Sociedade santoamarense celebra o 100º aniversário da professora Adozinda Kuhlmann

Abril 28, 2017

São Paulo, 26 de abril, 2017

A sociedade santoamarense comemorou, no dia 26 de abril, o 100º aniversário do nascimento da professora Adozinda Kuhlmann. O evento, realizado no Centro Cultural Santo Amaro da Biblioteca Prestes Maia, foi organizado pela Distrital Sul da Associação Comercial São Paulo, através da sua diretoria da cultura.

Segundo a agitadora cultural Andrea de Souza Andrea de Souza, Adozinda Kuhlmann é "um monumento à valorização do livro, da importância da leitura, do entusiasmo cidadão, do acolhimento imparcial e do empreendedorismo libertador". Andrea, que conduziu a cerimônia, lembrou que a professora Adozinda confessou que gostaria que houvesse um espaço dedicado à cultura ou ao ensino que levasse o seu nome. "E hoje, com a graça de Deus, realizamos o desejo dela", afirmou.

A cerimônia teve a participação de seu filho, Dr. Gustavo Guilherme Kuhlmann, que recorda que sua mãe não era uma mulher rígida, e que era muito comunicativa e mãezona de todos. "Eu tinha um pouquinho de ciúmes de vez em quando, porque o filho mesmo era eu”. Gustavo também relata que sua mãe, mas mesmo não sendo rígida, na infância, ele e sua irmã, Stella Renata de Azevedo Kuhlmann, sempre estudaram, por tanto nunca tiveram problemas com a sua mãe em relação aos estudos. Para ele, esta é uma data normal, porque como a professora Adozinda a partir dos 90 anos começou a dizer que tinha 100, a data, para Gustavo, parece normal: “Ela teve 100 anos por um bom tempo”, disse.

No final, foi descoberto um quadro de autoria do artista plástico santoamarense Algacyr da Rocha Ferreira, com a gravura da homageada, bem como uma placa em sua homenagem, que ficará exposta no Atrium.



Depoimento da professora Adozinda ao portal Sampa Online