Fundação Ema Klabin traz o projeto Tramas Culturais

Fevereiro 24, 2017

A Fundação Ema Klabin promove a partir do dia 9 de março o projeto Tramas Culturais, que fará uma viagem no tempo pela história da música norte-americana. Serão quatro encontros nos meses de março e abril (quintas-feiras, às 19h30), orientados pelo professor, guitarrista e historiador Marco Prado.

Os encontros abordarão uma parte importante da trajetória da música americana evidenciando o contexto histórico dos diferentes estilos. Serão apresentados os maiores expoentes de cada período e a influência que exerceram no cenário musical do século XX.

Para tecer a trama cultural, onde todos os participantes estejam envolvidos, as aulas expositivas serão cercadas de boa música ao vivo, vídeos e troca de ideias. A cada encontro haverá apresentações musicais de Marco Prado e artistas convidados.

Programação

1ª aula – 09/03
Panorama da história americana depois da Guerra Civil. O desenvolvimento americano e as diferenças fundamentais entre o Norte e o Sul do país. A música no Mississipi e o Blues rural.

2ª aula – 23/03
Guerras mundiais e o contexto para o aumento do movimento imigratório aos EUA. A influência dos imigrantes na cultura americana e a importância da música europeia nas transformações ocorridas pela chegada de compositores, intérpretes e construtores de instrumentos em solo americano.

3ª aula – 06/04
Segregação racial e luta pelos direitos civis. O movimento migratório de músicos e artistas para o norte do país. A Era do Swing, o Bebop e os outros estilos do Jazz. O Blues elétrico em Chicago, as novas gravadoras investindo em artistas ligados ao Rhythm and Blues. Os principais músicos das décadas de 1940 e 1950.

4ª aula – 27/04
Afirmação da cultura e da influência americana no mundo com a Guerra Fria. Os principais movimentos sociais e culturais nas décadas de 1950 e 1960 e suas ligações com a produção musical. O começo do Rock and Roll (Chuck Berry, Little Richards e Elvis Presley) A Contracultura, as Experiências sonoras e o desenvolvimento tecnológico do período. Os Grandes festivais (Monterey Pop e Woodstock). A música na Inglaterra, e no Brasil influenciado pela música americana. O Jazz-rock e a mistura musical (Miles Davis, Jimi Hendrix e Frank Zappa).

Serviço

Tramas Culturais - O Blues, o Jazz e o Rock and Roll
Horário: 19h30 às 21h00
Entrada Gratuita
30 vagas por ordem de chegada.
Fundação Ema Klabin
Endereço: Rua Portugal, 43 - Jardim Europa/São Paulo
Tel: (11) 3897-3232