de educação física, saúde e sócio-assistenciais, além de 8 pontos, exclusivos, de atendimento social gratuito. Todos os serviços assistenciais da ACM- São Paulo, são destinados a pessoas provenientes de famílias de baixa renda.
Sempre à frente de seu tempo, a ACM São Paulo, como entidade filantrópica, construiu um modelo de sustentabilidade, evitando relações de dependência. Todavia, desenvolve grandes parcerias com o Poder Público e com a iniciativa privada para colocar em prática sua missão, expandindo programas ou criando novos projetos.
Os programas desenvolvidos pela ACM São Paulo proporcionam, às crianças e adolescentes, a oportunidade de sonhar , de aprender e de brincar; os adultos vêem novas perspectivas e idosos não desistem de continuar trabalhando por seus objetivos.
A ACM São Paulo está, desta forma, comprometida com o bem-estar das comunidades onde está instalada, assegurando, por meio de suas atividades, o fortalecimento de pessoas, auxiliando no seu desenvolvimento integral.
Há mais de 20 anos em Santo Amaro, a ACM tem prestado inúmeros serviços a essa comunidade. Alem de um ponto sócio assistencial, a comunidade conta com um Centro de Desenvolvimento Comunitário que atende a crianças e adolescentes em períodos alternados aos da escola formal, oferecendo programação diferenciada em artes, esportes, cursos e reforços escolares, pelo que se torna merecedora do Troféu Botina Amarela.

GAZETA DE SANTO AMARO

Quando o Bairro de Santo Amaro contava com uma extensão territorial de ordem de 640km², era habitado por pouco mais de 26 mil pessoas tendo suas atividades desenvolvidas predominantemente no cultivo de hortigranjeiros e um comércio formado por 400 estabelecimentos concentrados principalmente, em lojas de tecidos, alfaiatarias, açougues, bares, restaurantes, mercearias e moveis em geral, aconteceu a primeira edição da Gazeta de Santo Amaro, em janeiro de 1960, que foi recebida pela comunidade santamarense com muito entusiasmo e até mesmo com certa curiosidade, pois se tratava de um novo jornal da região.
A idealização da criação de um jornal na nossa região de Santo Amaro poderia tornar-se mais que um veículo jornalístico, um verdadeiro interlocutor de um povo que sempre procurou preservar as suas origens, a sua história e as suas tradições, como as memoráveis e saudosas Festas do Divino, a tradicional e ainda viva Romaria do Senhor Bom Jesus de Pirapora e até mesmo o romântico cadenciado do bonde, que findou-se no fim dos anos 60.
As épocas do crescimento e desenvolvimento do bairro de Santo Amaro foram passando por uma verdadeira transformação e o perfil da região aos poucos se modificou criando-se o grande Parque Industrial Jurubatuba.
Passo a passo a Gazeta de Santo Amaro acompanhou não só as mudanças políticas e econômicas da região como também conviveu ativamente da organização da sociedade civil, enfatizando em cada uma das suas edições um importante papel exercido pelo terceiro setor, nas decisões políticas do bairro e da própria zona sul.
Tornou-se face ao crescimento um grupo de jornais que atendem toda a zona sul, conhecido hoje como Grupo Sul News, mas o carro chefe continua a ser a Gazeta de Santo Amaro.
Isto é nossa homenageada, que há 46 anos luta em prol da comunidade Santamarense.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo