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Projeto Compasso Virtual promove palestras e workshops gratuitos
Agosto 25, 2014

A Oficina Cultural Oswald de Andrade – unidade da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela POIESIS Instituto de apoio à Cultura, à Língua e à Literatura – promove, entre 4 e 6 de setembro, o Projeto Compasso Virtual: Seminário "Educação Musical para a Formação de Professores". A curadoria é de Heraldo Paarmann. As inscrições devem ser feitas no site das Oficinas Culturais entre 21 de agosto e 3 de setembro e a seleção para as 25 vagas para cada workshop, e para as 60 vagas para cada palestra será feita pela ordem de inscrição.

O Projeto Compasso Virtual desenvolve minipalestras em que educadores e pesquisadores da área de educação musical transmitem, pela internet, metodologias e pedagogias que propõem reflexões sobre diversas facetas deste tema, com objetivo de municiar, sobretudo, o trabalho do professor de música com novas informações e referências.

Além de professores, podem se inscrever também pesquisadores, estudantes de música e músicos interessados nos processos de aprendizagem formais e informais aplicados em sala de aula. As minipalestras podem ser acessadas no canal das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo no canal do YouTube.

Este seminário se desdobra em ações presenciais, com uma série de palestras e workshops ministrados por reconhecidos especialistas da área. Um dos destaques é o Workshop: Os Sons do Mundo, coordenado por Magda Pucci e Gabriel Levy nos dias 4 e 5.

Tendo o multiculturalismo como eixo central, o workshop apresentará um panorama geral da grande diversidade da música no mundo, enfocando relevantes expressões musicais de diferentes povos. Para promover uma reflexão sobre o assunto, a dupla de músicos do Mawaca proporcionará uma vivência musical prática com canções asiáticas, ritmos indianos e balcânicos, temas árabes, polirritmias africanas e melodias ibéricas, entre outras manifestações.

O curador do projeto, Heraldo Paarmann, mestrando na Unesp em Educação Musical, é multi-instrumentista, arranjador, produtor e professor. Em três décadas de carreira, tocou com inúmeros artistas de diversas tendências; durante onze anos foi o guitarrista do Ultraje a Rigor e hoje integra o quarteto de guitarras Kroma.

Confira a programação:

WORKSHOP: DO CHORO À BOSSA NOVA – UMA REFLEXÃO SOBRE APRECIAÇÃO NA EDUCAÇÃO MUSICAL
Coordenação: Liliana Bollos
4/9 – quinta-feira – 10h às 13h

O workshop tem como foco principal a apreciação de diferentes formas musicais comumente chamadas "populares" – choro, samba, jazz, bossa nova e baião, entre outras – de forma a auxiliar o educador nos processos de socialização de seus alunos e contribuir para o desenvolvimento da coordenação sensório-motora das crianças, por meio da atividade de bater palmas.
Liliana Bollos é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, mestre em Música Popular e Ciência do Jazz e graduada em Música pela Universidade de Música e Artes Cênicas de Graz, na Áustria. É também formada em piano clássico pelo Conservatório Maestro Francisco Cônsolo.

WORKSHOP: OS SONS DO MUNDO
Coordenação: Magda Pucci e Gabriel Levy
4 e 5/9 – quinta e sexta-feira – 10h às 13h e 14h às 17h

Tendo o multiculturalismo como eixo central, o workshop apresentará um panorama geral da grande diversidade da música no mundo, enfocando relevantes expressões musicais de diferentes povos. Para promover uma reflexão sobre o assunto, a dupla de músicos do Mawaca proporcionará uma vivência musical prática com canções asiáticas, ritmos indianos e balcânicos, temas árabes, polirritmias africanas e melodias ibéricas, entre outras manifestações.
Magda Pucci é arranjadora, compositora, cantora e pesquisadora da música de vários povos. Dirige e produz o grupo Mawaca desde sua formação, em 1993. Formada em Regência pela ECA-USP e mestre em Antropologia pela PUC-SP, faz doutorado em Creative Arts na Universidade de Leiden, na Holanda. Na área de educação musical, lançou o livro "Outras Terras, Outros Sons" (escrito com Berenice de Almeida) e realiza cursos e palestras para professores. Nas universidades de Amsterdam e Leiden, ministrou curso sobre música indígena e brasileira.
Gabriel Levy, arranjador, compositor, educador e produtor musical, é acordeonista do Mawaca. Licenciado em Música pela Unesp, estudou regência coral com Hermelino Neder e H. J. Koellreutter, entre outros, além de técnicas de regência de coro infantil com Dulce Leandro. Estudou acordeom com Edy Meirelles, Regina Weissmann e Toninho Ferragutti e participou de diversos cursos internacionais de música e de educação musical, com nomes como Jo Estill, Violeta Gainza, R. Murray Schafer e Maria Ordög.

WORKSHOP: MÉTODO SUZUKI – IDEIA GERAL E FUNCIONAMENTO
Coordenação: Shinobu Saito
4 a 6/9 – quinta, sexta e sábado – 14h às 17h

O método Suzuki foi desenvolvido por Shinichi Suzuki, no Japão, pouco depois da Segunda Guerra Mundial. O método utiliza a educação musical para enriquecer e melhorar a vida de seus estudantes: direcionado a crianças, consiste basicamente em brincadeiras, para que o aluno se divirta enquanto aprende.
Shinobu Saito é doutora em Música (performance em violino), formada pela Universidade de Iowa. Trabalha desde 1981 com o método Suzuki de ensino de instrumentos de cordas. Em 2006 obteve o Teacher Trainer Certificate da Associação Suzuki Americana (SAA), tornando-se a primeira professora no Brasil qualificada para capacitar novos professores no método Suzuki.

PALESTRA: SABERES PEDAGÓGICO-MUSICAIS NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO MUSICAL DO SÉCULO XXI
Palestrante: Neide Esperidião
4/9 – quinta-feira – 14h às 17h

O objetivo desta palestra é discutir a natureza dos conhecimentos pedagógico-musicais no cenário atual e as possibilidades de formação inicial de professores de educação musical.
Neide Esperidão é bacharel em Fonoaudiologia pela PUC-SP, licenciada em Pedagogia pela Universidade Ibirapuera, mestre em Música pela Unesp e doutora em Educação pela USP, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Leny Magalhães Mrech. Autora de "Educação Musical e Formação de Professores: suíte e variações sobre o tema" (Globus Editora), livro da coleção Cultura e Educação, da qual é uma das organizadoras.

PALESTRA: PROCESSOS CRIATIVOS NA INICIAÇÃO AO INSTRUMENTO MUSICAL
Palestrante: Berenice de Almeida
5/9 – sexta-feira – 10h às 13h

A atividade tem como objetivo apresentar temas sobre a iniciação ao instrumento, em especial ao piano, como um real meio de expressão e comunicação.
Berenice de Almeida é pianista, educadora musical e coordenadora da área de música da EMIA – Escola Municipal de Iniciação Artística. Em coautoria com Magda Pucci, escreveu o livro "Outras Terras, Outros Sons" (Editora Callis); criou o Fax Musical, assessoria por meio de fax, correio ou e-mail em que propõe temas para serem desenvolvidos por professores de música e também por professores de educação infantil.

PALESTRA: RITMO E MOTRICIDADE
Palestrante: Marcelo Petraglia
5/9 – sexta-feira – 14h às 17h

O palestrante apresenta aos profissionais o caminho de desenvolvimento musical da criança e do jovem – que se estende do processo imitativo do ambiente à criação fundada na individualidade – e indica as diferenças de postura e metodologia que o professor deve ter ao trabalhar com as diversas faixas etárias.
Marcelo Petraglia é educador musical formado pela ECA-USP, especialista em Musicoterapia pela FMU, mestre em Biologia pela Unesp e doutorando em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da USP. Ampliou sua formação em canto e composição musical no Emerson College (Reino Unido); na Musikalisch-Plastische Arbeitsstätte (Alemanha) trabalhou na pesquisa e construção de instrumentos de percussão de metal. Dedica-se ao estudo dos fenômenos musicais, sonoros e vibratórios e sua relação com o homem e o meio ambiente. Autor do livro "A música e sua relação com o ser humano".

WORKSHOP: ASPECTOS METODOLÓGICOS DO ENSINO ‏DE TEORIA MUSICAL
Coordenação: Marisa Ramires
6/9 – sábado – 10h às 13h

A atividade tem como objetivo discutir as questões pontuais que envolvem o ensino, o aprendizado e a vivência na área de teoria musical nas disciplinas Linguagem e Estruturação Musical (LEM), Harmonia, Percepção e Análise Musical.
Marisa Ramires é mestre em Música pela Unesp e bacharel em Composição e Regência pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM). Atualmente é professora titular no curso de Música da UniFIAM FAAM, nas áreas de teoria musical e harmonia, e nos cursos de música da FAC-FITO, de Osasco. Autora do livro "Exercícios de teoria musical – uma abordagem prática", um dos mais utilizados nos cursos de música do Brasil.

PALESTRA: PARA ENTENDER AS MÚSICAS DE HOJE – EDUCAÇÃO MUSICAL POR MEIO DE TECNOLOGIAS
Palestrante: Daniel Gohn
6/9 – sábado – 10h às 13h

A palestra coloca em pauta as diversas aplicações de tecnologias na educação musical, tanto em situações presenciais como em cursos a distância. Como ponto central da discussão será questionado o conceito de "tecnologia neutra", propondo-se o uso das ferramentas digitais na educação como meio para o entendimento da produção musical atual.
Daniel Gohn é mestre e doutor pela ECA-USP e bacharel em Música Popular pela Unicamp. Professor do curso de Licenciatura em Educação Musical da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é autor dos livros "Caderno de Percussão Yamaha", "Educação Musical a Distância: Abordagens e Experiências", "Tecnologias Digitais para Educação Musical" e "Autoaprendizagem Musical: Alternativas Tecnológicas" .

WORKSHOP: PROPOSTAS METODOLÓGICAS DE EDUCAÇÃO MUSICAL NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Coordenação: Monique Traverzim e Wasti Silvério Ciszevski
6/9 – sábado – 10h às 13h e 14h às 17h

A atividade visa proporcionar aos participantes vivências, fundamentos e reflexões baseadas em diferentes metodologias de educação musical dentro de uma perspectiva humanista.
Monique Traverzim é mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Unesp, sob orientação da professora livre docente Marisa Fonterrada. Possui pós-graduação lato sensu em Educação Musical e graduação em Formação Pedagógica de Docentes em Música pela Faculdade de Música Carlos Gomes, e bacharelado em Música - Habilitação em Instrumento pela Unesp. Na Faculdade Campo Limpo Paulista, foi professora da pós-graduação em Educação Musical e dos cursos de licenciatura em Música e Pedagogia.
Wasti Silvério Ciszevski é licenciada em Educação Musical e mestre e doutoranda em Música pela Unesp, com especialização em "Ética Valores e Cidadania da Escola" pela USP. É formada em piano erudito e popular pela Escola Municipal de Música e pela EMESP. Professora universitária e de educação infantil, atualmente é docente e coordenadora pedagógica de Educação Musical do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Pesquisadora da música na escola e da formação musical inicial e continuada de professores, participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Musical e do Grupo de Pesquisa Arte na Pedagogia.

Serviço

PROJETO COMPASSO VIRTUAL: SEMINÁRIO "EDUCAÇÃO MUSICAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
4 a 6 de Setembro
Curadoria: Heraldo Paarmann
Informações gerais:
Público: pesquisadores, professores, educadores, estudantes de música e músicos interessados nos processos de aprendizagem formais e informais aplicados em sala de aula
Inscrições: 21 de agosto a 3 de setembro
Seleção: primeiros inscritos no site www.oficinasculturais.org.br
25 vagas por workshop
60 vagas por palestra
Atividades gratuitas

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro - Cep: 01123-001 - São Paulo – SP
Telefone:(11) 3222-2662/ 3221-4704 |
E-mail: oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta das 9h às 22h e sábado das 10h às 18h
Inscrições: Segunda a sexta das 10h às 21h30 e sábado das 10h30 às 17h30
Acessibilidade: dispõe de rampa de acesso, banheiro adaptado e cadeiras de rodas.
Site: www.oficinasculturais.org.br
Facebook: https://www.facebook.com/OficinasCulturais
Twitter: @OficinaCultural

Fonte: Assessoria de Imprensa – POIESIS / Oficinas Culturais