Receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online

Espetáculos e eventos gratuitos na Cidade de São Paulo

Guia Cultural Sampa Online.

Exposições

A mulher na Revolução de 32

Sinopse: A mulher na Revolução de 32 reúne, entre fotografias e arquivos de áudio, trocas de correspondências (exclusivas do acervo do MIS) relatando o dia a dia de voluntárias da Revolução. ..... (mais)

Data: até 31 de Dezembro; Terças, quartas, quintas, sextas e sábados, das 12h às 21h e domingos e feriados, das 11h às 20h

Preço: Grátis

Burle Max: arte, paisagem e botânica

Sinopse: Um dos criativos mais completos do Brasil, o paulistano terá homenagem no museu que projetou ao lado de Paulo Mendes da Rocha. Quem visitar Burle Marx: arte, paisagem e botânica poderá conferir 70 trabalhos, entre desenhos, pinturas, esculturas, tapeçarias, peças de design, projetos paisagísticos e registros de espécies botânicas e de expedições científicas que realizou ao longo da vida. ..... (mais)

Data: até 26 de Maio; Terça a Domingo, das 10h às 18h.

Preço: Grátis

Obra em Foco: Di Cavalcanti

Livre.

Sinopse: A presente edição lança luz sobre um dos mais importantes pintores brasileiros do século XX: Di Cavalcanti. A obra Mulata, produzida em 1974, é um convite ao seu universo estético - filiado ao Modernismo - pleno de cores e volumes, onde a representação da mulher negra é apenas uma entre as inúmeras temáticas presentes ao longo de sua carreira. ..... (mais)

Local: SESC São Caetano (ABC)

Data: até 31 de Maio; Segunda a Sexta, das 9h às 21h30; e Sábados, das 9h às 17h30.

Preço: Grátis

Vizinhos Distantes: Arte da América Latina no Acervo do MAC USP

Sinopse: A mostra apresenta cerca de 250 trabalhos entre pinturas, esculturas, instalações, objetos, fotografias, registros e projetos de performances, vídeos e publicações de artistas, que discutem a contingência heterogênea, híbrida, plural e mestiça do continente. ..... (mais)

Local: MAC USP Ibirapuera (Sul)

Data: até 23 de Junho; Terças, das 10h às 21h; Quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 10h às 18h

Preço: Grátis

Câmera aberta, de Michael Wesely

Sinopse: Câmera aberta é um projeto do artista alemão Michael Wesely iniciado em 2014 a convite do IMS. Wesely instalou seis câmeras – quatro analógicas e duas digitais – nas fachadas dos edifícios vizinhos à obra do IMS Paulista, que capturaram continuamente imagens das quatro faces do novo centro cultural sendo construído. ..... (mais)

Local: IMS Paulista (Paulista)

Data: até 28 de Julho; Terças a Domingos, e feriados, das 10h às 20h. Às Quintas, exceto feriados, das 10h às 22h.

Preço: Grátis

São Paulo: três ensaios visuais

Sinopse: A comunicação visual da cidade é apresentada desde os muros pintados do século XIX até seus luminosos e outdoors dos séculos XX e XXI. O ensaio visual também acompanha as grandes transformações que a cidade sofreu. ..... (mais)

Local: IMS Paulista (Paulista)

Data: até 28 de Julho; Terças a Domingos (exceto Quintas), das 10h às 20h. Às Quintas (exceto feriados), das 10h às 22h.

Preço: Grátis

Boccioni: continuidade no espaço

Sinopse: "Formas Únicas da Continuidade no Espaço", que integra a coleção do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP), é a obra mais celebrada do futurista italiano Umberto Boccioni e marca o ápice da tentativa do artista de dar vida à escultura, criando figuras em movimento. ..... (mais)

Local: MAC USP Ibirapuera (Sul)

Data: até 28 de Julho; Terça a Domingo, das 10h às 21h.

Preço: Grátis

Ziraldo... de A a Zi

Livre.

Sinopse: Exposição cenográfica sobre a vida e a obra de Ziraldo Alves Pinto, mais conhecido como Ziraldo, um dos maiores artistas do Brasil, tanto pela qualidade de suas obras quanto pela sua popularidade. ..... (mais)

Local: SESC Interlagos (Sul)

Data: até 4 de Agosto; Quarta a Domingo, das 10h às 17h.

Preço: Grátis

O Desenho de Lasar Segall

Sinopse: Ao expor um acervo que, por suas qualidades intrínsecas – um desenho terá quase sempre dimensões reduzidas e será, por isso mesmo, armazenado de forma mais velada, permanece na maior parte do tempo guardado nas gavetas das mapotecas, acessível aos olhos de poucos, a presente mostra busca oferecer um panorama das atividades empreendidas por Lasar Segall sobre o papel. ..... (mais)

Local: Museu Lasar Segall (Sul)

Data: até 3 de Junho; Quarta a Segunda, das 11h às 19h.

Preço: Grátis

Ecos Mecânicos: A máquina de escrever e a prática artística

Sinopse: A exposição explora a história deste instrumento que, até a década de 80 do século XX, esteve presente em grande parte das residências, e sua utilização no campo do fazer artístico. ..... (mais)

Local: MAC USP Ibirapuera (Sul)

Data: até 27 de Outubro; Terça a Domingo, das 10h às 21h.

Preço: Grátis

Um Século de História: da Escola à Memória

Livre.

Sinopse: Exposição retrata a trajetória centenária do prédio sede do Museu de Santo André, antigo primeiro Grupo Escolar.

Data: até 31 de Dezembro; Segunda a Sexta, a partir das 8h30, e Sábados, a partir das 9h.

Preço: Grátis

Mapa Ilustrado do Extremo Sul

Sinopse: Considerando as importantes características socioambientais do extremo sul de São Paulo - como a presença de áreas de manancial (represas Billings e Guarapiranga), os últimos rios de água limpa da cidade (Capivari e Monos), a produção agroecológica, centros históricos, aldeias guaranis, templos religiosos, florestas e unidades de conservação com duas Áreas de Preservação Ambiental (APA Capivari Monos, APA Bororé Colônia) e um contexto de contradições e conflitos marcado pelo avanço da urbanização -, a artista Juliana Russo propõe um mapa ilustrado que contemple a diversidade de suas paisagens, personagens e narrativas e apresente um olhar diverso para o extremo sul da cidade. ..... (mais)

Local: SESC Interlagos (Sul)

Data: até 29 de Dezembro; Quarta a Domingo, das 9h às 17h.

Preço: Grátis

Palavras Somam

Sinopse: O Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a exposição “Palavras Somam”, que reúne cerca de 80 obras do seu acervo, além de nove obras de artistas convidados. ..... (mais)

Local: MAB-FAAP (Centro)

Data: até 15 de Dezembro; Segundas, Quartas, Quintas e Sextas, das 10h às 19h (última entrada às 18h); e aos Sábados, Domingos e feriados, das 10h às 18h (última entrada às 17h).

Preço: Grátis

Passado/Futuro/Presente: Arte contemporânea brasileira no acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo

Sinopse: Exibida em 2017 no Phoenix Art Museum, a mostra Passado/Futuro/Presente: Arte contemporânea brasileira no acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo chega à cidade. ..... (mais)

Data: até 28 de Julho; Terça a Domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h). O horário ainda pode sofrer alterações.

Preço: Grátis.

Baile de Máscaras

Sinopse: Foi reunida uma seleção das máscaras produzidas para os três Bailes de Máscaras do MAM, realizados entre 2000 e 2002 por iniciativa do Núcleo Contemporâneo, em benefício do museu. ..... (mais)

Data: até 28 de Julho; Terça a Domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h).

Preço: Grátis

Terra, Propriedade e Sociedade

Livre.

Sinopse: A construção dos termos terra, propriedade e sociedade, seus significados e intersecções são temas dos trabalhos reunidos no conjunto expositivo composto por quatro módulos: Em Meio à Multidão Me Perdi em Mim, com obras de Artur Arnold; Equalizador para Horizontes Distantes, de Marcelo Moscheta; Exercício Construtivo para uma Guerrilha Sem Terra, com fotografias de Jonathas Andrade; e Mulher, Terra: Corpo-território, com Mag Magrela, Hanna Lucatelli, Bruna Menezes e Ryane Leão. ..... (mais)

Local: SESC Santana (Norte)

Data: até 30 de Junho; Terça a Sexta, das 10h às 21h; Sábados, das 10h às 19h; e Domingos, das 10h às 18h.

Preço: Grátis

SÓLOVE

Sinopse: No dia 23 de fevereiro, a Casa da Imagem, instituição vinculada ao Museu da Cidade de São Paulo e Secretaria Municipal de Cultura, abre a exposição SÓLOVE, mostra fotográfica que discute a manifestação do amor, sedução e sexualidade nos espaços públicos de São Paulo, e como a cidade reagiu a estas questões nos últimos cem anos. ..... (mais)

Data: até 7 de Julho; Terça a domingo, das 9h às 17h.

Preço: Grátis

Echo - Richard Serra

Sinopse: Um dos artistas mais importantes da arte contemporânea, o escultor norte-americano Richard Serra tem sua primeira obra aberta à visitação pública da América Latina instalada na capital paulista. ..... (mais)

Local: IMS Paulista (Paulista)

Data: até 31 de Dezembro; Terças a Domingos e feriados, das 10h às 20h; Às Quintas, exceto feriados, das 10h às 22h.

Preço: Grátis

Resistência Feminina

Livre.

Sinopse: Painel de guerreiras defende e fortalece a resistência feminina.
O trabalho de Marcela Tiboni propõe refletir sobre o empoderamento e ampliar a representação feminina nas mais variadas profissões e situações de vida, como o universo lúdico dos brinquedos infantis. ..... (mais)

Data: até 30 de Junho; de Terça a Sábado, das 10h às 22h; Domingo, das 10h às 20h.

Preço: Grátis

Tudo o que criamos passa a existir

Livre.

Sinopse: Essa exposição apresenta para o público um imenso tecido azul, em que vemos linhas bordadas que destacam as orientações de um mapa. Porém, a princípio ele está vazio. ..... (mais)

Local: SESC Ipiranga (Sul)

Data: até 4 de Agosto; Terça a Sexta, das 7h às 21h30; Sábados, das 10h às 21h30; e Domingos, das 10h às 18h30.

Preço: Grátis

Dorminhocos
Dorminhocos

Dorminhocos

Livre.

Dorminhocos

Livre.

Sinopse: Dorminhocos, uma série de imagens produzidas pelo fotógrafo francês Pierre Verger, que viveu grande parte da sua vida em Salvador, capital da Bahia. ..... (mais)

Local: SESC Santo André (ABC)

Data: até 16 de Junho; Terça a Sexta, das 10h às 22h. Sábados, Domingos e feriados, das 10h às 19h.

Preço: Grátis

Território, Edifício, Museu: Trajetórias do Museu Paulista e seu Edifício-Monumento

Livre.

Sinopse: A exposição “Território, Edifício, Museu: Trajetórias do Museu Paulista e seu Edifício-Monumento” aborda a presença do Museu na paisagem urbana paulistana e os usos que o transformaram em um dos mais visitados de São Paulo. ..... (mais)

Local: Reitoria da USP (Oeste)

Data: até 6 de Julho; Segunda a Sexta, das 9h às 18h.

Preço: Grátis

Invisível
Invisível

Invisível

Livre.

Invisível

Livre.

Sinopse: Três artistas andreenses mostram o inVISÍVEL através do graffiti, ilustração e fotografia, que entrelaçam analogias a partir de memórias e sensações sobre a paisagem de Santo André, convidando a enxergar com o coração. ..... (mais)

Data: até 1 de Junho; de Segunda a Sexta, às 8h30; Sábados, às 9h.

Preço: Grátis

Três Álbuns de Lasar Segall

Sinopse: A produção gráfica de Lasar Segall é extensa e múltipla em suas variadas técnicas e temáticas. Seus trabalhos iniciais pautam-se pelo registro de personagens, cenas do cotidiano de Vilna, sua cidade natal, e dos pogroms. ..... (mais)

Local: Museu Lasar Segall (Sul)

Data: até 3 de Junho; Quarta a Segunda, das 11h às 19h.

Preço: Grátis

Auguste Rodin: figura e modernidade

Sinopse: A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e o Instituto CPFL apresentam, de 20 de março a 29 de junho de 2019, pela primeira vez ao público do interior paulista, Figura e modernidade: Rodin no acervo da Pinacoteca de São Paulo, que reúne a coleção completa da Pinacoteca referente ao artista francês. ..... (mais)

Local: Pinacoteca do Estado (Centro)

Data: até 29 de Junho; Segunda e terça, das 9h às 18h; quarta, quinta e sexta, das 9h às 19h; sábado, das 10h às 16h

Preço: Grátis

O Tempo Mata - Imagem em Movimento

Sinopse: O Tempo Mata - Imagem em Movimento na Julia Stoschek Collection apresenta obras selecionadas de uma das mais importantes coleções globais de arte temporal, iniciada em 2007 pela colecionadora que lhe dá nome e baseada em Berlim e Dusseldorf, na Alemanha. ..... (mais)

Local: Sesc Avenida Paulista (Paulista)

Data: até 16 de Junho; de Terça a Sábado, das 10h às 21h30; Domingo, das 10h às 18h30.

Preço: Grátis

Beatles Revolution

Sinopse: SuperShopping Osasco transforma-se em um verdadeiro palco para comemorar os 50 anos do álbum Abbey Road dos Beatles. O shopping center traz a Beatles Revolution com exclusividade para a região, em uma exposição de itens originais dos membros da banda de rock mais famosa de todos os tempos. ..... (mais)

Local: SuperShopping Osasco (Grande SP)

Data: até 9 de Junho; de Segunda a Sábado, das 10h às 22h; Domingo e feriado, das 12h às 20h.

Preço: Grátis

Atelier 17 e a gravura moderna nas Américas

Sinopse: O Museu de Arte Contemporânea da USP e a Terra Foundation for American Art (EUA) apresentam a exposição Atelier 17 e a Gravura Moderna nas Américas, reunindo 56 obras em gravura do MAC USP e de três instituições norte-americanas (a própria Terra Foundation, o Brooklyn Museum e o Art Institute of Chicago). ..... (mais)

Local: MAC USP Ibirapuera (Sul)

Data: até 2 de Junho; Terça a domingo das 10h às 21h.

Preço: Grátis

William Forsythe: Objetos coreográficos

Sinopse: “William Forsythe: Objetos coreográficos”, primeira exposição do coreógrafo e artista visual norte-americano no Brasil, reunirá onze obras, que dialogam com a arquitetura do Sesc Pompeia (projetado por Lina Bo Bardi) e ocuparão diferentes espaços da unidade: Rua Central, Área de Convivência, Hall do Teatro, Galpão e passarelas do conjunto esportivo. ..... (mais)

Local: SESC Pompeia (Oeste)

Data: até 28 de Julho; Terça a sexta, das 10h às 21h30. Sábado, Domingo e feriado, das 10h às 19h30.

Preço: Grátis

Marc Ferrez: Território e Imagem

Sinopse: A exposição Marc Ferrez: Território e Imagem apresenta a extensa obra do fotógrafo realizada por todo o país ao longo de mais de 50 anos de sua atuação profissional, entre 1867 e 1923. ..... (mais)

Local: IMS Paulista (Paulista)

Data: até 21 de Julho; Terças a Domingos, e feriados, das 10h às 20h. Às Quintas, exceto feriados, das 10h às 22h.

Preço: Grátis

Infinitas Fases...

Sinopse: O Hotel Blue Tree Premium de Alphaville em parceria com a GC2 Escritório de Arte, Fotografia & Comunicação apresentam a exposição "Infinitas Fases", com a participação especial de Charles Chaim e Rogério Cunha. ..... (mais)

Data: até 31 de Maio; Para visitantes, recomenda-se o horário comercial, de Segunda a Sexta, das 9h às 18h; para os hóspedes, a exposição poderá ser visitada 24h.

Preço: Grátis

Amazônia, de Claudia Andujar e George Love

Sinopse: O fotolivro Amazônia (Praxis, 1978), publicado pelos fotógrafos Claudia Andujar e George Love, é uma obra-prima do gênero. Obra coletiva, contou com design do artista Wesley Duke Lee e a ousadia do editor Regastein Rocha, que desafiou a ditadura militar ao encomendar um prefácio (posteriormente censurado) ao poeta amazonense Thiago de Mello. ..... (mais)

Local: IMS Paulista (Paulista)

Data: até 16 de Junho; Terça a Domingo e feriados (exceto segunda), das 10h às 20h; Quinta, exceto feriados, das 10h às 22h.

Preço: Grátis

O que os olhos alcançam

Sinopse: A exposição traça um amplo panorama do trabalho do fotógrafo brasileiro Cristiano Mascaro, atuante há 50 anos na cena fotográfica paulistana, brasileira e internacional. ..... (mais)

Local: SESC Pinheiros (Oeste)

Data: até 23 de Junho; Terça a Sábado, das 10h30 às 21h30, e Domingo, das 10h30 às 18h30.

Preço: Grátis

Exposição Lotada

16 anos.

Sinopse: O Mab-Centro da FAAP abriga a exposição coletiva Lotada, que reúne a produção dos alunos formados nos cursos de Artes Visuais da Faculdade. A mostra apresenta trabalhos em diversos processos e linguagens produzidos por treze artistas. ..... (mais)

Local: MAB-Centro (Centro)

Data: até 1 de Junho; Segunda a Sábado, das 11h às 17h (última entrada às 16h30).

Preço: Grátis

Moiras

Sinopse: A linha, os fios, as tramas, as texturas e a noção de conectividade serão condutores conceituais para unir as pessoas, baseada na na mitologia grega das MOIRAS - as 3 irmãs filhas da noite -, divindades que controlavam os destinos e o curso das vidas humanas: uma tece o fio da vida, a segunda cuida da extensão e do caminho e a terceira corta o fio. ..... (mais)

Local: SESC Ipiranga (Sul)

Data: até 26 de Maio; Terça a Sexta, das 7h às 21h30; Sábado, das 10h às 21h20; e Domingo, das 10h às 18h30. (Exceto dia 19/4)

Preço: Grátis

Sussurra para que eu escute

Sinopse: Preâmbulo necessário. Criado em 1970, o Paço das Artes é uma instituição cultural vinculada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo: o Paço existe, portanto, há 49 anos. ..... (mais)

Local: Paço das Artes (Oeste)

Data: até 10 de Junho; Terça, quarta, quinta, sexta e sábado, das 11h às 20h e domingo e feriados, das 11h às 18h

Preço: Grátis

Niculitcheff/Posssebon – 2 Gravadores

Sinopse: O resgate do ofício de gravador, traduzido na arte exposta em um casarão restaurado e tombado pelo patrimônio histórico, no centro de São Paulo. ..... (mais)

Local: Casa da Boia Cultural (Centro)

Data: até 7 de Junho; Segunda a Sexta, das 10h às 17h, exceto dias 19/4 e 1/5.

Preço: Grátis

A Lógica do Lugar

Sinopse: Com uma estrutura tridimensional de 40 metros de comprimento feita de pedras de granito que atravessa a casa histórica, o artista propõe uma reflexão sobre arquitetura, tempo, arte e espaço. ..... (mais)

Data: até 30 de Junho; Terça a Domingo, das 9h às 17h.

Preço: Grátis

Gente de Papel

Sinopse: O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, inaugura "Gente de Papel", da artista visual Madalena Marques, com curadoria de Ana Cláudia Cermaria e João Paulo Berto. ..... (mais)

Local: Estação Tiradentes (Leste)

Data: até 3 de Junho; Terça a Domingo, das 9h às 17h.

Preço: Grátis

Estremecer Auroras

Livre.

Sinopse: Com uma grande instalação que envolve som, videoanimação, pintura, escultura, além de outras manifestações artísticas, o Sesc recebe o jovem artista contemporâneo, Augustin Rebetez, natural da Suíça. ..... (mais)

Local: SESC Consolação (Centro)

Data: até 27 de Julho; Segunda a Sexta, das 10h às 21h; e Sábados e feriados, das 10h30 às 18h30.

Preço: Grátis

Zip Up: Marilde Stropp em Tempo Quando

Sinopse: Fotografia, chumbo e gravura fundem-se nas obras híbridas de Marilde Stropp reunidas em “Tempo Quando”, exposição individual da artista na Zipper Galeria, abrigada no programa Zip’Up. ..... (mais)

Local: Zipper Galeria (Paulista)

Data: até 15 de Julho; Segunda a Sexta, das 10h às 19h; e Sábados, das 11h às 17h.

Preço: Grátis

Corpos Estranhos

Sinopse: Corpos Estranhos é a primeira exposição individual da artista Bianca Foratori que é composta de trabalhos realizados entre fevereiro de 2018 a março de 2019. ..... (mais)

Data: até 28 de Junho; de Terça a Sexta, das 10h às 21h30.

Preço: Grátis

Lado B: O Disco de Vinil na Arte Contemporânea Brasileira

Livre.

Sinopse: A partir de 25 de abril, o Sesc Belenzinho recebe "Lado B: O disco de vinil na arte contemporânea brasileira". Com curadoria de Chico Dub e coordenação geral de Luiza Mello, a exposição coletiva reúne 61 obras de mais de 30 artistas visuais e sonoros do país, mostrando toda uma ampla gama de usos do disco de vinil enquanto material estético de intervenção sonora, física, conceitual, ritualística e poética - em muitos casos ressignificando as formas e funções originais dos long plays e objetos de seu universo. ..... (mais)

Local: SESC Belenzinho (Leste)

Data: até 30 de Junho; De Terça a Sábado, das 10 às 21h; Domingos e feriados, das 10h às 19h30.

Preço: Grátis

Respira São Paulo

Sinopse: A exposição traz o trabalho de 25 fotógrafos convidados, feitos com total liberdade para fotografar paisagens, pessoas e cenas urbanas em pontos simbólicos da cidade, com o objetivo de revelar situações que permitam um diálogo da imagem com o cotidiano de nossa metrópole. ..... (mais)

Local: Casa das Rosas (Paulista)

Data: até 31 de Maio; Terças, quartas, quintas, sextas e sábados, das 10h às 22h, domingos e feriados, das 10h às 18h

Preço: Grátis

Sergio Larrain: Um Retângulo na Mão

Sinopse: O fotógrafo chileno Sergio Larrain atravessou o mundo da fotografia como um meteoro, constituindo em poucos anos uma obra riquíssima, marginal e genial. ..... (mais)

Local: IMS Paulista (Paulista)

Data: até 25 de Agosto; Terças a Domingos, e feriados, das 10h às 20h. Às Quintas, exceto feriados, das 10h às 22h.

Preço: Grátis

Letizia Battaglia: Palermo

Sinopse: A exposição tem curadoria de Paolo Falcone, especialista da obra da fotógrafa, e é uma adaptação da mostra montada em Palermo (Cantieri Generali della Zisa) e em Roma (Maxxi). ..... (mais)

Local: IMS Paulista (Paulista)

Data: até 22 de Setembro; Terça a Domingo e feriados (exceto segunda), das 10h às 20h. Quinta (exceto feriados), das 10h às 22h.

Preço: Grátis

Pin-Céu

Sinopse: A exposição coletiva Pin-Céu tem abertura nas galerias Flávio de Carvalho e Mario Schenberg e no Centro de Convivência Waly Salomão do Complexo Cultural Funarte SP. ..... (mais)

Data: até 9 de Junho; de Terças a Sextas, das 10h às 18h; Sábados e Domingos, das 14h às 21h.

Preço: Grátis

Ocupação Gregori Warchavchik no Itaú Cultural

Livre.

Sinopse: A Ocupação Gregori Warchavchik, 44ª exposição desta série no Itaú Cultural, leva o visitante a São Paulo dos anos 30, tempo em que se respirava outros ares, a cidade não chegava a somar um milhão de habitantes e ingressava definitivamente no modernismo – não somente o preconizado pela Semana de Arte Moderna, de 1922, como também na arquitetura, pelas mãos do nesta mostra homenageado. ..... (mais)

Local: Itaú Cultural (Paulista)

Data: até 23 de Junho; Terças a Sextas, das 9h às 20h (permanência até as 20h30); Sábados, Domingos e feriados, das 11h às 20h.

Preço: Grátis

Ocupação Gregori Warchavchik no Lasar Segall

Livre.

Sinopse: A Ocupação Gregori Warchavchik, 44ª exposição desta série no Itaú Cultural, leva o visitante a São Paulo dos anos 30, tempo em que se respirava outros ares, a cidade não chegava a somar um milhão de habitantes e ingressava definitivamente no modernismo – não somente o preconizado pela Semana de Arte Moderna, de 1922, como também na arquitetura, pelas mãos do nesta mostra homenageado. ..... (mais)

Local: Museu Lasar Segall (Sul)

Data: até 23 de Junho; Quartas a Segundas, das 11h às 19h

Preço: Grátis

Projeto Parede

Sinopse: Neste painel, Leda Catunda reúne diversos materiais e imagens associados ao aprazível: paisagens sinuosas, curvas ondulantes, gatinhos, tecidos estampados, cores intensas. ..... (mais)

Data: até 28 de Julho; Terça a Domingo, das 10h às 17h30.

Preço: Grátis

A Ilustração Como Porta Para o Mundo

Livre.

Sinopse: A exposição traça um panorama de artistas internacionais que foram decisivos na história da ilustração, premiados nos últimos 50 anos da Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha. ..... (mais)

Local: SESC Itaquera (Leste)

Data: até 28 de Junho; Quarta a Domingo, das 9h às 17h.

Preço: Grátis

Chacina da Luz

Livre.

Sinopse: O Museu da Cidade inaugura a instalação "Chacina da Luz", da artista Giselle Beiguelman. As obras discutem a perda da memória no espaço público e a relação da cidade com seu patrimônio histórico e cultural. ..... (mais)

Data: até 1 de Setembro; Terça a Domingo, das 10h às 17h.

Preço: Grátis

Monumento Nenhum

Livre.

Sinopse: O Museu da Cidade inaugura a instalação "Monumento Nenhum", da artista Giselle Beiguelman. As obras discutem a perda da memória no espaço público e a relação da cidade com seu patrimônio histórico e cultural. ..... (mais)

Data: até 14 de Dezembro; Terça a Domingo, das 10h às 17h.

Preço: Grátis

Bordando Territórios Afetivos

Livre.

Sinopse: O bando de bordadeiras e bordadeiros “o fio que nos une” nasceu em 2017 a partir da oficina “A escrita como um fio que nos une”, ministrada por Natame Diniz na Oficina Cultural Alfredo Volpi. ..... (mais)

Data: até 31 de Maio; Terça a Sexta, das 9h às 20h; Sábados e Domingos: consulte a programação.

Preço: Grátis

Cordel em Portugal e no Brasil

Sinopse: A exposição apresentará parte representativa da literatura de cordel produzida em Portugal e no Brasil, reunida pelo português Arnaldo Saraiva, um dos maiores divulgadores da literatura brasileira em Portugal e especialista em cultura popular, sobretudo literatura oral e escrita. ..... (mais)

Local: Casa das Rosas (Paulista)

Data: até 6 de Junho; Terças, quartas, quintas, sextas e sábados, das 10 às 22h e domingos e feriados, das 10 às 18h.

Preço: Grátis

Ser Diretor
Ser Diretor

Ser Diretor

Livre.

Ser Diretor

Livre.

Sinopse: A mostra fotográfica Ser Diretor, de Eder Chiodetto, retrata o cotidiano dos diretores (gestores de escolas) de diversas escolas públicas Brasil afora. ..... (mais)

Data: até 23 de Junho; Terça a Sábado, das 10h às 22h; Domingos e feriados, das 9h às 20h.

Preço: Grátis

Um Minuto Antes

Sinopse: A Bianca Boeckel Galeria exibe "Um Minuto Antes", da artista visual paulistana Camila Alvite. Em sua segunda individual na galeria, a artista apresenta sua produção mais recente em 15 pinturas a óleo sobre tela, as quais evidenciam um processo de alternância no foco de seu trabalho, em que exerce o protagonismo ao se colocar em destaque - questionando sua própria figura - representada em personagens distintas. ..... (mais)

Data: até 8 de Junho; Quinta a Sábado, das 12h às 19h; Segunda a Quarta, com agendamento.

Preço: Grátis

Selva-Mata - Fábio Baroli

Sinopse: Descendente do ramo genealógico iniciado no Brasil por Almeida Júnior (1850-1899), o trabalho de Fábio Baroli expressa uma visão de mundo ancorada na vivência interiorana e no imaginário regional. ..... (mais)

Local: Zipper Galeria (Paulista)

Data: até 8 de Junho; Segunda a Sexta, das 10h às 19h; e Sábados, das 11h às 17h.

Preço: Grátis

Ciclo - Monica Piloni

Sinopse: A exposição individual “Ciclo”, primeira de Monica Piloni na Zipper Galeria, se situa em algum ponto entre o corpo e o objeto, a escultura e a instalação, o erotismo e o bizarro. ..... (mais)

Local: Zipper Galeria (Paulista)

Data: até 8 de Junho; Segunda a Sexta, das 10h às 19h; Sábado, das 11h às 17h.

Preço: Grátis

Xilo: Corpo e Paisagem

Livre.

Sinopse: Artistas brasileiros em xilogravuras de produções realizadas entre as décadas de 1990 em diante.

Local: Sesc Guarulhos (Grande SP)

Data: até 15 de Setembro; Terça a Sábado, 10h às 21h; Domingos, 10h às 18h.

Preço: Grátis

Amor Milenar
Amor Milenar

Amor Milenar

Livre.

Amor Milenar

Livre.

Sinopse: Após anos expondo junto a artistas conterrâneos, a exposição solo “Amor milenar” reúne obras de todos os estágios em quase 40 anos de carreira da artista sul-coreana Yung Ah Hwang. ..... (mais)

Data: até 31 de Maio; Segunda a Sexta, das 9h às 21h30; Sábados, das 10h às 18h.

Preço: Grátis

Aprendendo com Miguel Bakun: Subtropical

Sinopse: A exposição-ensaio, realizada pelo Instituto Tomie Ohtake e organizada pelos seus curadores Luise Malmaceda e Paulo Miyada, parte da obra do artista paranaense Miguel Bakun (1909-1963) para refletir sobre a representação da paisagem subtropical brasileira. ..... (mais)

Local: Instituto Tomie Ohtake (Oeste)

Data: até 30 de Junho; Terça a Domingo, das 11h às 20h.

Preço: Grátis

Corpo Livre

Sinopse: Vânia Toledo, fotógrafa mineira radicada em São Paulo, exibe "Corpo Livre", na Galeria MaPa As 13 fotografias analógicas expostas – em ampliações únicas, a partir de negativos datados de 1996 - representam a realização de um projeto que aguarda 23 anos para ser exibido, e apresenta o olhar da fotógrafa em relação ao corpo masculino. ..... (mais)

Local: Galeria Mapa (Centro)

Data: até 14 de Junho; Segunda a Sexta, das 10h às 18h30.

Preço: Grátis

Insustentáveis

Sinopse: As artistas Beatriz Evrard e Bia Ferrer apresentam "Insustentáveis", projeto que une fotografia, arte de rua, dança, corpo e expressão. O resultado dessa junção se transforma numa exposição inédita que acontece durante o mês de maio,
no Centro Cultural Olido. ..... (mais)

Local: Galeria Olido (Centro)

Data: até 16 de Junho; Terça a Sexta, das 10h às 21h; Sábado, das 13h às 21h; e Domingo, das 13h às 20h.

Preço: Grátis

Mostra Natureza Viva

Sinopse: A artista plástica, Angela Fernandes parte do transbordamento dos sentimentos humanos como caminho vital para o renascimento, pensando a morte como um novo ciclo de vida. ..... (mais)

Local: Galeria Tribo Arte (Centro)

Data: até 18 de Junho; Segunda a Sexta, das 13h às 18h.

Preço: Grátis

Museus e Acervos da USP

Livre.

Sinopse: A exposição convida o público a conhecer, por meio de painéis fotográficos, os objetos, obras de arte, documentos de arquivo e materiais de apoio didático que formam os diversos acervos e coleções da USP. ..... (mais)

Data: até 21 de Fevereiro; Segunda a Sexta, das 9h às 17h.

Preço: Grátis

O Rosa É Mais Claro

Sinopse: Em sua frenética e incansável pesquisa por materiais, Leila Bokel passou a lidar com tecidos e fios de diferentes texturas - lãs, linhas, couros e barbantes. ..... (mais)

Local: Ponder70 (Sul)

Data: até 28 de Maio; Segunda a Sexta das 11h às 20h. Sábados e Domingos mediante agendamento prévio.

Preço: Grátis

Limbus

Sinopse: Em maio, o MIS inaugura a segunda mostra do programa Nova Fotografia 2019, que selecionou seis trabalhos inéditos para exposição ao longo do ano: Limbus, do fotógrafo Gustavo Gusmão. ..... (mais)

Data: até 30 de Junho; Terças a Sábados, das 10h às 21h; Domingos e feriados, das 9h às 19h.

Preço: Grátis

Vaivém

Sinopse: Com mais de 300 obras dos séculos 16 ao 21, e a participação de 141 artistas, entre eles, 32 indígenas, a exposição Vaivém apresenta as redes de dormir nas artes e na cultura visual no Brasil. ..... (mais)

Data: até 29 de Julho; Segunda a Domingo (exceto às terças), das 9h às 21h.

Preço: Grátis

Corpo Dado

Sinopse: "Corpo Dado" tem como ponto de partida um trabalho inédito e histórico do pintor Iberê Camargo, um dos primeiros desenhos de modelo vivo realizados pelo artista, em 1942, representando um senhor de idade avançada, nu. ..... (mais)

Local: Galeria Aura Arte (Oeste)

Data: até 6 de Julho; Terça a Sexta, das 10h às 19h; Sábado, das 11h às 17h.

Preço: Grátis

I, Game: Interpretar, Investigar, Imaginar

Livre.

Sinopse: Com o tema “I, Game: Interpretar, Investigar, Imaginar”, o Cultura Inglesa Festival chega à 23ª edição para desbravar o fascinante universo dos jogos eletrônicos, indiscutivelmente a forma de entretenimento mais celebrada da atualidade. ..... (mais)

Local: Centro Cultural São Paulo (Paulista)

Data: até 16 de Junho; Terça a Sexta, das 10h às 20h; Sábados e Domingos, das 10h às 18h.

Preço: Grátis

29ª Edição do Programa de Exposições – 1ª Mostra

Livre.

Sinopse: A 1ª Mostra do Programa de Exposições 2019 apresenta as individuais simultâneas dos artistas selecionados Carolina Cordeiro, Caroline Valansi , Edilson Parra, Evandro Prado, Julia Panadés, Paul Setúbal e Rafael Vilarouca. ..... (mais)

Local: Centro Cultural São Paulo (Paulista)

Data: até 25 de Agosto; Terça a Sexta, das 10h às 20h; Sábados, Domingos e feriados, das 10h às 18h.

Preço: Grátis

Tiger Tiger
Tiger Tiger

Tiger Tiger

Livre.

Tiger Tiger

Livre.

Sinopse: Tiger, Tiger relaciona-se com a tradição da cerâmica na cultura inglesa, desde o surgimento da ideia de “studio pottery”, no início do séc. XX, até os seus desdobramentos mais recentes, ligados a uma prática mais livre e exploratória, no âmbito da arte contemporânea. ..... (mais)

Data: até 16 de Junho; Segunda a Sexta, das 10h às 19h; Sábados e Domingos das 10h às 16h.

Preço: Grátis

Tudo É Dissimulado

Livre.

Sinopse: A exposição retrata a investigação de David Magila, que tem como foco principal lançar um olhar mais atento às paisagens da vida cotidiana e no possível desejo de religar uma parcela dos legados da memória, porém sintonizado com a contemporaneidade. ..... (mais)

Data: até 16 de Junho; Segunda a Sexta, das 10h às 19h; Sábados e Domingos das 10h às 16h.

Preço: Grátis

Notas de Um Sonho

Livre.

Sinopse: O cartunista Caco Galhardo ocupa um dos espaços expositivos do 23º Cultura Inglesa Festival com uma exposição inspirada na comédia “A Midsummer Night’s Dream” (Sonho de Uma Noite de Verão), de William Shakespeare. ..... (mais)

Data: até 16 de Junho; Segunda a Sexta, das 10h às 19h; Sábados e Domingos das 10h às 16h.

Preço: Grátis

Introdução à Teoria dos Opostos Absolutos

Sinopse: A exposição é repleta de antagonismos,ela reafirma a produção multimídia do artista, é composta de esculturas, fotografias, pinturas e vídeos, e incorpora comentários poéticos sobre o caos social e político atual. ..... (mais)

Data: até 20 de Julho; Segunda a Sexta, das 10h às 19h; Sábado, das 11h às 15h.

Preço: Grátis

Acordo

Sinopse: Penalva apresenta um conjunto de trabalhos inéditos, produzidos entre 2018 e 2019 e construídos a partir de um olhar sobre as coisas do mundo, do gesto e da circulação de mercadorias nas ruas. ..... (mais)

Data: até 27 de Julho; Segunda a Sexta, das 11h às 19h; Sábado, às 11h às 17h.

Preço: Grátis

Samico

Sinopse: Em junho de 2012, a Galeria Estação realizou a última individual de Gilvan Samico (1928-2013) em São Paulo, com a presença do artista, que faleceria no ano seguinte. ..... (mais)

Local: Galeria Estação (Oeste)

Data: Estreia dia 28 de Maio (terça); até 13 de Julho; Segunda a Sexta, das 11h às 19h; Sábados, das 11h às 15h.

Preço: Grátis

A Noite Não Adormecerá Jamais nos Olhos Nossos

Sinopse: A exposição reúne um conjunto de pinturas, fotografias, assemblages, site-specific, performances e instalações - algumas inéditas, pensadas para a mostra -, e deriva da convocatória nacional proposta pelo coletivo de mulheres artistas Trovoa. ..... (mais)

Local: Baró Galeria (Paulista)

Data: Estreia dia 1 de Junho (sábado); até 20 de Julho; Terça a Sexta, das 10h às 19h; Sábado, das 11h às 19h.

Preço: Grátis

Amanhã, Logo à Primeira Luz

Sinopse: A exposição 'Amanhã, Logo à Primeira Luz' traz trabalhos inéditos que, no campo do discurso, se situam na ambiguidade entre o relato íntimo e o manifesto político. ..... (mais)

Local: Casa Triângulo (Oeste)

Data: Estreia dia 1 de Junho (sábado); até 20 de Julho; Segunda a Sábado, das 10h às 19h.

Preço: Grátis

Julio González - Espaço e Matéria

Sinopse: O Museu Nacional d’Art de Catalunya, a Fundação Abertis e o Instituto Tomie Ohtake organizam pela primeira vez no Brasil, com o patrocínio da Arteris, uma individual do consagrado escultor Julio González (Barcelona, 1876 – Arcueil, França, 1942). ..... (mais)

Local: Instituto Tomie Ohtake (Oeste)

Data: Estreia dia 4 de Junho (terça); até 4 de Agosto; Terça a Domingo, das 11h às 20h.

Preço: Grátis

Exposição São Paulo em Movimento

Sinopse: A exposição traz fotos de Miguel Costa Jr. e Mário Bock, que aceitaram o desafio de realizar um ensaio inédito com o celular para retratar a mobilidade urbana na cidade de São Paulo. ..... (mais)

Local: Unibes Cultural (Oeste)

Data: Estreia dia 5 de Junho (quarta); até 24 de Junho; Terça a Domingo, das 10h às 19h.

Preço: Grátis

Entre - Pinturas Mauricio Piza

Sinopse: Nas pinturas, desenhos e colagens de Mauricio Piza, coisas e signos engatam-se uns aos outros em arquipélagos imaginários. Na exposição, o olhar é conduzido em um passeio pelos repertórios do artista e convidam à reconstituição dos caminhos por ele percorridos na construção de suas “engenhocas paisagísticas”. ..... (mais)

Data: Estreia dia 6 de Junho (quinta); até 29 de Junho; Segunda a Sexta, das 14h às 19h; Sábados, das 11h às 17h.

Preço: Grátis

Alex Cerveny: Palimpsesto

Sinopse: O artista Alex Cerveny, nascido em São Paulo em 1963, vem desenvolvendo ao longo das últimas quatro décadas um importante corpo de trabalho gráfico, dentre gravuras em variadas técnicas de impressão e ilustrações de textos como o Decameron de Giovanni Boccacio, e As aventuras de Pinóquio de Carlo Collodi. ..... (mais)

Local: Museu Lasar Segall (Sul)

Data: Estreia dia 29 de Junho (sábado); até 21 de Outubro; Quarta a Segunda, das 11h às 19h.

Preço: Grátis

Maurício Ianês: Intervenções

Sinopse: O projeto “Intervenções” tem como objetivo apresentar artistas contemporâneos, nos espaços do museu. Cada artista apresenta um projeto, aprovado pela curadoria e produzido pelo museu. ..... (mais)

Local: Museu Lasar Segall (Sul)

Data: Estreia dia 29 de Junho (sábado); até 21 de Outubro; Quarta a Segunda, das 11h às 19h.

Preço: Grátis

J. Carlos: Originais

Sinopse: José Carlos de Brito e Cunha (1884-1950), o J. Carlos, é autor de uma das mais poderosas crônicas visuais do Brasil na primeira metade do século XX. ..... (mais)

Local: IMS Paulista (Paulista)

Data: Estreia dia 13 de Agosto (terça); até 26 de Janeiro; Terça a Domingo e feriados (exceto segunda), das 10h às 20h; e Quinta (exceto feriados), das 10h às 22h.

Preço: Grátis

Vilna, Minha Vilna

Sinopse: Lasar Segall nasceu em Vilna, atual capital da República da Lituânia, em 21 de julho de 1889. Naquele momento, após períodos de domínio lituano e polonês, a cidade encontrava-se sob controle do Império Russo. ..... (mais)

Local: Museu Lasar Segall (Sul)

Data: Estreia dia 9 de Novembro (sábado); até 10 de Fevereiro; Quarta a Segunda, das 11h às 19h.

Preço: Grátis