Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
MuBE tem Inscrições Abertas para 20 Cursos
Fevereiro 01, 2016

O MuBE – Museu Brasileiro da Escultura - está com inscrições abertas para os cursos do primeiro semestre de 2016. São oferecidos 20 cursos, em diferentes áreas do conhecimento: fotografia (um deles, relacionado a tratamento de imagens), inclusão, fundição, moda, interpretação artística, arquitetura, ilustração editorial, grafite, encadernação artesanal, livro do artista, serigrafia e desenho. Confira a relação:

Ensaios Noturnos – curso de fotografia, com Danilo Pericoli
O curso tem como objetivo orientar o aluno na criação de um projeto fotográfico pessoal, um ensaio, com um tema que reflita a sua visão sobre o ambiente urbano noturno de São Paulo. Serão abordadas as técnicas para a realização de fotografias noturnas.

Narrativas Compartilhadas – curso de fotografia urbana, com Danilo Pericoli
O curso tem como objetivo envolver os alunos na criação de um projeto fotográfico coletivo, um ensaio, com o tema da cidade de São Paulo. Durante o curso, os alunos serão estimulados a buscarem os seus olhares individuais sobre a cidade e a compartilharem os seus pontos de vista, processos criativos e técnicas fotográficas com os demais participantes, até chegarem a um conceito único para um ensaio e exposição fotográfica.

O Retrato Criativo, com Gustavo Lourenção
O curso pretende desenvolver as possibilidades criativas e as aplicações do retrato fotográfico apresentando seus diferentes usos e formatos, enfocando aspectos de informação, aparato técnico e plasticidade das imagens vistas. Por meio de exercícios práticos dentro e fora do museu pretende também desafiar a capacidade de intervenção e direção da cena e do personagem fotografado.

Hibridismo na Produção Fotográfica Contemporânea Brasileira, com Patricia Alessandri
Pretende estabelecer parâmetros relativos à história da fotografia. O curso abordará desde o surgimento da fotografia, que pressupunha a representação da realidade, passando por inovações importantes na linguagem, como as rupturas promovidas pelos fotógrafos-artistas da época até o período contemporâneo, em que estas inovações se renovam por meio de conceitos como fotografia expandida e hibridismo.

Tratamento de Imagem para Artistas, com Magali Medina
O curso é voltado para artistas que tem o interesse em conhecer os fundamentos do Photoshop para a introdução ao tratamento de imagens. Abordará o manuseio das ferramentas, cortes, camadas, aplicação de filtros e cores. Os itens apresentados no curso vão permitir que o aluno trate com mais precisão e criatividade suas imagens. Será utilizado o software Photoshop CS6 como ferramenta para edição.

Faça Memórias, com Cristiane Pomeranz e Juliana Naso
Desde 2009 o Faça Memórias Cultural atende idosos com alzheimer e diagnósticos de perda de memória por meio da arte-terapia.

Arte & Inclusão para Pessoas com Deficiência, com Cristiane Pomeranz e Juliana Naso
Adultos ou adolescentes portadores de algum tipo de deficiência. Não é necessário conhecimentos, nem aptidões em artes. Tipos de deficiências atendidas: TCE – traumatismo cranioencefálico, Paralisia cerebral, amputados tanto de membro superior quanto inferior, AVC – acidente vascular cerebral , Aneurisma cerebral, e demais diagnósticos no qual podemos ajudar por meio da arteterapia.

Escultura: Da Modelagem à Fundição em Metal: Criação, técnicas e história da arte Módulo I, com Israel Kislansky
Este curso pretende dar oportunidade ao aluno de realizar seu trabalho desde a modelagem em argila até a fundição em metal do protótipo original. Também permite conhecer de perto um processo que, apesar de milenar, hoje é pouco disseminado e de difícil acesso. Concomitantemente, apresenta uma parte teórica específica sobre escultura, aproximando a prática à um espaço de discussões.

Escultura: Da Modelagem à Fundição em Metal: Criação, técnicas e história da arte Módulo II, com Israel Kislansky
Dando prosseguimento à primeira etapa (realizada no segundo semestre de 2015) este curso pretende oferecer ao aluno a possibilidade de aplicar as técnicas apresentadas e desenvolver uma primeira obra de cunho autoral, de complexidade e tamanho superior, dedicando-se durante um semestre a sua criação e fundição em metal.

História da Moda, com Carol Beltran
O curso tem como objetivo analisar a construção de um produto de moda e sua interatividade com o meio, compreendendo como uma determinada peça se realiza em cada um dos períodos abordados, assim o participante poderá realizar a leitura e a interpretação dos movimentos culturais, entendendo os hábitos de uso do vestuário.

Oficina de Interpretação para Cinema e Vídeo, com Renato Maranzana
Baseada na linguagem visual do cinema e do vídeo, a oficina parte da identificação do perfil do ator para sua incorporação de personagens, e desenvolve a técnica da interpretação em frente à câmera, com exercícios práticos. A oficina é estruturada em módulos que contém pequenas partes teóricas que introduzem e explicam determinadas técnicas e informações relativas à interpretação em cinema e vídeo e sua relação com áreas específicas da produção audiovisual como a câmera, o roteiro, a produção e o diretor, e imediatamente desenvolve exercícios filmados.

Sketch & Arquitetura – Nanquim e Aquarela, com Fernanda Vaz de Campos
Neste curso serão abordados conceitos básicos para permitir uma primeira aproximação com o mundo do urban sketching, atividade na qual se registra a cidade ou local onde você more ou para qual viaja, através das técnicas de nanquim e aquarela.

lustração Editorial, com Carlos Clémen
Este curso torna o aluno apto a desenvolver um trabalho autoral independente de recursos técnicos complexos e digitais, desvinculado de padrões comerciais ou publicitários com o objetivo de enfatizar a condição do autor criador.

Arte Urbana: Graffiti, Stencil e Criação, com Ricardo Tatoo
O curso objetiva o ensino da arte urbana, apresentando suas principais ferramentas: Graffiti, Stencil, Cartazes Lambe-Lambe e Estamparia, por meio de técnicas de design consciente para a realização de artes gráficas. Propõe a transmissão linear, o compartilhamento de ideias, onde todos aprendem e trocam suas experiências, é um laboratório de experimentação artística que potencializa e desenvolve a criatividade.

Encadernação Artesanal, com Magali Medina
O curso apresenta os fundamentos da encadernação artesanal, abordando técnicas como as encadernações de corte e dobra, folheto, flagbook, japonesa, haste, e cruzada. Ao longo dos oito encontros serão desenvolvidos exercícios práticos, e apresentadas suas aplicações e possibilidades a fim de estimular a criação em função do conteúdo.

Teoria, Crítica e Produção Artística: Trajetórias e Perspectivas no Ciberespaço, com Adilson Jose Gonçalves
A proposta do curso é buscar os fundamentos teóricos e epistemológicos da produção estética nas artes visuais, tendo como ponto de inflexão a questão da reprodutibilidade técnica benjaminiana. Dimensiona a construção do olhar no ocidente, as múltiplas possibilidades de produção, analise e forma de disseminação de um saber inerente a arte. Pontuando a como uma das modalidades fundamentais na construção das subjetividades e das sociabilidades no âmbito do urbano. Aponta na perspectiva do dialogo autor, obra e publico e as questões relacionadas ao ciberespaço na contemporaneidade redimensionando os conceitos de Walter benjamim.

O Livro de Artista como Narrativa Visual, com Fabiola Notari
No curso, o livro de artista é apresentado e discutido como linguagem que busca expressão a partir dos conceitos de memória e narrativa. Durante as aulas será abordada tanto a teoria quanto a prática passando desde uma breve história do livro de artista por meio de referências nacionais e internacionais até a produção de livros e a reflexão sobre a mesma.

Estampa: Serigrafia em Papel e Tecido, com Alcides Rodrigues
O curso apresenta todo o processo da produção serigráfica, da preparação da imagem e a tela ao momento final da impressão da arte para que cada participante desenvolva um projeto em serigrafia, relacionado aos seus interesses criativos individuais. Serão analisadas as possibilidades de adaptar imagens para a serigrafia e elaborar outras para a criação serigráfica, pensando em como a técnica pode ser utilizada como forma de criação e reprodução de conteúdos nas artes visuais, áreas diversas do design, publicidade e outros segmentos criativos da comunicação.

A Perspectiva a Mão Livre no Desenho de Arquitetura, com Rodrigo Prata e Caio Marçon
O curso tem como principal objetivo o estudo prático da linguagem arquitetônica, por meio de um elemento como observação e estudos de casos, como desenhos técnicos e plantas, elevações, cortes e perspectivas arquitetônicas.

Desenha-me, com Mariana Pinto
É um curso de desenho livre sob a orientação da modelo-vivo em que o aluno tem total autonomia sobre o material utilizado. É abordado o estudo dos efeitos dos movimentos sugeridos e da interdependência dos elementos constitutivos das situações extra-cotidianas e de aprendizagem. O curso visa oferecer ao público um projeto transdisciplinar com foco na importância do trabalho de modelo-vivo na obra do artista.

Serviço

Cursos MuBE
Inscrições:cursos@mube.art.br
Informações: (11) 2594-2601