Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
CPC-USP promove semana de atividades gratuitas
Novembro 24, 2015

O programa Domingo na Yayá oferece atividades gratuitas realizadas aos domingos, sempre às 11h. Entre os objetivos estão a abertura ao público da Casa de Dona Yayá – bem cultural e sede do CPC-USP – com a apresentação de manifestações artísticas capazes de proporcionar, além de entretenimento, o contato com o tema patrimônio cultural. A programação conta com duas importantes parcerias com a Universidade, abrindo espaço para a divulgação do trabalho desenvolvido pelo Laboratório de Música de Câmara da Escola de Comunicação e Artes (LAMUC) e apresentação do repertório dos vários grupos que compõem o CoralUSP.

29 de novembro
CoralUSP – Alma de Gato e Parangolés
Criados em 2014, os grupos Alma de Gato e Parangolés integram a Trupe de Passarim do CoralUSP. Sob a direção da cantora e orientadora de voz Carmina Juarez, 18 cantores apresentarão repertório variadíssimo da música popular, bem como composições próprias. No programa, músicas de Edu Lobo, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Arnaldo Antunes, Claus Petersen, Lucas Fernandes entre outros. O show é marcado pelo contraste de estilos mesclando poesia, sonho e inspiração.

Exposição
HidroFaixas: Rios Visíveis do Bixiga
Abertura: 26 de novembro às 19h
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Domingos, das 10h às 15h - Grátis
A exposição Hidrofaixas: rios visíveis do Bixiga apresentará os resultados e desdobramentos de oficinas, intervenções e ações do CPC-USP relacionadas à temática dos rios urbanos — e, em particular, ao universo dos rios (in)visíveis do bairro do Bixiga. A mostra reúne trabalhos do Coletivo Mapa Xilográfico, do Bloco Fluvial do Peixe Seco e dos participantes das oficinas promovidas na Casa de Dona Yayá. O foco são os três rios que constituem o território que costumamos chamar de Bixiga: o Itororó, o Saracura e o Japurá (este último também conhecido como Ribeirão do Bixiga). Ausências presentes no cotidiano urbano, os três rios se revelam visíveis no conjunto de memórias, recordações, narrativas e histórias que os rodeiam, bem como nas suas manifestações físicas, reconhecíveis na geografia do lugar. Mais do que torná-los visíveis, esta exposição procura reconhecer sua presença ausente, sua realidade virtual, sua constituição simbólica. Os trabalhos em exibição potencializam tais presenças por meio de ações poéticas, afetivas e lúdicas, que revelam os rios não como uma relíquia a ser resgatada, mas como uma presença a ser celebrada coletivamente.

Serviço

Centro de Preservação Cultural-USP
Casa de Dona Yayá
Endereço: Rua Major Diogo, 353
Bela Vista – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3106-3562