Setembro 14, 2020
O Instituto Hercule Florence (www.ihf19.org.br), de São Paulo, promove a live A história e relevância do Festival Hercule Florence de Fotografia, no próximo dia 15 de setembro (terça-feira), às 18h, para abordar a trajetória desse significativo evento para a cena da fotografia brasileira. O Festival, que acontece desde 2007 na cidade de Campinas, interior do Estado de São Paulo, realiza este ano a sua décima terceira edição.
A conversa contará com as participações de Antonio Florence, tetraneto de Hercule Florence e fundador do IHF; Ricardo Lima, fotógrafo e organizador do Festival Hercule Florence de Fotografia; Nelson Chinalia, fotógrafo e professor de fotografia; e Luciana Florence, pentaneta de Hercule Florence, jornalista, responsável pelo departamento de comunicação do IHF. O público poderá interagir enviando perguntas por escrito durante a live.
A transmissão ao vivo acontece pelos canais de mídias sociais do IHF: YouTube e Facebook
No Dia Mundial da Fotografia, 19 de agosto, o IHF participou da live Sentidos do Fotográfico em Hercule Florence, a convite do Festival. A gravação está disponível no canal de YouTube do IHF

Sobre os participantes
Antonio Florence: fundador do Instituto Hercule Florence, é advogado formado e pós-graduado pela USP e sócio da Florence & Advogados. Foi presidente do conselho da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APPA); diretor vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Belgo-Luxemburguesa-Brasileira; consultor para assuntos jurídicos e econômicos da Grand-Duché de Luxembourg; membro do conselho curador da Fundação Stickel; diretor jurídico do Clube Alemão Transatlântico e conselheiro da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha.
Ricardo Lima: é jornalista formado pela PUC-Campinas e atua desde 1995 como repórter fotográfico. É o idealizador do Festival Hercule Florence de Fotografia, além de ser membro fundador da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil (RPCFB). Teve a oportunidade de realizar a cobertura fotográfica de diversos eventos de relevância regional e nacional. Atua na diretoria da Arfoc – Associação dos Repórteres Fotográficos do Estado de São Paulo.
Nelson Chinalia: fotógrafo e jornalista, é formado pela PUC-Campinas, com especialização e mestrado pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Foi editor de Fotografia do jornal Correio Popular de Campinas; professor de Fotojornalismo e Artes Visuais na PUC-Campinas e pesquisador do GEMeF no Centro de Memória da Unicamp. Recebeu o Prêmio Vladmir Herzog de Fotojornalismo na modalidade Violência e Direitos Humanos em 1995. Fotografou a Copa do Mundo de Futebol na França, em 1998, para os jornais Correio Popular e Diário do Povo de Campinas. Coordenou as oficinas como curador das exposições e editor dos livros fotográficos Comunidade em Foco, do CDI Campinas, em 2008 e 2012.
Luciana Florence: é jornalista formada pela PUC-Campinas, especializada em Moda pela Faculdade Santa Marcelina (São Paulo). Trabalhou nas revistas Vogue, Criativa e Glamour. Atualmente divide seu tempo entre a comunicação do Instituto Hercule Florence e seu trabalho com cerâmica de autor.
Sobre o Festival Hercule Florence de Fotografia
Criado em julho de 2007, o Festival Hercule Florence de Fotografia tem como matriz a invenção isolada da fotografia no Brasil, realizada pelo artista e inventor franco-monegasco Hercule Florence na cidade de Campinas, SP, em 1833 – fato que desencadeou atitudes fotográficas ao longo dos últimos séculos.
Com a divulgação mundial dos inventos de Florence pelo pesquisador brasileiro Boris Kossoy, em 1976, surgiram, em Campinas, fotógrafos, grupos de fotografia, pesquisas e exposições que, desde então, são parte integrante da vida cultural da cidade.
Em 2007, foram criados dois eventos simultâneos sobre fotografia, determinantes na formação do Festival Hercule Florence: a Semana Hercule Florence e o Seminário Imagem e Atualidade, da PUC-Campinas.
Desde sua criação, o Festival acontece durante o transcurso do Dia Mundial da Fotografia, comemorado no dia 19 de agosto. Ao longo de seus 12 anos, o evento recebeu dezenas de renomados fotógrafos e pesquisadores, além de ter realizado mais de 20 exposições.
Sobre o Instituto Hercule Florence
O Instituto Hercule Florence (IHF) foi fundado em São Paulo em 2007 e certificado como Organização Social de Interesse Público (OSCIP) em 2009. Seus objetivos são a coleta, organização, conservação e divulgação da bibliografia e de documentos sobre o século XIX brasileiro, reunindo um acervo próprio composto por biblioteca e arquivos especializados. O centro de seus interesses consiste no estudo dos diversos viajantes do século XIX e suas narrativas, bem como na produção científica e cultural da Expedição Langsdorff (1825-1829), e na vida e obra do artista e inventor franco-monegasco Hercule Florence (1804-1879), dispondo de uma bibliografia atualizada sobre o autor: bit.ly/HF-Bibliografia. Entre suas realizações estão o lançamento do fac-símile do livro L´Ami des Arts livré à lui-même (http://www.ihf19.org.br/pt-br/hf-lami-des-arts.asp), de Hercule Florence, e a exposição O olhar de Hercule Florence sobre os índios brasileiros (http://www.ihf19.org.br/expo/).
MIS Experience recebe a feira Artesania: São Paulo em cores e texturas.
Em três dias de imersão cultural, evento reunirá mestres e mestras artesãs de 16 cidades do estado de São Paulo, incluindo comunidades quilombolas e povos originários.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mis+experience+recebe+feira+artesania+sao+paulo+cores+texturas.php
Vencedor do prêmio APCA de melhor espetáculo em 2020, musical Bertoleza ganha nova e curtíssima temporada no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance "O Cortiço", de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/vencedor+premio+apca+melhor+espetaculo+2020+musical+bertoleza+ganha+nova+curtissima+temporada+teatro+alfredo+mesquita.php
Sesc Pinheiros entra na folia e tem programação especial no Carnaval 2026.
Com atrações para toda a família, a Unidade vai receber bailes e oficinas, entre outras atrações; a entrada é gratuita. Haverá também atividades antes e depois do feriado festivo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+pinheiros+entra+folia+tem+programacao+especial+carnaval+2026.php
Núcleo Ajeum apresenta o premiado espetáculo IBEJADA e lança 3ª edição da Revista Ajeum.
Entre brincadeira e ritual, IBEJADA celebra a alegria negra como força de encontro e resistência, enquanto a infância surge como caminho para sonhar e criar novos futuros.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nucleo+ajeum+apresenta+premiado+espetaculo+ibejada+lanca+edicao+revista+ajeum.php
Biblioteca Comunitária Vento Leste tem programação cultural gratuita em fevereiro.
Biblioteca comunitária de poesia tem entrada gratuita na zona leste de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/biblioteca+comunitaria+vento+leste+tem+programacao+cultural+gratuita+fevereiro.php
Sesc 24 de Maio oferece vivência de brincadeiras para guardar na memória.
A vivência, com Coletivo Brotando Em Mim , explora o brincar de forma livre e criativa, resgatando memórias afetivas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+24+maio+vivencia+brincadeiras+para+guardar+memoria.php
Itaú Cultural realiza 8ª edição de a_ponte: cena do teatro universitário, com foco na presença negra e integrando música e teatro.
A programação reúne espetáculos e leitura dramática que celebram a presença negra em cena, assim como o diálogo do teatro com a música, foco do edital de 2027 do programa, que abre inscrições. As atividades acontecem no Itaú Cultural e estendem-se à Casa Farofa, com espetáculo e festa de encerramento.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+realiza+edicao+a_ponte+cena+teatro+universitario+com+foco+presenca+negra+integrando+musica+teatro.php