Secretaria Municipal da Cultura lança concurso sobre história dos bairros.

Abril 16, 2018

Por meio do Arquivo Histórico Municipal, a Secretaria Municipal de Cultura lançou o 24º Concurso de Monografias sobre os Bairros de São Paulo. Aberto a pesquisadores e ao público em geral, o concurso irá premiar os três melhores textos sobre a história de algum bairro da cidade ainda não contemplado nas edições anteriores. As inscrições vão até 8 de agosto de 2018.

Além da publicação dos três melhores trabalhos, cada um deles receberá um prêmio no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais). Os bairros que já foram contemplados não poderão ser inscritos, a exemplo de Aclimação, Barra Funda, Bela Vista, Bom Retiro, Brás, Consolação, Higienópolis, Ibirapuera, Ipiranga, Itaim Bibi, Itaim Paulista, Itaquera, Jardim América, Jardim da Saúde, Lapa, Liberdade, Luz, Moema, Nossa Senhora do Ó, Penha, Perdizes, Pinheiros, Santa Cecília, Santa Ifigênia, Santana, Santo Amaro, São Miguel Paulista, Sé, Vila Clementino, Vila Mariana e Vila Nova Savóia.

O primeiro concurso sobre a história dos bairros paulistanos foi realizado em 1969 e, na ocasião, saíram vencedores os textos que discorriam sobre os bairros do Brás, Pinheiros, Penha e Santo Amaro. Todos os quatro volumes foram publicados pela Prefeitura no ano de 1970 e deram origem à coleção que hoje já conta com 33 volumes publicados. Contudo, são muitos os bairros ainda não contemplados, como o Butantã, Campo Limpo, Capela do Socorro, Cidade Ademar, Sapopemba, Vila Curuçá, Vila Medeiros, Pari, Jardim Paulista, Brasilândia e outros. O objetivo da ação é que, aos poucos, todos os bairros tenham o seu livro publicado.

Serviço
24º Concurso de Monografias sobre os Bairros de São Paulo
Inscrições até 8 de agosto
Mais informações: 3396-6017 / 3396-6017 / 3396-6064 / 3396-6070.
E-mail: difusaoarq@prefeitura.sp.gov.br.
Clique aqui para conferir o edital

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura