Curso de composição popular com o músico Eduardo Gudin no Sesc

Fevereiro 14, 2018

O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc oferece curso de composição popular ministrado por Eduardo Gudin, que é compositor, cantor, arranjador, violonista e letrista paulistano. No estudo padrão de música erudita está incluso, no estágio mais avançado, o ensino de composição. Nesta cadeira o estudante analisa as estruturas dos estilos abrangendo todas as épocas (barroco, clássico, romântico, impressionista e outros), começando pelo estudo da harmonia seguido do contraponto.

Mesmo que o aluno de composição não consiga criar uma "obra maior", pois isso depende de um talento natural, ele aprende a compor peças na forma correta. Pode criar uma fuga no estilo de Bach com todas as características, por exemplo. Já na composição popular não existe nenhuma técnica sistematizada para um curso nesse sentido. Peca-se pela falsa ideia de contrapor intuição a um estudo mais formal.

No curso "Decifrando Canções", são aprofundadas as questões técnicas das canções (melodia e letra) da nossa música popular. O objetivo é aprimorar, através de um mergulho profundo em obras especiais do cancioneiro nacional, o ofício de ser compositor. É necessário um conhecimento mínimo de harmonia e tocar um instrumento, mesmo que só para acompanhamento.

Serviço
Eduardo Gudin: decifrando canções
Data: De 27 de fevereiro a 12 de junho
Horário: terças, das 14h30 às 17h30 (Exceto dia 1 de maio)
Centro de Pesquisa e Formação do Sesc
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar
Preço: R$ 120,00
As inscrições devem ser feitas através do site
Mais informações: 3254-5600