Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Saiba como obter a Carteirinha do Idoso e fazer viagens interestaduais gratuitas ou com 50% de desconto.
Agosto 25, 2008

Idosos (pessoas com 60 anos ou mais de idade) que estejam inseridos no Cadastro Único dos programas sociais, que ganham até dois salários-mínimos (R$ 830,00) ou que não podem comprovar renda têm direito a solicitar a Carteirinha do Idoso. Este documento permite ao idoso fazer viagens interestaduais (rodoviárias, ferroviárias ou aquaviárias) gratuitas ou com 50% de desconto.

O documento está previsto no Estatuto do Idoso, que estabelece a reserva de quatro vagas por veículo: duas gratuitas e o restante com o desconto, caso os lugares já tenham sido ocupados. A gratuidade pode ser solicitada no ponto de venda da transportadora, com antecedência de 3 horas em relação ao horário de partida do ponto inicial da linha.

No município de São Paulo os interessados em obter a carteira devem procurar as Supervisões de Assistência Social (SAS), localizadas nas 31 Subprefeituras, e fazer o Cadastro Único. É necessário levar documento pessoal com foto, dos familiares (caso more com parentes) e comprovante de residência. Enquanto a Carteira não estiver pronta, será emitida uma declaração provisória que já permite ao idoso viajar.

Em outras localidades, contate o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (www.mds.gov.br) para saber como e onde obte-la na sua cidade.

A estimativa é atender 500 mil idosos na cidade de São Paulo gradativamente, de acordo com a demanda. Atualmente, a SMADS tem cadastrados mais de 3.200 idosos. A carteira do idoso é mais uma conquista garantida pelo artigo 40 do Estatuto do Idoso. O documento é válido por 2 anos em todo território nacional com a apresentação de documento de identificação.

É importante ressaltar que quem tem comprovante de renda não precisa tirar a carteirinha, basta apresentá-lo ao buscar a passagem no guichê.

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social 3291-9748/ 9752/ 9754


Warning: mysql_connect() [function.mysql-connect]: Access denied for user 'sponline_db'@'localhost' (using password: YES) in /home/sponline/public_html/noticias/sampaonlineDB.php on line 7

Desculpe não poder atender sua solicitação. O Banco de Dados está inacessível. Estamos aguardando que a Locaweb normalize o acesso.