Minicurso aborda a história do disco em São Paulo

Janeiro 16, 2018

O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc realiza nos dias 23 e 24 de janeiro, terça e quarta, das 14h30 às 17h30, o minicurso "A Indústria Fonográfica". A proposta é reconstituir o percurso da história do disco em São Paulo por meio da audição de discos originais em 78 rpm mecânicos e elétricos a partir de acervo de colecionadores.

No primeiro encontro será feito um percurso de escuta de discos prensados por diversas gravadoras independentes que surgiram na cidade de São Paulo entre os anos 1910-1920 como Phoenix, Imperador, Brasilphone, Arte-Fone, Ouvidor, Parlophon, além de discos gravados pelas multinacionais Odeon e Columbia. O repertório será de canções, música instrumental, música folclórica, hinos políticos e patrióticos das Revoluções de 1924 e 1932.

No segundo encontro será feito um percurso da história do samba e dos desfiles de carnaval em bairros de imigração italiana como o Brás e o carnaval negro dos cordões carnavalescos através das gravações de seus artistas a partir da década de 1920. A escuta será de sambistas importantes de São Paulo como Nabor P. Camargo, Januário de Oliveira, Isaurinha Garcia, Dircinha e Linda Batista, Henricão, Carmen Costa, Germano Mathias, Adoniran Barbosa, Demônios da Garoa, Paulo Vanzolini, Noite Ilustrada, Geraldo Filme, Osvaldinho da Cuíca, Talismã e Toniquinho Batuqueiro.

Serviço
A Indústria Fonográfica Através de Discos de 78 rpm
Data: 23 e 24 de janeiro
Horário: terça e quarta, das 14h30 às 17h30
Centro de Pesquisa e Formação do Sesc
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar
Valor: R$ 30,00
Informações e inscrições pelo site