Instituto Hercule Florence transmite live sobre festival de Fotografia

Setembro 14, 2020

O Instituto Hercule Florence (www.ihf19.org.br), de São Paulo, promove a live A história e relevância do Festival Hercule Florence de Fotografia, no próximo dia 15 de setembro (terça-feira), às 18h, para abordar a trajetória desse significativo evento para a cena da fotografia brasileira. O Festival, que acontece desde 2007 na cidade de Campinas, interior do Estado de São Paulo, realiza este ano a sua décima terceira edição.

A conversa contará com as participações de Antonio Florence, tetraneto de Hercule Florence e fundador do IHF; Ricardo Lima, fotógrafo e organizador do Festival Hercule Florence de Fotografia; Nelson Chinalia, fotógrafo e professor de fotografia; e Luciana Florence, pentaneta de Hercule Florence, jornalista, responsável pelo departamento de comunicação do IHF. O público poderá interagir enviando perguntas por escrito durante a live.

A transmissão ao vivo acontece pelos canais de mídias sociais do IHF: YouTube e Facebook

No Dia Mundial da Fotografia, 19 de agosto, o IHF participou da live Sentidos do Fotográfico em Hercule Florence, a convite do Festival. A gravação está disponível no canal de YouTube do IHF


Crédito: Ricardo Lima

Sobre os participantes

Antonio Florence: fundador do Instituto Hercule Florence, é advogado formado e pós-graduado pela USP e sócio da Florence & Advogados. Foi presidente do conselho da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APPA); diretor vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Belgo-Luxemburguesa-Brasileira; consultor para assuntos jurídicos e econômicos da Grand-Duché de Luxembourg; membro do conselho curador da Fundação Stickel; diretor jurídico do Clube Alemão Transatlântico e conselheiro da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha.

Ricardo Lima: é jornalista formado pela PUC-Campinas e atua desde 1995 como repórter fotográfico. É o idealizador do Festival Hercule Florence de Fotografia, além de ser membro fundador da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil (RPCFB). Teve a oportunidade de realizar a cobertura fotográfica de diversos eventos de relevância regional e nacional. Atua na diretoria da Arfoc – Associação dos Repórteres Fotográficos do Estado de São Paulo.

Nelson Chinalia: fotógrafo e jornalista, é formado pela PUC-Campinas, com especialização e mestrado pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Foi editor de Fotografia do jornal Correio Popular de Campinas; professor de Fotojornalismo e Artes Visuais na PUC-Campinas e pesquisador do GEMeF no Centro de Memória da Unicamp. Recebeu o Prêmio Vladmir Herzog de Fotojornalismo na modalidade Violência e Direitos Humanos em 1995. Fotografou a Copa do Mundo de Futebol na França, em 1998, para os jornais Correio Popular e Diário do Povo de Campinas. Coordenou as oficinas como curador das exposições e editor dos livros fotográficos Comunidade em Foco, do CDI Campinas, em 2008 e 2012.

Luciana Florence: é jornalista formada pela PUC-Campinas, especializada em Moda pela Faculdade Santa Marcelina (São Paulo). Trabalhou nas revistas Vogue, Criativa e Glamour. Atualmente divide seu tempo entre a comunicação do Instituto Hercule Florence e seu trabalho com cerâmica de autor.

Sobre o Festival Hercule Florence de Fotografia

Criado em julho de 2007, o Festival Hercule Florence de Fotografia tem como matriz a invenção isolada da fotografia no Brasil, realizada pelo artista e inventor franco-monegasco Hercule Florence na cidade de Campinas, SP, em 1833 – fato que desencadeou atitudes fotográficas ao longo dos últimos séculos.

Com a divulgação mundial dos inventos de Florence pelo pesquisador brasileiro Boris Kossoy, em 1976, surgiram, em Campinas, fotógrafos, grupos de fotografia, pesquisas e exposições que, desde então, são parte integrante da vida cultural da cidade.

Em 2007, foram criados dois eventos simultâneos sobre fotografia, determinantes na formação do Festival Hercule Florence: a Semana Hercule Florence e o Seminário Imagem e Atualidade, da PUC-Campinas.

Desde sua criação, o Festival acontece durante o transcurso do Dia Mundial da Fotografia, comemorado no dia 19 de agosto. Ao longo de seus 12 anos, o evento recebeu dezenas de renomados fotógrafos e pesquisadores, além de ter realizado mais de 20 exposições.

Sobre o Instituto Hercule Florence

O Instituto Hercule Florence (IHF) foi fundado em São Paulo em 2007 e certificado como Organização Social de Interesse Público (OSCIP) em 2009. Seus objetivos são a coleta, organização, conservação e divulgação da bibliografia e de documentos sobre o século XIX brasileiro, reunindo um acervo próprio composto por biblioteca e arquivos especializados. O centro de seus interesses consiste no estudo dos diversos viajantes do século XIX e suas narrativas, bem como na produção científica e cultural da Expedição Langsdorff (1825-1829), e na vida e obra do artista e inventor franco-monegasco Hercule Florence (1804-1879), dispondo de uma bibliografia atualizada sobre o autor: bit.ly/HF-Bibliografia. Entre suas realizações estão o lançamento do fac-símile do livro L´Ami des Arts livré à lui-même (http://www.ihf19.org.br/pt-br/hf-lami-des-arts.asp), de Hercule Florence, e a exposição O olhar de Hercule Florence sobre os índios brasileiros (http://www.ihf19.org.br/expo/).

Outras notícias

Circulação gratuita de As Aves da Noite, de Hilda Hilst, contempla 5 cidades paulistas.
Espetáculo, cuja história se passa em um campo de concentração nazista, tem apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo, Campinas, São Caetano do Sul, São Paulo e Ribeirão Preto.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/circulacao+gratuita+aves+noite+hilda+hilst+contempla+cidades+paulistas.php

Espetáculo gratuito revive memórias da ditadura no Teatro Arthur Azevedo.
Montagem recria o clima repressivo da ditadura militar para narrar a trajetória de um grupo guerrilheiro em 1971. Apresentações acontecem nos dias 31/10, 1 e 2/11.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/espetaculo+gratuito+revive+memorias+ditadura+teatro+arthur+azevedo.php

Cia. Estrela D
A encenação nasce de uma jornada de escuta, memória e criação coletiva, entrelaçando teatro, literatura e histórias de mulheres. Com foco em acessibilidade, as apresentações contarão com visita tátil e Programa de Previsibilidade para pessoas neuro divergentes.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+estrela+alva+celebra+anos+com+novo+projeto+cenico+dedicado+ancestralidade+feminina.php

Teatro, palhaçaria, Festival de Cultura Surda e cinema on-line integram programação do Mês das Crianças do Itaú Cultural.
Durante todo o mês de outubro, o IC promove atividades para as crianças e suas famílias. Entre elas, o espetáculo interativo Cidade-Brinquedo, do premiado Grupo Esparrama, que, junto à peça A Botija, Um Pequeno Inventário de Histórias Fantásticas do Nordeste Brasileiro, integram a Viradinha, iniciativa da Prefeitura realizada em diferentes instituições culturais da cidade.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+palhacaria+festival+cultura+surda+cinema+line+integram+programacao+mes+das+criancas+itau+cultural.php

No mês do Halloween, Cine Kids, do MIS, realiza exibição gratuita da animação Hotel Transilvânia.
Após a sessão, Núcleo Educativo do Museu realiza uma oficina de montagem de "múmias-lanterna".
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mes+halloween+cine+kids+mis+realiza+exibicao+gratuita+animacao+hotel+transilvania.php

Prefeitura de São Paulo realiza primeira edição da Viradinha no mês das crianças com mais de 400 atividades gratuitas.
Programação acontece dias 4 e 5 de outubro em mais de 90 espaços da prefeitura como teatros, bibliotecas, Casas de Cultura, centros culturais em todas as regiões da cidade, além de parcerias com o Sesc São Paulo e entidades culturais.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/prefeitura+sao+paulo+realiza+primeira+edicao+viradinha+mes+das+criancas+com+mais+400+atividades+gratuitas.php

Show Vida de Viajante celebra o Dia do Nordestino com apresentação gratuita no Teatro Cacilda Becker.
Para marcar o Dia do Nordestino, comemorado em 8 de outubro, o show terá uma apresentação única e gratuita no palco do Teatro Cacilda Becker, oferecendo ao público uma homenagem especial a um dos maiores ícones da música e da cultura brasileira.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/show+vida+viajante+celebra+dia+nordestino+com+apresentacao+gratuita+teatro+cacilda+becker.php

Barracão Cultural apresenta gratuitamente espetáculo infantil Rumboldo no Teatro Cacilda Becker.
Com direção de Rhena de Faria e texto de Eloisa Elena, espetáculo narra saga de um reizinho autoritário e com mania de poder.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/barracao+cultural+apresenta+gratuitamente+espetaculo+infantil+rumboldo+teatro+cacilda+becker.php

VI Festival das Marias no Brasil traz programação gratuita para São Paulo.
Programação ocorre no Teatro Paulo Eiró, em São Paulo, na Associação Mairinquense de Preservação Ferroviária, em Mairinque, no Sesc Rio Preto e no Cris de Freitas Ateliê, em São José do Rio Preto, e online pelo canal do Festival no YouTube.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+das+marias+brasil+traz+programacao+gratuita+para+sao+paulo.php

14ª Semana de Estudo de Leitura da Cidade de São Paulo apresenta gratuitamente espetáculo de música erudita Brasil Apaixonado: Lendas Amazônicas e Folclóricas.
Victhor Fabiano e Yuri Pingo, em duo de canto e piano, trazem para o palco as históricas canções folclóricas do compositor paraense Waldemar Henrique, um dos mais notáveis nomes da música erudita do Brasil.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/semana+estudo+leitura+cidade+sao+paulo+apresenta+gratuitamente+espetaculo+musica+erudita+brasil+apaixonado+lendas+amazonicas+folcloricas.php