Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade oferecem literatura, cinema e música gratuita

Janeiro 16, 2017

No dia 25 de janeiro, a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos, a Casa Guilherme de Almeida e a Casa Mário de Andrade prepararam atividades especiais que reúnem o melhor da literatura, do cinema e da música.

A Casa das Rosas apresentará o evento Sampoemas, que contará com a exibição única do filme São Paulo, Simphonia da Metrópole, de Adalberto Kemeny e Rudolf Rex Lustig, realizado em 1929, que mostra um dia na cidade, do nascer ao pôr do sol. Às 17h, acontecerá o lançamento do livro Antologia TranSPassar, organizado por Carlos Felipe Moisés e Victor Del Franco, que incluirá leituras de poemas sobre as ruas da cidade e depoimentos dos poetas participantes. A exibição será às 20h00, no jardim do museu. O maestro e compositor Livio Tragtenberg executará ao vivo a trilha musical que compôs para o filme.

A Casa Mário de Andrade, às 11h, receberá a cantora Dani Mattos e o grupo Toque de Bambas para o espetáculo Cronistas da Cidade, que apresentará uma roda de samba, além de poemas, esquetes de radionovela e curiosidades sobre a capital. O evento contará com uma participação muito especial do ator Pascoal da Conceição, que interpretará o escritor Mário de Andrade. Às 16h, Fernanda de Almeida Prado e Magno Camalle realizam uma apresentação artística em formato de aula-show, baseada no romance Macunaíma, de Mário de Andrade.

A Casa Guilherme de Almeida começa a programação no dia 22, a partir das 14h30, com "São Paulo, 463 anos: crônicas de 'ontem – hoje – amanhã'". Durante uma visita ao Museu, os participantes poderão apreciar a vista do mirante que inspirava o poeta, com leituras e conversas sobre o gênero crônica e suas especificidades em relação a outras modalidades de texto. Ao final, será proposta uma atividade em que os participantes poderão exercitar sua escrita. No dia 25, às 15h00, o museu realizará um encontro na Sala Cinematographos com o cineasta Ugo Giorgetti, que conversará com o público sobre seu primeiro longa-metragem, "Jogo Duro".

Serviço
Aniversário de São Paulo
Data: 25 de janeiro

Casa das Rosas
Avenida Paulista, 37 – Próximo à Estação Brigadeiro do Metrô - Brigadeiro - São Paulo
www.casadasrosas.org.br

Casa Mário de Andrade
Rua Lopes Chaves, 546 - Barra Funda - São Paulo
www.oficinasculturais.org.br

Casa Guilherme Almeida - Anexo
Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Perdizes - São Paulo
www.casaguilhermedealmeida.org.br

Fonte: http://www.cultura.sp.gov.br/portal/site/SEC/menuitem.71b090bd301a70e06d006810ca60c1a0/?vgnextoid=db382f4b09049510VgnVCM1000008936c80aRCRD&vgnextfmt=default#.WHzvgtQrL4Y