Museu da Imigração comemora aniversário com temática do século XIX

Junho 22, 2016

No dia 25 de junho, o Museu da Imigração - instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – completa 23 anos de atividade. Para comemorar seu aniversário, o MI, em parceria com o Conselho Steampunk, irá voltar ao universo do século XIX e oferecer um dia repleto de atrações, com espetáculo de teatro, apresentação musical, exposição de livros e objetos, sarau e piquenique.

Com longas saias de armação, corpetes, suspensórios e relógios de bolso, os adeptos do movimento Steampunk farão os visitantes do MI se sentirem na Era Vitoriana (1837-1901). Inspirados pelas obras literárias de autores consagrados do fim do século XIX, seus seguidores misturam a estética do passado com conceitos futuristas. Os interessados poderão conhecer melhor este gênero de ficção científica, visitando a exposição de livros e objetos trazidos pelo Conselho Steampunk.

É nesse clima de retomada da cultura oitocentista que a Companhia Teatral Sabre de Luz apresenta, às 14h, a peça “Cinco Semanas em um Balão”. O espetáculo se baseia no primeiro livro de Júlio Verne e conta a história de um homem visionário que parte em uma aventura pela África a bordo de um balão. Durante a travessia, as personagens aprendem a lidar com os inúmeros problemas que farão o percurso virar uma grande história.

Já a partir das 15h, o projeto Música no Jardim recebe a banda “War Industries, Inc”. O trio formado por Jim Boone, Guilherme Delmolin e Douglas Oliveira mostra um repertório com composições inspiradas em temas sociais e políticos. O público ainda pode trazer suas cestas de lanches e permanecer no jardim para um grande piquenique com sarau, que começa às 16h.

Em comemoração ao aniversário do MI, o núcleo educativo aproveita para convidar professores e demais interessados para uma conversa, das 10h às 12h, sobre as transformações da cidade de São Paulo referentes ao período de sua construção e os diferentes usos do prédio da Hospedaria de Imigrantes do Brás, que hoje sedia o Museu da Imigração.

O Museu da Imigração fica na Rua Visconde de Parnaíba, 1316, no bairro da Mooca, em São Paulo. O horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos das 10h às 17h. Os ingressos para visitar as exposições do Museu custam R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia-entrada). A entrada é gratuita aos sábados. Outras informações estão disponíveis no site www.museudaimigracao.org.br.

Serviço

Aniversário do Museu da Imigração
Programação - Dia 25 junho de 2016
10h às 12h - Roda de conversa do Núcleo Educativo.
14h - Intervenção e exposição de objetos do Conselho Steampunk.
14h - Apresentação “Cinco Semanas em um Balão”, com a Companhia Teatral Sabre de Luz
15h - Projeto Música no Jardim com a banda War Industries, Inc.
16h - Piquenique com Sarau.
Local: Rua Visconde de Parnaíba, nº 1316 – Mooca –São Paulo.
Informações: (11) 2692-1866 ou www.museudaimigracao.org