SESC oferece bate-papo gratuito sobre o pensamento africano no século XX

Abril 18, 2017

O livro "O pensamento africano no século XX" apresenta uma introdução aos debates desenvolvidos por intelectuais consagrados na luta pela autodeterminação dos povos africanos, no combate ao etnocentrismo e ao racismo, na proposição de alternativas para a justiça social e a democracia em seus respectivos países. O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc realiza, no dia 26 de abril, um bate-papo com o organizador do livro, José Rivair Macedo e o doutor em História da África, Muryatan Barbosa, sobre o tema do livro.

Os assuntos tratados dizem respeito aos problemas comuns que afetaram os africanos durante o período colonial, o período da descolonização (com alternativas revolucionárias para a libertação nacional e a reorganização social, econômica, política e cultural) e o período pós-colonial (quando o problema passou a ser a gestão interna dos recursos disponíveis, a superação do legado colonial e a distribuição do poder político-econômico).

Alguns intelectuais estudados participaram ativamente da história política, liderando movimentos de libertação e ajudando a criar nações (Frantz Fanon, Amilcar Cabral), outros alcançaram a posição de chefes de Estado (Léopold Sédar Senghor, Kwame Nkrumah). Também são analisadas obras de filósofos (Marcien Towa, Paulin Hountondji, V. Y.Mudimbe, Severino Ngoenha), historiadores (Joseph Ki-Zerbo), escritores (Wole Soyinka) ou cientistas sociais (Cheikh Anta Diop, Achille Mbembe) que ganharam notoriedade ao propor explicações sobre a condição dos africanos no cenário internacional, sobre as alternativas encontradas por eles para criar instituições políticas e sociais modernas, rompendo ou não com as formas tradicionais de organização vigentes em todo o continente.

Serviço
O pensamento africano no século XX
Dia 26 de abril de 2017, quarta, das 19h às 21h30.
Recomendação etária: 16 anos. Número de vagas: 30
Grátis - Inscrições pelo site
Centro de Pesquisa e Formação do Sesc
Endereço: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar
Mais informações: 3254-5600