Casa das Caldeiras lança Edição 2018 do Programa de Residência Artística "Obras em Construção"

Fevereiro 14, 2018

Um dos primeiros espaços autônomos a lançar um programa de Residência Artística no Brasil, está com inscrições abertas para selecionar artistas e portadores de projetos interessados na dialética entre Arte e Patrimônio. A Associação Cultural Casa das Caldeiras recebe até o dia 05 de março, as inscrições dos candidatos interessados em ingressar no Programa "Obras em Construção 2018" que será realizado de 09 de abril até 09 de Novembro.

O Programa consiste em viabilizar espaços de Residências Artísticas propondo acompanhamento logístico, administrativo e de estruturação do projeto, fomentando um contexto de troca de conhecimentos, métodos e impressões entre os artistas residentes. O objetivo é dar condições para que artistas, grupos, coletivos e pesquisadores possam desenvolver seus projetos e seu processo de criação, se relacionando com o patrimônio, com o território, com os demais residentes e experimento ações com o público frequentador.

Durante o programa os residentes terão oportunidade de se aproximar de outros artistas, pesquisas e processos, ampliando possibilidades de criação. Ao final serão convidados a expor seus experimentos em uma mostra a ser realizada na Casa das Caldeiras, chamada "Tempo Forte". O objetivo desta programação é de criar um espaço-tempo para diálogos, intercâmbios e transferência de conhecimentos entre os artistas residentes, profissionais da área da cultura e o público, como também a exposição e divulgação de seus processos de pesquisa.

Obras em Construção é destinado a pessoas que estejam trabalhando no campo da arte contemporânea, da cidadania e desejando desenvolver seu projeto através de um processo de residência artística e de pesquisa em espaços não tradicionais, abertos a pluridisciplinaridade, aos encontros e aos Intercâmbios multiculturais. A candidatura pode vir acompanhada de propostas de oficinas, workshops e palestras.

Podem se inscrever artistas, grupos, coletivos e pesquisadores portadores de projeto vivendo e trabalhando no Brasil ou no exterior. Os selecionados vivendo fora da cidade de São Paulo poderão contar com Hospedagem, Alimentação e Transporte local, oferecidos pelo Programa. As primeiras experiências com residências artísticas na Casa das Caldeiras aconteceram em 2002. Desde então, a ocupação foi se aprimorando até se consolidar através de um edital de seleção em 2008. Desde então, foram acolhidos quase 300 projetos de artistas brasileiros como Vera Sala, Jorge Garcia Companhia de Dança, Cia Mugunzá e até nomes internacionais como os chineses Ding Hao, Zhang Wei, Zhao Yanan, Chen Wenling e Yang Liu que participaram da edição de 2017 sobre a curadoria de Yugao, um dos maiores nomes femininos da arte contemporânea na China.

Para estimular a circulação dos trabalhos e dos artistas em residência, a ACCC participa e desenvolve projetos de intercâmbio em parceria com as redes internacionais das quais é membro, como: Centros Culturais e Monumentos Históricos (CCR) (www.accr-europe.org) - A rede que oferece aos membros uma plataforma de informações, reflexões e de trabalhos sobre as questões de comum interesse sobre reabilitação e reutilização de espaços patrimoniais.

Serviço
Obras em Construção – Programa de Residência Artística
Data de inscrição: até 05 de março
Realização: de 09 de abril até 09 de Novembro
Associação Cultural Casa das Caldeiras
Avenida Francisco Matarazzo, 2000 - Água Branca
Para informações e inscrição acesse o formulário de candidatura