11º Visões Urbanas une a dança e a cidade

Abril 17, 2018

O Visões Urbanas, festival internacional de dança em paisagens urbanas, acontece entre os dia 20 e 28 de abril. O evento conta com 16 companhias e artistas independentes - 13 nacionais, de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás, e três vindos da Espanha, Moçambique e Itália – para uma intensa programação com 19 apresentações, cinco oficinas, duas mostras de videodança e uma exposição. As atividades serão acolhidas por nove espaços: Casa das Rosas, Instituto Tomie Ohtake, Centro de Referência da Dança, Cine Olido, Associação Lara Mara, Parques Trianon, Parque Mário Covas, Estação República do Metro e Cine Teatro Pandora – Ocupação Artística Canhoba.

No dia 20, às 18h, sexta, o bailarino e coreógrafo Luis Arrieta abre o Festival na Casa das Rosas, com o novo trabalho "Fissura no Piche", um poético depoimento sobre a natureza e o corpo urbano que, sufocados pelo peso que a cidade impõe, insistem em resistir, precipitando-se dos rasgos errantes que irrompem de súbito os espaços. Na sequência, o evento recebe três companhias estrangeiras: a espanhola La Intrusa apresenta "Sonora", que também fala de resistência quanto as dificuldades e turbulências difíceis de deter. Em "Conexão", a artista africana Rosa Mario, de Moçambique, instiga o desejo de contemplação no lugar do ritmo acelerado de nosso dia a dia, para ceder espaço ao intangível e harmonioso. Já a Cia. Atacama, da Itália, investiga um estado de revelação espiritual no corpo heroico feminino, desvelando mudanças repentinas e contradições irreconciliáveis da alma humana com "Io Lei Me".

Além das apresentações artísticas, durante a semana, de 23 a 27 (segunda a sexta), as ações do Festival focam em formação, com oficinas diárias que acontecem no Centro de Referência da Dança. Ainda durante a semana, no dia 23, das 17h às 18h, no Cine Olido, e no dia 25, das 14 às 15h30, na Lara Mara - Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual, acontece a Mostra de Videodança, em parceria com o InShadow, festival de Lisboa, que apresenta os filmes vencedores da categoria internacional.

Na manhã do sábado, dia 28, o festival encerra a programação de São Paulo dentro do Visões Periféricas, no Cine Teatro Pandora – Ocupação Artística Canhoba, com as intervenções coreográficas "Breves partituras para muitas calçadas", da Lagartixa na Janela, às 10h30 e "Refúgio – ou como fixar raízes no concreto", da Artesãos do Corpo, às 11h30, que por meio de histórias e experiências compartidas na cidade de São Paulo, tenta dar voz, corpo e peso aos "estrangeiros", que protagonizam possibilidades de enraizamento ao nutrirem ramificações afetivas capazes de desenhar novos territórios individuais e coletivos.

Durante todo o período do festival, a estação República do Metro abriga a exposição "A Cidade, a Dança, as Mulheres", composta por imagens captadas pelos olhares de Fabio Pazzini e Carol Cury, que apresentam o protagonismo feminino em sua relação com a arquitetura da cidade e seu diálogo com a dança contemporânea, ao longo da história do festival.

Serviço

11º Visões Urbanas – Festival Internacional de Dança em Paisagens Urbanas
Data: De 20 a 28 de abril.
Horários Diversos
Locais: Casa das Rosas, Parque Mario Covas, Instituto Tomie Ohtake, Parque Trianon, Centro de Referência da Dança (CRDSP), Cine Olido, Associação Lara Mara e Estação República do Metro.
Clique aqui e confira a programação completa.