Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Peça "Os Jecas" encena cultura caipira na Casa das Rosas
Junho 29, 2015

Em julho, a Casa das Rosas inicia a nova temporada de teatro nas sextas-feiras 3, 10, 17, 24 e 31 de julho. E o ponto de partida será Os Jecas – um espetáculo poético-musical-caipira. Com idealização e dramaturgia de Helder Mariani, a peça convida o espectador a mergulhar no universo nostálgico caipira com suas modas de viola, onde se insere a figura do Jeca e sua singeleza, cantando suas alegrias e tristezas, contando seus causos, miradas e “sodades”.

A peça tem o formato de um musical que reúne canções caipiras da raiz brasileira, entremeadas de poemas inspirados no sertão, até chegarmos na música sertaneja atual. Ela reúne canções executadas ao vivo pelos atores Daniela Schitini, Elcio Rodrigues, Helder Mariani, Katia Naiane, Laruama Alves e Leandro Goulart, acompanhados de viola caipira de dez cordas, banjo, violão, percussões.

Os Jecas procura reafirmar a importância de se manter viva a identidade brasileira. Buscando fugir da ingênua caricatura criada em torno do personagem Jeca Tatu de Monteiro Lobato, pois o espetáculo resgata histórias e memórias. O apanhado de canções e textos poéticos revelam várias facetas da arquetípica figura do Jeca, procurando assim responder “quem é o Jeca?”, “quais as suas características determinantes?”, “o que ele tem a dizer ao brasileiro contemporâneo sobre seu modo de viver?”.

Com entrada livre para todas as idades, a peça explora a singeleza e o encantamento, que são os fios condutores para se discutir questões existenciais e culturais do homem brasileiro, suas idiossincrasias, sonhos e contradições. A entrada gratuita, com distribuição de ingressos a partir das 19h.

Serviço:

Peça Os Jecas
Sextas-feiras, 3, 10, 17, 24 e 31 de julho, às 20h
Elenco: Daniela Schitini, Elcio Rodrigues, Helder Mariani, Katia Naiane, Laruama Alves e Leandro Goulart
Idealização e dramaturgia: Helder Mariani
Lotação: 40 lugares
Classificação indicativa: Livre