Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Casa das Rosas estreia nova temporada de teatro com peça exclusiva sobre a temática sexual
Agosto 06, 2015

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura abre sua nova temporada de teatro com a inédita peça Cabaré Falocrático, com encenação e direção musical de Dagoberto Feliz e roteiro de Helder Mariani.

O museu pertence à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e que é gerenciado pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, apoia esse espetáculo teatral no formato de um cabaré, espaço que pode muito bem expressar poeticamente o universo gay, de modo a refletir questões de uma forma crítica, lúdica e lírica.

No texto encenado, o cabaré poético-teatral traz as poesias de Glauco Mattoso e Horácio Costa, de São Paulo, cuja militância gay alcança aspectos importantes de suas trajetórias poéticas na cidade e no país. Além do recentemente falecido Roberto Piva, poeta precursor nos anos de 1960, com seu já clássico Paranóia.

Durante a peça, as questões gays ganham um tom irônico e provocador, com poesias e músicas apresentadas ao vivo, nas vozes de André Medeiros Martins, Daniel Morozetti, Gabriel Muglia, Helder Mariani, Adriano Mota, Dennis Marques, Diego Christianini, Felipe Pitta, José Raul Molina, Pietro Almeida e Rafael Passos. Com bom humor, a peça constrói uma temática mais homoerótica, que é uma das vertentes distintivas da poética da modernidade. 

O que motiva o Cabaré Falocrático é apresentar o tema gay, sem ser “panfletário”, mas questionar poeticamente em que sentido a elaboração de políticas da homossexualidade pode alimentar uma “homocultura expressiva”, que reflita sobre as questões desse universo com qualidade artística e profundidade crítica.

A peça será apresentada às sextas-feiras, às 20h, durante os meses de agosto e setembro, com entrada gratuita e retirada de ingressos com uma hora de antecedência. A classificação indicativa é 16 anos.

Serviço:

Cabaré Falocrático
Sextas-feiras, 7, 14, 21 e 28 de agosto e 4 e 11 de setembro, às 20h
Ingressos: retirada às 19h ~ 40 lugares
Classificação indicativa: 16 anos
Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô.
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h;
Domingos e feriados, das 10h às 18h.
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados).
Tel.: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447.
Site: www.casadasrosas.org.br
Twitter: www.twitter.com/casadasrosas
Facebook: www.facebook.com/casadasrosas
Instagram: www.instagram.com/casadasrosas