|
Fórmula Indy deve gerar quase R$ 120 milhões com turismo Fevereiro 04, 2010
No próximo dia 14 de março, a cidade de São Paulo sediará, pela primeira vez, um circuito de Fórmula Indy, consolidando-se como a Capital do Automobilismo nas Américas, já que é também a única cidade da região a receber Grande Prêmio de Fórmula 1 - garantido por aqui até 2014 - e ainda a única fora do circuito EUA/Canadá/Japão a receber a IndyCar - que também será realizada aqui durante cinco anos, segundo acordo firmado entre a Prefeitura de São Paulo, a organização da prova e parceiros.
Na última quarta-feira (03/02), o prefeito de São Paulo, juntamente com o presidente da Indy Racing League, Terry Angstadt, o presidente da São Paulo Turismo (SPTuris) e vários pilotos estiveram no Anhembi para visitar as obras executadas para a realização da prova. A comitiva percorreu parte do trajeto do circuito e assistiu a um vídeo sobre detalhes do percurso. O piloto Hélio Castro Neves lembrou que São Paulo contará com a maior reta do campeonato, que será na Marginal Tietê e terá 1.500 metros. O circuito total terá 4.180 metros e 11 curvas, com 75 voltas e duração de duas horas.
Indy movimenta São Paulo
São Paulo tem muito a ganhar com mais esse grande evento. A metrópole paulista, que também é a primeira em eventos internacionais nos três continentes de acordo com a Internacional Congress & Convention Association (ICCA), já calcula os frutos que colherá com a realização da prova.
Além do ganho de imagem, já que a Cidade será mostrada para mais de 130 países, e da vantagem midiática de ter a prova de abertura da temporada 2010, a economia paulistana será movimentada com a vinda de turistas de todas as partes do País e do exterior.
De acordo com dados apurados pelo Observatório do Turismo da Cidade de São Paulo, núcleo de estudos e pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris), aproximadamente 31 mil pessoas de fora da Cidade são esperadas para os dois dias do evento (o treino, em 13 de março, e a prova, no dia 14), das quais 6 mil estrangeiros. Além disso, é estimada a vinda de mil pessoas das equipes da Indy, sendo 95% do exterior.
Esses visitantes, que ficarão em hotéis e usufruirão da Cidade, devem deixar por aqui aproximadamente R$ 120 milhões, sem contar a arrecadação de Imposto sobre Serviços (ISS) com o turismo, e podem gerar mais de três mil postos de trabalho.
As taxas de ocupação hoteleira também tendem a subir. Levando-se em conta que a capital paulista possui 42 mil quartos em 410 hotéis, a maior oferta entre as cidades da América do Sul, o evento pode elevar 27% a ocupação dos hotéis paulistanos no fim de semana da prova, passando de 70%. Para ter uma idéia, os mais de 700 quartos do hotel Holiday Inn Parque Anhembi, o maior do País, já estão reservados para a semana da Fórmula Indy.
Vocação para eventos
"A Indy foi mais uma grande conquista para a Cidade, cuja vocação são os eventos, aliados a uma agenda cultural invejável. Vamos manter nossa estratégia de atrair e investir em eventos que trazem ganhos para economia paulistana e, assim, trabalharmos juntamente com a cadeia do turismo para movimentar os arranjos produtivos e atrair mais turistas e mais empregos, oferecendo também as milhares de opções culturais que só São Paulo tem. Os índices estão aí para mostrar que os resultados tem sido excelentes", afirma o presidente da SPTuris.
A capital paulista fechou 2009 com número recorde de turistas, 11,3 milhões (sendo 1,6 milhões de estrangeiros), um crescimento de 2,7% em relação ao ano passado e de 37,8% na comparação com 2004, quando a Cidade começou de fato a ser trabalhada como destino turístico.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Tenor Jean William celebra o Dia dos Namorados com espetáculo "Passione" no Centro Cultural Camargo Guarnieri. Apresentação gratuita no dia 11 de junho homenageia o amor em noite especial.
"Vidrado" estreia no Sesc Bom Retiro com a pesquisa inédita de Guilherme Torres no equilibrismo. Sobre um monociclo acrobático, percorrendo uma trilha de garrafas de vidro com objetos em movimento, o artista cria uma narrativa delicada sobre a coragem de continuar, mesmo diante do impossível.
17º Seminário Internacional Biblioteca Viva reúne convidados nacionais e internacionais em evento gratuito sobre bibliotecas e sustentabilidade. Com Geni Núñez, Kaká Werá, Vivian Puerta, Patrícia Constante Jaime e Susana Silvestre, evento do SisEB acontece de 9 a 11 de junho, em São Paulo, e propõe debates sobre bibliotecas verdes e gestão e educação socioambiental para a ação cidadã.
Coletivo Desvio Padrão apresenta espetáculos acessíveis e ciclo formativo em São Paulo. Além das experiências cênicas que colocam pessoas cegas e surdas no centro da criação, a programação reúne oficinas e seminários, gratuitos, sobre audiodescrição e tradução intersemiótica.
Itaú Cultural reúne espetáculo e atividades educativas para crianças e famílias em junho. Programação ocupa diferentes espaços da instituição com intervenção infantil de formas animadas, ateliê de criação de acessórios personalizados e oficinas de desenho ligadas à Coleção Brasiliana.
+ Mais notícias
|
|