Silvana Vilodre Goellner e Diogo Silva debatem o preconceito no Esporte no Sesc Vila Mariana

Junho 20, 2016

O Sesc Vila Mariana irá receber em sua Praça de Eventos a pesquisadora Silvana Vilodre Gollner e o atleta de Taekwondo Diogo Silva para um bate-papo mediado por José Trajano no encontro Preconceitos: Uma Corrida de Obstáculos, no quarto encontro mensal do projeto "Esporte em Jogo". O debate ocorrerá no dia 29/06, quarta-feira, das 19h30 às 21h30, com entrada gratuita.

O Esporte em Jogo reunirá especialistas da área de esportes, atletas, treinadores e convidados especiais. Cada encontro terá um tema específico e duração de duas horas. O público poderá interagir com os convidados, formulando perguntas e solucionando dúvidas. Além disso, ao longo do encontro, serão exibidos vídeos com pequenas reportagens que irão fomentar o debate. A série terá encontros mensais até o mês de outubro.

Nos ambientes esportivos se vende a ideia de que todos são iguais. De que todos recebem o mesmo tratamento e são respeitados. Não é bem assim. Esse é o tema do bate-papo Preconceitos: Uma Corrida de Obstáculos. Ao longo dos anos, o preconceito esteve e ainda está presente nos ambientes esportivos. A participação da mulher e do negro no esporte, a opção sexual do e da atleta são alguns dos preconceitos históricos, sociais e culturais que precisam ser vencidos.

Silvana Vilodre Goellner é doutora em Educação pela Unicamp e pós-doutora pela Universidade do Porto (Portugal). Coordena o Centro de Memória do Esporte da ESEF/UFRGS e o GRECCO - Grupo de Estudos sobre Espore, Cultura e História. Diogo Silva é atleta de Taekwondo, modalidade que iniciou a praticar ainda criança, representou o Brasil nos Jogos Olímpicos em 2004 (Atenas) e 2012 (Londres). O preconceito, Diogo sentiu na pele nas abordagens policiais, nas quais quase sempre ele era o escolhido para ser revistado.

Para participar do debate não é necessário retirar ingressos ou fazer inscrição prévia. Basta comparecer à Praça de Eventos do Sesc Vila Mariana, no dia da atividade, com alguns minutos de antecedência, e acomodar-se.

Serviço

Esporte em Jogo
Preconceito: Uma Corrida de Obstáculos
Convidados de junho: Diogo Silva e Silvana Vilodre Goellner
Mediação de José Trajano
Dia 29 de junho, quarta-feira, às 19h30
Local: Praça de Eventos (capacidade: 250 lugares)
Duração: 120 minutos
Livre
Grátis
Sesc Vila Mariana
Rua Pelotas, 141, São Paulo - SP
Informações: 5080-3000
sescsp.org.br