Museus de São Paulo comemoram Carnaval com programação especial

Fevereiro 20, 2017

A Feambra (Federação de Amigos de Museus do Brasil) preparou uma programação especial com atividades para o período carnavalesco dentro de alguns museus. Confira a programação de cada um:

Museu do Futebol
O museu inaugura o “Espaço Dente de Leite”, ambiente para convivência e estímulo ao brincar dedicado aos pais e cuidadores com crianças de até 3 anos, localizado na primeira sala expositiva do museu e aberto sempre no terceiro final de semana de cada mês. A garotada poderá soltar a imaginação fazendo máscaras de Carnaval com sacolas de papelão nas oficinas carnavalescas. A área externa do museu também estará em clima festivo durante as oficinas de lançador de confetes. Em todos os finais de semana, aos sábados e domingos, sempre às 11h00, o museu oferece visitas educativas. Durante o Carnaval não será diferente e haverá visitas inclusive no feriado de terça. Visitantes de todas as faixas etárias poderão fazer o percurso de cerca de uma hora no universo do futebol brasileiro em companhia de Educadores da instituição.
O Museu não abre às segundas-feiras. Na Quarta-feira de Cinzas estará fechado.
Endereço: Praça Charles Miller, s/n - Pacaembu

Museu da Casa Brasileira
O museu abrirá normalmente no período do Carnaval, com a exposição sobre um dos arquitetos portugueses mais relevantes da atualidade: João Luís Carrilho da Graça. Também é possível conferir a mostra Coleção MCB – Novas Doações, que apresenta a remodelação do acervo do museu, composto por móveis e objetos representativos da casa brasileira desde o século XVII até os dias de hoje.
Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano, São Paulo

Museu da Imagem e do Som (MIS)
O museu recebe os pequenos foliões para a maratona infantil "Em Ritmo de Festa", que reúne diversas atividades carnavalescas gratuitas, com destaque para o BuZum! – teatro itinerante sobre rodas –, que apresenta seu novo show, com exclusividade. A partir das 10h, toda a família pode participar de atrações temáticas, como o show Brincando de Carnaval, os espetáculos Carnaval dos Bichos e Folia da Tribo, além de oficinas de máscaras, fantasias de morcego e lançador de confete. Para entrar ainda mais no clima, a equipe do Jacques Janine fará maquiagens especiais durante todo o evento. Os visitantes também irão se divertir com duas atrações exclusivas que unem o Carnaval ao apresentador Silvio Santos (tema da exposição em cartaz no MIS): a Intervenção É Ritmo de Festa e o bloco carnavalesco Ma OÊ.
Endereço: Avenida Europa, 158 - Jardim Europa, São Paulo

Museu de Arte Contemporânea (MAC)
O museu convida para a mostra de longa duração “Visões da Arte no Acervo do MAC USP 1900 – 2000”, que abriga mais de 160 obras, consideradas as mais expressivas do seu riquíssimo acervo, com peças da primeira metade do século XX e obras da segunda metade do século XX. O visitante tem a oportunidade de percorrer os últimos cento e poucos anos da história da arte. Esta exposição coletiva apresenta as obras em conjuntos definidos pelas principais escolas e movimentos artísticos deste período, dando destaque às suas crises e rupturas.
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 - Parque Ibirapuera, São Paulo

Casa das Rosas
A Casa das Rosas preparou o Carnaval e Literatura, no dia 23 de fevereiro, às 19h30, evocando a teoria crítica da carnavalização, cujas bases foram lançadas pelo pensador russo Mikhail Bakhtin (1895-1975). A conhecida tradutora e professora de russo e de teoria literária Aurora Bernardini abordará, em sua palestra, o conceito que pode ser entendido como um modo de revelar o “mundo às avessas”.
Endereço: Avenida Paulista, 37 - Paraíso, São Paulo