Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Exposição Bijagós - mestres da escultura - começa neste sábado (19)
Julho 17, 2008.

A Associação Museu Afro Brasil e a Secretaria de Estado da Cultura apresentam a exposição Bijagós – a arte dos povos de Guiné Bissau, que entra em cartaz no Museu Afro Brasil, a partir do dia 19 de julho. A mostra apresenta 78 peças de uso ritualístico e em festividades, todas elas recém adquiridas pela instituição. Com curadoria de Emanoel Araújo, a mostra reúne máscaras, adornos de cabeça, de costas e de braço, estatuetas, lanças e espadas confeccionadas pelos povos Bijagós, habitantes das ilhas da costa de Guiné Bissau, na região mais ocidental do continente africano. A exibição é acompanhada de catálogo, textos de parede e ações educativas.

As obras produzidas pelos Bijagós têm o reconhecimento crítico internacional pelas qualidades e particularidades escultóricas. A equipe do Museu Afro Brasil criou vitrines especialmente para a exposição em uma das salas no primeiro pavimento da instituição.

A exposição, segundo Emanoel Araujo, centra-se mais nos aspectos artísticos do que em questões antropológicas. As peças, adquiridas em Portugal, proporcionam ao público uma visão abrangente do que os Bijagós realizam artisticamente e para efeitos de religião e festividades.

O encanto das obras atrai o espectador pela habilidade técnica, uso de materiais diversos e as representações às quais recorrem os povos Bijagós. As referências à natureza nas peças são abundantes. Muitas obras, feitas com madeira, fibras vegetais, tecidos e metais, remetem aos tubarões, peixes-serras, vacas, hipopótamos, pelicanos, etc. Chamam a atenção ainda o domínio das cores e a liberdade expressiva.

Para o professor da Universidade Nova Lisboa, membro da Academia de História e da Academia Nacional de Belas Artes de Portugal, Mário Varela Gomes, a atividade artística dos povos Bijagós não é uma profissão, mas uma vocação que responde ao caráter sócio-religioso. Em texto produzido para a exposição no Museu Afro Brasil, afirma que: “podemos concluir que a florescência artística dos Bijagós, documentada ao longo de mais de um século, onde a fantasia, a exuberância e a liberdade se fundem e tanto a caracteriza, se deve à presença do mar como elemento dominante da cultura”.

Os povos Bijagós

Os Bijagós somam mais de 27 mil pessoas e integram a república de Guiné Bissau, situada na costa ocidental africana, banhada pelo Oceano Atlântico. Os povos encontram-se milenarmente em cerca de 88 ilhas e ilhotas próximos do estuário do Rio Geba, o qual margeia a capital do país, Bissau. Guiné Bissau, ex-colônia portuguesa declarou independência unilateralmente em 1973, após conflitos violentos. Os Bijagós têm uma língua própria, apesar de o português ser considerado de domínio nacional. A palavra a qual dá nome à cultura significa “o povo perfeito”. A Unesco reconheceu a região como Reserva Biosférica em 1996. Mesmo com o esforço secular da islamização e da cristianização, a maioria dos povos Bijagós possui uma religião em que a divindade suprema é Nindo ou Iani, o que se traduz em o “céu” ou a “claridade solar”. O papel protagonista da mulher é fundamental para a compreensão da religião. Há estudiosos que creditam aos Bijagós o termo de “escultores dos espíritos” pelo domínio técnico, artístico e religioso conferido aos objetos sacros ou receptáculos, conhecidos como irãs. Entre os Bijagós há oito classes de idades que correspondem a períodos de evolução espiritual e social. Os objetos exibidos na exposição do Museu Afro Brasil podem servir de exemplo para a compreensão de suas particularidades e utilizações por faixa etária e de sexo em rituais específicos de passagem de uma faixa etária à outra, que varia segundo o gênero. Os Bijagós acreditam que depois da morte a alma vagueia na selva até assentar-se numa escultura, que também é chamada de “espaço estável”.
 

Serviço:
Bijagós – a arte dos povos de Guiné Bissau
Dia 19 de julho, sábado, às 13h - para convidados
De 20 de julho a novembro de 2008 - aberto ao público
Curadoria: Emanoel Araújo
Primeiro pavimento do Museu Afro Brasil
Av. Pedro Álvares Cabral, s/no, portão 10, Parque Ibirapuera,
Tel:. (11) 5579 0593
www.museuafrobrasil.com.br


Fonte: Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Outras notícias

Tenor Jean William celebra o Dia dos Namorados com espetáculo "Passione" no Centro Cultural Camargo Guarnieri.
Apresentação gratuita no dia 11 de junho homenageia o amor em noite especial.

"Vidrado" estreia no Sesc Bom Retiro com a pesquisa inédita de Guilherme Torres no equilibrismo.
Sobre um monociclo acrobático, percorrendo uma trilha de garrafas de vidro com objetos em movimento, o artista cria uma narrativa delicada sobre a coragem de continuar, mesmo diante do impossível.

17º Seminário Internacional Biblioteca Viva reúne convidados nacionais e internacionais em evento gratuito sobre bibliotecas e sustentabilidade.
Com Geni Núñez, Kaká Werá, Vivian Puerta, Patrícia Constante Jaime e Susana Silvestre, evento do SisEB acontece de 9 a 11 de junho, em São Paulo, e propõe debates sobre bibliotecas verdes e gestão e educação socioambiental para a ação cidadã.

Coletivo Desvio Padrão apresenta espetáculos acessíveis e ciclo formativo em São Paulo.
Além das experiências cênicas que colocam pessoas cegas e surdas no centro da criação, a programação reúne oficinas e seminários, gratuitos, sobre audiodescrição e tradução intersemiótica.

Itaú Cultural reúne espetáculo e atividades educativas para crianças e famílias em junho.
Programação ocupa diferentes espaços da instituição com intervenção infantil de formas animadas, ateliê de criação de acessórios personalizados e oficinas de desenho ligadas à Coleção Brasiliana.

+ Mais notícias

Mais Ofertas