"Ligue-Luz" chega para facilitar a manutenção da iluminação pública
Setembro 12, 2007

O Departamento de Iluminação Pública (Ilume), da Secretaria de Serviços, inicia a operação de tele-atendimento específico para problemas relacionados à iluminação pública da Cidade de São Paulo. A nova central de atendimento, denominada Ligue-Luz, passa a receber, a partir das 6h desta quarta-feira (12/09), todos os pedidos de manutenção de iluminação. Trata-se de um serviço gratuito, inclusive para ligações feitas de celulares e de telefones públicos, e proporcionará mais qualidade e eficiência no atendimento à população. O telefone é o 0800 722 0156 e funcionará 24 horas, todos os dias.

O sistema de telefonia digital instalado tem capacidade para atender em torno de 60 mil ligações por mês, com direcionamento de chamadas para diminuir o tempo de espera, que deve ser de 15 a 90 segundos.

Inicialmente serão 28 operadores, divididos em quatro turnos, treinados para atender às solicitações e esclarecer dúvidas sobre serviços de iluminação (troca de lâmpadas queimadas, cabos roubados, transformadores danificados, lâmpadas acesas durante o dia, etc.). Nos casos que não puderem ser atendidos pelo Ilume, como poda de árvores e defeitos em equipamentos pertencentes à concessionária instalados no sistema elétrico, os atendentes darão retorno aos moradores e informarão sobre o encaminhamento da solicitação para o órgão responsável.

A expectativa do secretário de Serviços é que, com a implantação do tele-atendimento, o número de reclamações diminua e a qualidade do serviço prestado pelas empresas contratadas melhore. "Será um canal direto com o munícipe, permitindo que o atendimento seja agilizado e reduzindo os erros de comunicação. O importante, também, é que a nova central foi montada sem nenhum ônus para a Prefeitura", explica o secretário.

A rede de iluminação pública de São Paulo, com mais de 530 mil lâmpadas, é considerada uma das maiores do mundo. Para manter todo o sistema funcionando, a Prefeitura conta atualmente com 90 equipes de manutenção. Em média são trocadas diariamente 300 lâmpadas e 18 fotocélulas (equipamento que faz o acendimento automático da iluminação). Cerca de mil protocolos são atendidos por dia.

Vários fatores são responsáveis pela falta de luz em alguns pontos da Cidade, como transformadores queimados, fios partidos, curto na rede e defeitos em outros equipamentos auxiliares que compõem o sistema de iluminação. No entanto, o principal problema enfrentado é o furto de cabos. Só para ter uma idéia, em média, foram retirados, mensalmente, 185 quilômetros de cabos este ano. Um aumento de aproximadamente 23% em relação ao ano passado. A Prefeitura tem adotado algumas ações para combater esse tipo de delito. Ferros-velhos estão sendo fechados pelas Subprefeituras e os cabos de cobre substituídos pelos de alumínio.

O Ligue-Luz atenderá todas as demandas referentes à iluminação pública. Se forem referentes à ampliação e remodelação, os pedidos serão encaminhados aos departamentos responsáveis dentro do Ilume, pois dependem de programação específica. As solicitações para a instalação de novos pontos devem ser feitas diretamente nas Subprefeituras do bairro.

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Fonte: Prefeitura da Cidade de São Paulo

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