Receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online

Espetáculos e eventos gratuitos na Cidade de São Paulo

Guia Cultural Sampa Online.

Exposições

A mulher na Revolução de 32

Sinopse: A mulher na Revolução de 32 reúne, entre fotografias e arquivos de áudio, trocas de correspondências (exclusivas do acervo do MIS) relatando o dia a dia de voluntárias da Revolução. ..... (mais)

Data: até 31 de Dezembro; Terças, quartas, quintas, sextas e sábados, das 12h às 21h e domingos e feriados, das 11h às 20h

Preço: Grátis

Classicismo, Realismo, Vanguarda: Pintura Italiana no Entreguerras

Sinopse: O Museu de Arte Contemporânea da USP inaugura a exposição Classicismo, Realismo, Vanguarda: Pintura Italiana no Entreguerras, apresentando as 71 pinturas italianas adquiridas entre 1946 e 1947, por Francisco Matarazzo Sobrinho, o Ciccillo, e sua esposa Yolanda Penteado, para a criação do antigo MAM de São Paulo. ..... (mais)

Local: MAC USP Ibirapuera (Sul)

Data: até 2 de Abril; Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 10h às 18h

Preço: Grátis

Idas e vindas

Sinopse: Essa mostra apresenta um panorama da produção de Lasar Segall, com enfoque especial na "Fase Brasileira" e seus desdobramentos, sem deixar de lado períodos e tendências importantes, como a sua produção inicial, fortemente influenciada pelo impressionismo e pelo período expressionista, até obras dos fins da década de 1950. ..... (mais)

Local: Museu Lasar Segall (Sul)

Data: até 22 de Maio; De quarta à segunda, das 11h às 19h

Preço: Grátis

Arte à Mão Armada

Livre.

Sinopse: A exposição procura explorar o processo da artista, revelar seu modo de operar e seu pensamento. Por isso os textos que acompanham as obras são escritos da artista, reflexões sobre os trabalhos realizadas ao longo dos anos. ..... (mais)

Data: até 9 de Abril; Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 17h

Preço: Grátis

Rafael França – Entre Mídias

Sinopse: Esta exposição busca lançar um foco sobre as experimentações fotográficas e as possíveis relações com o restante de sua produção. A mostra reúne montagens fotográficas, gravuras, xerox e vídeos, buscando revelar que a imagem fotográfica não tinha existência autônoma pra o artista, mas funcionava como elemento de ligação entre as diferentes mídias com as quais trabalhou. ..... (mais)

Local: MAC USP Nova Sede (Sul)

Data: até 2 de Abril; Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos das 10h às 18h

Preço: Grátis

Tchibum! - Pupillas

Livre

Sinopse: De forma poética e minuciosa, a pintura conduz o observador pelo universo das águas por meio de traços e cores do duo de ilustradoras Pupillas, formado pelas artistas Verônica Alves e Mariana Degani. ..... (mais)

Local: SESI Mauá (ABC)

Data: até 28 de Maio; Segundas, terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 18h

Preço: Grátis

Samson Flexor – Traçados e Abstrações

Sinopse: A exposição apresenta 35 trabalhos do artista, entre desenhos e pinturas, que pertencem ao acervo do MAC USP, enfatizando a abstração geométrica com obras de 1948 a 1960. ..... (mais)

Data: até 1 de Outubro; terça, das 10h às 21h; quarta, quinta, sexta, sábado e domingo, das 10h às 18h

Preço: Grátis

Vizinhos Distantes: Arte da América Latina no Acervo do MAC USP

Sinopse: A mostra apresenta cerca de 250 trabalhos entre pinturas, esculturas, instalações, objetos, fotografias, registros e projetos de performances, vídeos e publicações de artistas, que discutem a contingência heterogênea, híbrida, plural e mestiça do continente. ..... (mais)

Local: MAC USP Ibirapuera (Sul)

Data: até 2 de Abril; Terças, das 10h às 21h; Quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 10h às 18h

Preço: Grátis

A Casa

Sinopse: Vinícius de Morais, autor do poema A Casa, musicado ao lado de Toquinho em 1980, já falava da criação de um espaço que deveria ser o de um lar, mas que é repleto de estranhamento, de elementos faltantes, da própria ausência de praticidade esperada do ambiente doméstico. ..... (mais)

Local: MAC USP Ibirapuera (Sul)

Data: até 2 de Abril; Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 10h às 18h

Preço: Grátis

Harmonia
Harmonia

Harmonia

Livre.

Harmonia

Livre.

Sinopse: O projeto realiza, por meio da arte e das cores, o resgate do processo criativo como parte fundamental do exercício da arte consciente. O mural, numa demonstração da técnica e do desenvolvimento inventivo dos artistas, traz como referência a fauna e a flora brasileiras, associadas à cultura do Nordeste, como o artesanato e a xilogravura de cordel. ..... (mais)

Local: Sesi São Caetano (ABC)

Data: até 10 de Dezembro; Segundas, terças, quartas, quintas e sextas, das 8h às 17h; Sábados, das 9h às 14h

Preço: Grátis

Paisagens oficiais

Sinopse: A Coleção de Fotografia Iconográfica do Museu da Cidade de São Paulo ilustra a extraordinária transformação urbana da capital. Iniciada com poucas centenas de imagens a pedido do prefeito Washington Luís Pereira de Sousa, o pequeno acervo foi adquirido na gestão de Fábio da Silva Prado e ampliado nas décadas seguintes com a doação das fototipias de Guilherme Gaensly e dos arquivos de Ivo Justino e Aristodemo Becherini. ..... (mais)

Data: até 2 de Abril; Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 09h às 17h

Preço: Grátis

A “gran dama” das artes

Sinopse: Cercados por uma transição política, econômica e social que se desloca do nacionalismo de Vargas, passa pelo desenvolvimentismo de JK e compartilha dos primeiros momentos da Ditadura Militar, Yolanda Penteado, Francisco Assis Chateaubriand (Chatô) e Francisco Matarazzo Sobrinho (Ciccillo) tornam-se grandes mecenas, que se distinguem pela aliança entre arte moderna e capital internacional. ..... (mais)

Data: até 10 de Dezembro; Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 09h às 17h

Preço: Grátis

Julio Plaza: Indústria Poética

Sinopse: Como bem demonstra a curadora Cristina Freire nesta exposição, o protagonismo de Julio Plaza dentro da história do MAC USP não se dá propriamente pela quantidade de suas obras guardadas no acervo do Museu mas, sobretudo, pelo papel que o mesmo ocupou na Instituição ao lado de Zanini, na condução de novos sentidos para a arte dos anos 1970 e também para as funções de um museu de arte naquele contexto. ..... (mais)

Local: MAC USP Ibirapuera (Sul)

Data: até 2 de Abril; Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 10h às 18h

Preço: Grátis

Nova Esplanada

Livre.

Sinopse: A dupla de artistas Fel e Subtu realiza uma intervenção na esplanada do SESI Diadema inspirada na Optical Art. Com efeitos de ilusão de ótica, a pintura permite aos visitantes uma experiência visual e cognitiva, onde as perspectivas se confundem e a imaginação não tem limites. ..... (mais)

Local: Sesi Diadema (ABC)

Data: até 17 de Dezembro; Terças, quartas, quintas e sextas, das 9h às 20h; Sábado, domingo e feriado, das 9h às 17h

Preço: Grátis

Vanguarda brasileira dos anos 1960 – Coleção Roger Wright

Sinopse: Um recorte de 80 obras realizadas entre as décadas de 1960 e 1970 no Brasil pelos artistas mais representativos da nova figuração, do teor político e da explosão colorida do pop, como Wesley Duke Lee, Claudio Tozzi, Antonio Dias, Cildo Meireles, Nelson Leirner, Raymundo Colares, Rubens Gerchman, Carlos Zilio, entre outros. ..... (mais)

Local: Pinacoteca do Estado (Centro)

Data: até 26 de Agosto; Quartas, quintas, sextas, sábados, domingos e segundas, das 10h às 17h30 com permanência até as 18h

Preço: Grátis

Liuba: esculturas e relevos

Sinopse: A exposição apresenta um conjunto de obras produzidas entre os anos 1960 e 1980, com ênfase nas peças da década de 1970. A seleção foi organizada objetivando a relação entre as características dos trabalhos e os espaços do museu. ..... (mais)

Local: Museu Lasar Segall (Sul)

Data: até 22 de Maio; Quartas, quintas, sextas, sábados, domingos e segundas, das 11h às 19h

Preço: Grátis

Fotografia Publicitária Brasileira

Livre.

Sinopse: Esta mostra reúne mais de setenta profissionais da fotografia publicitária brasileira atuantes nos últimos 60 anos. Desde as primeiras imagens realizadas no final dos anos 1950 até imagens produzidas em 2016. ..... (mais)

Local: Casa da Imagem (Centro)

Data: até 2 de Abril; Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 17h

Preço: Grátis

Cores do Bixiga na Yayá

Sinopse: A mostra traz desenhos, pinturas e maquetes produzidas durante duas oficinas de arte naïf promovidas pelo CPC-USP em 2015, ministradas pelo artista plástico Arieh. ..... (mais)

Data: até 5 de Maio; Segundas, terças, quartas, quintas e sextas, das 9h às 17h

Preço: Grátis

Mirada Interior

Sinopse: A exposição narra, através de uma seleção de quarenta e quatro imagens de quatro dos principais trabalhos do artista, os últimos quinze anos do percurso fotográfico de Valerio Bispuri: uma espécie de “mirada interior” sobre o ser humano, um conto antropológico e jornalístico sobre alguns dos aspectos mais duros da realidade social. ..... (mais)

Data: até 8 de Abril; segunda, terça, quarta e quinta. das 9h às 13h e das 15h às 17h, sexta, das 9hàs 12h30

Preço: Grátis

Acervo Sesc de Arte Brasileira

Livre.

Sinopse: O Sesc Interlagos possui em seu acervo nomes e obras expressivas das artes plásticas contemporâneas brasileiras, expostas permanentemente em suas dependências. ..... (mais)

Local: SESC Interlagos (Sul)

Data: até 30 de Dezembro; Quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 17h (Áreas externas e Sede Social)

Preço: Grátis

Pinturas escritas: Diariamente

Livre.

Sinopse: Ocupação visual que estabelece o diálogo entre artistas visuais e a literatura. Para esta edição, a ilustradora e muralista Erica Maradona desenvolveu a proposta a partir dos temas "diário" e "caderno de artista". ..... (mais)

Local: SESC Itaquera (Leste)

Data: até 2 de Julho; Quarta, quinta, sexta, sábado e domingo, às 09h às 17h

Preço: Grátis

Obra em Foco - Movimento ao Ar Livre

Livre.

Sinopse: O projeto destaca e apresenta ao público obras do Acervo Sesc de Arte Brasileira. Dentre a diversidade de artistas, possibilidades técnicas e temas relacionados nesta coleção, esta edição apresenta obras de Ana Sierra e Orlando Azevedo e propõe a reflexão sobre o corpo em movimento no contexto urbano, remetendo a assuntos como a mobilidade e ocupação dos espaços públicos. ..... (mais)

Local: SESC São Caetano (ABC)

Data: até 1 de Abril; Segundas, terças, quartas, quintas e sextas, das 9h às 21h30; Sábados, das 9h às 17h30

Preço: Grátis

Desce Pra Ver! Ilustrações de Danilo Yamamoto

Livre.

Sinopse: Para quem passa pela rua, o painel de ilustrações na fachada apresenta artistas convidados e uma mostra de seus trabalhos. ..... (mais)

Local: SESC São Caetano (ABC)

Data: até 29 de Abril; Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta e Sábado, das 09h às 21h30

Preço: Grátis

Herbário
Herbário

Herbário

Livre.

Herbário

Livre.

Sinopse: Flora trabalha em suas obras de arte com temáticas relacionadas ao elemento natural e ao fantástico (sobrenatural), numa tentativa de reflexão sobre a atuação do humano diante do mundo natural. ..... (mais)

Local: SESC Osasco (Grande SP)

Data: até 30 de Abril; Terça, quarta, quinta e sexta, das 13h às 22h; Sábado e domingo, das 10h às 19h;

Preço: Grátis

Visões Tipográficas

Livre.

Sinopse: O novo Grafiterritórios ZN, intitulado Visões Tipográficas, será realizado por dez artistas convidados pelos grafiteiros Biofa e Onesto. Serão eles: Dgoh, Goy, Luiz 83, Otito, Rats,Zéis, Apropriadamente, Credo, Fedos e Laura Guimarães. ..... (mais)

Local: SESC Santana (Norte)

Data: até 25 de Junho; Segundas, terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, o dia todo

Preço: Grátis

O Corpo É a Casa

Sinopse: O artista austríaco Erwin Wurm produz em suas obras um deslocamento de elementos do cotidiano para o campo da arte, reconfigurando objetos familiares como casas, carros, roupas e alimentos para um contexto inesperado, engraçado e ao mesmo tempo crítico em relação à sociedade contemporânea. ..... (mais)

Data: até 3 de Abril; quarta, quinta, sexta, sábado, domingo e segunda, das 9h às 21h.

Preço: Grátis

PERE CASALDÀLIGA, profissão: Esperança, do fotógrafo Joan Guerrero

Livre.

Sinopse: A exposição pretende mostrar aspectos da vida e da obra do bispo no Brasil, sempre em prol das comunidades menos favorecidas, principalmente dos indígenas, a partir das imagens do fotógrafo catalão Joan Guerrero e dos textos extraídos de seus poemas, cartas, crônicas e textos pastorais. ..... (mais)

Local: Centro Cultural São Paulo (Paulista)

Data: até 30 de Abril; Terças, quartas, quintas e sextas, das 10h às 20h; Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Preço: Grátis

Newborns

Sinopse: A exposição fotográfica reúne imagens de recém-nascidos produzidas pelo estúdio ClickTH Foto e Vídeo. O estúdio é formado apenas por mulheres e voltado ao universo familiar, seja por meio de retratos ou do registro de ocasiões especiais. ..... (mais)

Local: Atrium Shopping (ABC)

Data: até 31 de Março; Segundas, terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos (Piso Térreo)

Preço: Grátis

A corrida
A corrida

A corrida

Livre.

A corrida

Livre.

Sinopse: Tratando mais uma vez das relações humanas, a dupla Alto*Contraste apresenta 'A Corrida', um trabalho que discute a competitividade na sociedade contemporânea, mais especificamente o ato de competir como forma de validar um lugar no mundo. ..... (mais)

Local: SESC Bom Retiro (Centro)

Data: até 28 de Junho; Terça, quarta, quinta e sexta, das 09h às 21h; sábado e domingo, das 10h às 18h;

Preço: Grátis

Mamãe Continuamos na Mesma

Livre.

Sinopse: O projeto surge a partir de uma coleção de mais de 2mil cartas de desconhecidos, adquiridas em feiras de antiguidades nos últimos 10 anos pela artista Keli Freitas. ..... (mais)

Local: SESC Santana (Norte)

Data: até 18 de Junho; Terças, quartas, quintas, sextas e sábados, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 17h

Preço: Grátis

TUOV - Em Busca De Um Teatro Popular

Livre.

Sinopse: A exposição reúne mais de 300 imagens, vídeos, áudios, figurinos e adereços cênicos para contar um pouco da história, lançando luz sobre as aventuras, alegrias e a resistência do TUOV. ..... (mais)

Data: até 2 de Julho; Quarta, quinta, sexta e sábado, das 14h às 18h

Preço: Grátis

Gianni Ratto - 100 Anos

Livre.

Sinopse: A reunião de sua obra dá uma visão de conjunto de sua trajetória, como sua vinda para o Brasil em 1954, no auge do sucesso e reconhecimento de seu trabalho na Itália, a primeira direção no teatro a convite de Maria Della Costa e Sandro Polloni, com o espetáculo O Canto da Cotovia, no Teatro Maria Della Costa (SP), A Moratória, no Teatro Popular de Arte (SP), O Mambembe, no Teatro Municipal (RJ), Os Saltimbancos, no TUCA (SP), entre outros. ..... (mais)

Local: SESC Consolação (Centro)

Data: até 29 de Abril; Segundas, terças, quartas, quintas e sextas, das 11h30 às 21h30 (07/02 às 20h); Sábados e feriados, das 10h às 18h30

Preço: Grátis

Eterna Trilogia

Sinopse: A exposição reúne 101 obras do acervo do MAB-FAAP entre pinturas, desenhos, esculturas e fotografias. A mostra traz ainda quatro exposições internas que se revezarão ao longo do ano em comemoração aos 70 anos da FAAP. ..... (mais)

Local: MAB-FAAP (Centro)

Data: até 10 de Dezembro; Segundas, quartas, quintas e sextas, das 10h às 19h, com última entrada às 18h; Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h, com última entrada às 17h

Preço: Grátis

Obras-Primas

Sinopse: A exposição Obras-primas integra o núcleo central da mostra Eterna Trilogia. Durante a visita, o público poderá rever as primeiras obras de arte brasileira que integraram o acervo do museu há 55 anos, além de apreciar obras pertencentes à coleção particular dos fundadores da FAAP, Armando Alvares Penteado e sua esposa Annie Penteado, que foram doadas ao museu. ..... (mais)

Local: MAB-FAAP (Centro)

Data: até 30 de Abril; Segundas, quartas, quintas e sextas, das 10h às 19h, com última entrada às 18h; Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h, com última entrada às 17h

Preço: Grátis

É como dançar sobre a arquitetura

Sinopse: O título da exposição provém de uma citação cuja autoria original é desconhecida, já atribuída a inúmeros autores como Laurie Anderson, Martin Mull, Elvis Costello, Frank Zappa: “Escrever sobre música é como dançar sobre arquitetura”. ..... (mais)

Local: Instituto Tomie Ohtake (Oeste)

Data: até 23 de Abril; Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 11h às 20h

Preço: Grátis

As descobertas de Jiří Kolář: colagem e experimentação

Sinopse: As cerca de 70 obras reunidas nesta mostra com curadoria de Jiří Machalický são provenientes do Museu Kampa - Coleção Jan e Meda Mládek, em Praga. ..... (mais)

Local: Instituto Tomie Ohtake (Oeste)

Data: até 2 de Abril; Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 11h às 20h

Preço: Grátis

You Will Never Walk Alone

Sinopse: O trabalho exposto foi feito durante uma residência artística realizada pela fotógrafa em uma pequena vila na Islândia. Retrata um grupo de adolescentes entre 15 e 17 anos da cidade de Húsavík – uma comunidade pesqueira de dois mil habitantes no extremo norte do país. ..... (mais)

Data: até 2 de Abril; Terças, quartas, quintas e sextas, das 12h às 19h; Sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h

Preço: Grátis

Ícones de Hollywood

Livre.

Sinopse: A exposição, com curadoria de Robert Dance e Simon Crocker, é composta por fotografias da Fundação John Kobal, um grande colecionador de fotos de clássicos do cinema – e revela momentos e personagens inesquecíveis de Hollywood e seus filmes, captados por fotógrafos atuantes nos bastidores da maior indústria do cinema, em seu período áureo. ..... (mais)

Data: até 16 de Abril; Terças, quartas, quintas, sextas e sábados, das 10h às 19h; domingos e feriados, das 10h às 17h

Preço: Grátis

Magnum no Cinema

Livre.

Sinopse: A exposição apresenta fotos clássicas e raramente vistas de importantes atores e atrizes de Hollywood nos bastidores de obras-primas cinematográficas. ..... (mais)

Data: até 2 de Abril; Segundas, terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 10h às 20h

Preço: Grátis

Objeto de Estudo

Sinopse: O artista plástico Sérgio Fabris reúne na exposição uma seleção de obras produzidas nos últimos 20 anos, apresentando trabalhos que combinam técnicas variadas, desde a tradicional acrílica sobre tela, até colagens tridimensionais. ..... (mais)

Local: Baixo Pinheiros Bar (Oeste)

Data: até 8 de Abril; Segundas, terças, quartas, quintas, sextas sábados, , das 11h30 às 15h e das 17h30 à 1h

Preço: Grátis

Arte Ocupa - Bestiário

Livre.

Sinopse: Manuscritos da era medieval, os bestiários catalogavam animais reais e fantásticos difundidos pelo imaginário misterioso e obscuro que dominava a época. ..... (mais)

Local: SESC São Caetano (ABC)

Data: até 10 de Junho; Segunda, terça, quarta, quinta e sexta, das 09h às 21h30; sábado, das 09h às 17h30;

Preço: Grátis

Matéria Rima 15 anos: Hip Hop e Educação, a Química Perfeita

Sinopse: A mostra reúne fotos, painéis, depoimentos, recortes de jornais e revistas, além de grafites, letras de músicas, entre outros recursos que revelam a fascinante trajetória do grupo iniciado em 2002. ..... (mais)

Local: Shopping Praça da Moça (Centro)

Data: até 30 de Março; Segundas, terças, quartas, quintas, sextas e sábados, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 11h às 22h

Preço: Grátis

Belezas do Céu Estrelado de Jeri

Livre.

Sinopse: Após ter a ideia de explorar com um novo olhar os cartões-postais de Jijoca de Jericoacoara, no Ceará, Mateus Avila iniciou um estudo fotográfico retratando as belezas naturais da região no período noturno – que, lá, é marcado pela baixa incidência de luzes artificiais, permitindo observar noites extremamente belas iluminadas pela lua, constelações, estrelas cadentes e chuvas de meteoros. ..... (mais)

Local: Sesi Diadema (ABC)

Data: até 9 de Abril; Terças, quartas, quintas e sextas, das 7h às 21h; Sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h

Preço: Grátis

Entre Cochabamba e Machu Picchu

Livre.

Sinopse: Os fotógrafos, Christian Montagna e Marcelo Pontes, partiram numa viagem não planejada para Cochabamba, na Bolívia, e Machu Picchu, no Peru. ..... (mais)

Local: SESI Mauá (ABC)

Data: até 9 de Abril; Segundas, terças, quartas, quintas e sextas, das 8h às 21h; sábado e domingos, das 10h às 18h

Preço: Grátis

Universo Amazônico

Livre.

Sinopse: A Amazônia é uma vastidão de floresta e água. O maior bioma do Brasil se espalha por mais de 4 milhões de quilômetros quadrados. Imensidão verde, serpenteada de rios, habitada por bichos e gentes, ela já inspirou romances, canções, criou lendas eternizadas no imaginário coletivo. ..... (mais)

Local: Sesi São Caetano (ABC)

Data: até 9 de Abril; Segundas, terças, quartas, quintas e sextas, das 8h às 17h

Preço: Grátis

Fachadas do Abandono

Livre.

Sinopse: A mostra apresenta casarões, sobrados e edifícios construídos na cidade de São Paulo no final do século XIX e início do século XX e que estão se desfazendo lentamente pelo processo de abandono. ..... (mais)

Local: SESI São Bernardo (ABC)

Data: até 9 de Abril; Segundas, terças, quartas, quintas e sextas, das 8h às 20h30; Sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h

Preço: Grátis

Sobrevoo
Sobrevoo

Sobrevoo

Livre.

Sobrevoo

Livre.

Sinopse: O artista apresenta cerca de 20 obras de médias e grandes dimensões na exposição, composta de esculturas e assemblages (colagens com objetos e materiais tridimensionais). ..... (mais)

Data: até 18 de Junho; Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 11h às 17h

Preço: Grátis

Vazão
Vazão

Vazão

Livre.

Vazão

Livre.

Sinopse: No projeto 'Vazão', 18 objetos pretos espelhados, em formato de gota, ocupam cerca de 30 metros do muro da Unibes. Algo obscuro parece "escorrer" por este muro, uma espécie de "suor" na pele desta arquitetura. ..... (mais)

Local: Unibes Cultural (Oeste)

Data: até 1 de Julho; Domingo, segunda, terça, quarta, quinta e sexta, das 4h40 às 00h06; sábado para domingo, das 4h40 às1h

Preço: Grátis

Vão
Vão

Vão

Livre.

Vão

Livre.

Sinopse: No projeto 'Vão', seis desenhos de janelas foram escolhidos para relacionar-se com os espaços públicos. Visam acentuar a já exagerada sobreposição de perspectivas que o próprio espaço labiríntico da estação apresenta. ..... (mais)

Local: Estação São Bento (Centro)

Data: até 31 de Maio; Domingo, segunda, terça. quarta, quinta e sexta, das 4h40 às 00h06; sábado para domingo, das 4h40 às1h

Preço: Grátis

Gigante das Águas

Livre.

Sinopse: Floresta de superlativos, a Amazônia guarda histórias da origem do Brasil. Nessa imensidão de água, a cultura ribeirinha se espalha em inúmeras comunidades pelas margens dos rios. ..... (mais)

Local: SESI Guarulhos (Leste)

Data: até 5 de Abril; Terças, quartas, quintas, sextas e sábados, das 9h às 18h

Preço: Grátis

Futebol
Futebol

Futebol

Livre.

Futebol

Livre.

Sinopse: Registrada no Jardim Jaqueline, a obra Futebol marca o início da pesquisa de Cassimano sobre futebol de várzea, trabalho que o artista desenvolve desde 2007 e que resultou em  um documentário sobre o tema dirigido por Akins Kinté. ..... (mais)

Local: SESC Campo Limpo (Sul)

Data: até 1 de Abril; Terça, quarta, quinta, sexta e sábado, das 13h às 22h; domingo, das 11h às 20h;

Preço: Grátis

Caviar é uma ova!

Sinopse: A artista, Camila Soato, volta-se novamente para a discussão sobre gênero e questionamento sobre o status da pintura na era da apropriação de imagens. ..... (mais)

Local: Zipper Galeria (Paulista)

Data: até 8 de Abril; Segundas, terças, quartas, quintas e sextas, das 10h às 19h; sábado, das 11h às 17h

Preço: Grátis

(I)matérico presente

Sinopse: Se em trabalhos anteriores os blocos de concreto moldados apareciam em combinações como carvão e pigmento, explorando a relação entre forma e não-forma desses objetos, sua produção mais recente introduz uma pesquisa sobre o aspecto imaterial das novas tecnologias. ..... (mais)

Local: Zipper Galeria (Paulista)

Data: até 8 de Abril; Segundas, terças, quartas, quintas e sextas, das 10h às 19h; sábado, das 11h às 17h

Preço: Grátis

Dragões

Sinopse: Ponto alto da atração, a Praça de Eventos conta com os dragões Chama Negra, Dragão de Ferro, Dragão Chimera, Minidragão, Dragões Roxo, Esmeralda e Azul. ..... (mais)

Local: Shopping D (Norte)

Data: até 9 de Abril; Segundas, terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 10h às 22h

Preço: Grátis

A Gravura de Lasar Segall

Livre.

Sinopse: Organizada a partir de matrizes originais de Lasar Segall, especialmente reimpressas pelo Museu Lasar Segall, em São Paulo, a Mostra reúne 16 gravuras em metal e 19 xilogravuras realizadas pelo artista entre 1913 e 1930. ..... (mais)

Local: SESC Santo André (ABC)

Data: até 10 de Junho; Terças, quartas, quintas e sextas, das 10h às 21h30; Sábados e domingos, das 10h às 18h30

Preço: Grátis

Narrativas em Processo: Livros de Artista na Coleção Itaú Cultural

Livre.

Sinopse: Com curadoria de Felipe Scovino e projeto expográfico de Marcus Vinícius Santos, a mostra apresenta 70 obras que abarcam 150 anos de história da confecção de livros de artista, em diversos formatos, como livros-objeto e poemas concretos. ..... (mais)

Local: Itaú Cultural (Paulista)

Data: até 7 de Maio; Terças, quartas, quintas e sextas, das 9h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h

Preço: Grátis

Festas Populares – roupas em miniaturas

Sinopse: A exposição reúne 64 looks em miniatura inspiradas em festividades de vários países. Os carnavais brasileiro e de Veneza, o Bumba Meu Boi, o Dia dos Mortos mexicano, as festas juninas, o Halloween, o Oktoberfest e a festa das luzes indiana são alguns dos eventos retratados e que vestem bonecas como Barbie, Suzi, Ken e Bob. ..... (mais)

Local: Atrium Shopping (ABC)

Data: até 10 de Abril; Segundas, terças, quartas, quintas, sextas e sábados, das 10h às 22h; Domingos e feriados, das 14h às 20h

Preço: Grátis

Todo poder ao povo! Emory Douglas e os Panteras Negras

Sinopse: A exposição apresenta uma seleção de fotolivros, cartas, discos e fotografias do fotojornalista estadunidense Stephen Shames.

Local: SESC Pinheiros (Oeste)

Data: até 4 de Junho; Terça, quarta, quinta, sexta e sábado, das 10h30 às 21h30; Domingos, das 10h30 às 18h30

Preço: Grátis

In Natura
In Natura

In Natura

Livre.

In Natura

Livre.

Sinopse: Conhecido por seus trabalhos de forte apelo social e ambiental, Jorge retrata a natureza a partir da fusão entre o figurativo e o abstrato em sua nova exposição. ..... (mais)

Data: até 14 de Maio; Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 9 às 19h

Preço: Grátis

Kinográficos. Mobilidade. Feres Khoury

Livre.

Sinopse: A exposição, que tem curadoria de Sergio Pizoli, promove cerca de 40 trabalhos que estarão expostos na Galeria Neuter Michelon, no 1º andar da Caixa, destacam-se sete obras móveis de grande porte em pintura sobre papel, em formato de rolos, com tamanhos variando entre 70 cm e 150 cm de altura por 10 metros de largura, sendo que parte deles é inédita. ..... (mais)

Data: até 7 de Maio; Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 19h

Preço: Grátis

Aquilo que nos une

Livre.

Sinopse: A exposição traz 40 obras que utilizam a costura e o bordado como expressão poética e suporte, ou lidam de maneiras variadas e contemporâneas com a atividade secular de trabalhar com tecidos, linhas e agulhas. ..... (mais)

Data: até 14 de Maio; Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 19h

Preço: Grátis

J. Borges - 80 anos

Livre.

Sinopse: Uma homenagem ao melhor gravador popular do Brasil de acordo com o escritor Ariano Suassuna (1927-2014), a exposição traz uma coletânea de 30 xilogravuras e suas matrizes, sendo dez inéditas. ..... (mais)

Data: até 7 de Maio; Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 19h

Preço: Grátis

Fantasmas

Sinopse: O quadrinista, designer e artista visual, Fabio Zimbres apresenta cerca de 20 obras inéditas, entre monotipias, desenhos, pinturas e técnica mista em tela, papel sobre tela e chapa de impressão offset. ..... (mais)

Local: Galeria Bolsa de Arte (Oeste)

Data: até 29 de Abril; Segundas, terças, quartas, quintas e sextas, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 17h

Preço: Grátis

Frente à realidade, desisto

Sinopse: Frente à realidade, desisto apresenta dez anos da produção em vídeo de Pontogor, artista que trabalha também com outras linguagens como instalação, performance, música e fotografia. ..... (mais)

Local: Paço das Artes (Oeste)

Data: até 16 de Abril; terça, quarta, quinta e sexta, das 11h às 20h; sábado, das 10h às 21h; domingo e feriado, das 11h às 19h

Preço: Grátis

Toy Câmera
Toy Câmera

Toy Câmera

Livre.

Toy Câmera

Livre.

Sinopse: A mostra retrata lugares da geografia do cotidiano de uma cidade qualquer – uma cabine telefônica ou um ponto de ônibus – e demonstra que as imagens mais belas não precisam ser capturadas exclusivamente por equipamentos digitais sofisticados para alcançarem um excelente padrão estético e expressivo. ..... (mais)

Local: SESI Osasco (Oeste)

Data: até 11 de Abril; Segundas, terças, quartas, quintas e sextas, das 9h às 18h; sábado, domingos e feriados, das 9h às 17h

Preço: Grátis

Meus Caros Amigos - Augusto Boal - Cartas do Exílio

Livre.

Sinopse: Em parceria com o Instituto Moreira Salles, a exposição reúne parte da correspondência de Augusto Boal (1931-2009), criador do Teatro do Oprimido, durante os anos de seu exílio político, de 1971 a 1986. ..... (mais)

Local: SESC Vila Mariana (Sul)

Data: até 25 de Junho; Terças, quartas, quintas e sextas, das 10h às 21h; Sábados, das 10h às 20h30

Preço: Grátis

Substantivo Abstrato

Sinopse: O termo "substantivo abstrato" é aquele que designa seres que dependem de outros para se manifestar ou existir e, nesse caso, os trabalhos estão diretamente relacionados com as interferências humanas, transformando a matéria básica a partir dessa ação, contemplando o efeito proposto pelo artista. ..... (mais)

Local: Verve Galeria (Oeste)

Data: até 16 de Abril; Terças, quartas, quintas e sextas, das 10h às 19h; sábados, das 11h às 17h.

Preço: Grátis

Contaminações

Sinopse: O projeto expositivo conta com obras em som, em vídeo e em fotografias realizados entre 2013 e 2016 que deflagram as contaminações do subsolo e suas metáforas. ..... (mais)

Data: até 20 de Maio; Segundas, terças, quartas, quintas e sextas, das 10h às 21h; sábados e domingos, das 8h às 14h

Preço: Grátis

As Cores

Sinopse: Exposição de JP Possos. Nascido em 1991, cursou a Panamerica de Artes Design e Artes plásticas e desde então realiza várias exposições e intervenções nas ruas e objetos, fazendo fotografias e pinturas que circulam pelo mundo. ..... (mais)

Data: até 21 de Abril; Segundas, terças, quartas, quintas e sextas, das 11h às 19h

Preço: Grátis

Tristes Trópicos, Dentro da floresta, somos todos cabaços

Livre.

Sinopse: A mostra tem o intuito de salientar os diálogos provocados entre bienais, instituições e as mãos dos povos brasileiros, apresentando uma grande seleção de obras de artistas entre contemporâneos, brutos e mansos, ingênuos e espontâneos. ..... (mais)

Local: Galeria Mezanino (Oeste)

Data: até 29 de Abril; Terças, quartas, quintas, sextas e sábados, das 11h às 19h

Preço: Grátis

Frida e eu

Sinopse: A exposição é composta por seis eixos temáticos. A partir destes temas, os visitantes entram em contato com a vida e a obra da artista, a primeira latino-americana a ter um quadro vendido por um milhão de dólares. ..... (mais)

Local: Unibes Cultural (Oeste)

Data: até 10 de Abril; Segundas, às 10h30

Preço: Grátis

Exposição Formandos 2016

Sinopse: O objetivo da exposição é trazer um panorama dos projetos desenvolvidos ao longo dos cursos, destacando o processo criativo e o amadurecimento profissional dos alunos da Escola. ..... (mais)

Data: até 29 de Abril; Segundas, terças, quartas, quintas e sextas, das 9h às 20h15; sábado, das 9h às 12h

Preço: Grátis

Exposição Formandos 2016

Sinopse: O objetivo da exposição é trazer um panorama dos projetos desenvolvidos ao longo dos cursos, destacando o processo criativo e o amadurecimento profissional dos alunos da Escola. ..... (mais)

Data: até 29 de Abril; Segundas, terças, quartas, quintas e sextas, das 9h às 20h15; sábado, das 9h às 12h.

Preço: Grátis

O fio, o verbo e os afluentes

Livre.

Sinopse: Perder-se na paisagem urbana e encontrar numa poesia o barulho das águas de rios da cidade. A instalação o fio, o verbo e os afluentes é um convite poético para a memórias dos rios de nossa cidade: alguns canalizados, retificados ou soterrados. ..... (mais)

Local: SESC Carmo (Centro)

Data: até 31 de Maio; Segundas, terças, quartas, quintas e sextas, das 9h às 19h30

Preço: Grátis

Exposição Rios Des.Cobertos

Livre.

Sinopse: A exposição interativa "descobre" os rios ocultos de São Paulo, explorando a relação das pessoas com as águas presentes no território da cidade. ..... (mais)

Local: SESC Carmo (Centro)

Data: até 31 de Maio; Segundas, terças, quartas, quintas e sextas, das 9h às 19h30

Preço: Grátis

Na Ponta Da Vista

Livre.

Sinopse: O termo "ponto de vista" refere-se a um entendimento individual de um determinado assunto, um modo subjetivo de compreender certa questão. Já "a ponta da vista" não está no dicionário, tampouco é expressão que se use na língua portuguesa. ..... (mais)

Local: Ponder70 (Sul)

Data: até 20 de Abril; Segundas, terças, quartas, quintas, sextas e sábados, das 11h às 20h

Preço: Grátis

Corpo de Prova

Livre.

Sinopse: O trabalho de Lais Myrrha investiga instrumentos e saberes que constroem nossa experiência no mundo a partir do lugar que nele ocupamos. Dicionários, mapas, bandeiras, hinos, jornais e telejornais são alguns dos elementos sobre os quais a artista interfere, explorando a noção de impermanência, e a precariedade dos conceitos de equivalência e equilíbrio. ..... (mais)

Local: SESC Bom Retiro (Centro)

Data: até 23 de Junho; Terças, quartas, quintas e sextas, das 9h às 21h; Sábados, das 10h às 21h; Domingos, das 10h às 18h

Preço: Grátis

Brasília: Fotografias de Jorge Bodanzky

Sinopse: A série de fotografias do cineasta Jorge Bodanzky (1942) faz parte do acervo do artista, incorporado às coleções do IMS em 2013. As 11 imagens que estão na mostra foram feitas entre 1964 e 1965, período inicial da ditadura militar no Brasil. ..... (mais)

Data: até 2 de Julho; Segundas, terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 13h às 22h

Preço: Grátis

Tempo-Revés

Sinopse: A exposição estabelece formas metafóricas de percepção da duração, do acúmulo e do desgaste, aspectos inevitáveis diante da fugacidade do tempo. ..... (mais)

Local: Funarte São Paulo (Centro)

Data: até 8 de Maio; Segundas, terças, quartas, quintas e sextas, das 13h às 18h; sábado, domingo e feriados, das 15h às 20h

Preço: Grátis

Portfólio #2

Sinopse: Com desenhos, gravuras, fotografias, pinturas e grafite, a exposição é parte do projeto da galeria de realizar uma série de 5 exposições coletivas intituladas Portfólio # para apresentar os seus artistas ao público. ..... (mais)

Local: Gravura Brasileira (Oeste)

Data: até 27 de Junho; Segundas, terças, quartas, quintas e sextas, das 12h às 18h

Preço: Grátis

Os Desígnios da Arte Contemporânea no Brasil

Sinopse: A exposição, com curadoria de José Antonio Marton, apresenta uma seleção de nove artistas, tomando a pintura como meio e a paisagem das diversas partes do país, como o ponto de contato entre eles. ..... (mais)

Local: MAC USP Ibirapuera (Sul)

Data: até 30 de Julho; Terça, das 10h às 21h; Quarta, quinta, sexta, sábado e domingo, 10h às 18h

Preço: Grátis

O Museu Inexistente No 1

Sinopse: Victor Leguy e Gabriel Bogossian apresentam um museu fictício, em processo de evolução e em construção permanente, que conta parte da história do Brasil sob uma nova perspectiva. ..... (mais)

Local: Funarte São Paulo (Centro)

Data: até 8 de Maio; Segundas, terças, quartas, quintas e sextas, das 13h às 18h; sábados e domingos, das 15h às 20h.

Preço: Grátis

Sottsass Olivetti Synthesis

Sinopse: Trata-se da primeira mostra dedicada à linha de móveis e objetos para escritório Synthesis 45, apresentada pela fábrica Olivetti em 1972 e desenhada por Ettore Sottsass (1917-2007), mundialmente conhecido pela sua atuação frente ao grupo pós-moderno Memphis (1981-1987). ..... (mais)

Local: Museu da Casa Brasileira (Paulista)

Data: até 14 de Maio; Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 10h às 18h

Preço: Grátis

SITU #6 - Pilar Quinteros

Sinopse: O projeto de Pilar Quinteros parte de uma reflexão sobre a história do edifício da galeria. Construído primeiramente em 2004, este foi demolido poucos anos depois, em 2011, resultado de dinâmicas urbanas que culminaram na compra de seu terreno por uma empresa multinacional. ..... (mais)

Local: Galeria Leme (Oeste)

Data: Estreia hoje; até 1 de Julho; Terças, quartas, quintas e sextas, das 10h às 19h; Sábados, das 10h às 17h

Preço: Grátis

Jacarezinho 92

Sinopse: A casa é um edifício para habitar. É a unidade básica da cidade, é referência de pertencimento espacial no mundo. É origem e é destino. É abrigo e é castelo. ..... (mais)

Local: Galeria Leme (Oeste)

Data: Estreia hoje; até 6 de Maio; Terças, quartas, quintas e sextas, das 10h às 19h; sábado, das 11h às 17h.

Preço: Grátis

Salão do Humor do ABCD

Sinopse: A mostra é uma parceria com o Studio e Escola de Arte Paulista (SEAP) e a Associação Cultural Artística e Esportiva de São Paulo (ACAESP). Com temática livre, o objetivo da exposição é mostrar através do humor a diversidade das representações culturais e das técnicas de desenho presentes nas artes visuais. ..... (mais)

Local: Shopping Praça da Moça (Centro)

Data: Dia 30 de Março (quinta). Segundas, terças, quartas, quintas, sextas e sábados, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 11h às 22h

Preço: Grátis

Sonia Andrade – Cristais, pedras e vídeos

Sinopse: A mostra reúne seis obras produzidas entre 2001 e 2017, nas quais destaca-se a integração entre dispositivos de imagem e elementos da natureza. ..... (mais)

Data: Estreia hoje; até 29 de Abril; Segundas, terças, quartas, quintas e sextas, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 17h

Preço: Grátis

Imagens Musicais, 25 anos

Sinopse: A mostra celebra os 25 anos de carreira do fotógrafo Marco Aurelio Olimpio, cujo eixo temático do trabalho é a Música Popular Brasileira, ou como ele prefere dizer, Música Produzida no Brasil. ..... (mais)

Local: Shopping Praça da Moça (Centro)

Data: Estreia dia 31 de Março (sexta); até 30 de Abril; Segundas, terças, quartas, quintas, sextas e sábados, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 11h às 22h

Preço: Grátis

Novíssimos
Novíssimos

Novíssimos

Livre.

Novíssimos

Livre.

Sinopse: Composta por uma série de novas pinturas inspiradas no Movimento Concretista e Neoconcretista, a artista explora a cor e formas usando como base o linho dos lençóis do enxoval dos avós maternos, encontradas em suas pesquisas na família, de origem italiana. ..... (mais)

Local: Casa Contemporânea (Sul)

Data: Estreia dia 1 de Abril (sábado); até 6 de Maio; Segundas, terças, quartas, quintas e sextas, das 14h às 19h; sábados, das 11h às 17h

Preço: Grátis

Monumentos Temporários

12 anos.

Sinopse: Há quatro anos Fyodor Pavlov-Andreevich está imerso em uma pesquisa sobre a escravidão histórica e contemporânea no mundo, em especial no Brasil. ..... (mais)

Local: MAC USP Ibirapuera (Sul)

Data: Estreia dia 1 de Abril (sábado); até 13 de Agosto; Terça, das 10h às 21h; Quarta, quinta, sexta, sábado e domingo, 10h às 18h

Preço: Grátis

Pedra no Céu

Sinopse: Com curadoria de Cauê Alves e Guilherme Wisnik, Pedra no céu traça um paralelo entre arte e a arquitetura de Paulo Mendes da Rocha, autor do projeto do MuBE. ..... (mais)

Data: Estreia dia 1 de Abril (sábado); até 2 de Julho; Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 10h às 18h

Preço: Grátis

Retrato – Território da Fotografia

Sinopse: A mostra inicia-se com um recorte histórico onde serão apresentados trabalhos fotográficos do século XIX e princípios do século XX. As obras atendem ao tema da exposição - o retrato, e são agrupadas por subtemas: os artistas, a cultura Pop, a moda, os clássicos e os jovens fotógrafos contemporâneos, entre outros. ..... (mais)

Local: MAB-FAAP (Centro)

Data: Estreia dia 3 de Abril (segunda); até 11 de Junho; Segundas, quartas, quintas e sextas, das 10h às 19h, com última entrada às 18h; Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h, com última entrada às 17h

Preço: Grátis

Corte e Recorte

Livre.

Sinopse: Com curadoria de Paulo Emílio Lisboa, a exposição faz um entrelaçamento entre a arte e o empreendedorismo. São mais de 30 obras, entre fotografias e esculturas que apresentam de maneira singular sentimentos e emoções presentes na vida de um empreendedor: perseverança, coragem, liberdade, visão, transformação e resiliência. ..... (mais)

Local: Conjunto Nacional (Paulista)

Data: Estreia dia 4 de Abril (terça); até 22 de Abril; Segundas, terças, quartas, quintas, sextas e sábados, das 7h às 22h; domingo, das 10h às 22h

Preço: Grátis

Guilherme Vaz | uma fração do infinito

Livre.

Sinopse: A exposição Guilherme Vaz | uma fração do infinito tem sua pesquisa baseada nos multimeios, iniciada ainda no final da década de 1960. A mostra, de caráter lúdico e participativo, apresenta 50 anos de sua produção e conta com mais de 40 trabalhos, dentre eles: instalações sonoras, esculturas, pinturas, desenhos, fotografias, vídeos, filmes, palestras, atividades educativas e uma cronologia ilustrada. ..... (mais)

Local: SESC Pompeia (Oeste)

Data: Estreia dia 5 de Abril (quarta); até 9 de Julho; Terça, quarta, quinta, sexta e sábado, das 10h às 21h30; domingo, das 10h às 19h30;

Preço: Grátis

A Divina São Luiz do Paraitinga

Livre.

Sinopse: A festa do Divino é uma das expressões mais emblemáticas da cultura local e continua viva no coração cheio de fé da comunidade. Herança de portugueses, negros e caboclos, a festa guarda um patrimônio rico e centenário, tornando-se uma grande catalisadora do acervo cultural do nosso país. ..... (mais)

Local: SESI Osasco (Oeste)

Data: Estreia dia 26 de Abril (quarta); até 16 de Maio; Segundas, terças, quartas, quintas e sextas, das 9h às 18h; sábado, domingos e feriados, das 9h às 17h

Preço: Grátis