Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Casa Guilherme de Almeida promove passeio em comemoração ao aniversário de São Paulo
Janeiro 21, 2015

No aniversário de 461 anos da cidade de São Paulo, dia 25, das 9h30 às 14h30, a Casa Guilherme de Almeida – Instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – promoverá o passeio "Roteiro de um poeta em São Paulo", que sairá do museu, localizado no Pacaembu, em direção ao centro da cidade. Durante todo o trajeto haverá o acompanhamento com explicações do guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho e da equipe do Núcleo de Ação Educativa do museu-casa.

Inspirado em "Meu roteiro sentimental da cidade de São Paulo" (texto de Guilherme de Almeida, de 1967), o passeio terá início com uma visita orientada à casa onde o poeta viveu.

Logo depois, os participantes caminharão até a Estação Sumaré do Metrô, próxima ao museu, para seguirem até a Estação República, no centro, onde serão visitados locais entre a Praça da República e a Praça da Sé, ligados à memória e à trajetória de Guilherme de Almeida (1890 – 1969), como sua formação no Largo de São Francisco, sua atuação na Semana de Arte Moderna de 1922, seu trabalho jornalístico na Folha da Manhã etc.

O final do encontro será no restaurante Cama & Café São Paulo, instalado em um antigo casarão (Rua Roberto Simonsen, n° 79), na Sé, onde haverá um almoço elaborado com base em um menu oferecido por Guilherme de Almeida e sua esposa Baby, em sua casa, por ocasião de seu aniversário, em 1962.

O passeio faz parte de uma série realizada regularmente pela Casa Guilherme de Almeida, denominada "Encontros Peripatéticos" (atividades baseadas no conceito aristotélico de "ensinar passeando").

A proposta do Encontro Peripatético é mostrar um pouco da história da capital paulista e, também, da vida do poeta e jornalista Guilherme de Almeida – conhecido por sua profunda relação com a cidade –, em passeio divertido e enriquecedor.

Custo: a participação no Encontro é gratuita; porém, o participante deverá pagar sua passagem de metrô, para o percurso da Casa Guilherme de Almeida ao centro. No restaurante, o almoço (opcional) tem custo estimado de R$ 45.

Serão disponibilizadas 25 vagas. Para se inscrever é necessário ligar para (11) 3672-1391 ou mandar um e-mail para casaguilhermedealmeida@gmail.com

Serviço:
Casa Guilherme de Almeida (Museu)
Rua Macapá, 187, Pacaembu
(11) 3672-1391
De terça a domingo, das 10h às 18h. Visitas espontâneas e agendadas.
Atende a escolas, mediante agendamento.
Entrada franca.
Site: www.casaguilhermedealmeida.org.br

Fonte: imprensa@poiesis.org.br