Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Okinawa Festival promete agitar Clube da Vila Manchester
Setembro 02, 2014

O Centro Educacional e Esportivo Vicente Ítalo Feola, mais conhecido como Clube da Vila Manchester, será palco no próximo final de semana, dias 6 e 7 de setembro, das 11 às 21 horas, de uma das mais tradicionais festas da colônia japonesa de São Paulo. O 12º Okinawa Festival, organizado pela Associação Okinawa de Vila Carrão, distrito que concentra a maior colônia japonesa oriunda de Okinawa fora do Japão, reúne centenas de voluntários de origem nipônica que participam da Festa, em atividades esportivas, culturais e folclóricas, além das barracas com comidas típicas e artesanato oriental, atraindo todo ano milhares de pessoas ao clube da Prefeitura – parceira do evento, que faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Município.

Além de promover a integração da colônia japonesa com a comunidade, o Okinawa Festival, também é solidariedade, pois além de não ter finalidade lucrativa, já que a entrada é gratuita, é solicitada ao público a colaboração (voluntária) de um quilo de alimento não perecível que são destinados a entidades assistenciais. Na edição de 2013 foram arrecadadas 10 toneladas de alimentos.

A Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão, a Polícia Militar, a Guarda Civil Metropolitana e demais órgãos da Prefeitura prestam total apoio ao evento, que a cada ano se aprimora na questão da segurança. Igualmente às edições anteriores, neste ano toda movimentação de público será monitorada por câmeras e por equipe de segurança privada, além de link direto com as viaturas policiais. No centro do campo uma enorme tenda torna-se o local principal das apresentações de música, dança, artes marciais, shows artísticos, culminando com as coreografias de mais de 600 jovens tocadores de tambor – taikô – em cores e ritmos alucinantes de magia do folclore de Okinawa. Em torno das apresentações, centenas de barracas expõem objetos e curiosidades da cultura e farta variedade de alimentos, misturando a culinária típica japonesa com comidas para todos os gostos dos visitantes do festival.

Programação

Karatê (arte marcial originária de Okinawa), kung fu, kobudô, jiu jitsu, bunomai (dança marcial), aikidô e ginástica rítmica. Performances no estilo Eisá Taikô: vestidos com indumentária tradicional dos Festivais de Okinawa, os artistas apresentarão coreografias tocando o taikô (instrumento de percussão). As coreografias do grupo têm como característica marcante os traços praticados há centenas de anos, mas modernizados pela influência da dança contemporânea de diversas regiões do Japão e de outros países. Os dois maiores grupos de taikô do Brasil – o Ryukyu Koku Matsuri Daikô e o Requios Geinou Doukoukai Eisá Taikô (os famosos tambores de Okinawa) se apresentarão com mais de 600 jovens e crianças trajadas com uniformes típicos em ritmo contagiante e coreografias preparadas para dar um colorido especial ao evento. Performances no estilo Okinawa Buyou, uma dança tradicional de Okinawa praticada há séculos pelos diversos grupos sociais da ilha, desde os vilarejos de pescadores até os palácios da era Ryukyu, muito antes da integração ao Japão. As vestimentas utilizadas vão dos trajes simples de pescadores aos luxuosos e coloridos vestidos de gala.

Serviço

12º Okinawa Festival
Quando: 6 e 7 de setembro de 2014
Horário: 11 às 21 horas (sábado) e 11 às 20 horas (domingo)
Onde: CEE Vicente Ítalo Feola (Clube Vila Manchester) – Praça Haroldo Daltro, S/N.º
Quanto: 1 kg de alimento não perecível a ser doado a entidades assistenciais (opcional)

Fonte: Assessoria de Comunicação Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão