Receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online

Espetáculos e eventos gratuitos na Cidade de São Paulo

Guia Cultural Sampa Online.

Exposições

A mulher na Revolução de 32

Sinopse: A mulher na Revolução de 32 reúne, entre fotografias e arquivos de áudio, trocas de correspondências (exclusivas do acervo do MIS) relatando o dia a dia de voluntárias da Revolução. ..... (mais)

Data: até 31 de Dezembro; Terças, quartas, quintas, sextas e sábados, das 12h às 21h e domingos e feriados, das 11h às 20h

Preço: Grátis

Obra em Foco: Di Cavalcanti

Livre.

Sinopse: A presente edição lança luz sobre um dos mais importantes pintores brasileiros do século XX: Di Cavalcanti. A obra Mulata, produzida em 1974, é um convite ao seu universo estético - filiado ao Modernismo - pleno de cores e volumes, onde a representação da mulher negra é apenas uma entre as inúmeras temáticas presentes ao longo de sua carreira. ..... (mais)

Local: SESC São Caetano (ABC)

Data: até 14 de Setembro; Segunda a Sexta, das 9h às 21h30; e Sábados, das 9h às 17h30.

Preço: Grátis

Ecos Mecânicos: A máquina de escrever e a prática artística

Sinopse: A exposição explora a história deste instrumento que, até a década de 80 do século XX, esteve presente em grande parte das residências, e sua utilização no campo do fazer artístico. ..... (mais)

Local: MAC USP Ibirapuera (Sul)

Data: até 27 de Outubro; Terça a Domingo, das 10h às 21h.

Preço: Grátis

Um Século de História: da Escola à Memória

Livre.

Sinopse: Exposição retrata a trajetória centenária do prédio sede do Museu de Santo André, antigo primeiro Grupo Escolar.

Data: até 31 de Dezembro; Segunda a Sexta, a partir das 8h30, e Sábados, a partir das 9h.

Preço: Grátis

Mapa Ilustrado do Extremo Sul

Sinopse: Considerando as importantes características socioambientais do extremo sul de São Paulo - como a presença de áreas de manancial (represas Billings e Guarapiranga), os últimos rios de água limpa da cidade (Capivari e Monos), a produção agroecológica, centros históricos, aldeias guaranis, templos religiosos, florestas e unidades de conservação com duas Áreas de Preservação Ambiental (APA Capivari Monos, APA Bororé Colônia) e um contexto de contradições e conflitos marcado pelo avanço da urbanização -, a artista Juliana Russo propõe um mapa ilustrado que contemple a diversidade de suas paisagens, personagens e narrativas e apresente um olhar diverso para o extremo sul da cidade. ..... (mais)

Local: SESC Interlagos (Sul)

Data: até 29 de Dezembro; Quarta a Domingo, das 9h às 17h.

Preço: Grátis

Palavras Somam

Sinopse: O Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a exposição “Palavras Somam”, que reúne cerca de 80 obras do seu acervo, além de nove obras de artistas convidados. ..... (mais)

Local: MAB-FAAP (Centro)

Data: até 15 de Dezembro; Segundas, Quartas, Quintas e Sextas, das 10h às 19h (última entrada às 18h); e aos Sábados, Domingos e feriados, das 10h às 18h (última entrada às 17h).

Preço: Grátis

Echo - Richard Serra

Sinopse: Um dos artistas mais importantes da arte contemporânea, o escultor norte-americano Richard Serra tem sua primeira obra aberta à visitação pública da América Latina instalada na capital paulista. ..... (mais)

Local: IMS Paulista (Paulista)

Data: até 31 de Dezembro; Terças a Domingos e feriados, das 10h às 20h; Às Quintas, exceto feriados, das 10h às 22h.

Preço: Grátis

Auguste Rodin: figura e modernidade

Sinopse: A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e o Instituto CPFL apresentam, de 20 de março a 29 de junho de 2019, pela primeira vez ao público do interior paulista, Figura e modernidade: Rodin no acervo da Pinacoteca de São Paulo, que reúne a coleção completa da Pinacoteca referente ao artista francês. ..... (mais)

Local: Pinacoteca do Estado (Centro)

Data: até 15 de Dezembro; Segunda e terça, das 9h às 18h; quarta, quinta e sexta, das 9h às 19h; sábado, das 10h às 16h

Preço: Grátis

Marc Ferrez: Território e Imagem

Sinopse: A exposição Marc Ferrez: Território e Imagem apresenta a extensa obra do fotógrafo realizada por todo o país ao longo de mais de 50 anos de sua atuação profissional, entre 1867 e 1923. ..... (mais)

Local: IMS Paulista (Paulista)

Data: até 25 de Agosto; Terças a Domingos, e feriados, das 10h às 20h. Às Quintas, exceto feriados, das 10h às 22h.

Preço: Grátis

Amazônia, de Claudia Andujar e George Love

Sinopse: O fotolivro Amazônia (Praxis, 1978), publicado pelos fotógrafos Claudia Andujar e George Love, é uma obra-prima do gênero. Obra coletiva, contou com design do artista Wesley Duke Lee e a ousadia do editor Regastein Rocha, que desafiou a ditadura militar ao encomendar um prefácio (posteriormente censurado) ao poeta amazonense Thiago de Mello. ..... (mais)

Local: IMS Paulista (Paulista)

Data: até 25 de Agosto; Terça a Domingo e feriados (exceto segunda), das 10h às 20h; Quinta, exceto feriados, das 10h às 22h.

Preço: Grátis

Museu da CAIXA

Livre.

Sinopse: O espaço Museu da CAIXA é uma exposição permanente que conta com instalações e inúmeros objetos originais, preservados desde a década de 1940. ..... (mais)

Data: até 31 de Dezembro; Terça a Domingo, das 9h às 19h.

Preço: Grátis

Sergio Larrain: Um Retângulo na Mão

Sinopse: O fotógrafo chileno Sergio Larrain atravessou o mundo da fotografia como um meteoro, constituindo em poucos anos uma obra riquíssima, marginal e genial. ..... (mais)

Local: IMS Paulista (Paulista)

Data: até 25 de Agosto; Terças a Domingos, e feriados, das 10h às 20h. Às Quintas, exceto feriados, das 10h às 22h.

Preço: Grátis

Letizia Battaglia: Palermo

Sinopse: A exposição tem curadoria de Paolo Falcone, especialista da obra da fotógrafa, e é uma adaptação da mostra montada em Palermo (Cantieri Generali della Zisa) e em Roma (Maxxi). ..... (mais)

Local: IMS Paulista (Paulista)

Data: até 22 de Setembro; Terça a Domingo e feriados (exceto segunda), das 10h às 20h. Quinta (exceto feriados), das 10h às 22h.

Preço: Grátis

Chacina da Luz

Livre.

Sinopse: O Museu da Cidade inaugura a instalação "Chacina da Luz", da artista Giselle Beiguelman. As obras discutem a perda da memória no espaço público e a relação da cidade com seu patrimônio histórico e cultural. ..... (mais)

Data: até 1 de Setembro; Terça a Domingo, das 10h às 17h.

Preço: Grátis

Monumento Nenhum

Livre.

Sinopse: O Museu da Cidade inaugura a instalação "Monumento Nenhum", da artista Giselle Beiguelman. As obras discutem a perda da memória no espaço público e a relação da cidade com seu patrimônio histórico e cultural. ..... (mais)

Data: até 14 de Dezembro; Terça a Domingo, das 10h às 17h.

Preço: Grátis

Xilo: Corpo e Paisagem

Livre.

Sinopse: Artistas brasileiros em xilogravuras de produções realizadas entre as décadas de 1990 em diante.

Local: Sesc Guarulhos (Grande SP)

Data: até 15 de Setembro; Terça a Sábado, 10h às 21h; Domingos, 10h às 18h.

Preço: Grátis

João Loureiro com Peixe-elétrico-moto-clube

Sinopse: Essa exposição tem como ingredientes elementos de um universo característico ao centro de São Paulo: os estacionamentos fervilhando de motocicletas, motores, escapamentos, motoboys, tudo em intensa vida e circulação. ..... (mais)

Local: Sé Galeria (Centro)

Data: até 24 de Agosto; Terça a Sexta, das 12h às 19h; Sábados, das 12h às 17h.

Preço: Grátis

Museus e Acervos da USP

Livre.

Sinopse: A exposição convida o público a conhecer, por meio de painéis fotográficos, os objetos, obras de arte, documentos de arquivo e materiais de apoio didático que formam os diversos acervos e coleções da USP. ..... (mais)

Data: até 21 de Fevereiro; Segunda a Sexta, das 9h às 17h.

Preço: Grátis

29ª Edição do Programa de Exposições – 1ª Mostra

Livre.

Sinopse: A 1ª Mostra do Programa de Exposições 2019 apresenta as individuais simultâneas dos artistas selecionados Carolina Cordeiro, Caroline Valansi , Edilson Parra, Evandro Prado, Julia Panadés, Paul Setúbal e Rafael Vilarouca. ..... (mais)

Local: Centro Cultural São Paulo (Paulista)

Data: até 25 de Agosto; Terça a Sexta, das 10h às 20h; Sábados, Domingos e feriados, das 10h às 18h.

Preço: Grátis

À Nordeste

Sinopse: A mostra reúne não só criações de artistas nordestinos, mas também de nomes cujas produções dialogam com suas manifestações culturais e questionam noções de periferia e pertencimento. ..... (mais)

Local: SESC 24 de Maio (Centro)

Data: até 25 de Agosto; Terça a Sábado, das 9h às 21h; Domingos e feriados, das 9h às 18h.

Preço: Grátis

Coração Latino

Livre.

Sinopse: “Coração Latino” é o nome da exposição que abriu no Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro. No espaço você poderá conhecer alguns trajes típicos regionais e trajes de festas e encenações populares de diversos países da região. ..... (mais)

Data: até 8 de Setembro; Terça a Domingo, das 9h às 18h.

Preço: Grátis

Divina Geometria por Oskar Metsavaht

Sinopse: O Cristo Redentor, um dos mais importantes monumentos do mundo, inspirou Oskar Metsavaht na concepção da exposição. “Espiritualidade, arte e arquitetura se cruzaram em uma divina sintonia, criando um dos mais belos e significativos símbolos da cultura universal”, diz o artista, que apresenta um olhar contemporâneo e revelador sobre o monumento. ..... (mais)

Data: até 1 de Setembro; De Terça a Domingo, das 9h às 17h.

Preço: Sábado: Gratuito. Demais dias: R$ 6,00

A Linha Como Direção

Sinopse: A mostra 'A Linha Como Direção' apresenta 12 esculturas e relevos, pertencentes ao acervo da Pinacoteca, que tem em comum o fato de apoiarem-se no elemento geométrico da linha para criar sua espacialidade, retendo, de maneira direta ou indireta, alguns dos questionamentos propostos pelo construtivismo no início do século XX. ..... (mais)

Local: Pinacoteca do Estado (Centro)

Data: até 3 de Fevereiro; de Quarta a Segunda, das 10h às 17h30.

Preço: Grátis

Cristo Rei – Cristo Redentor

Sinopse: A exposição “Cristo Rei – Cristo Redentor”, do artista português José Jorge apresenta 12 pinturas em tinta acrílica e técnica mista sobre madeira, e exibem a figura geométrica, ícone mundial, cujo fascínio sempre habitara o inconsciente do artista e o imaginário coletivo da humanidade. ..... (mais)

Data: até 1 de Setembro; Terça a Domingo, das 9h às 17h.

Preço: Grátis

Alex Cerveny: Palimpsesto

Sinopse: O artista Alex Cerveny, nascido em São Paulo em 1963, vem desenvolvendo ao longo das últimas quatro décadas um importante corpo de trabalho gráfico, dentre gravuras em variadas técnicas de impressão e ilustrações de textos como o Decameron de Giovanni Boccacio, e As aventuras de Pinóquio de Carlo Collodi. ..... (mais)

Local: Museu Lasar Segall (Sul)

Data: até 21 de Outubro; Quarta a Segunda, das 11h às 19h.

Preço: Grátis

Maurício Ianês: Intervenções

Sinopse: O projeto “Intervenções” tem como objetivo apresentar artistas contemporâneos, nos espaços do museu. Cada artista apresenta um projeto, aprovado pela curadoria e produzido pelo museu. ..... (mais)

Local: Museu Lasar Segall (Sul)

Data: até 21 de Outubro; Quarta a Segunda, das 11h às 19h.

Preço: Grátis

Memorial do Desenho

Sinopse: A exposição Memorial do Desenho reúne 38 trabalhos abrangendo desde desenhos modernistas até obras atuais recentemente adquiridas. São trabalhos de artistas como Geraldo de Barros, Tarsila do Amaral, Flávio de carvalho, Di cavalcanti, Anita Malfatti, Ismael Nery, Junior Suci, Zed Nesti, Mira Schendell, Portinari, Gustavo von Ha e tantos outros. ..... (mais)

Local: MAC USP Ibirapuera (Sul)

Data: até 28 de Junho; Terça a Domingo, das 10h às 21h.

Preço: Grátis

Nova Fotografia 2019 - Crônica de Banalidades Ordinárias

Sinopse: O museu inaugura a terceira mostra do programa Nova Fotografia 2019, que selecionou seis trabalhos inéditos para serem expostos no Museu ao longo do ano: Crônica de banalidades ordinárias, da artista Sylvia Sanchez. ..... (mais)

Data: até 25 de Agosto; Terça a Sábado, das 10h às 20h; Domingos e feriados, das 10h às 19h.

Preço: Grátis

Olá, Mauricio!

Sinopse: A exposição retrata a experiência de Mauricio de Sousa em seus 60 anos de trajetória e quase 500 personagens criados. Personagens que fazem parte da cultura brasileira e contribuem para a sociedade ao protagonizarem histórias com importantes temas, como acessibilidade e sustentabilidade, além de proporcionarem diversão e entretenimento. ..... (mais)

Data: até 15 de Dezembro; Terça a Sábado, das 10h às 22h; Domingos, das 10h às 20h.

Preço: Grátis

Construção de uma Arte Imaginária...

Sinopse: O Hotel Blue Tree Premium de Alphaville em parceria com a GC2 Escritório de Arte, Fotografia & Comunicação apresentam a exposição “Construção de uma Arte Imaginária”, em uma exposição individual de Giuseppe Ranzini. ..... (mais)

Data: até 30 de Setembro; Segunda a Sábado, das 9h às 18h.

Preço: Grátis

Gold – Mina de Ouro Serra Pelada

Livre.

Sinopse: A mostra com curadoria de Lélia Wanick Salgado reúne mais de 50 fotos que revelam situações da Mina de Ouro da Serra Pelada, local de onde foram extraídas toneladas de ouro através da mão de obra garimpeira. ..... (mais)

Local: Sesc Avenida Paulista (Paulista)

Data: até 3 de Novembro; De terça a sábado, das 10h às 21h30 ; Domingos e feriados, das 10h às 18h30.

Preço: Grátis

Orogenesis

Sinopse: Primeira mostra institucional de Juliana Cerqueira na Europa, a exposição é o resultado de dois anos de extensa pesquisa, reunindo uma série inédita de esculturas e montagens fotográficas que recriam o corpo humano através de atos de transformação. ..... (mais)

Local: Casa Triângulo (Oeste)

Data: até 23 de Setembro; Segunda a Sábado, das 10h às 19h.

Preço: Grátis

Limiares

Sinopse: Camilla D'Anunziata é uma artista carioca que vive e trabalha em São Paulo, atuando na intersecção entre arte, design e moda. Seus processos artísticos são transpassados por uma pesquisa interdisciplinar que entrelaça elementos místicos, alquímicos, científicos e provenientes do inconsciente para a conformação de um universo pessoal que ela expressa e realiza em objetos simbólicos. ..... (mais)

Local: Galeria Aura Arte (Oeste)

Data: até 26 de Agosto; Terça a Sexta, das 10h às 19h. Sábado, das 11h às 17h.

Preço: Grátis.

Selenograma Lua Tempo Design

Sinopse: Uma mostra que contém uma breve história dos calendários criados pelo homem, desde o Paleolítico ao período moderno, espelhando com os selenogramas (calendários lunares) criados pela designer e curadora Mari Pini. ..... (mais)

Local: SESC Santo André (ABC)

Data: até 17 de Novembro; Terça a sexta, das 10h às 22h. Sábado, Domingo e Feriados, das 10h às 19h.

Preço: Grátis

Marepe: Estranhamente Comum

Sinopse: Com curadoria de Pedro Nery, curador do museu, trata-se da primeira grande exposição individual do artista baiano Marcos Reis Peixoto (Marepe), em São Paulo que propõe oferecer uma visão abrangente de sua trajetória, iniciada na década de 1990. ..... (mais)

Local: Pinacoteca do Estado (Centro)

Data: até 28 de Outubro; Quarta a Segunda, das 10h às 17h30.

Preço: Grátis

All The Lonely People

Sinopse: A artista espanhola Adriana Oliver apresenta, em exposição inédita, pinturas pautadas por questões feministas que discutem relacionamento, solidão e força. ..... (mais)

Data: até 14 de Setembro; Terça a Sexta, das 10h às 19h; Sábados, das 10h às 17h.

Preço: Grátis

Inferno de Nós

Livre.

Sinopse: Inferno de Nós reúne 14 obras que, segundo o curador, buscam expor o complexo diálogo entre os dois artistas: embora apresentem diferentes polarizações, não são expressões contrárias. ..... (mais)

Data: até 5 de Outubro; Segunda a Sexta, das 7h às 20h; e Sábados e Feriados, das 10h às 20h.

Preço: Grátis

Comandante Mamberti: Fotos Colagens e Fotos Histórica

Sinopse: "Sérgio Mamberti, um ser humano único, ator memorável e personagem marcante, completou há 3 meses 80 anos, por isso a Galeria vai homenageá-lo com uma exposição que reúne seu universo pop", diz Regina Boni, criadora da galeria e amiga do artista. ..... (mais)

Data: até 31 de Agosto; Segunda a Domingo, das 11h às 18h.

Preço: Grátis

Eduardo Berliner

Sinopse: A mostra reúne cerca de dezenove pinturas a óleo sobre diferentes suportes [tela, lona solta e madeira], além de três grupos de desenhos. Um desses grupos consiste em um conjunto de dez cadernos de anotações realizados ao longo do último ano, cujas páginas serão viradas semanalmente durante o período da exposição. ..... (mais)

Local: Casa Triângulo (Oeste)

Data: até 14 de Setembro; Segunda a Sábado, das 10h às 19h.

Preço: Grátis

Renascimento

Sinopse: Após cinco anos, a colombiana Adriana Duque volta a expor no Brasil, com a individual “Renascimento”. Em sua última exposição solo no país – “Íconos”, em 2014, também na galeria – a artista apresentou trabalhos que estabeleciam relações a pintura holandesa do período Barroco. ..... (mais)

Local: Zipper Galeria (Paulista)

Data: até 31 de Agosto; Segunda a Sexta, das 10h às 19h; Sábado, das 11h às 17h.

Preço: Grátis

Campo Minado

Sinopse: A individual é composta por 10 trabalhos, entre pinturas, vídeos, instalações e objetos, que propõem diálogo e análise da forma como os símbolos sociais interferem no direito singular de ir e vir em certas áreas das cidades. ..... (mais)

Local: Baró Galeria (Paulista)

Data: até 14 de Setembro; Terça a Sexta, das 10 às 19h; e Sábado, das 11 às 19h.

Preço: Grátis

Zip’Up: Retrogosto

Sinopse: Em “Retrogosto”, exposição individual de João GG no projeto Zip’Up, cada trabalho é tão ostensivamente novo quanto opera um déjà vu: fotografias de paisagens que se parecem com outras paisagens; objetos novos que remetem a ruínas; elementos arquitetônicos modernos que evocam coisas antigas; isopor com aspecto mineral; uma trilha sonora fragmentada que deixa intuir uma possível familiaridade. ..... (mais)

Local: Zipper Galeria (Paulista)

Data: até 31 de Agosto; Segunda a Sexta, das 10h às 19h; Sábados e Domingos das 11h às 17h.

Preço: Grátis

In Pixels

Sinopse: In Pixels é a nova exposição da artista visual Thammy Tales e do fotógrafo Rodrigo Albertini, com curadoria de Chico Cortez. Sobre a seleção de 16 obras que compõem a mostra, o curador diz que “são partes da existência desses artistas singulares, testemunhas contemporâneas de um mundo plural e tecnológico”. ..... (mais)

Local: Casa Tegra (Paulista)

Data: até 25 de Agosto; Segunda a Domingo, das 10h às 20h.

Preço: Grátis

Savana Africana

Sinopse: Após dedicar 10 anos registrando em imagens impressionantes o intrépido cotidiano dos bombeiros, trabalho que trouxe notoriedade, o fotógrafo Alberto Takaoka voltou seu olhar para um tema igualmente admirável e forte: a fauna e populações que habitam o lendário Parque Kruger na África do Sul, a grande reserva natural em região de savana, vital para a preservação da vida nativa africana. ..... (mais)

Local: Conjunto Nacional (Paulista)

Data: até 22 de Agosto; Segunda a Sexta, das 7h às 22h; Sábados e Domingos, das 10h às 22h.

Preço: Grátis

Festivau de C4nn3$

Sinopse: Festivau de C4nn3$ surgiu em 2015 no Instituto de Artes da UFRGS, em Porto Alegre, enquanto uma plataforma autônoma para a difusão de material produzido em vídeo. ..... (mais)

Local: Lona Galeria (Oeste)

Data: até 24 de Agosto; Quarta a Sábado, das 13h às 17h.

Preço: Grátis

Arte Atual - Jamais Me Olharás Lá de Onde Te Vejo

Sinopse: A oitava edição do programa Arte Atual, “Jamais me olharás lá de onde te vejo”, traz em seu título uma referência a uma frase do psicanalista francês Jacques Lacan, empregada no livro 11 de O Seminário denominado Os Quatro Conceitos Fundamentais da Psicanálise. ..... (mais)

Local: Instituto Tomie Ohtake (Oeste)

Data: até 29 de Setembro; Terça a Domingo, das 11h às 20h.

Preço: Grátis

Correspondência

Sinopse: Thiago Barbalho apresenta "Correspondência", sua primeira exposição individual na Galeria Marilia Razuk, composta por três trabalhos principais em desenho de dimensões variadas em que utiliza lápis de cor, grafite, spray, óleo, aquarela, pastel oleoso e marcador sobre papel, além de uma pequena escultura que dá nome à exposição. ..... (mais)

Data: até 14 de Setembro; Segunda a Sexta, das 11h às 19h; Sábados, das 11h às 16h.

Preço: Grátis

Buraco

Sinopse: Alexandre Canonico apresenta "Buraco", sua segunda individual. A exposição inclui uma série de trabalhos de parede e uma instalação nas quais o artista emprega as noções de vazio, falta, supressão e desmonte como elementos centrais na construção das obras. ..... (mais)

Data: até 14 de Setembro; Segunda a Sexta, das 10h30 às 19h; e Sábados, das 10h às 16h.

Preço: Grátis

Os Cinco Elementos

Sinopse: A exposição investiga a vida substantiva das obras, das mensagens implícitas, o mundo fora do universo dos artefatos de fabricação em massa e do descarte rápido. ..... (mais)

Local: Inn Gallery Arte e Design (Paulista)

Data: até 25 de Agosto; Segunda a Sexta, das 10 às 19h; e Sábados, das 11h às 15h.

Preço: Grátis

J. Carlos: Originais

Sinopse: José Carlos de Brito e Cunha (1884-1950), o J. Carlos, é autor de uma das mais poderosas crônicas visuais do Brasil na primeira metade do século XX. ..... (mais)

Local: IMS Paulista (Paulista)

Data: até 26 de Janeiro; Terça a Domingo e feriados (exceto segunda), das 10h às 20h; e Quinta (exceto feriados), das 10h às 22h.

Preço: Grátis

Ocupação Vladimir Herzog

Sinopse: Durante a pesquisa realizada para desenhar a exposição "Ocupação Vladimir Herzog", a curadoria formada pelas equipes de Comunicação e Audiovisual e Literatura do instituto, com curadoria do arquiteto e produtor cultural Luis Ludmer, teve a atenção tomada pela potente veia artística do jornalista. ..... (mais)

Local: Itaú Cultural (Paulista)

Data: até 20 de Outubro; de Terça a Sexta, das 9h às 20h (permanência até as 20h30); Sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h.

Preço: Grátis

O Voo do Grande Pássaro

Sinopse: Como o próprio nome da Exposição "O Voo do grande pássaro",Marilzes Petronio é conhecida internacionalmente com um portfólio recheado de experiência e sucesso. ..... (mais)

Local: Saphira & Ventura Gallery (Paulista)

Data: até 29 de Agosto; Segunda a Domingo, das 6h30 às 22h.

Preço: Grátis

A Parte Maldita: Um Esboço

Sinopse: A exposição é um ato de revolta, de insubordinação ao Ser produtivo, ao horizonte cataclísmico da produção e é, principalmente, um ga(e)sto improdutivo. ..... (mais)

Local: SIM Galeria (Paulista)

Data: até 11 de Outubro; Segunda a sexta, das 10h às 19h; Sábado, das 10h às 15h.

Preço: Grátis

Um Canto de Encanto

Sinopse: As pinceladas soltas e firmes de um colorido vibrante demonstram o estilo impressionista de Sonia Poli. De acordo com texto extraído do catálogo da Galeria Finarte de São Paulo, "Sonia sabe como transportar o cotidiano para a tela, como se tomasse a alegria pelas mãos e a conduzisse pelos caminhos da arte. ..... (mais)

Local: Atrium Shopping (ABC)

Data: até 18 de Outubro; Segunda a Sábado, das 10h às 22h; Domingos e feriados, das 14h às 20h.

Preço: Grátis

Man Ray em Paris

Sinopse: Com curadoria de Emmanuelle de l’Ecotais, especialista no trabalho do artista e responsável por seu Catálogo Raisonée, a mostra irá ocupar o CCBB SP e será dividida em duas categorias. ..... (mais)

Data: Estreia hoje; até 28 de Outubro; Segunda a Domingo, das 9h às 21h. (Exceto às terças.)

Preço: Grátis

O Que Os Olhos Alcançam

Livre.

Sinopse: Desvendar a paisagem urbana e revelar personagens a partir do corriqueiro é uma das habilidades que preenchem a percepção de Cristiano Mascaro, fotografo paulista que celebra 50 anos de carreira neste ano. ..... (mais)

Local: SESC Santo André (ABC)

Data: Estreia hoje; até 17 de Novembro; Terça a Sexta, das 10h30 às 21h30; e Sábado, Domingo e feriados, das 10h30 às 18h30.

Preço: Grátis

Histórias das Mulheres, Histórias Feministas

Sinopse: A exposição será dividida em duas grandes seções. A primeira, Histórias das mulheres, incluirá obras de diversos territórios, estilos e gêneros pictóricos, do século 16 ao final do século 19, incluindo retratos, naturezas-mortas e paisagens, além de cenas históricas e religiosas. ..... (mais)

Data: Estreia dia 23 de Agosto (sexta); até 17 de Novembro; Terça a Domingo, das 10h às 18h; e Quintas, das 10h às 20h.

Preço: R$ 40,00 (gratuito às terças-feiras)

Todos os Santos

Sinopse: Daniel Senise traz especialmente para o Instituto Tomie Ohtake uma nova obra em dimensão monumental, além de reunir pela primeira vez um conjunto significativo de trabalhos pouco vistos ou inéditos que apresentam intervenções sobre ampliações fotográficas. ..... (mais)

Local: Instituto Tomie Ohtake (Oeste)

Data: Estreia dia 27 de Agosto (terça); até 13 de Outubro; Terça a Domingo, das 11h às 20h.

Preço: Grátis

Exposição de Ikebana

Sinopse: O Ikebana Ikenobo de Kyoto tem uma história de mais de 550 anos no Japão e está presente no Brasil desde a chegada dos primeiros imigrantes. ..... (mais)

Local: Centro Cultural São Paulo (Paulista)

Data: Estreia dia 30 de Agosto (sexta); até 1 de Setembro; Sexta, das 10h às 20h,; Sábado e Domingo, das 10h às 18h.

Preço: Grátis

Entrevendo

Sinopse: O título da mostra toma emprestado o nome de um trabalho de 1970/1994. Em forma de um túnel sem saída, a instalação de madeira convida o visitante a entrar e caminhar em direção a uma fonte de vento quente, enquanto derretem em sua boca gelos de água doce e salgada. ..... (mais)

Local: SESC Pompeia (Oeste)

Data: Estreia dia 25 de Setembro (quarta); até 2 de Fevereiro; Terça a sábado, 10h às 21h30. Domingo e feriado, 10h às 19h30.

Preço: Grátis

Vilna, Minha Vilna

Sinopse: Lasar Segall nasceu em Vilna, atual capital da República da Lituânia, em 21 de julho de 1889. Naquele momento, após períodos de domínio lituano e polonês, a cidade encontrava-se sob controle do Império Russo. ..... (mais)

Local: Museu Lasar Segall (Sul)

Data: Estreia dia 9 de Novembro (sábado); até 10 de Fevereiro; Quarta a Segunda, das 11h às 19h.

Preço: Grátis