Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Projeto Cartografia de Direitos Humanos de São Paulo resgata histórico da cidade em evento
Outubro 23, 2014

Cidade de importantes acontecimentos, sobretudo os que envolvem movimentos sociais, São Paulo terá sua história mapeada pelo projeto Cartografia de Direitos Humanos em plataforma digital a ser lançada no dia 4/11 (terça-feira), a partir das 20h, no Centro Universitário Maria Antonia.

Promovido pela Cátedra Unesco de Educação para Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância e o Instituto de Estudos Avançados da USP, e contemplado no Edital 2013 da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, o projeto Cartografia de Direitos Humanos de São Paulo resgata lugares que sediaram as lutas e as conquistas por direitos humanos na capital paulista.

Em seu conteúdo, reunirá informações coletadas na primeira fase do projeto, com marcos selecionados que simbolizam temas ligados a Não-Discriminação Racial (Movimento Negro Unificado, UNEafro e Terras Indígenas Tenondé Porã); Não-Discriminação por Sexo e Gênero (Parada LGBT, Marcha das Vadias, União de Mulheres de São Paulo e Jornal Brasil Mulher); Direito ao Trabalho (CUT - Central Única dos Trabalhadores, Greves de Osasco e Oboré); Direitos Civis e Acesso à Justiça (Comissão Justiça, Paz e Massacre do Carandiru, Ato Ecumênico de 1975 em homenagem à Vladimir Herzog, exposição do MPF (Re) Conhecer... Para Nunca Esquecer! e o NEV - Núcleo de Estudos da Violência); Direito à Cidade (Jornadas de Junho de 2013 e MMC - Movimento de Moradia do Centro); Migração (Praça Kantuta e Marcha dos Imigrantes); Liberdade de Expressão e de Reunião (Sarau do Binho); Luta pelo Estado de Direito e Movimentos Políticos (Batalha da Maria Antônia e Comício das Diretas Já no Vale do Anhangabaú nos anos 1980).

Para cada marco selecionado, foram colhidos depoimentos, imagens e textos que auxiliam na (re)construção da sua história e que, agora, podem ser consultados na plataforma online. O sistema permitirá, também, que novos marcos sejam adicionados e, assim, abranja um número ainda maior de conquistas.

Ao longo do ano, o projeto também realizou algumas atividades culturais com o objetivo de estimular a sociedade a entender o significado dos direitos humanos. A produção de duas oficinas deu origem à Mostra Fotográfica e Literária, que serão apresentados durante o lançamento.

Além do lançamento da plataforma, nos dias 6 e 7 de novembro, das 10h às 18h30, também como parte do projeto Cartografia de Direitos Humanos de São Paulo, será realizado o encontro Memória, Arte e Educação em Direitos Humanos. Coordenado por Rossana Rocha Reis, docente da FFCLH e do IRI e membro do conselho da Cátedra Unesco de Educação para Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância, o evento público é gratuito e tem sede no IEA-USP. Na série de mesas-redondas, convida especialistas de áreas de a literatura, dança, cinema, imagem e artes plásticas para discutir o papel das artes na educação em Direitos Humanos, com transmissão ao vivo na internet pelo site http://www.iea.usp.br/aovivo.

Programação:

(04/11) – TERÇA-FEIRA, DAS 20H ÀS 22H30
Lançamento Cartografia de Direitos Humanos de São Paulo
Local: CEUMA – Centro Universitário Maria Antonia
Endereço: Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo

20:00 Mesa de abertura
Martin Grossmann (ECA e IEA), Moacyr Novaes (FFLCH e PRCEU), Rossana Rocha Reis (Cátedra Unesco e FFLCH), Sergio Adorno (Cátedra Unesco e FFLCH)

20:30 Apresentação da Cartografia de Direitos Humanos de São Paulo
Abertura da Mostra Fotográfica e Literária

*Mais informações em www.iea.usp.br/eventos/cartografia-lancamento ou pelo telefone (11) 3091-1666
**Evento público, gratuito e sem inscrição prévia.

(06/11) – QUINTA-FEIRA, DAS 10H ÀS 18H30

Encontro Memória, Arte e Educação em Direitos Humanos
Local: Sala de Eventos do IEA - Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
Endereço: Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo

10:00 Mesa redonda - Imagem: Memória, arte e educação em direitos humanos.
Coordenação: Rossana Rocha Reis
Convidados: Cláudia Andujar, Marcio Seligmann, Tania Rivera, Janaina Teles.

14:00 Mesa redonda - Cinema: Memória, arte e educação em direitos humanos.
Coordenação: Vanessa Berner Ismail Xavier.
Convidados: Stella Senra, João Batista Andrade, Renato Tapajós.

17:00 Mesa redonda - Artes plásticas: Memória, arte e educação em direitos humanos.
Coordenação: Martin Grossman.
Convidados: Moacir dos Anjos, José Rufino, Leila Danziger.

(07/11) – SEXTA-FEIRA, DAS 10H ÀS 18H30

Encontro Memória, Arte e Educação em Direitos Humanos
Local: Sala de Eventos do IEA - Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
Endereço: Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo

10:00 Mesa redonda - Literatura: Memória, arte e educação em direitos humanos.
Coordenador: Paulo Endo Laura Mascaro.
Convidados: Paloma Vidal, Roberto Zular, Karl Erik Schollhammer.

14:00 Mesa redonda - Memoriais, monumentos, museus: Memória, arte e educação em direitos humanos.
Coordenação: Marcio Seligmann.
Convidados: Ricardo Brodsky, Fúlvia Molina, Horst Hoheisel, Andreas Knitz.

17:00 Mesa redonda - Dança: Memória, arte e educação em direitos humanos.
Coordenação: Carolina Coelho Brandão.
Convidados: Lia Rodrigues, Marika Gidali, Cássia Navas.

*Mais informações em http://www.iea.usp.br/eventos/cartografia-mesas-redondas ou pelo telefone (11) 3091-1666
**Evento público, gratuito e sem inscrição prévia.

Sobre o Projeto Cartografia de Direitos Humanos de São Paulo

“Cartografia de Direitos Humanos de São Paulo” é um projeto proposto pela Cátedra Unesco de Educação para a Paz, Direitos Humanos Democracia e Tolerância, sediada no Instituto de Estudos Avançados, em parceria com o Centro Universitário Maria Antônia da Universidade de São Paulo. Por meio de diversas linguagens artísticas, a iniciativa busca estimular a sociedade a entender o significado dos direitos humanos e, ao mesmo, tempo conhecer a história das lutas e das conquistas por direitos humanos que marcaram a cidade.

Sob a coordenação da professora Rossana Rocha Reis, do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e com a coordenação executiva de Rafael Borsanelli, chefe da Divisão de Comunicação do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, o projeto tomou forma e traz em seu bojo uma metodologia que aproxima o público do assunto de maneira reflexiva. Para reunir as informações deste trabalho, está sendo lançado o site www.cartografiadh.iea.usp.br, com entrevistas em vídeo com jornalistas, militantes sociais e ativistas que vivenciaram a prática dos direitos humanos em São Paulo. O site traz, ainda, um mapeamento - a cartografia - de marcos espalhados pela metrópole que relembram e indicam os cenários associados à defesa dos direitos humanos. Nesse sentido, a cartografia mostra-se como uma importante ferramenta da plataforma digital. Dessa maneira, o público terá acesso a um conteúdo com referências que permitem conhecer o que são e quais são as histórias de luta pelos direitos na capital.

O projeto foi contemplado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP no edital de Difusão e Intercâmbio Cultural e Científico 2013 e conta com apoio do Ministério Público Federal e da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Coordenação - Rossana Rocha Reis

Coordenação-executiva - Rafael Borsanelli

Equipe: Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer, Dina Lida Kinoshita, Fernando Aith, Flávia Inês Schilling, Gustavo Augusto Soares dos Reis, José Gregori, Paulo Cesar Endo, Sergio Adorno (membros da Cátedra Unesco de Educação para a Paz, Direitos Humanos Democracia e Tolerância), Martin Grossmann (diretor do Instituto de Estudos Avançados), Moacyr Ayres Novaes (Pró-Reitor Adjunto de Extensão Universitária), André Bueno, Amanda Kamanchek e Carolina Brandão.