Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Vila Formosa comemorará seus 92 anos com diversos eventos
Outubro 05, 2015

Neste mês de outubro, Vila Formosa, um dos bairros mais tradicionais da cidade de São Paulo está completando 92 anos. Para comemorar a data, a Comissão de Festejos do 92º Aniversário, composta pela Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão, Jornal Gazeta de Vila Formosa, Rotary Club e Lions Clube local, Sociedade dos Amigos de Vila Formosa, Associação Amigos para Sempre, Base Comunitária da Polícia Militar da Praça Dr. Sampaio Vidal OAB (Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Tatuapé) e Conseg Vila Formosa, programou uma série de eventos para todo o mês. Confira a programação:

Dia 10 (sábado), das 9 às 16 horas: Festa das Crianças no Mercado Municipal, à Praça das Canárias, s/nº;
Dia 17 (sábado), das 09 às 16 horas: Festa das Crianças na Praça Dr. Sampaio Vidal;
Dia 17 (sábado), 11 às 20 horas: Food Truck (Chef Duda), na Praça Dr. Sampaio Vidal;
Dia 18 (domingo), 9 horas: Hasteamento das Bandeiras e Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, desfile dos Bombeiros, Exército, Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana;
Dia 18 (domingo), 11 às 20 horas: Food Truck (Chef Duda), Praça Dr. Sampaio Vidal;
Dia 18 (domingo), 9 às 12 horas: Atendimento Jurídico OAB, Praça Dr. Sampaio Vidal;
Dia 18 (domingo), 9 às 12 horas: Festival de Cultura, Praça Dr. Sampaio Vidal;
Dia 18 (domingo), 12 horas: Corte do Bolo de Aniversário, Praça Dr. Sampaio Vidal;
Dia 19 (segunda-feira), 16 horas: Abertura Solene com Coral Amigos para Sempre;
19 a 21 (segunda, terça e quarta), 16 horas: Exposição de Pintores de Vila Formosa, na Biblioteca Municipal Paulo Setúbal, Avenida Renata, 163;
Dia 27 (terça-feira), 19h30: Sessão Solene da Câmara Municipal na Sociedade dos Amigos de Vila Formosa, Praça Dr. Sampaio Vidal, 77.

Um pouco de história

Sabe-se que em meados do século XVII, Brás Cubas possuía uma chácara, que de vez em quando visitava, que situava-se em terras dos atuais bairros do Pari ou Tatuapé. A área, que desde meados do século XIX pertencente à Vila Formosa, era ocupada por chacareiros e sitiantes. As notícias que se tem dessa época, afirmam que em 1885, aproximadamente, essa área pertencia à família dos "Casagrande", conhecida como Sítio Casa Grande, vendida depois para os irmãos Jacob.
Em 1923, Miguel Jacob comprou as terras e em 12 de outubro começou a loteá-las, dando origem ao bairro. Seu irmão, Rafael Jacob, ficou com o antigo Sítio Salles, onde hoje se localiza a Avenida Guilherme Giorgi e a Vila Mafra, na Vila Carrão. O atual Jardim Vila Formosa e parte do cemitério eram da Companhia Melhoramento do Brás. A denominação "Formosa" foi escolhida pelos donos das terras, relembrando a antiga denominação da atual cidade de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, então chamada de Formosa. Situado a 9,5 quilômetros, em linha reta do marco zero do centro, o bairro tem sua data oficial de aniversário no 2º domingo de outubro.

Fonte: Assessoria de Comunicação Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão