Receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online

Espetáculos e eventos gratuitos na Cidade de São Paulo

Guia Cultural Sampa Online.

Exposições

A mulher na Revolução de 32

Sinopse: A mulher na Revolução de 32 reúne, entre fotografias e arquivos de áudio, trocas de correspondências (exclusivas do acervo do MIS) relatando o dia a dia de voluntárias da Revolução. ..... (mais)

Data: até 31 de Dezembro; Terças, quartas, quintas, sextas e sábados, das 12h às 21h e domingos e feriados, das 11h às 20h

Preço: Grátis

Black Power

Sinopse: A mostra, composta por 40 peças decorativas, traz as irmãs Marisa e Elvira Brito, que resolveram transformar seu hobby (decoração, artesanato e moda) em principal atividade profissional. ..... (mais)

Local: Shopping Praça da Moça (Centro)

Data: até 2 de Julho; Segundas, terças, quartas, quintas, sextas e sábados, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 11h às 22h

Preço: Grátis

Tchibum! - Pupillas

Livre

Sinopse: De forma poética e minuciosa, a pintura conduz o observador pelo universo das águas por meio de traços e cores do duo de ilustradoras Pupillas, formado pelas artistas Verônica Alves e Mariana Degani. ..... (mais)

Local: SESI Mauá (ABC)

Data: até 28 de Maio; Segundas, terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 18h

Preço: Grátis

Samson Flexor – Traçados e Abstrações

Sinopse: A exposição apresenta 35 trabalhos do artista, entre desenhos e pinturas, que pertencem ao acervo do MAC USP, enfatizando a abstração geométrica com obras de 1948 a 1960. ..... (mais)

Data: até 1 de Outubro; terça, das 10h às 21h; quarta, quinta, sexta, sábado e domingo, das 10h às 18h

Preço: Grátis

Vizinhos Distantes: Arte da América Latina no Acervo do MAC USP

Sinopse: A mostra apresenta cerca de 250 trabalhos entre pinturas, esculturas, instalações, objetos, fotografias, registros e projetos de performances, vídeos e publicações de artistas, que discutem a contingência heterogênea, híbrida, plural e mestiça do continente. ..... (mais)

Local: MAC USP Ibirapuera (Sul)

Data: até 7 de Janeiro; Terças, das 10h às 21h; Quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 10h às 18h

Preço: Grátis

Harmonia
Harmonia

Harmonia

Livre.

Harmonia

Livre.

Sinopse: O projeto realiza, por meio da arte e das cores, o resgate do processo criativo como parte fundamental do exercício da arte consciente. O mural, numa demonstração da técnica e do desenvolvimento inventivo dos artistas, traz como referência a fauna e a flora brasileiras, associadas à cultura do Nordeste, como o artesanato e a xilogravura de cordel. ..... (mais)

Local: Sesi São Caetano (ABC)

Data: até 10 de Dezembro; Segundas, terças, quartas, quintas e sextas, das 8h às 17h; Sábados, das 9h às 14h

Preço: Grátis

A “gran dama” das artes

Sinopse: Cercados por uma transição política, econômica e social que se desloca do nacionalismo de Vargas, passa pelo desenvolvimentismo de JK e compartilha dos primeiros momentos da Ditadura Militar, Yolanda Penteado, Francisco Assis Chateaubriand (Chatô) e Francisco Matarazzo Sobrinho (Ciccillo) tornam-se grandes mecenas, que se distinguem pela aliança entre arte moderna e capital internacional. ..... (mais)

Data: até 10 de Dezembro; Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 09h às 17h

Preço: Grátis

Nova Esplanada

Livre.

Sinopse: A dupla de artistas Fel e Subtu realiza uma intervenção na esplanada do SESI Diadema inspirada na Optical Art. Com efeitos de ilusão de ótica, a pintura permite aos visitantes uma experiência visual e cognitiva, onde as perspectivas se confundem e a imaginação não tem limites. ..... (mais)

Local: Sesi Diadema (ABC)

Data: até 17 de Dezembro; Terças, quartas, quintas e sextas, das 9h às 20h; Sábado, domingo e feriado, das 9h às 17h

Preço: Grátis

Vanguarda brasileira dos anos 1960 – Coleção Roger Wright

Sinopse: Um recorte de 80 obras realizadas entre as décadas de 1960 e 1970 no Brasil pelos artistas mais representativos da nova figuração, do teor político e da explosão colorida do pop, como Wesley Duke Lee, Claudio Tozzi, Antonio Dias, Cildo Meireles, Nelson Leirner, Raymundo Colares, Rubens Gerchman, Carlos Zilio, entre outros. ..... (mais)

Local: Pinacoteca do Estado (Centro)

Data: até 26 de Agosto; Quartas, quintas, sextas, sábados, domingos e segundas, das 10h às 17h30 com permanência até as 18h

Preço: Grátis

Acervo Sesc de Arte Brasileira

Livre.

Sinopse: O Sesc Interlagos possui em seu acervo nomes e obras expressivas das artes plásticas contemporâneas brasileiras, expostas permanentemente em suas dependências. ..... (mais)

Local: SESC Interlagos (Sul)

Data: até 30 de Dezembro; Quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 17h (Áreas externas e Sede Social)

Preço: Grátis

Pinturas escritas: Diariamente

Livre.

Sinopse: Ocupação visual que estabelece o diálogo entre artistas visuais e a literatura. Para esta edição, a ilustradora e muralista Erica Maradona desenvolveu a proposta a partir dos temas "diário" e "caderno de artista". ..... (mais)

Local: SESC Itaquera (Leste)

Data: até 2 de Julho; Quarta, quinta, sexta, sábado e domingo, às 09h às 17h

Preço: Grátis

Visões Tipográficas

Livre.

Sinopse: O novo Grafiterritórios ZN, intitulado Visões Tipográficas, será realizado por dez artistas convidados pelos grafiteiros Biofa e Onesto. Serão eles: Dgoh, Goy, Luiz 83, Otito, Rats,Zéis, Apropriadamente, Credo, Fedos e Laura Guimarães. ..... (mais)

Local: SESC Santana (Norte)

Data: até 25 de Junho; Segundas, terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, o dia todo

Preço: Grátis

A corrida
A corrida

A corrida

Livre.

A corrida

Livre.

Sinopse: Tratando mais uma vez das relações humanas, a dupla Alto*Contraste apresenta 'A Corrida', um trabalho que discute a competitividade na sociedade contemporânea, mais especificamente o ato de competir como forma de validar um lugar no mundo. ..... (mais)

Local: SESC Bom Retiro (Centro)

Data: até 28 de Junho; Terça, quarta, quinta e sexta, das 09h às 21h; sábado e domingo, das 10h às 18h;

Preço: Grátis

Mamãe Continuamos na Mesma

Livre.

Sinopse: O projeto surge a partir de uma coleção de mais de 2mil cartas de desconhecidos, adquiridas em feiras de antiguidades nos últimos 10 anos pela artista Keli Freitas. ..... (mais)

Local: SESC Santana (Norte)

Data: até 18 de Junho; Terças, quartas, quintas, sextas e sábados, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 17h

Preço: Grátis

TUOV - Em Busca De Um Teatro Popular

Livre.

Sinopse: A exposição reúne mais de 300 imagens, vídeos, áudios, figurinos e adereços cênicos para contar um pouco da história, lançando luz sobre as aventuras, alegrias e a resistência do TUOV. ..... (mais)

Data: até 2 de Julho; Quarta, quinta, sexta e sábado, das 14h às 18h

Preço: Grátis

Eterna Trilogia

Sinopse: A exposição reúne 101 obras do acervo do MAB-FAAP entre pinturas, desenhos, esculturas e fotografias. A mostra traz ainda quatro exposições internas que se revezarão ao longo do ano em comemoração aos 70 anos da FAAP. ..... (mais)

Local: MAB-FAAP (Centro)

Data: até 10 de Dezembro; Segundas, quartas, quintas e sextas, das 10h às 19h, com última entrada às 18h; Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h, com última entrada às 17h

Preço: Grátis

Arte Ocupa - Bestiário

Livre.

Sinopse: Manuscritos da era medieval, os bestiários catalogavam animais reais e fantásticos difundidos pelo imaginário misterioso e obscuro que dominava a época. ..... (mais)

Local: SESC São Caetano (ABC)

Data: até 10 de Junho; Segunda, terça, quarta, quinta e sexta, das 09h às 21h30; sábado, das 09h às 17h30;

Preço: Grátis

Sobrevoo
Sobrevoo

Sobrevoo

Livre.

Sobrevoo

Livre.

Sinopse: O artista apresenta cerca de 20 obras de médias e grandes dimensões na exposição, composta de esculturas e assemblages (colagens com objetos e materiais tridimensionais). ..... (mais)

Data: até 18 de Junho; Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 11h às 17h

Preço: Grátis

Vazão
Vazão

Vazão

Livre.

Vazão

Livre.

Sinopse: No projeto 'Vazão', 18 objetos pretos espelhados, em formato de gota, ocupam cerca de 30 metros do muro da Unibes. Algo obscuro parece "escorrer" por este muro, uma espécie de "suor" na pele desta arquitetura. ..... (mais)

Local: Unibes Cultural (Oeste)

Data: até 1 de Julho; Domingo, segunda, terça, quarta, quinta e sexta, das 4h40 às 00h06; sábado para domingo, das 4h40 às1h

Preço: Grátis

Vão
Vão

Vão

Livre.

Vão

Livre.

Sinopse: No projeto 'Vão', seis desenhos de janelas foram escolhidos para relacionar-se com os espaços públicos. Visam acentuar a já exagerada sobreposição de perspectivas que o próprio espaço labiríntico da estação apresenta. ..... (mais)

Local: Estação São Bento (Centro)

Data: até 31 de Maio; Domingo, segunda, terça. quarta, quinta e sexta, das 4h40 às 00h06; sábado para domingo, das 4h40 às1h

Preço: Grátis

A Gravura de Lasar Segall

Livre.

Sinopse: Organizada a partir de matrizes originais de Lasar Segall, especialmente reimpressas pelo Museu Lasar Segall, em São Paulo, a Mostra reúne 16 gravuras em metal e 19 xilogravuras realizadas pelo artista entre 1913 e 1930. ..... (mais)

Local: SESC Santo André (ABC)

Data: até 10 de Junho; Terças, quartas, quintas e sextas, das 10h às 21h30; Sábados e domingos, das 10h às 18h30

Preço: Grátis

Todo poder ao povo! Emory Douglas e os Panteras Negras

Sinopse: A exposição apresenta uma seleção de fotolivros, cartas, discos e fotografias do fotojornalista estadunidense Stephen Shames.

Local: SESC Pinheiros (Oeste)

Data: até 4 de Junho; Terça, quarta, quinta, sexta e sábado, das 10h30 às 21h30; Domingos, das 10h30 às 18h30

Preço: Grátis

Meus Caros Amigos - Augusto Boal - Cartas do Exílio

Livre.

Sinopse: Em parceria com o Instituto Moreira Salles, a exposição reúne parte da correspondência de Augusto Boal (1931-2009), criador do Teatro do Oprimido, durante os anos de seu exílio político, de 1971 a 1986. ..... (mais)

Local: SESC Vila Mariana (Sul)

Data: até 25 de Junho; Terças, quartas, quintas e sextas, das 10h às 21h; Sábados, das 10h às 20h30

Preço: Grátis

O fio, o verbo e os afluentes

Livre.

Sinopse: Perder-se na paisagem urbana e encontrar numa poesia o barulho das águas de rios da cidade. A instalação o fio, o verbo e os afluentes é um convite poético para a memórias dos rios de nossa cidade: alguns canalizados, retificados ou soterrados. ..... (mais)

Local: SESC Carmo (Centro)

Data: até 31 de Maio; Segundas, terças, quartas, quintas e sextas, das 9h às 19h30

Preço: Grátis

Exposição Rios Des.Cobertos

Livre.

Sinopse: A exposição interativa "descobre" os rios ocultos de São Paulo, explorando a relação das pessoas com as águas presentes no território da cidade. ..... (mais)

Local: SESC Carmo (Centro)

Data: até 31 de Maio; Segundas, terças, quartas, quintas e sextas, das 9h às 19h30

Preço: Grátis

Corpo de Prova

Livre.

Sinopse: O trabalho de Lais Myrrha investiga instrumentos e saberes que constroem nossa experiência no mundo a partir do lugar que nele ocupamos. Dicionários, mapas, bandeiras, hinos, jornais e telejornais são alguns dos elementos sobre os quais a artista interfere, explorando a noção de impermanência, e a precariedade dos conceitos de equivalência e equilíbrio. ..... (mais)

Local: SESC Bom Retiro (Centro)

Data: até 23 de Junho; Terças, quartas, quintas e sextas, das 9h às 21h; Sábados, das 10h às 21h; Domingos, das 10h às 18h

Preço: Grátis

Brasília: Fotografias de Jorge Bodanzky

Sinopse: A série de fotografias do cineasta Jorge Bodanzky (1942) faz parte do acervo do artista, incorporado às coleções do IMS em 2013. As 11 imagens que estão na mostra foram feitas entre 1964 e 1965, período inicial da ditadura militar no Brasil. ..... (mais)

Data: até 2 de Julho; Segundas, terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 13h às 22h

Preço: Grátis

Portfólio #2

Sinopse: Com desenhos, gravuras, fotografias, pinturas e grafite, a exposição é parte do projeto da galeria de realizar uma série de 5 exposições coletivas intituladas Portfólio # para apresentar os seus artistas ao público. ..... (mais)

Local: Gravura Brasileira (Oeste)

Data: até 27 de Junho; Segundas, terças, quartas, quintas e sextas, das 12h às 18h

Preço: Grátis

Os Desígnios da Arte Contemporânea no Brasil

Sinopse: A exposição, com curadoria de José Antonio Marton, apresenta uma seleção de nove artistas, tomando a pintura como meio e a paisagem das diversas partes do país, como o ponto de contato entre eles. ..... (mais)

Local: MAC USP Ibirapuera (Sul)

Data: até 30 de Julho; Terça, das 10h às 21h; Quarta, quinta, sexta, sábado e domingo, 10h às 18h

Preço: Grátis

SITU #6 - Pilar Quinteros

Sinopse: O projeto de Pilar Quinteros parte de uma reflexão sobre a história do edifício da galeria. Construído primeiramente em 2004, este foi demolido poucos anos depois, em 2011, resultado de dinâmicas urbanas que culminaram na compra de seu terreno por uma empresa multinacional. ..... (mais)

Local: Galeria Leme (Oeste)

Data: até 1 de Julho; Terças, quartas, quintas e sextas, das 10h às 19h; Sábados, das 10h às 17h

Preço: Grátis

Monumentos Temporários

12 anos.

Sinopse: Há quatro anos Fyodor Pavlov-Andreevich está imerso em uma pesquisa sobre a escravidão histórica e contemporânea no mundo, em especial no Brasil. ..... (mais)

Local: MAC USP Ibirapuera (Sul)

Data: até 13 de Agosto; Terça, das 10h às 21h; Quarta, quinta, sexta, sábado e domingo, 10h às 18h

Preço: Grátis

Pedra no Céu

Sinopse: Com curadoria de Cauê Alves e Guilherme Wisnik, Pedra no céu traça um paralelo entre arte e a arquitetura de Paulo Mendes da Rocha, autor do projeto do MuBE. ..... (mais)

Data: até 2 de Julho; Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 10h às 18h

Preço: Grátis

Retrato – Território da Fotografia

Sinopse: A mostra inicia-se com um recorte histórico onde serão apresentados trabalhos fotográficos do século XIX e princípios do século XX. As obras atendem ao tema da exposição - o retrato, e são agrupadas por subtemas: os artistas, a cultura Pop, a moda, os clássicos e os jovens fotógrafos contemporâneos, entre outros. ..... (mais)

Local: MAB-FAAP (Centro)

Data: até 11 de Junho; Segundas, quartas, quintas e sextas, das 10h às 19h, com última entrada às 18h; Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h, com última entrada às 17h

Preço: Grátis

Guilherme Vaz | uma fração do infinito

Livre.

Sinopse: A exposição Guilherme Vaz | uma fração do infinito tem sua pesquisa baseada nos multimeios, iniciada ainda no final da década de 1960. A mostra, de caráter lúdico e participativo, apresenta 50 anos de sua produção e conta com mais de 40 trabalhos, dentre eles: instalações sonoras, esculturas, pinturas, desenhos, fotografias, vídeos, filmes, palestras, atividades educativas e uma cronologia ilustrada. ..... (mais)

Local: SESC Pompeia (Oeste)

Data: até 9 de Julho; Terça, quarta, quinta, sexta e sábado, das 10h às 21h30; domingo, das 10h às 19h30;

Preço: Grátis

Entrelinhas Urbanas

Sinopse: Com mais de 12 milhões de habitantes, nossa cidade é a mais populosa da América Latina, possui uma cena artística vibrante que tem entre seus artistas os responsáveis por traduzir o espírito do nosso tempo. ..... (mais)

Local: Praça das Artes (Centro)

Data: até 14 de Junho; segunda, terça, quarta, quinta e sexta, das 10h às 20h e sábados, das 10h às 18h

Preço: Grátis

Contos Amazônicos - Transatlântica 10 Anos

Livre.

Sinopse: O ensaio, que ficará na treliça do Sesc Vila Mariana durante o período da exposição é inspirado no livro Contos Amazônicos, publicado em 1893 pelo escritor brasileiro Inglês de Souza. ..... (mais)

Local: SESC Vila Mariana (Sul)

Data: até 9 de Julho; Terças, quartas, quintas e sextas, das 7h às 21h; sábados, das 9h às 21h; domingos, das 9h às 18h30

Preço: Grátis

Ponto Zero
Ponto Zero

Ponto Zero

Livre.

Ponto Zero

Livre.

Sinopse: Nesta quarta edição do projeto Desdobramentos, o artista José patrício (PE) apresenta uma instalação inédita e mais 4 trabalhos. Pelo procedimento deste artista objetos banais do cotidiano nos surpreendem ao tornarem-se obras de arte. ..... (mais)

Local: SESC Santo Amaro (Sul)

Data: até 28 de Julho; Terças, quartas, quintas e sextas, das 10h30 às 21h; sábados e domingos, 11h às 18h

Preço: Grátis

Conversa Contínua

Sinopse: O público poderá conferir distintas formas de manifestação de seis artistas que exploram linguagens e processos, distanciando-se do tradicional e incorporando sua percepção e vivência das práticas artísticas contemporâneas. ..... (mais)

Local: MAB-Centro (Centro)

Data: até 3 de Junho; Segundas, terças, quartas, quintas, sextas e sábados, das 11h às 17h

Preço: Grátis

Um Tronco para Exu

Sinopse: Neste importante capítulo da sua trajetória, França busca mostrar, por meio da sua arte, a aproximação despida de preconceitos entre o valor arqueológico do pequi e a mitologia afro-baiana na figura do Exu, orixá dinâmico e jovial, que exerce papel intermediário entre os homens e divindades. ..... (mais)

Local: MAC USP Ibirapuera (Sul)

Data: até 13 de Agosto; Terça, das 10h às 21h; Quarta, quinta, sexta, sábado e domingo, das 10h às 18h

Preço: Grátis

LaMínima 20 anos

Livre.

Sinopse: A exposição convida os apaixonados pela arte circense a revirar os baús do passado e entender um pouco mais sobre a jornada dos atores Domingos Montagner e Fernando Sampaio ao construírem uma das principais companhias teatrais do Brasil. ..... (mais)

Data: até 9 de Julho; Segundas, terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 10h às 20h

Preço: Grátis

Caçador e construtor

Sinopse: A mostra traz uma seleção de 38 imagens do acervo do Museu apresentada por jovens fotógrafos que participaram, entre 1989 e 1997, do Projeto Fotografia de Autor. ..... (mais)

Data: até 28 de Maio; Terças, quartas, quintas, sextas e sábados, das 12h às 21h; domingos e feriados, das 11h às 20h

Preço: Grátis

Passagens da inocência

Sinopse: Na exposição, a fotógrafa Giullia Paulinelli apresenta figuras humanas nuas, sem definir símbolos que imponham uma ideia ou pensamento, com uma nudez que não se liga a questões de pudor ou moralidade. ..... (mais)

Data: até 28 de Maio; Terças, quartas, quintas, sextas e sábados, das 12h às 21h; domingos e feriados, das 11h às 20h

Preço: Grátis

Conversas

Sinopse: Mais de 100 imagens de 100 fotógrafos internacionais, pertencentes à Coleção Bank of America Merrill Lynch, com curadoria de Anne Havinga e Karen Hass, do Museum of Fine Arts de Boston. ..... (mais)

Local: Instituto Tomie Ohtake (Oeste)

Data: até 4 de Junho; Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 11h às 20h

Preço: Grátis

Villa das Artes – Samuel Luis Borges

Sinopse: Chama-se “Totalidade 12” a série de 12 obras que somadas a um grande mural do artista multimídia Samuel Luis Borges.

Local: Shopping Villa Lobos (Oeste)

Data: até 31 de Maio; Segundas, terças, quartas, quintas, sextas e sábados, das 10h às 22h; domingos, das 12h às 20h

Preço: Grátis

Olho Cru

Sinopse: Olho Cru, de Bonga Mac, reflete sobre a visão de seres que não são humanos e sobre o que possa vir a ser a essência do ser humano no seu instinto selvagem ou animal de poder. ..... (mais)

Data: até 4 de Junho; Segundas, terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 10h às 23h

Preço: Grátis

Henri Cartier-Bresson

Livre.

Sinopse: A mostra, do francês Henri Cartier-Bresson, apresenta fotos clássicas e algumas inéditas do caminho percorrido pelo jovem fotógrafo, suas viagens e aventuras pela Espanha, México, França e Itália. ..... (mais)

Data: até 25 de Junho; Segundas, terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 10h às 20h

Preço: Grátis

Olha Pra Mim

Sinopse: Como seriam as relações sociais se pudéssemos enxergar o outro apenas pelo seu olhar? Pensando nisso, o fotógrafo pernambucano Thiago Santos iniciou em 2014 uma tentativa de humanização social através de fotografias de olhares. ..... (mais)

Local: Mirante 9 de Julho (Paulista)

Data: até 18 de Junho; Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 10h às 22h

Preço: Grátis

Cícero Dias– Um Percurso Poético

Sinopse: A exposição apresenta ao público brasileiro o conjunto da obra de Cícero Dias, contextualizando sua história e evidenciando sua relação com poetas e intelectuais brasileiros e sua participação no circuito de arte europeu. ..... (mais)

Data: até 3 de Julho; quarta, quinta, sexta, sábado, domingo e segunda, das 9h às 21h.

Preço: Grátis

Bienal Naïfs do Brasil: Itinerância da 13ª edição - Todo Mundo É, Exceto Quem Não É

Sinopse: Configurando-se como uma das principais mostras de arte popular do país, a 13ª edição da Bienal Naïfs do Brasil conta com a participação de 111 artistas oriundos de 24 estados, apresentando 185 obras nas mais variadas técnicas e suportes. ..... (mais)

Local: SESC Belenzinho (Leste)

Data: até 2 de Julho; Terça, quarta, quinta, sexta e sábado, às 10h às 21h; domingo, das 10h às 19h30

Preço: Grátis

MáriOswald

Sinopse: A exposição integra a Semana MáriOswald - 100 anos de uma amizade, uma programação especial do Centro Cultural São Paulo que homenageia dois ícones da cultura brasileira: Mário e Oswald de Andrade. ..... (mais)

Local: Centro Cultural São Paulo (Paulista)

Data: até 30 de Julho; Terças, quartas, quintas e sextas, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Preço: Grátis

Malungas

Sinopse: Tanto em São Paulo, quanto em Berlim, Ana Hupe fez um chamado para selecionar mulheres interessadas em participar de uma sessão de retratos e da leitura de um texto para vídeos que compõem a exposição. ..... (mais)

Local: Paço das Artes (Oeste)

Data: até 4 de Junho; terça, quarta, quinta, sexta e sábado, das 12h às 21h; domingo e feriado, das 11h às 20h

Preço: Grátis

Belezas do Céu Estrelado de Jeri

Livre.

Sinopse: Após ter a ideia de explorar com um novo olhar os cartões-postais de Jijoca de Jericoacoara, no Ceará, Mateus Avila iniciou um estudo fotográfico retratando as belezas naturais da região no período noturno – que, lá, é marcado pela baixa incidência de luzes artificiais, permitindo observar noites extremamente belas iluminadas pela lua, constelações, estrelas cadentes e chuvas de meteoros. ..... (mais)

Local: SESI Mauá (ABC)

Data: até 4 de Junho; Segunda, terça, quarta, quinta e sexta, das 08h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Preço: Grátis

Entre Cochabamba e Machu Picchu

Livre.

Sinopse: Os fotógrafos, Christian Montagna e Marcelo Pontes, partiram numa viagem não planejada para Cochabamba, na Bolívia, e Machu Picchu, no Peru. ..... (mais)

Local: SESI São Bernardo (ABC)

Data: até 4 de Junho; Segundas, terças, quartas, quintas e sextas, das 8h às 17h

Preço: Grátis

Universo Amazônico

Livre.

Sinopse: A Amazônia é uma vastidão de floresta e água. O maior bioma do Brasil se espalha por mais de 4 milhões de quilômetros quadrados. Imensidão verde, serpenteada de rios, habitada por bichos e gentes, ela já inspirou romances, canções, criou lendas eternizadas no imaginário coletivo. ..... (mais)

Local: Sesi Diadema (ABC)

Data: até 4 de Junho; Terça, quarta, quinta e sexta, das 7h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h

Preço: Grátis

Sulamérica
Sulamérica

Sulamérica

Livre.

Sulamérica

Livre.

Sinopse: Registros sensíveis do imaginário dos povos sul-americanos e da mais bela e crítica porção do continente. Flagrantes de seu animus e do sentimento de cada um. ..... (mais)

Local: SESI São Bernardo (ABC)

Data: até 4 de Junho; Segundas, terças, quartas, quintas e sextas, das 8h às 17h

Preço: Grátis

Antropofagia
Antropofagia

Antropofagia

Livre.

Antropofagia

Livre.

Sinopse: Por meio de exposição de fotos, projeções videográficas, objetos, interpretações musicais inspiradas em Mário e Oswald de Andrade, a instalação artística multimídia Antropofagia proporciona ao público uma experiência poética que sobrepõe realidades - a virtual e a presencial - e conecta diferentes instantes temporais. ..... (mais)

Local: Centro Cultural São Paulo (Paulista)

Data: até 28 de Maio; Terças, quartas, quintas e sextas, das 10h às 20h; Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Preço: Grátis

Oásis

Sinopse: A mostra reúne algumas das principais imagens de Sidney Lacerda, que têm como característica principal a composição das cores sobrepostas a cenas e arquiteturas do cotidiano. ..... (mais)

Local: Clube Hebraica (Oeste)

Data: até 30 de Maio; Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 8h às 20h

Preço: Grátis

Respirarte

Sinopse: A mostra coletiva reúne a atmosfera das obras de 20 artistas do Grande ABC, São Paulo e Litoral Paulista, entre iniciantes e outros nomes já consagrados do grafite. ..... (mais)

Local: Shopping Praça da Moça (Centro)

Data: até 13 de Junho; Segundas, terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 10h às 22h

Preço: Grátis

Desce Pra Ver - Orgânica Cartografia

Livre.

Sinopse: Para quem passa pela rua, o painel de ilustrações na fachada apresenta artistas convidados e uma mostra de seus trabalhos. ..... (mais)

Local: SESC São Caetano (ABC)

Data: até 2 de Setembro; Segundas, terças, quartas, quintas e sextas, das 7h às 21h30; sábado, das 9h às 17h30

Preço: Grátis

Barranco
Barranco

Barranco

Livre.

Barranco

Livre.

Sinopse: Os trabalhos apresentados por Jorge Medeiros tratam da reflexão do artista inscrita nesse amplo panorama geopolítico marcado pelas grandes questões do nosso tempo – ecologia, escassez de recursos, globalização e os efeitos na cultura. ..... (mais)

Local: Ponder70 (Sul)

Data: até 9 de Junho; Segundas, terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 10h às 20h

Preço: Grátis

Moedas do Brasil

Sinopse:

Data: até 30 de Junho; Segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira, das 9h às 18h | Sábados, das 9h às 15h

Preço: Grátis

Festas Populares

Livre.

Sinopse: Resultado do 'Concurso Sigbol História da Moda' promovido anualmente pela Sigbol Fashion, a mostra traz 64 trajes em miniatura que simbolizam as variadas festas populares, tema da pesquisa proposta aos alunos participantes da 15ª edição. ..... (mais)

Local: Suzano Shopping (Grande SP)

Data: até 11 de Junho; Segundas, terças, quartas, quintas, sextas e sábados, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h

Preço: Grátis

Anacronismos
Anacronismos

Anacronismos

Livre.

Anacronismos

Livre.

Sinopse: A mostra refere-se a pesquisas de imagens gráficas encontradas em literaturas variadas e publicações antigas. Como referências a partir de colagens, recortes e sobreposições, reagrupando elementos conforme um pensamento e objetivo novos. ..... (mais)

Local: SESC Osasco (Grande SP)

Data: até 6 de Agosto; Terças, quartas, quintas e sextas, das 13h às 21h30; sábados e domingos, das 10h às 18h30

Preço: Grátis

O Gráfico Amador

Livre.

Sinopse: A exposição traz textos, fotografias, imagens, documentos, vídeos e, sobretudo, livros que recuperam a história da gráfica e editora experimental homônima do Recife, fundada por um grupo intelectuais e artistas, que funcionou de 1954 a 1961. ..... (mais)

Data: até 23 de Julho; Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 19h

Preço: Grátis

Labirinto e Memória: A Poética Visual de Luise Weiss

Livre.

Sinopse: A mostra reúne uma série de desenhos, gravuras e fotografias, trabalhos que marcaram os 40 anos de trajetória da gravadora, pintora, fotógrafa e professora, desvendando todo o seu processo de criação e produção gráfica. ..... (mais)

Data: até 23 de Julho; Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 19h

Preço: Grátis

Retratos de Afeto

Sinopse: Para além do registro fotográfico, o projeto se apropria do real para pensar grandes questões humanas, como o valor da existência, a luta pela sobrevivência, a autoanálise sobre a própria relevância de ser ou não ser. ..... (mais)

Local: Conjunto Nacional (Paulista)

Data: até 3 de Junho; Segundas, terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, qualquer horário

Preço: Grátis

Museu mise-en-scène

Sinopse: A artista Isis Gasparini traz uma síntese de uma pesquisa que realiza há sete anos sobre a relação entre olhar, espaço expositivo e obra de arte. ..... (mais)

Local: Zipper Galeria (Paulista)

Data: até 17 de Junho; Segundas, terças, quartas, quintas e sextas, das 10h às 19h; sábado, das 11h às 17h

Preço: Grátis

Luzescrita
Luzescrita

Luzescrita

Livre.

Luzescrita

Livre.

Sinopse: Poesia e fotografia vêm do mesmo berço. Em sua origem, no grego, as palavras significam "fazer" e "escritura da luz", respectivamente. Esses dois conceitos e expressões artísticas voltam a se encontrar pelas mãos dos artistas Arnaldo Antunes, Fernando Laszlo e Walter Silveira na mostra. ..... (mais)

Data: até 30 de Julho; Terças, quartas, quintas, sextas e sábados, das 10h às 19h; domingos e feriados, das 10h às 17h

Preço: Grátis

Caminhos da Arte :: Fotografia

Sinopse: A exposição reúne imagens que revelam os olhares atentos dos jovens ao instante, aos movimentos, às linhas, às formas, às cores e à descoberta dos espaços e de seus habitantes (humanos ou não), com temas que variam entre o documental e o imaginado. ..... (mais)

Data: até 1 de Julho; Terças, quartas, quintas e sextas, das 10h às 20h; sábados, das 10h às 18h

Preço: Grátis

Recortar Copiar Colar

Sinopse: A relação de Elida Tessler com a palavra data de muitos anos. Seus trabalhos sempre se propuseram a lançar um novo olhar sobre objetos do cotidiano e, também, a realizar uma leitura menos passiva das diversas camadas de texto que permeiam tanto as obras literárias quanto nossas vidas. ..... (mais)

Local: Galeria Bolsa de Arte (Oeste)

Data: até 15 de Julho; Segundas, terças, quartas, quintas e sextas, das 10h às 19h; Sábados, das 11h às 17h

Preço: Grátis

Armazém do Brasil - Memórias do Comércio da Zona Cerealista

Livre.

Sinopse: As memórias apresentam as dinâmicas e as fases do comércio atacadista da região da Rua Santa Rosa, Rua Paula Souza e Mercado Municipal, como também retratam a vida social e cultural do bairro do Brás, um caldo de culturas nacionais e estrangeiras. ..... (mais)

Data: até 29 de Outubro; Quarta, quinta, sexta e sábado, das 10h às 18h

Preço: Grátis

O Pássaro de fogo

Sinopse: A exposição multimídia reúne 40 obras, entre pinturas, esculturas, fotografias de body art, registros de intervenções urbanas de grandes dimensões e música. ..... (mais)

Data: até 19 de Junho; Segundas, terças, quartas, quintas, sextas e sábados, das 9h às 21h30; domingos, das 11h às 20h

Preço: Grátis

TOHOKU - através do olhar dos fotógrafos japoneses

Livre

Sinopse: A exposição é composta de 123 fotografias de Tohoku, região do arquipélago japonês dividida em seis províncias: Aomori, Iwate, Akita, Yamagata, Miyagi e Fukushima. ..... (mais)

Local: Centro Cultural São Paulo (Paulista)

Data: até 12 de Julho; Terças, quartas, quintas e sextas, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Preço: Grátis

Entre Mundos

Sinopse: A mostra expressa os resultados das pesquisas desenvolvidas pela equipe do projeto Arqshoah-Vozes do Holocausto, junto ao Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação (LEER) da Universidade de São Paulo. ..... (mais)

Local: Estação República (Centro)

Data: até 28 de Maio; Sábados e domingos, a partir das 12h

Preço: Grátis

I Mostra do Programa de Exposições 2017

Livre.

Sinopse: A I Mostra do Programa de Exposições 2017 apresenta as individuais simultâneas dos artistas selecionados André Griffo, Aline Dias e Julia Amaral, Cristiane Mohallem, Felipe Fittipaldi, Gabriela Celan e Rafael Chvaicer e Thalita Hamaoui. ..... (mais)

Local: Centro Cultural São Paulo (Paulista)

Data: até 27 de Agosto; Terças, quartas, quintas e sextas, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Preço: Grátis

Great People of Britain: É Brit, é Pop, é Cult, é Great!

Sinopse: Dedicada a grandes personalidades britânicas, a exposição interativa está organizada em quatro eixos temáticos: Cultura jovem e fenômenos midiáticos, Humor e crítica social, Arte, transgressão e diversidade e Ficção, tecnologia e evolução. ..... (mais)

Local: Centro Cultural São Paulo (Paulista)

Data: até 18 de Junho; Terças, quartas, quintas e sextas, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Preço: Grátis

Joias Folheadas

Livre.

Sinopse: A exposição fotográfica mescla artes plásticas, performance e body art, de artistas e personalidades cearenses.

Data: até 30 de Junho; Segundas, terças, quartas, quintas e sextas, das 9h às 20h30; sábados, das 10h às 18h

Preço: Grátis

Acordos, Desvios ou Diálogos

Sinopse: O trabalho foi contemplado com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2015. br> A mostra da artista paulistana inclui pinturas e esculturas que remetem ao equilíbrio entre os elementos do universo, tanto os da natureza quanto aqueles produzidos pelo homem. ..... (mais)

Local: Funarte São Paulo (Centro)

Data: até 10 de Julho; Segundas, terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 15h às 19h

Preço: Grátis

Estudo para Monumento

Sinopse: A instalação, de Erica Ferrari, representa em escala real as ruínas de dois importantes edifícios, situados no Rio de Janeiro e em Berlim. A proposta da artista é refletir sobre a continuidade do valor simbólico dessas construções, destruídas em consequência de atos políticos. ..... (mais)

Local: Funarte São Paulo (Centro)

Data: Estreia hoje; até 10 de Julho; Segundas, terças, quartas, quintas e sextas, das 10h às 18h, sábados, domingos e feriados, das 15h às 19h.

Preço: Grátis

Acordos, Desvios ou Diálogos

Sinopse: Amanda Mei apresenta pinturas e esculturas que remetem ao equilíbrio entre os elementos do universo, tanto os da natureza quanto aqueles produzidos pelo homem. ..... (mais)

Local: Funarte São Paulo (Centro)

Data: Estreia hoje; até 10 de Julho; Segundas, terças, quartas, quintas e sextas, das 10h às 18h, sábados, domingos e feriados, das 15h às 19h

Preço: Grátis

Estudo para Monumento

Sinopse: O trabalho foi contemplado com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2015. br> A instalação representa em escala real as ruínas de dois importantes edifícios, situados no Rio de Janeiro e em Berlim. ..... (mais)

Local: Funarte São Paulo (Centro)

Data: Estreia hoje; até 10 de Julho; segundas, terças, quartas, quintas e sextas, das 10h às 18h, sábados, domingos e feriados, das 15h às 19h.

Preço: Grátis

Relativo A Dois

Sinopse: AMBI: Os dois; este e aquele; pelos dois ou vários lados. br> O relacionamento é o principal impulso na busca incessante do artista Marcio Ficko. ..... (mais)

Local: Praça das Artes (Centro)

Data: Dia 31 de Maio (quarta). às 17h

Preço: Grátis

Planares

Sinopse: A exposição conta com quatro grandes esculturas de aço corten que criam uma tensão com o espaço expositivo e estabelecem um equilibrado diálogo entre si. ..... (mais)

Local: Galeria Leme (Oeste)

Data: Estreia dia 1 de Junho (quinta); até 29 de Julho; Terças, quartas, quintas e sextas, das 10h às 19h; sábado, das 11h às 17h.

Preço: Grátis