Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Casa das Rosas celebra Dia da Mulher com contação de história, oficina de escrita e sarau
Março 04, 2015

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura – comemora no próximo domingo (8 de março) o Dia da Mulher com literatura e poesia.

No mundo dos livros, muitas mulheres tiveram papel fundamental para a emancipação feminina e para os questionamentos que cercam a mulher moderna. Algumas dessas importantes figuras serão representadas na programação mensal da instituição. E para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Casa das Rosas realiza um dia especial de atividades.

Programação

O mundo no black power de tayó
Horário: 11h
com: Kiusam de Oliveira e o percussionista Paulo Silva

Na imprensa são mostradas cada vez mais práticas racistas e sexistas, como o caso de professoras e diretoras de escolas que proibiram a entrada de crianças negras com o penteado conhecido como black power. Para discutir questões voltadas à educação das relações étnico-raciais, mas de uma forma lúdica, Kiusam de Oliveira realiza o contação de história de seu livro O mundo no black power de Tayó. Em seguida, será realizado um bate-papo sobre discriminação, preconceito, racismo, estética e beleza negra, respeito e valorização humana.

Kiusam de Oliveira é artista multimídia, ativista do movimento negro e feminista, autora dos livros Omo-Oba: histórias de princesas (2009), O mundo no black power de Tayó (2013), O mar que banha a ilha de Goré e Omo-Oba: histórias de príncipes.Também é contadora de histórias, doutora em Educação e mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Especialista na temática das relações étnico-raciais, ela participa de conferências, congressos e simpósios. Atua também como bailarina, coreógrafa e professora de danças afro-brasileiras.

Exercícios de Liberdade
Horário: 15h
com: Circular de Poesia Livre

Escrever e recitar literatura de temática feminista pode estimular, às vezes, a discussão relacionada às questões de comportamento, gênero, diversidade sexual, desigualdade e opressões. Pensando nisso, o coletivo Circular de Poesia Livre, formado por mulheres feministas, fará uma oficina de escrita criativa e logo em seguida um sarau aberto para todos. 

Circular de Poesia Livre é um coletivo de mulheres feministas que estuda, discute, cria e dissemina arte e literatura sobre gênero, sexualidade e sexo.

Serviço:

Dia da Mulher
Domingo, 8 de março, a partir das 11h
Entrada gratuita
Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô.
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h;
Domingos e feriados, das 10h às 18h.
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados).
Tel.: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447.
Site: www.casadasrosas.org.br
Twitter: www.twitter.com/casadasrosas
Facebook: www.facebook.com/casadasrosas
Instagram: www.instagram.com/casadasrosas